Gato

Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

Publicado - 23 Março 2022 - 16h23

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações oculares que são comuns em todos os felinos, mas não há com o que se preocupar: o olho do gato é assim mesmo.

Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. Veja!

Olho de gato brilhando no escuro: veja a explicação!

Quem já encontrou um gato no meio da noite, provavelmente tomou um susto ao perceber que o olho felino estava brilhando. Essa é uma situação bastante comum, mas que é interpretada erroneamente: na verdade, o olho de gato no escuro não brilha em qualquer situação, e existe uma explicação para isso. Esse “brilho” que a gente vê nada mais é do que o reflexo da luz captada por uma membrana que se situa na parte de trás dos olhos dos gatos, chamada de tapetum lucidum. Então qualquer raio de luz presente no ambiente é facilmente capturado por essa membrana (mesmo no escuro), fazendo com que o brilho no olhar de gato se sobressaia. Em um ambiente que não tem nenhum resquício de luz, os olhos dele não vão brilhar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como os gatos enxergam no escuro?

A razão porque os gatos dormem tanto durante o dia é porque os felinos são animais com hábitos noturnos. Dessa forma, eles precisam encontrar uma forma de ver o que está acontecendo mesmo em ambientes com pouca luminosidade. Mas como os gatos enxergam no escuro? A boa visão desses animais é explicada porque eles possuem uma grande quantidade de células, chamadas de bastonetes, que ajudam a captar a luz. Além disso, a membrana presente na parte de trás dos olhos de felinos é outra ferramenta que ajuda os gatos a enxergarem no escuro, pois o reflexo da luz aumenta a capacidade visual deles. A pupila de gato dilata quase que completamente em busca de qualquer resquício de luz, os bastonetes então captam isso e, em seguida, o tapetum lucidum transforma-a em uma espécie de refletor.

Os olhos dos gatos enxergam as cores de forma limitada

Existem muitas especulações sobre os tipos de cores que os gatos enxergam, mas nenhuma pesquisa científica chegou a um consenso ainda. O que se sabe é que o olho felino é, de fato, mais limitado do que o dos humanos na questão de espectros de cores. As células responsáveis pela distinção de tons são chamadas de cones, e enquanto nós possuímos três tipos dessas células que nos ajudam a visualizar o azul, vermelho e o verde, os gatos possuem apenas duas dessas células. Sendo assim, os felinos não enxergam simplesmente uma escala de branco e cinza, como algumas pessoas acreditam; mas eles também não conseguem enxergar uma ampla gama de cores. Sabe-se que o verde é uma cor que não é captada pelo olho dos gatos, mas não se sabe ao certo qual escala de cores são visualizadas pelos gatos. Curiosidades interessantes, né?! 

 

A pupila do gato fica retraída em ambientes muito clarosPupila dilatada: gato faz isso quando está relaxado e animado com alguma coisaNo olhar de gato, a pupila dilatada parcialmente indica medo ou agressividadeO olho de gato com a pupila retraída geralmente é ocasionado pela alta luminosidadeSe a pupila de gato estiver muito retraída, pode ser um indício de tensãoPara cuidar do olho do gato, é importante higienizar a região com soro fisiológico e algodão (ou gaze)

 

Gato com pupila dilatada: por que isso acontece?

 

Como a noite normalmente tem menos luminosidade do que o dia, a pupila do gato fica dilatada quando está escuro para tentar buscar qualquer sinal de luz no ambiente. Quando está claro, não há essa necessidade, e é por isso que a pupila do animal costuma ficar retraída, geralmente mostrando apenas um “fiozinho” no olho do gato. Então, geralmente essa é uma reação natural do corpo dos felinos quando eles estão imersos em lugares escuros.

 

No entanto, é importante ter em mente que o gato com a pupila dilatada também pode ter outros motivos além da baixa luminosidade. Lembra do olhar do Gato de Botas, personagem do filme Shrek, que deixava o gato com olho grande e fundo? Essa imagem é um claro exemplo de pupila de gato dilatada que é causada por emoção. Quando a dilatação é total, pode indicar que o animal está relaxado, animado, querendo brincar ou surpreso. Já se for parcial, pode indicar um  gato com medo ou em estado agressivo. Por isso, saber interpretar a linguagem corporal dos felinos é muito útil nessas horas.

Pupila do gato fica retraída em algumas ocasiões

Além da pupila do gato dilatada, ela também pode se retrair. Como já foi visto, o principal motivo para isso acontecer costuma ser a claridade do ambiente, mas dependendo das emoções que o gatinho está sentindo, o resultado é o mesmo. Por ser um exímio caçador, quando o felino está perseguindo uma presa ou em estado de alerta, o olho do gato assume essa característica. Outras situações em que isso ocorre é quando o animal está tenso ou prestes a atacar.

Ainda assim é bom lembrar que não é sempre que as pupilas retraídas são sinal de algo errado, porque o olho do gato muda de acordo com a luminosidade do local.

Gato piscando: o que significa quando o animal pisca lentamente ou muito rápido?

Os animais conseguem se comunicar de diferentes formas, e o olhar de gato é uma prova disso. Mas sabia que não é só a pupila dos gatos que indicam como eles se sentem? A maneira como os felinos piscam também podem dizer muito sobre seu amigo. O gato piscando lentamente, por exemplo, normalmente é uma forma de demonstrar que ele confia em você e não se importa em parecer vulnerável do seu lado. Por outro lado, se ele pisca muito rápido pode significar que ele não está tão à vontade naquele lugar, como também pode ter caído algum cisco ou poeirinha no seu olho. O amor de gato está nos detalhes!

Como cuidar dos olhos felinos?

Os olhos são uma região sensível do corpo e que precisa de cuidados. Para ter certeza de que está tudo bem a saúde ocular do seu gatinho, é altamente recomendado fazer check-ups regulares com um veterinário especializado em oftalmologia. Além disso, ao sinal de qualquer problema no olho do gato, não hesite em buscar ajuda! Caso contrário, a visão do animal será prejudicada.

Também é importante manter uma rotina de limpeza com a região. Isso pode ser feito com soro fisiológico e o auxílio de gaze ou algodão. Tenha cuidado para não machucar o olho do gato nessa hora, e converse com um profissional para ter todas as orientações necessárias. No final, passe um pano seco no local e certifique-se de que não tem nenhuma pelo de gato no olho dele.

Redação: Juliana Melo

Publicada em: 18 de janeiro de 2021

Atualizada em: 23 de março de 2022

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas