Gato

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

Publicado - 04 Dezembro 2023 - 12h57

Atualizado - 17 Abril 2024 - 16h43

Ter um gato no cio é uma missão desafiadora para muitos pais de pet. Isso porque, quando falamos do cio, gato tem comportamentos bastante imprevisíveis. Não é à toa que eles são conhecidos pelas frequentes fugas quando estão nesse período. Mas você sabe por que isso acontece? O motivo é sempre o acasalamento e os hormônios. De uma maneira geral, o cio de gato pode ser bastante estressante para o felino — e também para o dono  —, pois o comportamento do animal muda bruscamente.

Por isso, se você tem um bichano que não é castrado, é importante saber quanto tempo dura o cio de gato e outras curiosidades sobre essa fase — como com quantos meses a gata entra no cio e como é o comportamento de gatos no cio. Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

O que é o cio?

O cio nada mais é do uma fase da reprodução dos gatos, onde a fêmea apresenta maior receptividade aos machos. Ou seja, quando está no cio, gata está preparada para o acasalamento e pode ficar prenha se cruzar durante este período. O cio de gatas costuma ser mais frequente do o cio das cadelas, mas o primeiro cio do gato só acontece quando o animal atinge a maturidade sexual. Descubra abaixo quanto tempo dura o cio da gata e outros detalhes sobre essa fase.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Com quantos meses o gato entra no cio?

O primeiro cio de gato pode acontecer entre 5 e 10 meses de idade. É nessa fase que os felinos normalmente atingem a maturidade sexual, mas existem alguns fatores que podem influenciar no cio de gata. São eles:

  • A fêmea precisa atingir um peso mínimo
  • A convivência (ou não) com um macho pode afetar o primeiro cio
  • Exposição à luz solar
  • Raça (de forma que raças de pelo curto atingem a puberdade antes das de pelos mais longos)

Já quando falamos do primeiro cio, gato macho não passa por isso da mesma forma que as fêmeas. Na verdade, ele passa pela puberdade entre os 6 e 8 meses de idade, e após esse período já está pronto para acasalar.

Qual o comportamento de um gato no cio?

Os gatos machos sempre estão dispostos a acasalar, já as fêmeas precisam estar no período do cio para aceitar a aproximação com esse intuito. Por isso, além de saber quanto tempo leva o cio do gato, todo tutor deve saber reconhecer quando tem um gatinho no cio. Existem algumas mudanças comportamentais que ajudam a identificar uma gata no cio.

Os principais sintomas do cio de gata são:

  • Vocalização excessiva
  • Se esfregar nas pessoas e em objetos
  • Agitação
  • Marcação de território com urina
  • Andar rebolativo
  • Agressividade
  • Parar em posição de cópula com a coluna curvada e a cauda afastada, expondo a vulva

Vale destacar que o miado de gato no cio fica alto, longo e é bem intenso. Além disso, no cio, gata fica bem dengosa e manhosa, sempre querendo chamar a atenção do tutor.

Como saber se minha gata está no cio?

O cio da gata é marcado, principalmente, pela mudança brusca de comportamento do animal. Como são animais solitários, os felinos costumam ser bem claros quando estão predispostos a acasalar, já que precisam chamar a atenção do sexo oposto. Sendo assim, tanto a fêmea quanto o macho passam a miar de forma específica: mais forte e persistente.

Além dos comportamentos já mencionados, a gatinha também pode querer fugir para encontrar os machos. É uma atitude que permanece durante todo o período de quanto tempo dura o cio dos gatos, e que requer algumas medidas — como a instalação de telas de proteção nas janelas — para evitar problemas.

 

Dois gatos juntos, em clima de romance
O cio de gato pode durar até 20 dias

 

Quanto tempo dura o cio do gato?

A resposta de quanto tempo dura o cio de gato é, em média, de 5 a 20 dias. Isso vale tanto para quanto tempo dura o primeiro cio do gato, quanto para os cios seguintes. Para entender exatamente como esse processo funciona, é bom saber que o ciclo fértil das fêmeas é dividido em quatro fases. Elas são:

Proestro: com duração de apenas 1 ou 2 dias, nessa fase a gata começa a mudar de comportamento. Maior frequência na urina, emitir sons diferentes, se esfregar em objetos, rodar em volta de si própria e arquear a coluna são as atitudes mais comuns. Ainda não há permissão para o macho se aproximar.


Estro: nessa fase, o comportamento do proestro fica mais acentuado, com miados agudos e estridentes. Por ser a fase que é de fato o cio, há aceitação na aproximação do macho. Se houver acasalamento, essa fase pode durar de 4 a 6 dias. Caso contrário, pode durar até 14 dias.


Diestro: caso a gata não esteja grávida, esse período dura por volta de 15 dias.


Anestro: o ovário não produz hormônio e o comportamento volta ao normal.

De quanto em quanto tempo a gata entra no cio?

Depois da primeira vez que acontece, uma dúvida frequente entre os tutores é saber de quanto em quanto tempo gato entra no cio. Geralmente, as fêmeas entram no cio a cada 2 ou 3 meses. No entanto, fatores como as estações e a proximidade com machos interferem bastante nesse ciclo.

Nas épocas com mais incidência de luz solar, como na primavera e verão, o cio de gata é mais frequente, por exemplo. Além disso, se ela convive com machos não castrados nos arredores, a variação de quanto tempo dura o cio de um gato também é maior. 

Como é o gato macho no cio?

Sim, o gato macho entra no cio, mas não é um período fixo. Como está sempre predisposto a acasalar, o gato depende da permissão da fêmea. Assim que identifica o cio, normalmente pelo miado, o felino pode ficar mais agressivo, fugir de casa e voltar machucado, além de urinar em locais para a marcação de território.

O que fazer se o gato estiver no cio?

Sabendo quantos dias a gata fica no cio, os tutores logo se perguntam o que fazer durante essa época. Para garantir a segurança da fêmea, é recomendado telar todas as janelas e espaços que dão fácil acesso às ruas. Por outro lado, esse é um bom momento para fazer um carinho no gato e lhe dar um pouco mais de atenção, já que a carência é típica de uma gata no cio.

O que fazer para acalmar o gato no cio?

Não importa quanto tempo uma gata fica no cio: o mais recomendado é sempre optar pela castração de gato. Vale para os machos e para as fêmeas. Isso evita uma gravidez inesperada — e o abandono de filhotes —, além de prevenir uma série de doenças perigosas para a saúde do pet, como o câncer de mama e o câncer de próstata. Portanto, se você não quer passar por preocupações como quantos dias dura o cio do gato, vale a pena recorrer à esterilização do animal.

Vacina para cio de gato: saiba porquê não é aconselhado

Existe o que chamamos popularmente de vacina para cio de gato, mas não é recomendado por conta de efeitos colaterais. É o que adverte a médica veterinária Luciana Capirazzo: "Alguns dos principais riscos de aplicar a injeção para cio de gato são: infecções uterinas, tumores mamários e ovarianos, além de desequilíbrio hormonal e hiperplasia mamária benigna."

A castração é a melhor solução, não só para o cio e seus sintomas, mas também para evitar doenças, crias indesejadas e o controle populacional da espécie. E quando castrar gato? A cirurgia pode ser feita entre o primeiro e segundo cio da gata. Porém, é importante destacar que só é recomendado castrar depois que o cio das gatas acabar.

Publicado originalmente em: 01/07/2019 
Atualizado em: 04/12/2023

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Comportamento

Meu gato está intimidando meu cachorro: 7 dicas aprovadas por um vet para lidar com a situação

Ter um cachorro e gato convivendo em harmonia em casa é o sonho de qualquer tutor - mas a realidade pode ser bem diferente. Por sere...

Adoção

Parece que a internet está obcecada pelo gato marrom: saiba porque todo mundo quer um!

Você já viu um gato marrom por aí? Diferente dos gatos pretos, malhados e frajolas, esses peludinhos são bem raros e, ao mesmo tempo...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Ver todas