Gato

Cio de gato: veja em infográfico os sinais mais comuns

Publicado - 02 Outubro 2023 - 12h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O cio de gato é o período fértil dos bichanos, momento em que os felinos estão prontos para o acasalamento e a reprodução. Durante o ciclo reprodutivo, os gatos exibem vários sinais que indicam que eles estão no cio, com mudanças físicas e emocionais que não passam despercebidos. O Patas da Casa preparou um infográfico mostrando os principais sinais que os gatinhos demonstram e também quanto tempo dura o cio de um gato. Confira! 

Bloco informativo mostrando os sinais de cio de gato

Cio de gato: quais são os sinais mais comuns?

O cio de gato é um momento que costuma ser bem complicado para os tutores e também para os felinos. Esse é um período super estressante para o animal, marcado principalmente pelas fugidinhas para a rua em busca de parceiros para o acasalamento. Por isso, se você tem um gato fujão, é muito importante tomar alguns cuidados durante o período fértil para garantir que eles não se arrisquem nas ruas, investindo principalmente em telas de proteção para gatos.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para te ajudar a identificar um gatinho no cio, fique atento a esses sinais:

  • Vocalização excessiva:  o miado de gato no cio é inconfundível. Normalmente, o miado de gatos no cio costuma ser mais agudo que o normal, para chamar a atenção dos machos. Além disso, é comum se deparar com gatos miando com mais frequência durante esse período, um som bem estridente e profundo que acorda todos os vizinhos da região.
  • Muita carência: as fêmeas costumam ficar excessivamente dengosas, é provável que o gato fique pedindo carinho toda hora, se esfregando em móveis e pessoas em busca de um chameguinho. 
  • Marcação de território: durante o cio, as gatinhas ficam um pouco mais rebeldes e podem fazer xixi fora da caixa de areia para gatos. Isso porque elas esperam atrair machos com o cheiro do xixi.
  • Agitação constante: as gatinhas podem ficar mais agitadas e inquietas durante esse período, chamando bastante a atenção das pessoas ao redor. 
  • Lambidas excessivas: não se assuste se você se deparar com uma gatinha lambendo excessivamente as partes íntimas, pois a genital das fêmeas costuma ficar mais inchada durante o cio e é normal que elas comecem a lamber para passar o desconforto.
  • Mudanças no apetite: seu gato não quer comer? Embora esse seja um sintoma preocupante de vários problemas de saúde, como a doença dos carrapatos em gatos, durante o cio os gatos costumam perder o interesse na comida.
  • Tentativas de fuga: Na tentativa de encontrar um macho, as gatas podem tentar escapar para a rua, da mesma forma que os machos podem tentar fugir em busca de acasalamento, um grande perigo para a saúde dos animais. É por esse e por outros motivos que a castração de gato e a criação indoor são muito recomendadas. 

Quanto tempo dura cio de gato? 

Com tantas transformações no comportamento felino, você deve estar se perguntando:  “Afinal, quanto tempo dura cio de gato?”. Para te ajudar a entender exatamente quanto tempo dura o cio de um gato, vamos mostrar como funciona o ciclo reprodutivo dos felinos e suas fases. Confira: 

  • Proestro: tem o período de duração de um dia. É o momento em  que as gatas começam a liberar feromônios, substâncias químicas liberadas pelo organismo do animal para atrair os machos. Entretanto, elas ainda não aceitam o acasalamento, só estão tentando atraí-los. 
  • Estro:  com duração média de seis dias, esse é o momento que a gata está receptiva ao macho e costuma acontecer o acasalamento dos gatos. Após o cruzamento, o cio chega ao fim, e a gatinha pode engravidar ou não. Ou seja, se você quer saber quanto tempo dura o cio de uma gata, normalmente ocorre durante uma semana, podendo se estender um pouco mais. 
  • Diestro: dura entre 35 e 70 dias se acontecer a fecundação. Fase lútea do ciclo que ocorre depois da ovulação e gata fica prenha. Se não houver fecundação, a fêmea passa para a fase do Interestro, sem atividades ou comportamentos sexuais. 
  • Anestro: fase que dura mais tempo, cerca de 90 dias, esse é o período de inatividade sexual da gata, ou seja, seus ovários quase não produzem hormônios. 

Quanto tempo dura o cio de um gato macho? 

Agora que você já viu como funciona o ciclo reprodutivo das fêmeas, você deve estar se perguntado quanto tempo dura o cio de um gato macho. Diferente das fêmeas, o gato macho não tem cio. Ou seja, após a puberdade, eles ficam sexualmente ativos, à espera das fêmeas demonstrarem o interesse pelo acasalamento. Embora os machos não tenham cio, vale dizer que, quando as gatinhas estão receptivas aos machos, eles apresentam comportamentos diferentes, podem ficar mais agressivos e tentar "escapar" de casa com mais frequência. Para evitar esse tipo de atitude e proteger o bichano de doenças como o câncer de próstata, a castração de gatos é muito indicada, já que a cirurgia remove os órgãos sexuais do animal, interrompendo a liberação de hormônios que são responsáveis pelo comportamento sexual do bichano.

Histórias reais

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo: conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Cuidados

Testei essas 5 dicas para limpar a caixa de areia do meu gato e nunca mais senti mau cheiro dentro de casa

A caixa de areia para gatos é, sem dúvidas, um dos acessórios mais importantes de quem é gateiro. Todo mundo sabe que os bichanos sã...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Histórias reais

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo: conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Ver todas