Os gateiros de plantão com certeza conhecem a expressão “gato amassando pãozinho”, um hábito felino de afofar superfícies com as patinhas dianteiras. Ele é chamado assim pois o ato de afofar lembra a prática de preparar massas, como o pão. Mas você já se perguntou por que os gatos amassam pãozinho? O que será que está por trás desse comportamento felino tão comum? O Patas da Casa vai te explicar por que gatos amassam pãozinho aqui embaixo, dá só uma olhada!

Seu gato é sociável? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda o que significa quando o gato amassa pãozinho

Você já se perguntou o que significa quando o gato amassa pãozinho e de onde vem esse comportamento? Desde filhote, quando o gatinho ainda é um recém-nascido, é comum se deparar com a cena do felino “amassando” o corpo da mamãe gata amamentando.

Isso acontece por um motivo: o ato de afofar e sugar o leite enquanto os gatinhos estão se alimentando ajuda a estimular a liberação do hormônio ocitocina, que tem a função de possibilitar as contrações musculares uterinas da gata em trabalho de parto e também a saída do leite durante a amamentação.

Além disso, o gato afofando é uma das formas de comunicação entre a mamãe e o gato filhote, pois esse movimento libera feromônios, que são componentes químicos usados para se comunicar.

Por que os gatos ficam amassando o cobertor? 

Se os gatinhos amassam pãozinho como forma de comunicação com a mãe, por que os gatos afofam a coberta após o desmame? Qual é a explicação que explica porque gato morde a coberta e amassa pãozinho? As almofadinhas da pata do gato possuem glândulas odoríferas que liberam feromônios associados à marcação de território, uma característica instintiva muito presente nos felinos. 

Além disso, outro motivo que explica porque os gatos ficam amassando o cobertor é deixar o local mais confortável, como se o felino estivesse buscando a posição “perfeita” para descansar. Inclusive, o significado das posições do gato dormindo podem variar e indicar diferentes emoções. 

O gato afofando cobertor e mordendo também pode ter relação com a memória da época em que o felino mamava na mãe gata. Ele faz isso para ficar relaxado e calmo. Esse comportamento felino tem um nome: chama-se neotenia, que significa a reprodução de comportamentos juvenis no gato adulto

Por que gatos amassam pãozinho no tutor?  

Se a explicação por trás dos gatos amassando pãozinho tem relação com a reprodução de comportamento da infância, por que os gatos afofam os donos? Ao que tudo indica, esses comportamentos juvenis que antes eram direcionados à mãe gata, permanecem na vida adulta e são direcionados ao dono. 

Ou seja, os felinos demonstram esse comportamento perto de pessoas que confiam e gostam, como uma maneira de dizer que estão se sentindo seguros e relaxados. Afinal, os gatos sentem energia das pessoas e do ambiente em que estão. Isso só  acontece porque os sentidos dos felinos são super aguçados, e eles conseguem captar vibrações e o estado emocional das pessoas. 

Gato amassando pãozinho na cama

Gato amassando pãozinho no colo do tutor é sinônimo de amor? 

O ato de afofar o colo do tutor é uma das maneiras do felino demonstrar o amor de gato por você. Isso porque, geralmente, os gatos amassam pãozinho no colo de suas pessoas favoritas. Além disso, se o ato de afofar vier acompanhado do gato ronronando, um sonzinho vibrante que o felino emite, não tenha dúvidas de que ele te ama.

Mas por que os gatos ronronam? Na teoria, o ronronar de gato expressa um sentimento de felicidade, e é um comportamento muito comum do felino ao receber carinho do tutor.

Vale lembrar que se o seu gatinho não têm o hábito de afofar seu colo, isso não significa necessariamente que ele não gosta de você, pois existem outras formas como os gatos dizem eu te amo para os tutores

Como saber se o seu gato gosta de você? 

Os felinos são animais naturalmente desconfiados e muito cautelosos ao se aproximarem de pessoas desconhecidas. Por isso, não é muito difícil descobrir se o gatinho te ama ou não. Para isso, basta compreender a linguagem dos gatos. Alguns sinais de que o seu gatinho te ama são:

  • O gato lambendo o dono indica que o felino te ama
  • Gato seguindo o dono pela casa
  • Gatos levam “presentes” para o tutor favorito
  • Gato ronronar próximo ao tutor

O gato amassando pãozinho também pode indicar alívio de estresse 

Existem outros motivos que podem explicar o ato de amassar pãozinho, como um gato estressado. Os felinos podem se estressar por vários motivos, como mudanças de rotina, tédio e solidão,  e amassar pãozinho pode deixar o felino mais relaxado.  Ou seja, essa mania de gato é um mecanismo que o felino utiliza para ficar mais calmo, pois esse ato remete à época em que ele se sentia seguro e confortável próximo da mãe.

O gato amassando pãozinho pode estar se alongando

Outro motivo que explica o gato amassando pãozinho tem a ver com o alongamento, pois assim como os humanos, os gatinhos se espreguiçam para relaxar os músculos. Então ao amassar pãozinho, o gatinho estica o máximo as patinhas dianteiras para frente, como se ele estivesse praticando o “yoga felino”.

Às vezes o gato amassando pãozinho pode estar no cio

A gata no cio também pode afofar superfícies, especialmente se estiverem próximas de um gatinho macho. Quando elas amassam pãozinho, elas querem dizer para esse macho que estão prontas para o acasalamento. Ou seja, elas estão dando permissão para o felino.

Durante o cio de gato, as fêmeas também podem exibir outros comportamentos, como miar bastante. O miado do gato no cio é bem característico e impossível de não ser notado: o som é estridente, bem alto e intenso. As gatinhas também podem ficar bem dengosas, se esfregando na perna do tutor e até amassando pãozinho em seu colo.