Cuidados dos animais

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

Publicado - 27 Julho 2023 - 15h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem tem um pet, vive sempre procurando um bom remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente e não é à toa. O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o cachorro não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado.

Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como eliminar pulgas e carrapatos no quintal com ingredientes que você tem em casa.

Como acabar com carrapatos no quintal? Receitas caseiras podem ser a solução!

Pensando em formas de como eliminar carrapatos do quintal ? Você não precisa investir em produtos caros para acabar com os parasitas no ambiente, pois existem algumas receitas que podem ajudar bastante nesse sentido. Elas funcionam como um verdadeiro veneno caseiro para matar carrapato, e é possível eliminar de vez estes monstrinhos indesejados de qualquer lugar, seja no quintal ou dentro de casa - muito mais eficaz do que uma simpatia para acabar com carrapato.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

E o melhor de tudo: é possível fazer remédio caseiro para matar carrapato de cachorro com produtos bem fáceis de encontrar no mercado. Uma dica é sempre ter na sua casa dois ingredientes chaves para essas e outras receitas: o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio. Separamos 12 receitas para você que precisa limpar o ambiente desse problema. Confira abaixo qual é o melhor veneno para acabar com carrapatos no quintal e outros tipos de remédio para infestação de carrapatos.

1. Remédio para carrapato caseiro de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Mais cedo ou mais tarde todo tutor se pergunta: como matar carrapato? E com uma simples busca na internet é possível encontrar várias receitas diferentes. Dentre elas, uma que funciona muito bem e que costuma ser uma das formas preferidas de como exterminar carrapatos tem apenas três ingredientes: vinagre de maçã, bicarbonato de sódio e um pouco de água.

A solução para acabar com carrapatos é muito simples: basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Coloque em um spray e borrife no ambiente, seja para matar carrapato no quintal ou em outros lugares que desejar. Você pode repetir esse processo de 2 a 3 vezes na semana. Mas lembre-se: para acabar com carrapatos, é importante que seu amigo de quatro patas também esteja a salvo desses parasitas.

2. Remédio caseiro para carrapato com limão e frutas cítricas

Um ótimo veneno para carrapato de cachorro é utilizar limão ou outras frutas cítricas, como a laranja, diretamente no ambiente afetado por estes parasitas. O suco desses alimentos funciona como uma espécie de repelente natural e consegue eliminar carrapatos do ambiente com muita facilidade.

Para fazer este remédio caseiro para pulgas e carrapatos, o primeiro passo é colocar duas xícaras de água para esquentar. Quando ferver, acrescente dois limões cortados ao meio. Deixe a mistura agindo no fogo baixo por cerca de 1 hora. Depois disso, retire os limões e coloque o líquido em um borrifador. Esse é um excelente veneno para matar carrapato no quintal e no ambiente como um todo. O único cuidado é não passar perto do cachorro, pois pode causar irritação nos olhos. 

3. Matar carrapato com vinagre é uma boa solução

O vinagre por si só já é um grande aliado para combater e eliminar pulgas e carrapatos do quintal. Nesse caso, não existe muito mistério: assim como as frutas cítricas, o vinagre também age como um ótimo repelente, afastando as inimigas indesejadas. Por isso, para acabar com pulgas e carrapatos, basta ter um pouquinho de vinagre em casa disponível para ser usado nessa receita caseira.

Ah, nesse caso você não vai precisar de outros ingredientes, além de água, ok? Para fazer o remédio para matar carrapato no ambiente é só misturar bem o vinagre com a água e depois colocar em um borrifador. Outro truque que também pode funcionar é espalhar o veneno para carrapato de cachorro direto no ambiente com o auxílio de um pano de chão.

como acabar com carrapatos: cachorro se coçando

4. Remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente com óleo de neem

O neem é uma árvore que surgiu na Índia. Em um processo de extração, é possível obter o óleo de neem, que é muito utilizado para fazer repelentes naturais para cachorros, pois possui propriedades antissépticas e antibacterianas. Esse produto é muito funcional e pode ser usado para quem procura um jeito de como acabar com carrapatos em cachorro e no ambiente. 

Então como usar esse tipo de veneno para carrapato no quintal? Para matar carrapato em cachorro, basta pingar algumas gotas do óleo na mão e, em seguida, massagear a área do corpo do cachorro afetada. Já para matar carrapato no ambiente, é só passar o produto no local com a ajuda de um pano. Você pode encontrar o óleo de neem na internet ou em lojas especializadas.

5. Veneno para carrapato com óleos essenciais

Você pode fazer veneno para carrapato no quintal usando óleos essenciais. Uma dica é usar os óleos de rícino, sésamo, limão e canela juntos, pois eles formam uma solução caseira contra carrapatos poderosíssima! O único cuidado, porém, é se certificar de que o cachorro não vá entrar em contato direto com o veneno para carrapato no ambiente. Isso porque o rícino é uma planta considerada tóxica para cães, então é bom evitar riscos. O ideal é aplicar o remédio natural para carrapato direto no local, e isolar seu amigo de quatro patas do espaço até que o ambiente seja seguro para ele novamente.

E o que fazer para acabar com carrapatos? Bom, no caso dessa receita, o primeiro passo é diluir uma gota de cada óleo em 1 litro de água purificada. Depois que a mistura para acabar com carrapato estiver pronta, aplique no ambiente com a ajuda de um pano de chão. 

6. Remédio caseiro para carrapato com camomila

Assim como já vimos em outros casos de remédio para acabar com carrapato no ambiente, a camomila serve como um repelente natural contra esses parasitas. Por isso, além de ser uma ótima opção para removê-los do corpo do seu doguinho, esse remédio caseiro também é muito recomendado para quem deseja saber como acabar com carrapatos de qualquer ambiente: seja quintal, área externa ou até mesmo dentro de casa.

Para fazer esse veneno para matar carrapato de cachorro é muito simples: basta ferver a planta em uma panela com água, e depois aplicar diretamente no local desejado com um paninho ou borrifador. Ah, e como já foi dito, o melhor de tudo é que essa receita não serve apenas como veneno para matar carrapato no quintal, mas também pode ser usada para proteger seu amigo.

A solução pode ser usada no corpo do pet, pois possui capacidades calmantes que vão anestesiar os machucados feitos pelos carrapatos e pulgas. Assim, além de saber como eliminar carrapatos do ambiente, você também aprende como tirar carrapato de cachorro!

carrapato em cachorro: cão se coçando no quintal

7. Veneno para carrapato no quintal com cravo da índia

Uma das melhores receitas de como exterminar carrapatos é com um pouco de cravo da índia, e a gente te explica o motivo! O cravo da índia é um antibacteriano natural que, por ter um cheiro forte, acaba repelindo pulgas e carrapatos - também pode afastar moscas e mosquitos, que podem transmitir outras doenças aos cães. Por isso, se você quer aprender como eliminar de vez carrapatos de qualquer local, o cravo da índia não falha!

Para usar esse veneno caseiro para matar carrapato no ambiente não tem mistério. Você pode usar as folhas da planta, que devem ser fervidas e depois aplicadas no ambiente ou, ainda, utilizar o próprio cravo misturado com alguma fruta cítrica. O processo é o mesmo: é necessário ferver o cravo com a fruta e depois aplicar o remédio para matar carrapato no quintal.

8. Óleo de canela é uma das formas de como acabar com o carrapato

Um veneno bom para matar carrapato é o óleo de canela. Além de ser usado em conjunto com outros óleos, o óleo de canela  também pode ser usado sozinho para quem deseja investir em um remédio caseiro - carrapato não resiste ao cheiro do produto, e logo é eliminado do ambiente. 

E como acabar com carrapatos no ambiente com óleo de canela? É mais simples do que você imagina: o produto pode ser aplicado diretamente na área afetada, repelindo completamente os parasitas do local. Em alguns casos, também é possível combinar 7 gotas do óleo de canela com 10 gotas de óleo de alecrim, resultando em uma ótima solução caseira contra carrapatos.

9. Produto para matar carrapato: óleo de eucalipto pode ajudar

Mais um da lista de óleos que são ideais para como acabar com infestação de carrapatos é o óleo de eucalipto. Nesse caso, não há a necessidade de comprar um óleo que já vem pronto: você mesmo pode prepará-lo em casa de forma totalmente natural, potencializando o resultado do remédio caseiro para acabar com carrapato.

Para produzir o óleo, você deve ferver cerca de 20 folhas de eucalipto em uma panela com 1 litro de água. Depois é só deixar esfriar e colocar dentro de um borrifador. Prontinho, o remédio caseiro para carrapato de cães está pronto para ser utilizado tanto no ambiente quanto no corpo do seu pet.

carrapato de cachorro: cão se coçando

10. Erva-cidreira é um ótimo veneno para matar carrapato

Se você se pergunta o que é bom para carrapato, uma das respostas inclui a erva-cidreira. Essa planta tem o poder de matar carrapato de cachorro rapidamente - em um dia, mais ou menos, já é possível enxergar os parasitas caídos mortos no ambiente. Isso também funciona caso a infestação esteja acometendo o corpo do pet, mas é totalmente eficaz para limpar os espaços que o pet frequenta. Então como usar esse veneno para matar carrapato no quintal?

Para começar, é indicado esmagar as folhas e os talos da erva cidreira em pequenos pedacinhos. Em seguida, você deve acrescentar cerca de 100 mL de álcool. É importante deixar isso fermentar por cerca de 24 horas em um local escuro, como dentro do armário. No dia seguinte, é só adicionar mais um litro de água e duas colheres de sopa de sal, e o remédio para matar carrapato em cachorro estará pronto para ser usado! Não esqueça de colocá-lo em um borrifador e aplicá-lo no ambiente desejado.

11. Óleo de amêndoas com vitamina E ajuda na missão de como eliminar carrapatos

Se você quer aprender como matar carrapato no quintal, a mistura de óleo de amêndoas com vitamina E pode surpreender. Além de ser uma excelente receita caseira para carrapato que pode ser usada diretamente no corpo do pet, a combinação desses dois ingredientes também se transforma em um poderoso veneno caseiro para matar carrapato no ambiente. Mas como prepará-lo?

É super prático: basta adicionar 20 mL de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E em um recipiente. Misture bem e, por fim, despeje o remédio para combater carrapato em um borrifador, e ele estará pronto para ser aplicado no quintal e em qualquer outro lugar. Essa solução tem um efeito repelente, e evita que os parasitas fiquem hospedados no ambiente em que seu pet frequenta. Ou seja, não é apenas um remédio caseiro para matar carrapato, mas sim uma solução para mantê-los bem longe do animal!

12. Como acabar com carrapatos no quintal: remédio caseiro com hamamélis é uma alternativa

A hamamélis é um fitoterápico natural que se obtém por meio da casca e folhas da planta Hamamelis virginiana. Ela atua como um repelente natural contra carrapatos, pulgas e outros parasitas, e é muito fácil de ser usada como um carrapaticida para ambiente caseiro.

A preparação consiste em misturar a hamamélis seguindo a proporção de 10 para 1 gota de óleo de eucalipto. Mexa bem os dois ingredientes e, em seguida, é só colocar o remédio caseiro para tirar carrapato em um recipiente apropriado. Quando quiser utilizar, é só borrifar o líquido na área afetada.

Combater carrapato é uma forma de cuidar da saúde e bem-estar do seu pet

Além de saber o que é bom para matar carrapato, também é fundamental manter a limpeza constante do ambiente! Isso ajuda a proteger seu pet de novas infestações, e é uma forma de cuidar da higiene dos doguinhos. Como todos sabem, os carrapatos podem depositar ovos no local que o cachorro costuma ficar, o que aumenta as chances de seu amigo sofrer com o problema novamente em um curto intervalo de tempo. Nesses casos, o remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente é sempre muito eficaz.

Por isso, se seu doguinho está com carrapato, como matar e remover do corpo do pet não deve ser a sua única preocupação. Na verdade, o mais recomendado é fazer uma limpeza total de onde o cão vive por precaução, com o uso de produtos para eliminar carrapatos no ambiente e até veneno para carrapato na grama. O que mata carrapato de verdade é a limpeza e os cuidados com o seu amigo de quatro patas!

Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

Publicado originalmente em: 05/12/2019
Atualizado em: 27/07/2023

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato cinza: 10 raças incríveis que podem nascer com essa cor

É impossível não se encantar pelo charme e personalidade do gato cinza. Por onde andam, chamam a atenção pela aparência marcante e j...

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Ver todas