Gato

Comportamento felino: desvendamos os 18 principais mitos e verdades sobre a personalidade do seu gato

Publicado - 06 Março 2024 - 15h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Certamente você já se deparou com uma série de afirmações sobre o comportamento felino que nem sempre refletem a verdade sobre os gatos, né? No imaginário popular, o que não faltam são crenças sobre o comportamento do gato que não condizem com o real. Por isso, para compreender melhor o universo felino, é importante desmistificar algumas dessas afirmações para estreitar ainda mais os laços entre o tutor e o gato. Pensando nisso, o Patas da Casa desvendou 18 mitos e verdades que envolvem o comportamento dos gatos. Vem conferir! 

1) Gatos odeiam água

Mito! Já se perguntou por que gato não gosta de água? Muitas pessoas acreditam que os felinos odeiam água, mas isso é bem relativo e vai depender muito da criação de cada animal. Inclusive, para mostrar que essa afirmação não é verdadeira, existem algumas raças de gato que adoram brincar na água, como é o caso do Maine Coon.

Na verdade, o maior problema dos bichanos com a água costuma surgir durante o banho em gato. Como os felinos não estão acostumados com esse cuidado e não podem tomar banho com a mesma frequência que os cachorros, os tutores precisam ter bastante paciência para fazer o manejo adequado do gato quando houver a necessidade. Se isso não for feito corretamente, o gatinho pode ficar traumatizado por ter sido forçado a entrar debaixo da água. 

Imagem Quiz:Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Seu gato é mais sociável, carente ou independente?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Os gatos têm sete vidas

Mito! Quem dera fosse verdadeira a afirmação de que os gatos têm 7 vidas. Essa é uma das crenças populares mais famosas e existe há milhares de anos. Mas por que dizem que os gatos têm 7 vidas? Esse mito está relacionado com a ideia de que os gatos são animais ágeis e resistentes, mas infelizmente os felinos têm apenas uma vida. Por isso, nada de deixar o seu amigo de quatro patas se aventurar demais ou esquecer de proporcionar todos os cuidados que ele precisa para viver bem e saudável. 

3) Gatos sempre caem em pé

Verdade! O fato de que o gato sempre cai em pé durante a queda é mais uma curiosidade interessante do comportamento felino. Isso acontece porque eles possuem uma estrutura chamada aparelho vestibular que permite o equilíbrio do corpo e envia informações sensoriais que influenciam na resposta motora do bichano. Essa resposta é chamada de “reflexo de endireitamento” e é ela que orienta o movimento do gato enquanto ele cai. Dessa forma, em questão de segundos, os gatinhos conseguem se posicionar para cair em pé. 

4) Gatos são animais independentes

Mito! Embora os gatinhos recebam a fama de serem independentes e distantes, essa não é uma característica comum a todos os felinos. Na verdade, a personalidade felina é tão variada quanto a dos seres humanos. Você pode se deparar com um gato carente que adora a companhia humana ou com gatinhos que demonstram uma certa independência no dia a dia. A independência é uma característica que varia de animal para animal, dependendo da sua personalidade e experiências de vida. 

5) Gatos não gostam de carinho

Mito! Está enganado quem pensa que gatos não gostam de carinho. Assim como os cachorros, o gato gosta de carinho e pode sofrer emocionalmente se não receber a devida atenção que merece. No entanto, para agradar o bichano e evitar estresse, é importante que o tutor respeite os limites do animal e saiba exatamente onde gato gosta de carinho.

A grande maioria dos felinos, por exemplo, não é muito fã de carinho na barriga. Mas por que gatos não gostam de carinho na barriga? Essa é uma região extremamente sensível e vulnerável do bichano, por isso é muito comum que eles reajam negativamente quando são acariciados nesse local. Por isso, se o animal demonstrar agressividade ou algum tipo de desconforto, respeite o espaço dele. Esse é um sinal do comportamento felino de que o pet não está afim de receber carinho. 

comportamento felino: gato brincado com água no quintal

6) Gatos são animais higiênicos

Verdade! Embora o banho felino por estética não seja recomendado, é possível afirmar que os gatos são animais higiênicos e limpos. Quando se trata de higiene, os felinos não abrem mão de se cuidarem e se manterem limpinhos diariamente. Eles fazem isso através do “banho de gato”, um hábito instintivo e natural da espécie que se refere à autolimpeza felina. Durante o processo, a língua do gato retira todas as impurezas da pelagem do animal.

7) Gatos com acesso a rua são mais felizes 

Mito! Em nenhuma hipótese o gato andando solto pela rua é sinônimo de felicidade. Pelo contrário, as voltinhas nas ruas podem ser um perigo para a saúde e o bem-estar do felino. A melhor maneira de entreter os gatinhos e ainda estimular seus instintos selvagens é investindo no enriquecimento ambiental para gatos. Esse cuidado consiste na adaptação do ambiente levando em consideração as necessidades e instintos desses animais. Dessa forma, o felino será estimulado de maneira segura dentro do seu próprio lar.

8) No comportamento felino, gatos são animais noturnos 

Verdade! Na verdade, os gatos têm hábitos crepusculares, ou seja, eles ficam mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Animais crepusculares gostam de caçar, se alimentar e se comunicar durante a noite ou de manhã bem cedinho, e esse comportamento é ainda mais comum no gato filhote. Inclusive, esse é um dos motivos que explica porque seu gato te acorda tão cedo

9) Gatos conversam com os humanos

Verdade! Os gatos podem expressar mais de 100 sons diferentes para se comunicar com os humanos e outros animais, demonstrando diferentes emoções e necessidades. Nem sempre é fácil compreender a linguagem dos gatos e o que eles querem nos dizer. No entanto, com um olhar um pouco mais atento para o comportamento felino que acompanha os sons, é possível descobrir como os gatinhos estão se sentindo. 

10) Gatos não podem ser adestrados 

Mito! Não é comum tutores contratarem adestradores para melhorar o comportamento felino, mas isso não quer dizer que eles não podem ser adestrados. Na realidade, o adestramentos de gatos é super possível, mas o processo é bem diferente do que acontece com os cachorros.

Os caninos têm uma maior predisposição a responder comandos, provavelmente porque antes da domesticação viviam em matilha de cães e estavam acostumados a seguir o “líder”. Os gatos, por outro lado, sempre foram mais livres e podem apresentar um pouco mais de dificuldade em obedecer ordens, então a melhor maneira de adestrar gato é através de reforços positivos e sessões de treinamentos mais curtas.

11) O ronronar de gato indica que eles estão felizes

Mito! Você já se perguntou por que os gatos ronronam? Embora o ronronar dos gatos seja comumente associado à felicidade dos pets, esse som pode indicar outras emoções. O gato ronronando pode estar sentindo fome, alguma dor e até estresse. Para desvendar o que ele está sentindo, o mais importante é prestar atenção no comportamento do animal com bastante atenção, já que o ronronar pode mudar a frequência de acordo com a situação. Com o tempo e paciência, o tutor vai aprender a diferenciar os sons.

12) Gatos são caçadores 

Verdade! Você provavelmente já deve ter visto um gatinho tentando pegar uma barata ou um passarinho do nada, né? Isso acontece porque os bichanos são predadores naturais e possuem um forte instinto de caça. Por isso, não se espante se encontrar um gato caçador com um passarinho ou roedor na boca.

comportamento felino: gato caçador tentando pegar uma borboleta

13) Gatos não se apegam aos tutores 

Mito! Por trás da falsa fama de insensíveis, os gatinhos podem sim desenvolver fortes laços emocionais com seus tutores. O apego dos gatos aos humanos é visto na ciência como uma adaptação da espécie para viver em ambientes humanos. No entanto, vale lembrar que a maneira como os gatos enxergam os humanos é diferente dos cães. Enquanto o cachorro vê o humano como o líder da matilha, o gato o enxerga como um ser igual a ele. 

14) O comportamento felino fica mais tranquilo após castração

Verdade! É muito comum escutar que a castração de gato ajuda a deixar o animal mais calmo e tranquilo, e isso realmente acontece.  Além de prevenir doenças como o câncer de mama, de útero e de próstata, a castração ainda pode ajudar a evitar as perigosas escapadas para rua. Isso acontece porque o gato castrado produz menos hormônio que o normal, inibindo alguns comportamentos felinos naturais da espécie, como demarcação territorial.

15) Os gatos se esfregam nos humanos para pedir carinho

Mito! Você já se perguntou por que os gatos se esfregam na gente? A grande maioria das pessoas associa esse comportamento a um pedido de carinho nada sutil. Contudo, esse comportamento felino está associado à demarcação territorial. Quando se esfregam na gente, os gatos estão na verdade liberando feromônios no corpo do tutor, que são substâncias que podem indicar diferentes situações. É como se o felino estivesse espalhando o próprio cheirinho em você para mostrar que você “já tem dono”. 

comportamento felino: gato castrado deitado com roupa cirúrgica

 16) Gatos gostam de se esconder

Verdade! Quem tem um bichano em casa sabe que eles adoram se esconder nos lugares mais inesperados, como em caixas de papelão e armários. Esse comportamento felino é um instinto selvagem da espécie que resistiu à domesticação. Antes de serem domesticados, os gatos procuravam por esconderijos na natureza para se protegerem de predadores e ameaças, e esse hábito acabou se mantendo como forma de proteção. 

17) O gato arranhando está estressado

Mito! O maior pesadelo dos tutores de felinos com certeza é chegar em casa e encontrar um móvel todo arranhado e destruído. Essa é uma preocupação super legítima, já que os gatos adoram arranhar. Muitas pessoas associam esse hábito ao estresse, como uma forma do felino relaxar, mas isso não é via de regra. O gato arranhando um sofá pode estar apenas afiando as unhas ou aliviando a ansiedade. A melhor forma de direcionar esse comportamento é investindo em um arranhador para gatos

18) Gatos possuem um paladar seletivo 

Verdade! Diferente dos cães, os gatos não aceitam comer qualquer coisa. O paladar dos felinos é bem exigente e existe uma explicação para isso. A língua do gato possui aproximadamente 400 papilas gustativas, estruturas que permitem sentir e distinguir o sabor dos alimentos. No entanto, os gatos não sentem o sabor doce e suas preferências alimentares são bem diferentes dos cães e humanos. Os gatos são mais atraídos por alimentos ricos em proteína


 

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas