O vira-lata caramelo é tão popular entre os brasileiros que já ilustrou vários memes e é considerado um dos maiores símbolos do país. O que poucos sabem é que mesmo com toda a popularidade dos últimos anos, são cães que, na maioria das vezes, passam a vida nas ruas esperando serem resgatados e adotados por uma família. Se você já viu um cachorro vira-lata caramelo vagando pelas ruas sem coleira e sem rumo, deve saber do que estamos falando.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então, por que não abrir as portas para um vira-lata caramelo? Filhote ou adulto, esses doguinhos são capazes de transformar a vida de muitas pessoas para melhor. Se você pensa em ter um cãozinho, veja abaixo 7 motivos para adotar um vira-lata caramelo!

1) O vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil

É bem provável que você já tenha ouvido falar por aí que o vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil que representa o país mais do que futebol e samba. Bem, isso não está longe de ser verdade: o famoso cãozinho realmente conquistou um espaço importante no coração dos brasileiros.

O que não faltam são histórias envolvendo esses pets, como o meme do vira-lata caramelo estampado na cédula de R$ 200 ou o Chico do colchão, cachorrinho que destruiu completamente a cama da sua dona.

2) A personalidade de um vira-lata caramelo costuma ser dócil e brincalhona

É claro que, assim como acontece com qualquer vira-lata, não é possível prever com toda a certeza como será o comportamento e a personalidade de um cachorro caramelo. Os vira-latas, caramelos ou não, são sempre uma caixinha de surpresas em muitos aspectos. Mas quanto ao temperamento, geralmente esses pets são bastante dóceis, companheiros e com um espírito brincalhão. Eles são energéticos, mas também costumam ser bastante carinhosos com quem convive com eles.

3) Vira-lata caramelo, filhote e adulto, vai demonstrar muito amor e gratidão pela família

Boa parte dos cachorros vira-latas caramelos vivem nas ruas ou em abrigos. Mesmo que eles sejam um símbolo do país, muitas pessoas preferem animais de raça e acabam deixando de lado cães que não tem procedência - e isso vale, basicamente, para todos os tipos de vira-latas. Por conta desse histórico de abandono, o vira-lata caramelo filhote e adulto normalmente se sente muito grato quando alguém decide dar uma chance a ele. São cães que criam forte vínculos com a família e que sempre vão estar por perto mostrando o quanto amam seus donos.

4) O cachorro vira-lata caramelo é um exemplo de fidelidade aos tutores

Uma história comovente sobre esses cães é a de Lucimara, vira-lata caramelo que ganhou o direito de ficar ao lado do seu dono em um hospital depois que ele foi atropelado. Logo após o acidente, o dono, que é um morador de rua com deficiência visual, foi encaminhado para a Santa Casa de São Paulo, no centro da capital paulista. A vira-lata caramelo não apenas o acompanhou, como permaneceu na frente do hospital esperando por notícias do tutor.

Os funcionários acabaram oferecendo comida e um cobertor para aquecer a cachorrinha, que ficou do lado de fora por horas. Depois de conquistar a confiança de todos, Lucimara acabou conquistando o direito de ser cãopanheira de quarto do tutor antes mesmo de ele receber alta. Quer prova maior de fidelidade do que essa?!

Vira-lata caramelo com roupinha xadrezVira-lata caramelo deitado com as patas cruzadas no chãoVira-lata caramelo salsicha em pé em cima de escadaVira-lata caramelo com a língua para foraVira-lata caramelo recebendo carinho de pessoaVira-lata caramelo com a cabeça virada para o lado

5) Adotar um vira-lata caramelo aumenta o senso de responsabilidade e cuidado do tutor

O cachorro vira-lata caramelo, bem como qualquer outro bichinho de estimação, não deve ser encarado apenas como uma boa companhia nos momentos de lazer e diversão. Na verdade, ter um cão ou gato é sinônimo de responsabilidade e muitos cuidados! Afinal, você vai ter que cuidar de todas as necessidades do animal - como alimentação, higiene, consultas veterinárias - e deve se comprometer a dar atenção, levar para passear, brincar e tudo que ele precisar. Ou seja, ter um bichinho te ajuda a ser mais responsável e cuidadoso!

6) A adoção de um cachorro vira-lata caramelo não custa nada

Para o cachorro vira-lata caramelo pode ser muito difícil encontrar um lar. Mas para quem sonha em ter um doguinho para chamar de seu, aqui vai uma boa notícia: adotar um cachorro vira-lata não custa nada. É algo que deve ser feito de forma responsável, pois se trata de uma outra vida que vai depender de você, mas todo o processo é muito mais barato do que comprar um cachorro de raça - que muitas vezes custa mais de R$ 2.000 - e você ainda ajuda a tirar um animalzinho das ruas.

7) O vira-lata caramelo filhote ou adulto normalmente tem uma saúde resistente

Não dá para dizer que o cachorro vira-lata não fica doente nunca, pois é mentira. Ele pode adoecer, ainda mais se não tomar as vacinas e não for bem cuidado, mas um fato é que o vira-lata (caramelo ou não) tem uma saúde muito mais forte do que outros cães de raça. Isso acontece por causa de um processo de seleção natural que ajuda a diminuir a propagação de doenças genéticas entre animais sem raça definida.

Mas lembre-se: assim como qualquer dog, é importante sempre manter as vacinas do cachorro vira-lata caramelo em dia, assim como a administração de vermífugos e remédios antiparasitários. Os check-ups com o veterinário também são fundamentais para avaliar como anda a saúde do pet no dia a dia.

8) Cachorro vira-lata caramelo pode ser um ótimo mascote (e o Cabo Oliveira é a prova disso!)

Quando falamos do cachorro caramelo, meme é a primeira coisa que vem na nossa mente. Mas sabia que, muito além do meme, o vira-lata caramelo pode ser um ótimo amigo e até virar mascote? O Cabo Oliveira é um grande exemplo disso. O cãozinho, que é um típico vira-lata caramelo, foi resgatado por policiais e em pouco tempo se tornou mascote do 17º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele chegou ganhar um perfil no Instagram, que acumula mais de 160 mil seguidores.

 

9) O cão caramelo pode ter todas as qualidades que você procura em um pet

Muitos se perguntam qual a raça do vira-lata caramelo. A verdade é que, por mais que existam muitos cachorros caramelos por aí, a maioria que vemos nas ruas não é de raça. Eles são popularmente chamados de "vira-latas", e são cães sem raça definida (SRD). Geralmente, têm uma pelagem marrom ou dourada. 

Apesar de não serem de raça, esses doguinhos costumam ter tudo que a gente procura em um cãopanheiro: são extremamente fiéis, amigáveis, brincalhões e dedicados. Dificilmente você se sentirá sozinho com um vira-lata caramelo (filhote ou adulto) na sua vida.

10) Ter um vira-lata caramelo é algo que vai mudar sua vida para melhor

Abrir o coração - e as portas - para um cachorro vira-lata é uma experiência transformadora. Além de ajudar o animal, que possivelmente estaria abandonado nas ruas, você tem a chance de oferecer uma vida melhor para ele. Em troca, ele com certeza vai mudar a sua para melhor! Os cães vira-latas valorizam muito a família e estão do lado dos donos em qualquer situação.

Só é importante ter em mente que, assim como qualquer cachorro, o vira-lata caramelo também precisa de cuidados no dia a dia. A alimentação dos cães deve ser baseada em uma ração de qualidade, escolhida de acordo com a idade e o peso do animal. Os petiscos podem ser oferecidos ocasionalmente, mas não devem substituir as refeições principais. Passear com o cachorro, assim como cuidar da higiene e saúde dele, também devem fazer parte da rotina.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 10/02/2023

Atualizado em: 15/06/2023