Se você sonha em dar as boas vindas à um bichano em casa, deve saber que os gatos de raça nem sempre são tão fáceis de serem adquiridos. Embora a adoção seja uma das principais opções devido a quantidade de animais abandonados, além da economia financeira, algumas raças de gato só podem ser garantidas por meio da compra. Assim como na hora de comprar um cachorro, é importante escolher um gatil de confiança para evitar o financiamento de criações irresponsáveis e ter a certeza das características do felino escolhido por você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto - desde onde comprar gatos de raça até dicas para identificar a origem do animal.

Antes de adquirir gatos de raça, é importante pesquisar lugares de confiança

Ao optar por ter um gato de raça - seja um Persa, que é mais comum, ou um Khao Manee, considerado raro - , é preciso ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para garantir o bem-estar dos bichanos. O principal deles é a escolha de um gatil de segurança. Para isso, é importante pesquisar por referências de criadores que façam um trabalho sério e íntegro com os animais. Nesse momento, vale consultar os amigos gateiros que estão por dentro do assunto ou até mesmo grupos sobre raças de gatos nas redes sociais. Em todos os casos, é fundamental verificar a documentação do local escolhido. Gatis improvisados ou que vendem os filhotes a um preço abaixo do “normal”, por exemplo, costumam não ser uma boa escolha. Além disso, locais que oferecem muitas raças de gato ao mesmo tempo também devem passar por uma avaliação criteriosa, já que, geralmente, os gatis mais cuidadosos e rigorosos são dedicados a apenas uma raça ou um grupo de felinos.

Faça visitas ao gatil antes de formalizar a compra do bichano

Quando se trata de adquirir um gato de raça, uma coisa é certa: todo cuidado é pouco. Isso porque a sua escolha pode influenciar diretamente na vida dos animais. Afinal, a falta de pesquisa e cuidado pode resultar no financiamento de um gatil clandestino, que não preza pela saúde e o conforto das matrizes e dos filhotes. Para impedir esse erro, uma boa saída é agendar visitas no local. Desta forma, será possível checar se os animais recebem alimento de qualidade, se as condições de limpeza e conforto do local são adequadas e como os gatinhos são tratados no dia a dia. Lembre-se: os criadores confiáveis vão te receber de portas abertas e responder todas as suas dúvidas. Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes e evitar locais que não forneçam informações básicas.  


Escolher um gatil de confiança é fundamental para adquirir gatos de raça com segurança
Escolher um gatil de confiança é fundamental para adquirir gatos de raça com segurança

Lembre-se: a compra de gatos de raça deve ser documentada 

Além de analisar cuidadosamente o gatil escolhido, é importante certificar-se de que todo o processo será documentado. Na hora de adquirir o seu gato de raça, você provavelmente vai receber alguns documentos importantes, como recibo, certificado do pedigree, um contrato de compra e venda e o registro do animal. Caso isso não aconteça, é importante ligar o sinal de alerta. Como já falamos ali em cima, criadores que recusam informações básicas ou possuem preços muito abaixo da média costumam ser justamente aqueles que você deve evitar.  

Como saber se o gato é de raça? Saiba como verificar a linhagem do animal

Outro ponto que gera bastante dúvida entre os tutores é sobre como diferenciar as raças de gato e, assim, saber se o seu gatinho é “puro” ou não. Embora os felinos encontrados em gatil ou criador tenham toda a sua linhagem documentada, é importante saber identificar as características que fazem deles animais de raça. Nesses casos, o truque está em alguns traços específicos do gatinho, como as orelhas e a pelagem. Orelhas grandes e longas, por exemplo, são comuns em felinos de raças orientais. Por outro lado, as orelhas pequenas e triangulares podem indicar que o seu bichano possui uma ascendência Persa. Quanto à pelagem, o comprimento, a espessura e a tonalidade são traços importantes na hora de diferenciar as raças.  

Redação: Úrsula Gomes

 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.