Adoção animal

Cachorro salsicha: curiosidades sobre a raça Dachshund

Publicado - 18 Julho 2023 - 18h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Dachshund é uma das raças mais amadas no Brasil e no mundo. É impossível não se encantar com o seu corpinho alongado de pernas curtinhas e orelhas grandes. O cachorro salsicha é ainda dono de uma personalidade única que une um jeitinho brincalhão com um temperamento bem alerta. Apesar de ser uma raça bastante famosa, existem muitas surpresas em torno do salsicha.

Cachorro já foi quase extinto durante a Primeira Guerra Mundial. Para completar, essa raça já ganhou mais de uma vez o título de cão mais velho do mundo, por exemplo. Quer saber mais curiosidades e características dos Dachshunds? Confira a matéria a seguir!

1) O cachorro Dachshund tem vários nomes diferentes

Você sabe o significado do nome Dachshund? Antigamente, o cachorro salsicha tinha a função de ser um caçador de texugos. Com seu tamanho pequeno e corpo alongado, o "cachorro linguicinha" conseguia se enfiar na toca dos texugos para caçá-los. Por conta disso, recebeu o nome Dachshund, que significa "cão texugo" em alemão. Mas esse não é o único nome que o Dachshund atende, pois a raça tem diversos apelidos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Então, se você já se perguntou qual a raça do cachorro salsicha, a resposta é Dachshund. No entanto, ele também atende por cachorro linguiça, Dackel, Teckel ou até mesmo Cofap, apelido que a raça ganhou no Brasil após ser a estrela de uma marca de amortecedores com esse nome.

2) Cachorro Salsicha foi perseguido durante as Grandes Guerras

O Dachshund surgiu na Alemanha durante a Idade Média. Desde então, tornou-se um cão associado ao país e querido pelos alemães. Porém, isso se tornou um problema para a raça durante as Grandes Guerras. Na Primeira Guerra Mundial, ingleses e americanos começaram a perseguir o cachorro linguiça, já que era praticamente um símbolo da Alemanha. A raça sofreu bastante durante esse período e quase foi extinta.

O mesmo aconteceu na Segunda Guerra Mundial, mas em escala menor. Felizmente, o Dachshund voltou a fazer sucesso em todos os países com o fim das guerras, até mesmo nos Estados Unidos e na Inglaterra.

3) Aparência do salsicha: cachorro pode ter diferentes padrões de cores

O tamanho rebaixado do Dachshund é sua marca registrada! Com seu corpo alongado que lembra bastante uma salsicha, cachorro dessa raça costuma medir entre 20 cm e 30 cm e pesar entre 3 Kg e 9 Kg. O Dachshund de pelo curto é o que mais vemos por aí, mas também existe o Dachshund pelo longo, resultado da mistura entre o cachorro salsicha com outras raças como Schnauzer e Spaniel. Inclusive, o Dachshund e o Cocker Spaniel são frequentemente confundidos, assim como o Dachshund e Basset Hound.

Existe uma variedade de cores possíveis para o Dachshund, que podem ser distribuídas de forma uniforme, bicolor ou manchada. Muitas pessoas se perguntam "como saber se meu Dachshund é puro" justamente por essa variedade enorme de cores e padrões. Porém, basta ficar atento às características físicas que sempre se mantêm. Confira se sua estatura e tipo de corpo bate com a média de um cachorro salsicha e converse com um veterinário, pois ele te ajudará a identificar com mais precisão.

4) O cachorro linguiça é o verdadeiro amigo fiel do homem

A lealdade é uma das características mais fortes da personalidade de um salsicha, cachorro é aquele típico companheiro de todas as horas e que está sempre disposto a te proteger. Aliás, o instinto protetor da raça é bastante apurado, o que pode fazê-lo desconfiar de pessoas desconhecidas de início. Mas com uma socialização adequada, ele consegue conviver muito bem com todos. Por ter uma personalidade forte, é bom que o Dachshund seja adestrado para que aprenda limites desde cedo. Brincalhão e atento, o cachorro linguicinha vai estar com você em qualquer momento que precisar, seja para diversão ou proteção!

 

5) O cachorro Salsicha tem propensão a desenvolver problemas de coluna

 

Por ser um cachorro rebaixado, raça Dachshund é um cachorro com nanismo acondroplásico, um tipo de nanismo em que os membros são mais curtos do que o resto do corpo. Trata-se de uma condição natural da raça e não tem nenhuma relação com deficiência na produção de hormônio do crescimento, como acontece nos outros tipos de nanismo.

Por conta da sua anatomia, o cachorro salsicha costuma sofrer impactos maiores ao descer e subir de locais altos, como camas e sofás. Isso pode ocasionar doenças na coluna do Dachshund, como o desgaste dos discos intervertebrais. A instalação de rampas é uma boa maneira de evitar doenças ósseas no cachorrinho.

6) Cachorro salsicha filhote é bem frágil

Se um Dachshund adulto já pequeno, imagina um cachorro salsicha filhote! O cãozinho recém-nascido é bem frágil e o tutor precisa ter muita cautela ao mexer neles. Como explicamos, a coluna do animal é sensível e pode sofrer com impactos. Por isso, sempre observe o comportamento do cachorro salsicha filhote e não deixe que ele fique sozinho por muito tempo, para evitar que tente subir em algum lugar sozinho. Além disso, o cachorro salsicha filhote costuma sentir bastante frio, então mantenha-o sempre quentinho. 

Cachorro salsicha correndo ar livre saltitanteCachorro salsicha arlequim com língua de foraCachorro salsicha filhote caramelo Cachorro salsicha preto deitado na camaDois cachorros salsichas lado a ladoCachorro salsicha de pelo longo em pé ao ar livre

7) Cachorro Dachshund foi o primeiro mascote das Olimpíadas 

Nas Olimpíadas de 1972, sediada em Munique, na Alemanha, a organização do evento decidiu que pela primeira vez os jogos teriam um mascote oficial. O escolhido foi Waldi, um cachorro salsicha super fofinho! O Dachshund é o primeiro mascote de todos os Jogos Olímpicos e a escolha fez todo sentido, já que os jogos aconteceram na Alemanha, país de origem da raça.

8) O cachorro Salsicha faz sucesso no cinema

Quem não ama um bom filme de cachorro? A raça Dachshund já fez parte de diversas produções do audiovisual e, por isso, já é figurinha carimbada nas telonas. O cãozinho é protagonista de filmes como Winner Dog, Salsicha Campeão, Bob Pai e Bob Filho e Um Amor de Companheiro. 

9) Raça Dachshund já venceu o título de cão mais velho do mundo vivo

O cachorro Salsicha tem uma alta expectativa de vida: entre 12 e 16 anos. Com isso, não é nenhuma surpresa que a raça sempre figure nas listas de cachorros mais velhos do mundo. Segundo o Guiness Book, o Dachshund já ganhou três vezes o título de "cachorro mais velho vivo"! Ou seja, se você tem um cachorro Salsicha, cuide bem dele porque as chances de ele viver ao seu lado por muito tempo são altíssimas! 

10) Toy Story: cachorro do Andy é da raça Dachshund

A raça do cachorro salsicha aparece em uma das animações mais aclamadas da Disney: Toy Story. Esse filme tem vários personagens, e dois deles são da raça Dachshund. O primeiro é o Buster, cãozinho do humano Andy. Além dele, também tem o Slinky, um cachorro de molas que pertence à mesma raça.

11) Quanto tempo de vida tem um Dachshund?

Quando falamos do Dachshund, expectativa de vida da raça é de 12 a 16 anos. Esse tempo pode variar de acordo com as condições de saúde do animal e os cuidados que ele recebe. Por isso, o acompanhamento médico e uma alimentação de qualidade são alguns pontos importantes para garantir a longevidade do cachorro salsicha (mini ou de tamanho maior).

12) Quanto custa um cachorro linguiça?

Para ter um cachorro salsicha, preço pode variar de R$ 2.000 a R$ 3.500. O valor vai depender do canil escolhido e também das características físicas e/ou genéticas do animal. Machos costumam ser mais baratos do que as fêmeas, por exemplo. É importante escolher sempre criadores de confiança e que não tenham histórico de maus-tratos.

13) Quando o Dachshund deixa de ser filhote?

Quando falamos do cachorro salsicha, raça Dachshund é considerada filhote até os 12 meses de idade. Depois disso, eles já podem ser considerados "jovens adultos". No entanto, é importante ter em mente que esses doguinhos ainda podem crescer até, aproximadamente, 14 meses. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Publicado originalmente em: 06/05/2022
Atualizado em: 18/07/2023

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas