Gato

Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo

Publicado - 31 Agosto 2025 - 12h43

Atualizado - 31 Agosto 2025 - 13h15

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele? Muita gente nem imagina, mas esse é um sinal típico de caspa em gato, quadro bastante comum entre os bichanos.

Além do incômodo estético, que fica ainda mais evidente em um gato de pelagem mais escura, essas casquinhas esbranquiçadas podem deixar o pet desconfortável, muitas vezes com coceira associada. O problema é que, apesar de ser apenas um ressecamento de pele passageiro na maioria das vezes, a caspa felina também pode ter relação com desequilíbrios importantes na saúde do gato.

A boa notícia é que existem várias formas de lidar com o problema, desde ajustes simples na rotina até o uso de remédios específicos prescritos pelo veterinário. A seguir, o Patas da Casa vai esclarecer o que causa a caspa felina e como é possível eliminá-la de forma segura.

O que é caspa e como ela se manifesta nos gatos?

A pele dos gatos, assim como a dos humanos, está em constante renovação. Na prática, ela passa por uma descamação natural para que haja a troca de células mortas por células novas, em um processo que é praticamente invisível aos nossos olhos. Quando o animal se lambe para fazer a higiene, ele acaba removendo essas células mortas e vida que segue.

No entanto, quando a pele felina está com algum ressecamento ou mesmo com excesso de oleosidade, as células mortas acabam formando casquinhas maiores e visíveis, chamadas de caspa – que identificamos como pontinhos brancos no pelo do gato. Ou seja, a caspa não é uma doença, mas, sim, um sintoma de algum desequilíbrio da rotina ou na saúde do animal.

Caspa em gato preto exige mais atenção?

Quem tem gato preto em casa sabe bem: qualquer floquinho branco no pelo fica em evidência. Por isso, a caspa em gato preto pode parecer mais intensa, mas na prática não difere da caspa em gatos de outras cores. A diferença é que, no pelo escuro, os pontinhos brancos ficam muito mais visíveis, dando a impressão de uma descamação mais intensa.

Principais causas da caspa em gatos

A caspa em gatos pode surgir por diferentes motivos. Na maioria das vezes, as casquinhas brancas no pelo do pet não são um grande motivo de alarde para os tutores. Porém, é preciso uma investigação junto ao veterinário para descartar problemas de saúde mais sérios. Entre as causas mais comuns de caspa em gatos estão:

Gato preto recebendo carinho
A caspa em gato preto fica mais evidente devido ao contraste das casquinhas brancas com a pelagem

Alimentação pobre em nutrientes

A saúde da pele e do pelo do gato depende muito do que ele come. Quando a dieta é pobre em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, ou não fornece vitaminas e minerais suficientes, a pele pode ficar ressecada e descamar. Isso explica por que alguns animais desenvolvem caspa quando se alimentam apenas de ração para gato de baixa qualidade.

Condições ambientais

O ambiente em que o gato vive influencia diretamente na saúde da pele. Ambientes com ar-condicionado ou aquecedor, por exemplo, tendem a ressecar o ar, deixando a pele do animal seca e mais propensa à formação de casquinhas. Além disso, climas mais secos também podem favorecer o ressecamento da pele felina, causando episódios passageiros de caspa.

Higiene insuficiente

Gatos são animais naturalmente limpos, mas alguns têm dificuldade em se lamber e remover as impurezas do pelo. Isso acontece principalmente em casos de obesidade felina, que atrapalha o gato de alcançar determinadas áreas do corpo, especialmente a região das costas. A falta de escovação regular também contribui para o acúmulo de células mortas, aumentando a caspa no animal.

Estresse

Pode parecer exagero, mas o estresse realmente afeta a pele dos felinos. Mudanças na rotina, chegada de um novo animal na família ou até visitas frequentes em casa podem desencadear alterações hormonais que deixam a pele desequilibrada e propensa à descamação.

Alergias

A caspa também pode ser consequência de alergias em gatos, seja a alimentos, poeira, produtos de limpeza ou até picadas de pulgas. Quando a pele reage a uma substância irritante, ela tende a inflamar e descamar, gerando as famosas casquinhas brancas.

Infecções fúngicas

Em alguns casos, a caspa não é apenas um incômodo simples, mas um sinal de infecção fúngica, como a dermatofitose. Essa condição causa descamação, falhas no pelo e coceira intensa. Além disso, ao contrário da caspa comum, a dermatofitose é contagiosa para humanos e outros animais, exigindo diagnóstico e tratamento veterinário imediato.

Caspa de gato é contagiosa para humanos?

Em geral, a caspa em gatos não é contagiosa para humanos ou outros animais, já que se trata apenas de uma descamação da pele felina – normalmente relacionada a problemas não infecciosos. Porém, quando a caspa é resultado de uma infecção por fungos, pode, sim, haver risco de transmissão para as pessoas.

Por isso, é essencial procurar um veterinário ao notar a presença de caspa e outros sintomas, como coceira intensa, vermelhidão na pele e queda de pelos.

Mulher escovando o pelo de gato branco e preto
Escovar o pelo regularmente é uma das melhores maneiras de evitar e controlar a caspa em gato

Como eliminar caspa de gatos?

Ao ver uns pontinhos brancos no pelo do gato, o primeiro passo é buscar a orientação de um especialista para que o sintoma seja avaliado. Apenas um profissional pode analisar o quadro e determinar o melhor tratamento para a caspa felina. Em geral, existem diferentes opções de cuidado, a depender da causa por trás do problema, como:

Ajustes na alimentação: uma dieta balanceada, rica em ômega 3 e 6, ajuda muito na saúde da pele e do pelo. Muitas vezes, só a troca da ração já reduz consideravelmente as casquinhas.

Shampoo para caspa em gatos: existem produtos específicos que ajudam a controlar a oleosidade e o ressecamento da pele felina. O tutor deve sempre optar por um shampoo para caspa em gatos recomendado pelo veterinário, evitando produtos para humanos, que podem agravar o problema.

Spray para caspa em gatos: além do shampoo, existem produtos que ajudam a hidratar a pele e podem ser aplicados em casa, sempre com orientação profissional. O spray para caspa em gatos é uma opção prática, já que banhos frequentes em felinos não são recomendados.

Remédio para caspa em gatos: para quadros mais graves de caspa, associada a problemas de pele em gatos, o veterinário pode indicar um medicamento específico que ajude a acabar com a descamação. Esse tratamento pode incluir remédios tópicos ou orais, dependendo da causa da caspa.

Existe tratamento caseiro para caspa em gatos?

Junto com todos os cuidados recomendados pelo veterinário, os tutores também podem recorrer a alguns cuidados simples em casa que ajudam a controlar a caspa em gatos – e que servem como uma espécie de “tratamento” caseiro. Isso inclui escovar o pelo do gato regularmente, oferecer água fresca sempre e manter o ambiente úmido (um umidificador de ar pode ajudar).

Mas atenção: se a caspa felina não melhorar com esses cuidados básicos ou se vier acompanhada de coceira, feridas ou queda de pelo, não adianta confiar apenas em soluções caseiras. É necessário procurar um veterinário para investigar o que pode estar causando a descamação no seu pet.

Comportamento

Gatos são mesmo frios? A verdade sobre o comportamento afetivo dos felinos

Quem nunca ouviu alguém dizer que os gatos são frios? A fama de que os felinos são independentes, reservados e até antissociais atra...

Gato

Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo

Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele...

Gato

Qual a raça de gato mais apegada ao dono? Conheça as principais

Não é de hoje que os gatos têm a reputação de serem animais independentes e mais reservados. No entanto, quem convive com felinos sa...

Cuidados

Por que meu gato não bebe água? Veja como estimular a hidratação felina

Quem tem um gato em casa já deve ter notado que o potinho de água do pet não esvazia tão rápido quanto o de comida. Na verdade, em a...

Comportamento

Gatos são mesmo frios? A verdade sobre o comportamento afetivo dos felinos

Quem nunca ouviu alguém dizer que os gatos são frios? A fama de que os felinos são independentes, reservados e até antissociais atra...

Gato

Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo

Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele...

Cachorro

O que saber antes de ter um Doberman? Descubra quanto custa um cachorro da raça

O Doberman é uma das raças de cachorro mais admiradas do mundo. Com seu porte físico surpreendente e inteligência afiada, ele conqui...

Cachorro

Qual a diferença do Pastor Australiano e Border Collie?

O Border Collie é um dos cachorros mais populares no Brasil e o sucesso da raça tem explicação: além da beleza, ela encanta muitos t...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?