Passear com o cachorro

Passear com cachorro: tudo sobre acessórios importantes, cuidados, treinamentos e segurança

Publicado - 19 Junho 2020 - 19h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Não é novidade que passear com cachorro é um ato de cuidado e amor. Afinal, é o momento em que o seu amigo pode interagir com outros animais, liberar energia e estreitar os laços com você. Além disso, o hábito também pode ser uma ótima maneira de estimular o animal a fazer atividades físicas e manter a saúde em dia. Entretanto, a hora do passeio com cães requer muita paciência e, principalmente, cuidados por parte do tutor. O uso da coleira peitoral, por exemplo, é fundamental para garantir a segurança do seu pet e dos outros ao redor, principalmente quando se trata de um cãozinho reativo. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber antes de passear com o cachorro - desde lugares para visitar a acessórios indispensáveis. Veja só!

Mas, afinal, por que passear com cachorro é tão importante?

Engana-se quem pensa que o passeio com cães serve apenas para diversão do seu amigo. Apesar de ser o motivo mais comum para os tutores levarem seus doguinhos na rua, ele não é o único. Na verdade, passear com cachorro também é uma boa forma de ajudar na queima de calorias e prevenir a obesidade canina, garantindo a saúde do seu pet. Outra vantagem deste hábito é o fortalecimento dos músculos e dos ossos do seu peludo que, com passar dos anos, podem sofrer com doenças como artrite, osteoporose e artrose. Além disso, a ansiedade e o estresse também podem ser controlados com atividades físicas e regulares. Por isso, é fundamental separar um tempinho do seu dia para caminhar, brincar e até mesmo correr com o seu cãozinho.

Antes do passeio, cachorro deve tomar todas as vacinas necessárias para sua proteção

A regra é clara: a imunização do seu amigo deve vir antes dos passeios. Isso porque os diferentes canais de doenças que surgem pela rua podem ser perigosos para a saúde do animal. Desde o xixi e o cocô de outros cachorros até as fezes de pombos, os riscos são grandes! Por isso, o primeiro passo é fazer uso do vermífugo já nos primeiros dias de vida do seu pet. Nesse caso, a vermifugação pode ser iniciada com 15 dias de vida - dividida em três doses para que não haja risco de que o animal com verminose sofra uma obstrução intestinal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Depois disso, é a vez das vacinas para cachorro. As primeiras a serem aplicadas são a Óctupla ou Déctupla Canina. Após cerca de 30 dias, é feita a segunda dose e, um mês depois, a terceira dose de reforço. Com 4 meses, o animal deve tomar a vacina contra raiva. Um ano após a fase inicial das vacinas, é importante que as elas sejam feitas anualmente. Dessa forma, você mantém o seu doguinho protegido de doenças como leptospirose, hepatite infecciosa, raiva e outras.


Na hora de passear com cachorro, é importante ter sempre em mãos uma garrafinha de água para aliviar a sede do seu pet
Na hora de passear com cachorro, é importante ter sempre em mãos uma garrafinha de água para aliviar a sede do seu pet

“Com quanto tempo pode levar o cachorro para passear?” Descubra a idade certa para sair com o seu amigo 

Quando se trata de passear com o cachorro, essa é certamente uma das principais dúvidas entre os tutores. Na verdade, o que determina o momento certo para sair com o seu cãozinho não é a idade e sim a sua cartela de vacinação. Ou seja: o ideal é que o animal saia de casa apenas quando tiver tomado todas as vacinas necessárias e for vermifugado corretamente. Dessa forma, seguindo o cronograma e as recomendações do veterinário corretamente, é comum que o cão possa passear e ter acesso à rua a partir dos três meses de idade. Já no caso de animais mais velhos que o tutor tenha atrasado as doses de vacina, o período para liberar os passeios com cães pode ser um pouco maior. 

Coleira para cachorro: veja qual o melhor tipo para passear com o seu cãozinho

Para garantir que as voltinhas do seu amigo sejam feitas com segurança, saiba que a coleira para cachorro é um item fundamental. Disponível em diferentes tamanhos e modelos, ela ajuda a identificar o animal e a ensinar a disciplina no dia a dia, principalmente nos passeios. Nesse caso, o conforto, a segurança e a funcionalidade — tanto para você, quanto para o cãozinho — devem ser as prioridades no momento da escolha do acessório. Se você o seu cãozinho tem o temperamento tranquilo e não puxam muito a guia na hora do passeio, por exemplo, a coleira peitoral é a melhor escolha. Já para os cães mais agitados, a coleira peitoral antipuxão pode ser a solução. Além disso, é importante que a coleira do seu amigo possua uma placa de identificação, já que ela pode te ajudar a recuperar o seu doguinho caso ele se solte e se perca. 

Passeio de cachorro: saiba o que levar para garantir o bem-estar do animal

Assim como qualquer outra experiência com o seu cachorro, o passeio também deve ser pensado antes de acontecer. Você precisa, antes de tudo, saber o que levar para garantir o bem-estar do seu amigo durante este momento. Um acessório importante que, muitas vezes, torna o passeio com o cachorro mais prazeroso é a garrafinha d’água. Afinal, assim como acontece com os humanos, os cães também precisam se hidratar durante as atividades físicas. Outro item que não deve ser esquecido ao passear com cachorro é o cata-caca para recolher o cocô que o animal pode, eventualmente, fazer. Além disso, a focinheira para cachorro também pode ser essencial para algumas raças de cachorro. Nesse caso, o ideal é investir em um modelo que permita a salivação do animal. 


Parque de cachorro é o lugar perfeito para o seu cãozinho  brincar, socializar e gastar energia
Parque de cachorro é o lugar perfeito para o seu cãozinho brincar, socializar e gastar energia

Passeio com cães: adestramento positivo pode ajudar os animais mais reativos

É comum que alguns tutores deixem de andar na rua com o cãozinho por conta do seu comportamento. Cachorro que puxa no passeio, por exemplo, é um dos maiores desafios dos pais e mães de pet. Nesses casos, o adestramento positivo pode fazer com que seu amigo fique menos ansioso e nervoso durante os passeios. É possível adestrar o cachorro em casa com treinos simples e curtos. Experimente posicionar o animal ao seu lado com coleira e guia curta e comece a dar algumas voltas na sala. Depois, dê dois passos e, se ele não puxar, recompense com petiscos. Repita o processo várias vezes, prosseguindo para outros cômodos da casa, até que ele consiga fazer um trajeto maior com a guia frouxa. 

Caso não consiga resolver o problema sozinho, o ideal é buscar ajuda de profissionais de confiança e explicar a situação, para que ele determine a melhor técnica para corrigir o comportamento. E não se esqueça: treinar o seu cachorro é um processo que requer dedicação. Tenha paciência para ensiná-lo!

Parques para passear com cachorros: é preciso ter cuidado para não estragar a diversão

O parque de cachorro é, certamente, um dos lugares preferidos do seu pet. Mas, antes de levar o seu amigo a um desses, é importante considerar algumas coisas em relação à personalidade e comportamento geral do animal. Entre elas, estão se o seu cachorro costuma brigar com outros animais, se obedece aos seus comandos e, principalmente, se costuma fugir na primeira oportunidade que tiver. Isso porque o parcão é um local onde o fluxo de animais é grande e, por isso, são locais propícios a possíveis conflitos. Para evitar que o clima "esquente", é preciso ficar atento a qualquer sinal de estresse no seu pet. Lembre-se: os cães podem aprontar no mínimo descuido. Por isso, você deve acompanhar cada passo do animal e estar pronto para agir rápido se for necessário.

Aplicativo para passear com cachorro é uma boa opção para tutores que possuem uma rotina corrida 

Com a correria do dia a dia, nem sempre sobra um tempinho para sair com seu pet no horário mais adequado para o animal. Uma boa solução para garantir que o momento de diversão do seu amigo não seja afetado é o aplicativo para passear com cachorro. Rápido e prático, ele funciona da seguinte forma: você se cadastra e pode contratar um profissional para realizar os passeios diários com o seu peludo. A média de valor pode variar entre R$ 15 a R$ 25 por dia. Entretanto, vale lembrar que o aplicativo deve ser usado apenas em caso de extrema necessidade. O ideal é que o tutor reserve uma parte do seu dia para sair e brincar com o seu companheiro. 

Redação: Úrsula Gomes

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas