Comportamento animal

Shih tzu gosta de crianças? Veja algumas curiosidades sobre o lado brincalhão da raça de cachorro pequeno

Publicado - 14 Agosto 2023 - 14h43

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Uma das curiosidades sobre o Shih Tzu que essa é uma das raças que tem mais espaço no coração - e na casa - dos brasileiros. Ele é querido pelos humanos não só por sua aparência fofa e com linda pelagem comprida, mas também por seu temperamento. No Shih Tzu, personalidade tem várias características que um legítimo melhor amigo do homem pode ter. Por isso, a raça de cachorro Shih Tzu faz parte de tantos lares por aí.

Mas será que ele é um bom cachorro para criança? Quais são os cuidados na relação entre esse cãozinho tão pequeno com os menores? O Patas da Casa te responde essas perguntas e ainda mostra o lado mais brincalhão da personalidade do Shih Tzu.

Shih Tzu: personalidade da raça é marcada pelo jeitinho dócil e amigável

Para o cachorro Shih Tzu, personalidade confiante, companheira e amigável são as melhores definições. Esses cachorros pequenos são extremamente inteligentes e muito obedientes. A raça de cachorro Shih Tzu, considerada uma das mais antigas do mundo, é muito apegada a seu dono e ama estar junto dele, seja para dormir ao seu lado ou para brincar bastante.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cão Shih Tzu é muito brincalhão. Ele é alegre e gosta de uma boa diversão, por isso o cachorro e criança costumam se dar bem. Mas apesar de amar uma brincadeira, o cãozinho é bem tranquilo. Seja um Shih Tzu filhote ou adulto, ele apenas gosta da presença do tutor. Então, não vão ficar muito agitados e tentando chamar atenção caso você não possa sair para brincar em um determinado momento - mas, é claro, o Shih Tzu vai querer ficar ao seu lado não importa o que estiver fazendo.

O Shih Tzu é um dos melhores cachorros para criança e ama brincar com elas

Uma das grandes características da raça é a alta capacidade de socialização - e muitos nomes para Shih Tzu refletem isso, como Mel, Angel e Fofuxo. Ele se dá bem tanto com outros animais quanto com humanos - inclusive crianças! O Shih Tzu é um cachorro que gosta de criança e juntos eles formam uma parceria perfeita para diversão! Os cães da raça Shih Tzu se apegam rapidamente aos pequenos.

Além disso, vale saber que o Shih Tzu, filhote ou adulto, gosta de ter sempre uma companhia e detesta ficar sozinho. Por isso, é uma raça de cachorro para criança ideal, já que os pequenos costumam estar sempre ali com eles. O Shih Tzu tem um lado divertido, mas não é muito agitado e às vezes querem apenas ficar quietinhos o dia todo.

Ainda assim, nos momentos de diversão, a recomendação é sempre supervisionar as brincadeiras da criança com cachorro da raça por precaução. Esses cães são mais frágeis, e se não houver o devido cuidado com eles, eles podem acabar se machucando. De toda forma, se você tem uma criança em casa, saiba que o Shih Tzu será a companhia perfeita para fazer companhia a ele, seja na hora de brincar ou apenas para ficar ao seu lado enquanto assiste televisão.

 

A Shih Tzu Milla tem uma personalidade amigável e calmaThiago e sua Shih Tzu Milla fazem tudo juntos

 

Criança e cachorro: como é a convivência do Shih Tzu com os pequenos?

 

O Shih Tzu é um ótimo cachorro para crianças e a relação entre Milla e Thiago é a maior prova! Milla é a Shih Tzu da família de Thiago Peixinho, de 12 anos. Ela foi adotada em janeiro de 2018, durante uma viagem da família para a Bahia. Todo mundo se apaixonou logo de cara! Geisa Peixinho, mãe de Thiago, caracteriza a personalidade de Milla como “inteligente, amigável, dorminhoca, manhosa, entre várias outras coisas”.

A Shih Tzu possui um temperamento mais tranquilo, enquanto Thiago é bem agitado. Segundo Geisa, isso pode estressar um pouco a cachorrinha, mas nada que atrapalhe a boa relação entre a criança e cachorro: “Eles têm uma relação muito boa, apesar dele sempre querer correr e brincar”, explica. Thiago diz que gosta de brincar com Milla porque a considera sua companheira. A Shih Tzu é uma parceira de todas as horas para o menino e está sempre ao seu lado para “dormir, brincar, bagunçar…”. Ou seja, é a companhia de todos os momentos!

Com seu jeitinho dócil e amoroso, Milla não é considerada apenas uma amiga para Thiago, mas parte da família: “[passo muito tempo com ela] porque ela é minha filha, então sou obrigado”, diz Thiago. Com essa relação tão boa entre eles, Geisa confirma que a raça de cachorro Shih Tzu foi uma ótima escolha para viver em uma casa com criança: “é uma raça bem calma, obediente, amigável e um pouco brincalhona”. Assim, é o cachorro para criança perfeito!

O que o Shih Tzu mais gosta? A raça ama um bom passeio ao ar livre, mas também curte ficar em casa 

É muito fácil se apaixonar por um Shih Tzu! Personalidade dócil, divertida e inteligente faz com que a raça seja considerada a segunda mais escolhida pelos brasileiros, atrás apenas dos cães sem raça definida. Além de ser uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis, o Shih Tzu se adapta facilmente a qualquer ambiente, inclusive apartamentos. O que eles amam mesmo é estar junto da família.

Como o Shih Tzu possui uma personalidade brincalhona, é importante ter um tempinho para realizar atividades com ele. A relação de uma criança com cachorro costuma ser bem proveitosa, já que é ótima companhia para levá-los para passear e brincar ao ar livre. Os dois se divertem bastante juntos.

Além disso, como a raça de cachorro Shih Tzu é bastante sociável, dificilmente terá problemas ao encontrar outros animais na rua, trazendo nenhum perigo para os pequenos. Mas não esqueça que o Shih Tzu é um cachorro braquicefálico. Isso significa que podem ter dificuldade para respirar após exercícios intensos. Portanto, evite atividades longas e não saia em dias muito quentes.

Além disso, se seu Shih Tzu um dia não estiver a fim de brincar e quiser apenas ficar deitadinho, não estranhe. Eles gostam disso, trazendo assim um equilíbrio de animação e tranquilidade - perfeito para quem tem uma criança agitada em casa.

Qual é o valor de um Shih Tzu?

Para ter um Shih Tzu, o preço dos filhotes costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 4.500. Por isso, é importante haver um planejamento financeiro, pensando também nos gastos que o animal vai demandar durante o resto da vida. Para quem não sabe quanto tempo vive um Shih Tzu, a expectativa de vida média da raça é de 10 a 16 anos. Durante todo esse tempo, o tutor ser responsável por todos os cuidados que envolvem o cãozinho, como saúde, vacinas, alimentação, higiene e muito mais. É muito bom ter um Shih-Tzu, mas o tutor deve estar ciente de todas as responsabilidades que isso envolve!

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 16/08/2021
Atualizado em: 14/08/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas