Carrapato em cachorro é uma dor de cabeça para os tutores e com o verão se aproximando, é importante redobrar os cuidados. Acontece que essa época do ano é a preferida dos parasitas que infestam a casa e se hospedam nos animais, levando diversas doenças e desconforto para o bichinho. O calor facilita a proliferação de diversas pragas e, só para você ter uma noção, uma pulga e um carrapato juntos podem colocar quase dez mil ovos em duas semanas. Para te ajudar a tomar todos os cuidados, preparamos o conteúdo a seguir que explica melhor como prevenir um cachorro com carrapato na época mais quente do ano. Confira!

Higiene e limpeza do ambiente ajudam a prevenir carrapato em cachorro no verão

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando o assunto é pulgas e carrapatos, cachorro e gato se tornam maiores vítimas durante o verão. Encontrar um desses parasitas no animal pode ser desesperador, mas você sabia que a maioria deles não está no peludinho? Acontece que o ambiente é o maior hospedeiro de diversas pragas. Portanto ver um deles no pet é sinal de infestação na casa. Então, para uma boa prevenção, é importante não só cuidar do animal, mas também do lar, mantendo a higiene e limpeza de onde você e seu cachorro vivem.

O mercado oferece diversas soluções para eliminar parasitas e como acabar com pulgas e carrapatos pode ser bem simples quando o tutor tem esses cuidados:

  • Manter a casa limpa
  • Limpeza rigorosa do quintal
  • Pulverizar e desinfetar toda a casa com produtos contra os parasitas (spray, em pó ou líquido)
  • Não esquecer de aplicar o produto em frestas e cantos da casa
  • Fazer controle do aplicação de acordo com o tempo de ação da solução
  • Limpar comedouros e bebedouros regularmente
  • Manter a higiene do cachorro em dia
  • Não pode espremer a pulga ou o carrapato, pois isso espalha seus ovos
  • Investir em coleira antipulgas
  • Aplicar remédio para carrapato e pulga em cachorro (spray, talco, comprimido ou shampoo) recomendado por um veterinário.

Limpar a casa é fundamental para evitar um cachorro com carrapato
Limpar a casa é fundamental para evitar um cachorro com carrapato

Remédio caseiro para carrapato e pulga em cachorro pode ajudar

Receitas caseiras também são grandes aliadas no combate às pragas. Misture vinagre de maçã, bicarbonato de sódio, sal e água em um borrifador e aplique por toda a casa algumas vezes ao dia. Isso ajuda a eliminá-las do ambiente. E ao encontrar uma pulga ou carrapato no cachorro, você pode umedecer um algodão com chá de camomila e colocar sobre o parasita para tirá-lo do animal. Jamais retire a força ou aperte um carrapato, pois seus ovos vão se espalhar. E na dúvida sobre qual o melhor remédio para carrapatos e pulgas em cachorros, busque a recomendação veterinária para avaliar a solução mais eficiente de acordo com o tamanho e peso do animal.

Por que há mais casos de cachorro com carrapato no verão?

Carrapato prefere inverno ou verão? Devido ao calor e umidade que chega com as chuvas verão, a proliferação do parasita é facilitada. O clima quente também traz dias mais longos e tanto as pulgas quanto os carrapatos são atraídos pela luz. Então, investir em remédio para pulga e em um bom produto contra carrapato é essencial nesse período.

Pulgas e carrapatos no verão trazem diversas doenças para o pet

Além do desconforto, esses parasitas são hospedeiros de doenças que colocam em risco a saúde do animal. Dermatite alérgica, doença do carrapato e anemia profunda são as principais condições associadas a essas pragas. Ou seja, além da coceira excessiva, elas causam pequenas lesões (pele avermelhada), deixam o cachorro sem apetite, apático e fraco. Se desconfiar dos parasitas, não hesite em procurar um veterinário e pulverizar toda a casa. A doença do carrapato age de diversas formas, debilitando o organismo do animal.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes