Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os felinos são animais muito curiosos e exploradores. Normalmente eles manifestam essas características com comportamentos bem inusitados. As manias de gato intrigam muitos tutores, mas elas não são por acaso. Cada coisa que o seu gatinho faz tem um significado por trás - mesmo que seja apenas para se divertir. Entender a linguagem corporal dos felinos é uma forma de conseguir interpretar melhor cada comportamento, já que a posição do rabo, do corpo e das orelhas são ótimos indicadores do humor de um gato. O Patas da Casa preparou um infográfico para você entender de uma vez por todas o significado de algumas manias do seu gato!


Descubra o significado das principais manias de gato
Descubra o significado das principais manias de gato

1) Gato se lambendo: por que os felinos lambem as patas depois de se alimentar?

Depois de uma boa refeição, é normal o gato lamber as patinhas. Mas o que explica essa mania? A explicação é simples: os antepassados dos gatos que conhecemos hoje usavam esse método para eliminar os odores que poderiam atrair predadores. Por isso, mesmo que o seu gato não tenha uma vida selvagem e nem conviva com outros animais, ele carrega essa mania por puro instinto.

2) Gato bebendo água: por que eles acariciam a água antes de beber?

A visão dos gatos não é tão potente para focar objetos que estão mais próximos deles. Esse fato explica uma das manias de gato que mais deixa os tutores curiosos para saber o significado. Afinal de contas, por que os gatos acariciam a água antes de beber? Eles fazem isso para não molharem o focinho, já que o toque da patinha gera algumas ondinhas que os ajudam a verificar o nível da água. Se essa mania de gato faz parte do dia a dia do seu pet, provavelmente ele já se molhou alguma vez bebendo água e não quer que isso aconteça novamente.

3) Sensação de segurança explica porquê o gato segue o dono em casa

Os gatos filhotes seguem a mãe o tempo todo durante o início da vida. Essa é uma maneira deles se sentirem mais seguros. Por isso, se seu gatinho te segue pela casa é porque ele confia muito em você e te tem como um porto seguro. Provavelmente, ao saber disso, você se sentirá menos constrangido e até lisonjeado quando seu gatinho te seguir em momentos inusitados, como quando você vai ao banheiro.

4) O que signifca o gato amassando pãozinho?

Se o seu gato afofa você ( o famoso amassar pãozinho), se sinta lisonjeado. Esse comportamento só ocorre quando os gatos estão felizes e relaxados. Essa é uma mania lá da época em que era recém-nascido e empurrava a barriga da mamãe gata para estimular a saída do leite. Os gatos também podem afofar almofadas, cobertores e caminha dele.

5) Seu gato fica pedindo comida mesmo com pote cheio?

Todo mundo sabe que os felinos são animais extremamente exigentes. Essa característica do temperamento deles explica uma mania de gato que muitos tutores não sabem o que significa. O gato pedindo comida mesmo com o potinho cheio quer mostrar sua indignação com o alimento “velho”. Se ele mia insistentemente e só para quando você reabastece o comedouro, saiba que seu gatinho estava insatisfeito com a qualidade da comida oferecida.

6) Caixa de papelão para gatos é o esconderijo

Os gatos são animais que possuem um instinto caçador muito aguçado. Por isso a caixa de papelão é o esconderijo perfeito para eles. O pet escolhe a caixa para dormir por proporcionar sensação de mais segurança e espreitar uma presa na hora da caça. A atitude também remete à rotina de seus antepassados, que se escondiam em tocas e buracos para observarem melhor o ambiente.

7) Mania de gato: por que os felinos derrubam objetos?

Se seu gato costuma derrubar os objetos da casa, isso também pode ser explicado pelo instinto felino. Eles fazem isso por distração e, por mais que esse hábito deixe alguns gateiros incomodados, é algo que está relacionado a necessidade de brincar. Os objetos se tornam atrativos de caça e o brinquedo perfeito. Só tome cuidado com a segurança do gato e demais moradores da casa. Para satisfazer essa necessidade natural dos bichanos, a dica é investir na gatificação da casa para que ele tenha um ambiente totalmente adequado para manifestar seus comportamentos naturais.

8) Sentar em cima das roupas do tutor é uma das manias de gato mais comuns

Se seu gatinho costuma deitar em cima de roupas, almofadas ou bem perto de você, saiba que ele deve estar se protegendo do frio. Para se manter mais aquecido, é normal que o gato busque os lugares mais quentinhos para dormirem. Esse lugar pode ser uma roupa sua, uma almofada ou até mesmo o teclado do notebook.

Redação: Hyago Bandeira