Gato

Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados

Publicado - 23 Abril 2021 - 12h13

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O miado de gato cumpre uma função essencial na linguagem felina e é uma das várias formas que o animal tem de se comunicar com os humanos e com outros bichinhos ao seu redor. Normalmente leva um tempinho até que o tutor consiga identificar os diferentes sons de gatos, mas quem já conhece bem o próprio pet consegue distinguir quando o animal está com dor, com fome ou feliz apenas por causa da vocalização.

Você sabe quais são os tipos de miado de gato e como identificá-los? Não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas requer certa atenção e um ouvido aguçado. Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a decifrar o que cada som de gato miando significa. Continue lendo!

Sons de gato: por que os felinos miam?

Os gatos não têm a habilidade de falar como os humanos, mas eles bem que tentam. É só reparar que quando querem alguma coisa: eles não hesitam em preencher qualquer ambiente com vários miados - seja para alertar que estão com fome, tristes ou porque querem um pouco de atenção e carinho. Por isso pode-se dizer que o gato miando ou emitindo qualquer ruído nada mais é do que uma forma de comunicação deles.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Alguns gatos são naturalmente mais comunicativos que outros e adoram “conversar” com seus tutores no dia a dia, mesmo que seja só para passar o tempo. Já outros gatos são mais quietinhos e silenciosos, e por isso miam apenas em situações específicas.

O miado de gato filhote pode representar uma infinidade de coisas

Logo nos primeiros meses de vida, o gatinho ainda está se acostumando com um mundo completamente novo para ele. Ele também está descobrindo as formas de se comunicar, então o miado de gato novo - que normalmente é bem fininho e suave - é um indicativo de várias coisas diferentes, já que ele ainda não sabe exatamente como expressar o que sente. No início, é comum que esse miado seja de medo ou carência, principalmente se ele foi separado da mãe recentemente. O colo materno faz muita falta nessas horas, e o gatinho precisa se sentir completamente acolhido, então é importante criar um espaço bem reconfortante para ele: uma cama quentinha e muito carinho já ajudam bastante.

Fome e sede são fatores que também estão incluídos nessa lista. A melhor forma de garantir que o animal não vai ficar com fome durante o dia é obedecendo as indicações do médico veterinário quanto à quantidade de vezes que os filhotes de gato precisam comer em cada fase da vida.

Como identificar o miado de gato feliz?

Muita gente associa o miado de gato a um sinal de alerta e outros problemas, mas nem sempre é necessário ficar preocupado com os sons emitidos pelos felinos. Quando um gato está feliz, ele também pode miar para expressar o sentimento. Nesses casos, o miado é mais suave e carinhoso, quase como se fosse um murmúrio, e costuma vir acompanhado de outros comportamentos amigáveis, como o gato balançando o rabo e com as orelhas curvadas para frente. O bichano também pode amassar pãozinho no colo do tutor, que é uma outra forma de demonstrar carinho e felicidade para eles - até porque isso é algo que eles só fazem quando se sentem seguros e confortáveis em um determinado local.

Em alguns casos, essa vocalização é uma forma de cumprimentar as pessoas de um jeito mais alegre. Não é à toa que muitas vezes o som de gato miando se assemelha ao som de voz dos seus humanos. Vale ficar atento a cada situação e, principalmente, à postura corporal do pet.

filhote de gato miando
O miado de gato filhote é bem fininho e pode indicar várias situações

Miado de gato ronronando é sinônimo de amor

 

É bem possível que você já esteja familiarizado com o som de gato ronronando, não é mesmo? Esse barulho fofinho que os felinos emitem é muito comum quando eles estão dando ou recebendo carinho dos seus humanos. Anatomicamente, o ruído é produzido quando o animal puxa o ar para dentro com muita força, resultando no ronronar. Na maioria das vezes os gatinhos fazem esses sons para demonstrar prazer e satisfação, porém em alguns casos, o rugido pode ser um indicativo de medo ou estresse. Para saber diferenciar as situações, basta ficar de olho no momento em que o gato ronrona. Se o tutor está acariciando o bichano, certamente é um sinal de amor de gato, mas se o barulho surgir inesperadamente, é bom prestar mais atenção no seu amigo.

Gato miando muito pode ser um sinal de fome

Sempre que ouvimos um miado de gato, o primeiro pensamento que passa pela nossa cabeça é: “será que ele está com fome?”. De fato, essa é uma hipótese que não deve ser descartada, mas fique atento: quando os felinos estão famintos, o miado de gato é alto, levemente agudo e que muitas vezes remete ao desespero - afinal, eles querem comer logo, né? Para tirar a dúvida de vez, o tutor pode pegar um saco de ração ou petisco para ver como o animal reage com o barulho da comida se aproximando. Se ele ficar muito eufórico, é hora de encher o potinho de ração para matar a fome do pequeno felino. Uns petisquinhos também são super bem-vindos para mimá-lo de vez em quando, mas cuidado com exageros.

O miado de gato bravo geralmente inclui grunhidos e rosnados

Não é muito difícil identificar quando um gato está bravo. Além da postura corporal felina que muda completamente nessas horas, os miados de gatos bravos são mais longos e agudos do que o normal. Geralmente, eles vêm acompanhados de outros sons bem característicos, como rosnados e grunhidos, que são outras formas do felino demonstrar toda a sua raiva no momento. De qualquer modo, não esqueça de observar também a postura do animal, porque algumas mudanças no comportamento do gato ajudam a prever possíveis ataques, como os pelos eriçados, olhar fixo, lombo arqueado e rabo apontado para cima.

Existem vários motivos que podem levar um gatinho a se estressar, mas o principal deles é porque esses animais são bastante territorialistas e não medem esforços para proteger o que é deles - tanto os machos quanto as fêmeas. Além do mais, esse miado pode ser usado também para se defender de outros animais.

Sons de briga de gato são semelhantes ao de um gato bravo

As brigas de gato são mais comuns entre animais que têm acesso frequente às ruas, mas também pode atingir os gatos caseiros que compartilham a vida com outro animal doméstico. Como já foi mencionado, isso acontece por conta do territorialismo, que é totalmente instintivo para os felinos. Então a sensação de posse de objetos, como uma caixa de areia, fontes de água ou um local específico da casa já é o suficiente para desencadear um conflito entre os bichanos. O miado de gato brigando é repleto de rosnados, grunhidos e sons mais estridentes que simulam um ataque, além do barulho de patas se debatendo. Quando isso acontece, a melhor maneira de separar os animais é jogando um jato de água neles ou batendo palmas (ou batendo em qualquer outro objeto que seja bastante alto) para que eles se distraiam e parem de brigar.

miado de gato: gato miando em casa
O miado de gato pode ser uma forma de cumprimento ou para chamar a atenção do tutor

 

Como é o miado de gato para espantar rato e outros bichinhos?

 

Se você convive com um gatinho, já deve ter percebido que ele simplesmente ama perseguir pequenas presas, sejam brinquedos ou outros animais, como os ratos. O mais curioso é que, assim como existem sons de gatos para diferentes situações, também existe um miado específico para correr atrás de presas. Nesses casos, o barulho do miado é bem curtinho e com um tom mais animado. É basicamente como se fosse o gato brincando e dizendo: “vou pegar essa presa agora mesmo”. No entanto, é importante tomar alguns cuidados e não deixá-lo ingerir outros animais, hein? O gato comendo rato, barata e outros bichos pode ser prejudicial para a saúde do pet.

Miado de gato no cio é estridente e chega a incomodar

Não há nada como o miado de gata no cio. Esse é um barulho que é possível reconhecer de longe, principalmente porque quando as gatas fêmeas estão nesse período tendem a miar sem parar, muitas vezes com um tom bastante melancólico e que se assemelha a um choro. Essa é a forma que elas têm de chamar a atenção dos machos para o cruzamento - e eles miam em resposta com um som igualmente estridente. Durante o ato sexual, o barulho é ainda pior e chega a ser ensurdecedor. As gatas costumam gritar de dor, já que o pênis do macho possui espinhos e acaba machucando bastante. A melhor maneira de acabar com esse grande incômodo é com a castração de gato, que serve tanto para os machos quanto para as fêmeas. 

Gato miando alto é uma forma de chamar a sua atenção para problemas maiores

Por fim, não podemos esquecer de quando o miado de gato alto é uma simples forma de chamar a atenção dos humanos para situações que passam despercebidas no nosso dia a dia. Às vezes, esse é um pedido de socorro para algum problema que o gatinho está enfrentando, como a presença de doenças. Como os gatos não podem falar que estão sentindo dor ou algo do tipo, eles usam a vocalização para expressar isso. Portanto, se o miado de gato alto for muito frequente e vier acompanhado de outros sinais, é essencial levar o animal no veterinário para descobrir o que está acontecendo com ele.

Também há casos em que isso não está necessariamente ligado a uma enfermidade, mas sim a uma situação específica. Os gatos são animais que prezam bastante pela sua liberdade, então quando eles ficam presos em um determinado cômodo da casa, por exemplo, eles podem acabar miando alto para pedir ajuda. Outra possibilidade é que a caixa de areia está suja, e ele está apertado para ir ao banheiro. É sempre bom verificar se todas as necessidades do seu gatinho estão sendo atendidas.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas