Especial fim de ano!

Como escolher uma creche legal de cachorro? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de deixar o pet num day care

Publicado - 21 Dezembro 2023 - 17h54

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Muitos tutores com a rotina agitada, que passam basicamente o dia todo fora de casa, buscam por uma creche legal de cachorro. Diferente do hotel para cachorro que hospeda o animal por alguns dias, esse tipo de serviço é caracterizado por cuidar dos cães apenas pelo período do dia, ou seja, funciona como um day care canino. Contudo, a decisão de confiar o amigo de quatro patas nas mãos de outras pessoas envolve muitas exigências importantes. Para entender quais são elas, o Patas da Casa conversou com 9 tutores diferentes para descobrir o que é mais importante na hora de escolher a melhor creche de cachorro.

1) O tipo de tratamento é um dos pontos que precisa ser levado em consideração na escolha da creche de cachorro

A creche canina é um serviço que tem se tornado cada vez mais requisitado entre os tutores que não querem deixar o pet sozinho durante muitas horas. Contudo, ao buscarem este tipo de hospitalidade, os tutores esperam que seus pets recebam a devida atenção e os cuidados que merecem. 

Luana Lopes, dona do Bartô, um vira-lata super carinhoso e brincalhão, declarou o que considera ser mais importante na hora de escolher uma creche para cachorro: “O mais importante é que o meu cachorro receba o cuidado mais próximo possível do que ele tem na nossa casa. Eu preciso realmente confiar que os responsáveis vão oferecer a ele um ambiente seguro, supervisionado e com muito amor.“ 

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Letícia Merotto, tutora de um Shih Tzu super simpático, expressou uma opinião bem parecida sobre o assunto: “O mais importante pra mim é escolher um local com pessoas responsáveis, que tenha um bom atendimento e que me assegure que o meu cachorro será bem tratado.”   

2) Uma boa creche de cachorro precisa de profissionais capacitados para lidar com diferentes tipos de cães 

A creche para cachorros geralmente recebe uma grande variedade de animais que precisam conviver juntos. Eles têm diferentes personalidades, portes e necessidades. Logo, uma das maiores preocupações de quem deixa o pet para um day care é ter uma pessoa que saiba lidar com os diferentes tipos de comportamento canino. Alexia Rashid é tutora do Bruce, um Boxer de dois aninhos cheio de energia, e compartilhou que para ela se sentir segura, o mais importante é ter uma pessoa na creche que saiba o mínimo de adestramento de cães para saber lidar com os diferentes tipos de temperamento.

Nayanne Louise é tutora do Salvador, um vira-lata bem ansioso. Recentemente, Nayanne passou por uma experiência frustrante: ela havia combinado de deixar o pet hospedado em um hotelzinho por três dias. Depois da segunda noite, os responsáveis pediram que ela fosse buscar o Salvador após uma noite "caótica". Por estar longe da tutora e sua casa, o pet ficou agitado na hora de dormir e acabou deixando os outros hóspedes agitados também. Por isso, ao procurar uma creche ou hotel no futuro, ela acredita que o mais importante é se certificar de que o espaço possua uma pessoa capacitada para fazer o manejo adequado dos cães no ambiente para impedir briga de cachorro, fugas e acidentes.

Salvador, cão vira lata na foto da esquerda; Bruce, cão Boxer na foto da direita
Na esquerda, Salvador; na direita, Bruce: dois cãezinhos que dão trabalho para os “tios” da creche canina

3) Um local seguro e controlado é imprescindível para uma creche de cachorro 

A segurança da creche canina é outro fator crucial para os tutores. Cada detalhe do ambiente deve ser pensado minuciosamente para garantir a segurança dos pets no período em que estiverem lá. Ana Heloísa é dona da Amora, uma vira-lata um pouco medrosa que não se sente confortável ao lado de qualquer cão. Para a tutora, o mais importante é que a creche proporcione segurança para a cadela: ”É preciso que o local seja 100% seguro contra fugas e acidentes tipo queda, janelas baixas e afins. Em caso de casas, sempre olho e procuro saber se há muros altos, e quando é apartamento, fico mais tranquila se tiver tela nas janelas.”

Por isso, antes de deixar o pet em uma creche canina, verifique se o ambiente tem telas nas janelas, muros altos, cercadinho para cachorro, divisórias para separar os cães de lugares “perigosos” e se não há nada no local que possa provocar uma ferida em cachorro

Duas fotos da vira lata Amora
O bem-estar de Amora é a maior preocupação de sua tutora ao deixá-la em uma creche canina

4) Uma creche legal para cachorro precisa de espaço para o animal se divertir

Não adianta tirar o pet da sua própria casa para deixá-lo preso na casa de outra pessoa, né? Uma creche canina deve ter um espaço que estimule gastar energia do cachorro, com brinquedos e brincadeiras para divertir o animal. Um local com esse tipo de estrutura  é importante para estimular o pet, deixá-lo mais relaxado e evitar um cachorro estressado.

Mariana Almeida, tutora do Guga, um cãozinho da raça Beagle, esclareceu que o mais importante para ela é que a creche canina tenha espaço para o Guga brincar, correr e gastar energia.  Além disso, a creche precisa passar confiança em relação à segurança e ter atenção a possíveis medicamentos, especialmente porque o Guga é um cachorro idoso

5) As referências e avaliações são importantes na hora de escolher uma creche legal de cachorro

Encontrar uma creche legal para cachorro pode ser mais difícil do que parece, especialmente quando não existem muitas informações sobre o serviço disponível na internet. Para Laura Pimentel, tutora de um cachorro salsicha de 1 aninho chamado Frederico, as referências e indicações contam muito na hora da escolha: “Acho importante ter alguma referência do local e dos profissionais. Afinal, é preciso ter confiança para deixar o pet. Se não conhecer ninguém, é preciso olhar com atenção o site, as redes sociais, a avaliação e, se possível, conhecer o local antes.”

Essa é uma dica super bacana e útil para não se arrepender da escolha, pois é preciso ter certeza que o local é de confiança. Muitas creches para cachorro têm o costume de enviar vídeos e fotos das atividades que o animal realiza durante o day care para tranquilizar os tutores, o que aumenta - e muito - a confiança no local. 

Beatriz Escorcio também é tutora de uma salsicha fêmea chamada Paçoca, e contou que leva muito a sério as avaliações de outros clientes nos perfis da creche. “O que esse local precisa ter são feedbacks positivos de clientes. Não adianta o local ter uma super estrutura se os pets não forem bem tratados e nem receberem o amor que merecem. Então quando vou pesquisar por uma creche para cachorro perto de mim, busco referências para eu sentir confiança em deixar meu pet com alguém que eu não conheço.” 

Duas fotos da cachorra Paçoca, uma salsichinha marrom
Paçoca é da raça Dachshund e só visita creche para cachorro que sejam de confiança

6) Uma boa creche para cachorro deve respeitar as restrições alimentares dos cães

A alimentação de cachorro também exige muita responsabilidade para não causar nenhum mal ao pet, especialmente se ele tiver um problema de saúde que o obrigue a ter uma dieta restrita. Os cães que possuem o estômago um pouco mais sensível e passam mal com facilidade, também precisam de um cuidado maior durante o período que estiverem na creche. 

Julia Torres valoriza muito a responsabilidade com a alimentação canina na creche, pois o seu pet Theo, um cãozinho da raça Schnauzer, tem algumas restrições alimentares que faz com que ele passe muito mal se comer certos tipos de alimentos. Ele até pode comer frutas para cachorro e alguns legumes, mas não é qualquer alimento permitido para cães que dão certo para o organismo do Theo. 
 

7) Antes de hospedar o seu pet em uma creche para cachorro, visite o local 

Não deixe o seu amigo de quatro patas em qualquer lugar! Antes de escolher uma creche canina, faça questão de visitar o local para ter certeza de que a estrutura atende as suas necessidades e expectativas. Durante a visita, repare se o local é seguro, como os hóspedes demonstram estar se sentindo, confira a higiene do espaço e se existe alguma pessoa capacitada para realizar o manejo adequado dos animais. Esses pequenos cuidados são importantes para ter certeza de que o seu pet será bem tratado e cuidado durante a estadia.

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Cuidados

Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

Saúde

Aprenda como fazer soro caseiro para cachorro de uma vez por todas: a medida certa faz toda a diferença no tratamento

Nenhum tutor gosta de ver o próprio pet doente, mas essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos. Nessas horas, vôm...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Comportamento

Meu gato está intimidando meu cachorro: 7 dicas aprovadas por um vet para lidar com a situação

Ter um cachorro e gato convivendo em harmonia em casa é o sonho de qualquer tutor - mas a realidade pode ser bem diferente. Por sere...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Adoção

Parece que a internet está obcecada pelo gato marrom: saiba porque todo mundo quer um!

Você já viu um gato marrom por aí? Diferente dos gatos pretos, malhados e frajolas, esses peludinhos são bem raros e, ao mesmo tempo...

Ver todas