O uso de remédio para carrapato no cachorro é fundamental para manter o pet saudável e protegido. Quando há uma infestação, o cão pode contrair a doença do carrapato, extremamente perigosa para o animal. Felizmente, existe não só uma, mas diversas opções de remédio para carrapato em cachorro capazes de livrar seu pet do parasita. Cada uma atua de uma maneira no corpo do animal, algumas ajudando até mesmo a prevenir a infestação antes que aconteça. É possível encontrar ainda remédio para pulgas e carrapatos ao mesmo tempo! Como são métodos diferentes, cada modelo possui um tempo de proteção que varia de acordo com seu mecanismo de ação. O Patas da Casa te explica quanto tempo cada remédio para carrapato dura e te ajuda a decidir qual o melhor para seu pet. Confira!

O remédio para carrapato comprimido pode ter durações variadas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O remédio para carrapato em cachorro do tipo comprimido é uma das versões mais conhecidas e usadas por tutores. Normalmente, é indicado em casos de infestações mais graves. No caso desse remédio para carrapato, cachorro precisará tomar via oral. Ao ser ingerido, o remédio para carrapato em cachorro libera seu componente no organismo do animal de forma que se o parasita morder o animal, será morto. É possível encontrar diferentes versões com durações variadas. Existe remédio para carrapato em comprimido com duração de 30 dias, enquanto outros protegem o pet por 90 dias. Quanto mais longo for o tempo de proteção, mais caro é o valor do medicamento, mas também maior é sua eficácia.

O remédio para carrapato em cachorro na versão líquida é prático mas tem menor duração

O remédio para carrapato pode ser encontrado também na versão líquida, uma boa saída para pets que não se dão bem com comprimidos. Para usar, você precisará colocar o remédio para carrapato em uma pipeta, aplicando diretamente na nuca do animal. A partir dessa região, o líquido se espalha pelo corpo do animal, começando a fazer efeito em até 48h. A pipeta é uma opção bastante eficiente. Porém, com esse tipo de remédio para carrapato, cachorro fica protegido apenas por cerca de 30 dias, ao contrário do comprimido que tem versões que protegem por até 90 dias. Por outro lado, esse motivo faz a pipeta normalmente ser mais barata.


Uma opção de remédio para carrapato de longa duração é a coleira antipulgas e carrapato
Uma opção de remédio para carrapato de longa duração é a coleira antipulgas e carrapato

A coleira é o remédio para pulgas e carrapatos que protege o animal por mais tempo 

A coleira antipulgas e carrapato é uma das opções mais populares entre os tutores. A praticidade desse remédio para pulga e carrapato é uma grande vantagem: basta colocar a coleira no pescoço do cachorro que ela vai liberar uma substância tóxica para os parasitas por toda a pelagem, deixando o pet super protegido. Outra grande vantagem é sua longa duração. Você pode encontrar versões da coleira remédio para pulgas e carrapatos que duram até 8 meses! Elas são mais caras que os outros tipos de remédio para carrapato em cachorro, mas sua eficácia faz valer a pena. De qualquer forma, você ainda pode encontrar versões da coleira antipulgas e carrapatos mais baratas, que protegem o animal por até 2 meses. 

Shampoos e sabonetes são opções de remédio para pulga e carrapato que complementam outros métodos 

O uso de shampoos e sabonetes específicos no combate à carrapatos é uma ótima maneira de controlar infestações. Existem versões desse remédio para pulga e carrapato que são eficazes no tratamento do pet infestado por esses dois temidos parasitas. Os shampoos e sabonetes específicos ajudam a matar os bichinhos que já estejam presentes na pelagem do animal. Isso significa que não oferecem uma proteção de longa duração, mas sim uma ação imediata na infestação presente. Por isso, são recomendados apenas como complemento de outro remédio para pulgas e carrapatos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta