Os carrapatos são uma preocupação constante na vida de quem tem um cachorro. Por isso, é normal quer o tutor se questione como acabar com carrapato no quintal ou mesmo dentro de casa. Às vezes um simples passeio ou interação com outro doguinho já é o suficiente para o animal sofrer com esses parasitas tão incômodos. O grande problema é que depois que o cachorro é infestado não tem jeito: o tutor acaba tendo que lidar com o carrapato dentro de casa. Por isso é muito importante higienizar muito bem todo o ambiente em que o cãozinho vive para evitar uma nova infestação. Então, como acabar com carrapatos dentro de casas? Para te ajudar nessa missão, separamos 10 receitas caseiras que são bastante eficientes.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Elimine carrapatos do ambiente com limão e frutas cítricas

Os carrapatos definitivamente não são fãs dos cítricos, e é por isso que essa acaba sendo uma medida bem eficaz para eliminar os parasitas do ambiente em que os cães vivem. Basta esquentar um pouco de água (cerca de duas xícaras), esperar ferver e acrescentar dois limões cortados ao meio por pelo menos uma hora. Depois, retire os limões (ou qualquer outra fruta cítrica de sua escolha), e coloque o líquido em um borrifador para aplicar no local.

2) Use vinagre para acabar com carrapatos no ambiente

Aqui não tem muito mistério: o uso de vinagre puro já é o suficiente para acabar com os carrapatos dentro de casa. O único outro “ingrediente” que deve ser acrescentado a essa mistura é um pouco de água. Por ter uma consistência mais firme, você pode optar por usar um borrifador ou um pano de chão para passar no ambiente.

3) É possível acabar com carrapatos com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Além do vinagre puro, uma outra receita caseira para eliminar carrapatos no ambiente é a solução de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio e água. As quantidades certas para a mistura são duas xícaras de vinagre, uma xícara de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato. Depois, é só colocar em um spray e usar onde você quiser.

4) Como acabar com carrapatos em casa: camomila é um repelente natural

É possível preparar uma infusão de camomila para afastar os carrapatos do cachorro e do ambiente. A planta funciona como um repelente natural, então é bem simples de usar: tudo que você precisa fazer é ferver a camomila na água e quando estiver com uma temperatura morna, é só aplicar o líquido no local desejado ou até mesmo no corpo do cachorro.

5) Cravo-da-índia elimina os carrapatos do ambiente

O cheiro do cravo-da-índia é tão forte que ele acaba servindo também como um repelente para os carrapatos. Existem algumas possibilidades de usar o cravinho, sendo que uma delas consiste basicamente em aplicar o óleo do cravo diretamente no ambiente da infestação. Outra forma de acabar com carrapatos no ambiente é fervendo a especiaria com uma fruta cítrica e aplicar na casa com um borrifador.

 

carrapato em cachorro: cão se coçando

6) Como acabar com carrapatos com bicarbonato de sódio e sal?

 

Uma boa ideia de como acabar com carrapatos dentro de casa é misturando meia colher de chá de bicarbonato de sódio e sal em um pouco de água em temperatura ambiente. Feito isso, é só botar a solução em um spray e ele está pronto para ser aplicado dentro de casa (e o melhor é que não tem nenhum cheiro).

7) Dá para acabar com o carrapato dentro de casa com óleo de eucalipto

Para usar o óleo de eucalipto para tirar carrapatos do ambiente, é preciso ferver cerca de 20 folhas da planta em uma panela com um litro de água. Depois é só esperar esfriar para colocar o óleo formado em um acessório apropriado para borrifar onde você quiser.

8) Óleo de neem é um ótimo remédio contra carrapato

Poucas pessoas conhecem o óleo de neem, mas a verdade é que esse é uma das melhores formas de eliminar os carrapatos do ambiente de forma natural. Com propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo atua como um repelente contra carrapatos. Para ser usado, basta aplicá-lo em um pano e passar na área desejada. 

9) Como acabar com carrapatos dentro de casa: óleo de amêndoas com vitamina E é uma opção

Nessa receita, você deve pegar cerca de 20 mL de óleo de amêndoas e misturar com uma cápsula de vitamina E, que pode ser facilmente encontrada em farmácias. Depois de misturar bem esses produtos, é só aplicar na casa com um pano limpo.

10) Acabar com carrapatos dentro de casa com uma mistura de óleos essenciais

Para fechar a lista, também é possível fazer uma mistura com vários óleos essenciais para acabar com carrapatos do ambiente. Aqui você vai precisar usar os óleos de rícino, sésamo, limão e canela juntos. É só diluir uma gota de cada óleo em água, depois misturar e borrifar dentro de casa.

Redação: Juliana Melo