Quem tem um gatinho em casa sabe bem que todo o estigma de frieza e afastamento que a espécie tem não passa de mito: no dia a dia, é mais fácil encontrar gatos carinhosos do que aqueles que preferem não ter muito contato com os donos. Ainda assim, os felinos costumam ser metódicos e gostam que as coisas sejam feitas do jeitinho deles. Por isso, saber onde os gatos gostam de carinho é essencial para desenvolver um bom relacionamento com eles. Vamos falar um pouquinho sobre isso: dá uma olhada aqui embaixo e descubra como você pode deixar o seu gato mais feliz! 

Afinal de contas, onde os gatos gostam de receber carinho?

O primeiro detalhe que você precisa dominar para ter sucesso no carinho do seu gato tem a ver, certamente, com os lugares onde vai passar a mão. Geralmente, eles gostam muito de carinho nas costas e na região da cabeça, entre as orelhas e perto dos olhos . Na hora de acariciar o rosto do seu amigo, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque, ok? Em alguns casos, pode ser que o gato te dê acesso ao pescoço e ao peito na hora do carinho, mas não passe daí para a barriga: diferente dos cachorros, eles não gostam de ser acariciados nessa região porque ela é muito sensível, ok?

Quais são os carinhos que os gatos gostam? 

Agora que você já sabe onde deve acariciar seu gato, é importante saber como. A regra é simples: aposte em movimentos com pressão leve, sempre na direção do crescimento dos pelos dele. Ou seja: da cabeça até a base do rabo, por exemplo. Perto do rosto dele é importante que você seja delicado e deixe a mão leve. Se for um gato desconhecido, ofereça a mão para ele cheirar antes de começar a fazer carinho e espere que ele se aproxime para começar o contato.


Como fazer carinho no gato: acertar o lugar é uma ótima forma de começar
Como fazer carinho no gato: acertar o lugar é uma ótima forma de começar

Por que os gatos mordem quando fazemos carinho? 

Já foi fazer carinho em um gato e recebeu mordidas de volta? Fique tranquilo: isso é uma demonstração de amor! A não ser que a postura do animal tenha mudado e ele esteja em posição de ataque, as mordidas leves que ele dá no meio de uma sessão de carinho bem feito servem para mostrar que o animal está satisfeito e feliz com o afeto que está recebendo de você. Geralmente, quando isso acontece, ele está relaxado e não morde para machucar. 

Gato pedindo carinho: como identificar o momento certo?

Por ser um animal que gosta muito de ter seu espaço pessoal respeitado, o gato vai conseguir deixar claro para você quando quiser carinho. A linguagem corporal dele fala bastante: o felino pode ronronar, se entrelaçar nas suas pernas ou se esfregar em você, seja num momento de descanso ou enquanto você estiver se movimentando. Se ele fizer o movimento de te afofar ou “amassar pãozinho” no seu colo, o momento também pode ser aproveitado para um carinho, já que costuma acontecer quando o animal está relaxado e confortável na sua companhia. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.