O carrapato em cachorro é um problema bastante temido entre os tutores que pode acontecer em qualquer época do ano. No entanto, as infestações tendem a ser mais intensas durante o verão, que é quando o clima favorece a proliferação destes parasitas. É isso mesmo: pulgas e carrapatos são mais comuns no verão. Os passeios e o contato frequente com outros animais muitas vezes já é suficiente para o cãozinho sofrer com o problema. E é nessa hora que vem aquela dúvida: como tirar carrapato de cachorro?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por ser um parasita com um ciclo de vida relativamente acelerado, todo cuidado é pouco. Um simples carrapato de cachorro pode se transformar em uma verdadeira infestação em pouco tempo. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um guia de como acabar com carrapato de cachorro e algumas dicas de como prevenir carrapato em cães. Confira!

Entenda o ciclo de vida do carrapato de cachorro

O carrapato é um ectoparasita que precisa do sangue de um hospedeiro para sobreviver. O ciclo de vida do aracnídeo começa com a fêmea do carrapato se alojando em um hospedeiro, sugando seu sangue e retornando ao ambiente para colocar ovos. Depois, em um período de 30 a 80 dias, os ovos eclodem e nascem as larvas. 

Em seguida, as larvas procuram o primeiro hospedeiro para se alimentar. Após isso, ela retorna ao ambiente, onde vai se desenvolver e se transformar em ninfa. As ninfas buscam um novo hospedeiro, se alimentam e depois retornam ao chão, onde, durante um período aproximado de 30 dias, vão se transformar em um carrapato adulto e reiniciar todo o ciclo. Existem vários tipos de carrapatos, dentre eles o carrapato-estrela e o carrapato marrom.

Quanto tempo vive um carrapato?

O quanto tempo vive um carrapato é até 200 dias no ambiente sem se alimentar (um tempo muito longo se nenhuma medida for tomada). Além disso, o principal ponto de atenção é que o carrapato de cachorro pode depositar até 5.000 ovos de uma vez só — e é isso que aumenta a preocupação dos tutores.

Como o cachorro pega carrapato?

O carrapato de cachorro normalmente gruda no corpo do animal após passeios. Parques, praças ou uma simples saída na rua pode ser suficiente para o cãozinho “pegar” carrapato. Geralmente, o aracnídeo vive em gramados, arbustos, capins e ambientes secos ou úmidos. O contato com animais infestados também pode fazer com que o cachorro seja contaminado.

O que fazer quando um cachorro está com carrapato?

Ao perceber um cachorro com carrapato, a recomendação inicial é dar um banho no pet com produtos apropriados, como um shampoo ou sabonete anti parasitas. Em seguida, é bom apostar em um remédio para carrapato de cachorro, que pode ser oferecido em forma de comprimido, líquido ou pipeta. A coleira antipulgas e carrapatos também é uma boa aliada para, além de “matar” os parasitas, evitar que novas infestações aconteçam. 

veterinário ensinando como tirar carrapato de cachorro

O que fazer para tirar carrapato de cachorro?

Muito além de saber como matar os parasitas, o tutor também deve saber como tirar carrapato de cachorro de forma segura. Uma dica importante é manter a calma e nunca tentar remover de forma abrupta, ou as garras do carrapato podem continuar presas na pele do pet. 

Use uma pinça para a remoção. Primeiro, posicione a ferramenta ao lado do carrapato, contra a pele do cachorro. Em seguida, deslize a pinça por baixo do parasita e prenda-o no “gancho”. Por fim, puxe delicadamente a pinça da pele, em um movimento de torção, para que o carrapato de cachorro saia inteiro, sem esmagá-lo ou cortá-lo ao meio. Depois que retirar o parasita, coloque ele em um pote de vidro com álcool ou água fervendo e, em seguida, descarte no vaso sanitário. 

Somente depois de retirar o carrapato do cãozinho que o tutor pode começar a se preocupar com uma desinfestação geral do animal e do ambiente. Para isso, tanto o remédio de carrapato para cachorro quanto as receitas de como acabar com carrapatos dentro de casa são de grande ajuda.

O que é bom para matar carrapatos de cachorro?

Depois da remoção, o tutor deve aprender como eliminar carrapatos de cachorro e também do ambiente permanentemente. Os remédios contra carrapatos funcionam muito bem, mas para quem gosta de aliar isso a outras medidas, vale tentar algumas receitas caseiras. Veja o que é bom para matar carrapato de cachorro em casa:

  • Frutas cítricas — Esquente 2 xícaras de água, espere ferver e acrescente 2 limões cortados ao meio por uma hora. Depois retire os limões e transfira o líquido para um borrifador.
  • Vinagre — Como tirar carrapato de cachorro com vinagre é fácil: o vinagre puro com um pouco de água já é suficiente para eliminar o parasita. Use um borrifador.
  • Vinagre e bicarbonato de sódio — Basta misturar 2 xícaras de vinagre, 1 xícara de água morna e 2 colheres (sopa) de bicarbonato, colocar em um spray e usar.
  • Camomila — Aqui é só ferver a camomila na água e depois esperar a água ficar morna. Em seguida, basta aplicar o líquido no local desejado ou até mesmo no corpo do cachorro.
  • Cravo-da-índia — Basta usar o óleo de cravo no ambiente ou então ferver o cravo-da-índia com alguma fruta cítrica e depois aplicar na casa com um spray.
  • Óleo de eucalipto — Ferva 20 folhas de eucalipto em uma panela com 1 litro de água. Quando esfriar, é só transferir o líquido para o local que você deseja aplicar.
  • Óleo de neem — É só pingar algumas gotas no óleo na mão e massagear o corpo do cachorro. Para acabar com o carrapato do ambiente, use um paninho embebido no óleo.

carrapato em cachorro caramelo

Qual o perigo do carrapato no cachorro?

O carrapato em cachorro não é um problema inofensivo. Além de causar muito incômodo e coceira, eles podem causar a doença do carrapato em cães. Essa doença pode ser classificada em erliquiose, causada pela bactéria Ehrlichia Canis, ou babesiose, causada pelo protozoário Babesia Canis. 

Outras patologias que podem ser transmitidas pelo carrapato de cachorro são a anaplasmose, doença de Lyme e febre maculosa em cães.

Os principais sintomas comuns a esses quadros são:

  • Febre
  • Apatia
  • Perda de peso
  • Icterícia
  • Manchas vermelhas
  • Coceira

Em alguns casos, outras manifestações que devem ligar o alerta são alterações oftalmológicas, neurológicas e anemia grave. Consulte um veterinário se houver qualquer suspeita da doença.

Como evitar carrapato em cachorro?

Para não precisar passar sufoco e não se desesperar para saber como acabar com carrapato de cachorro, a prevenção é a melhor saída. Existem muitas maneiras de deixar o seu peludo protegido, tanto dentro de casa quanto fora dela. Confira algumas dicas:

1) Examine regularmente o corpo do cachorro

Esse é um cuidado que deve ser indispensável principalmente depois de passear com cachorro. Como os carrapatos podem viver em parques, praças e ruas, qualquer saidinha merece uma atenção especial. Inspecione todo o corpo do pet, principalmente as orelhas, as patas e entre os dedos. Caso encontre um parasita, remova-o com cuidado ou então procure o auxílio de um veterinário.

2) Limpe e proteja o ambiente do carrapato de cachorro

Saber limpar o lugar em que seu pet vive é fundamental tanto por uma questão de bem-estar, quanto de saúde. Uma dica é fazer a dedetização da casa de tempos em tempos voltada para a exterminação e controle de carrapatos. A atenção deve ser redobrada com os móveis da casa, principalmente aqueles que tenham frestas onde o carrapato pode se esconder.

3) Use métodos de prevenção adequados

Para não sofrer com o carrapato, não esqueça de usar remédios e produtos apropriados que evitam a infestação. Os principais remédios para carrapato de cachorro são:

  • Shampoos e sabonetes anti parasitas
  • Spray anti parasitas
  • Medicamentos orais (comprimido ou líquido)
  • Pipetas
  • Coleira anti pulgas e carrapatos

E o remédio para carrapato dura quanto tempo? A versão líquida é a que dura menos tempo, protegendo o animal por até 30 dias. Já o comprimido pode protegê-lo por até 90 dias, dependendo da marca. Shampoos e sprays são métodos auxiliares, que nunca devem ser usados sozinhos. Por outro lado, a coleira anti pulgas e carrapatos pode durar até 8 meses!