As superstições envolvendo o gato preto estão longe de ser verdade. Os bichanos com esse padrão de pelagem, na verdade, podem ser uma grata surpresa na vida de quem decide abrir o coração para eles. E, para quem não sabe, a cor da pelagem dos gatos pode, sim, influenciar no comportamento desses animais. Isso ajuda a entender melhor o que podemos esperar de cada pet (inclusive dos gatinhos pretos). Se você é apaixonado por esse padrão de cor, veja abaixo um infográfico com algumas curiosidades sobre gatos pretos e tudo que você precisa saber sobre a personalidade desses pets!


O gato preto tem uma personalidade amável e carinhosa, além de trazer sorte para os tutores
O gato preto tem uma personalidade amável e carinhosa, além de trazer sorte para os tutores

Gatinhos pretos são amáveis, confiantes e muito amorosos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esqueça aquela velha história de que os gatos são distantes e frios: com o bonde do gato preto isso muda completamente. Esses pets têm várias qualidades que todo mundo busca em um companheiro de quatro patas, pois são mansos, confiáveis e muito brincalhões com as pessoas que convivem com eles. Acredite: esse lado amável do gato preto é muito perceptível no dia a dia. Eles tendem a ser o tipo de animal que gosta de estar presente e uma curiosidade é que os gatos pretos são carinhosos , demonstrando o famoso “amor de gato” nos detalhes.

Talvez isso seja explicado porque os gatos pretos são mais rejeitados na hora da adoção. Esse sentimento de “exclusão” pode acabar fazendo com que os bichanos se sintam mais agradecidos e, consequentemente, tenham um comportamento mais afetuoso com os familiares. Afinal, é um tipo de amor que eles não estão acostumados, mas que retribuem do jeitinho deles!

Já se for uma mistura dessa cor com outras - como o gato preto e branco, também conhecido como gato frajola -, o comportamento pode mudar. Nesse caso, os bichanos costumam ser mais agitados, com personalidade independente e aventureira. Acredita-se, inclusive, que os frajolinhas tenham tendência a serem mais “fujões” do que outros pets.

O gato preto também é intuitivo, desconfiado e um pouco tímido

A ideia de que os gatinhos pretos simbolizam má sorte é bastante equivocada e injusta. Na verdade o que acontece é que os felinos com esse padrão de pelagem costumam ser bastante inteligentes e intuitivos. Eles têm uma boa capacidade de perceber perigos ao redor, e não hesitam em alertar os tutores nessas horas.

Ao mesmo tempo, o gato preto costuma ser desconfiado com estranhos e adotam uma postura mais tímida e acanhada quando aparecem visitas em casa. Ainda assim, não são animais agressivos ou difíceis de lidar, basta deixá-los no cantinho deles que fica tudo certo. Saber como socializar gatos é outra forma de diminuir essa desconfiança e deixar o animal mais amigável com os outros.

Raças de gato preto: saiba quais felinos podem ter essa pelagem

Se você tem vontade de ter um gato filhote preto, além dos queridos vira-latinhas que vemos por aí, saiba que é possível encontrar algumas raças com esse padrão. O Bombaim é um dos gatinhos pretos que mais chama a atenção nesse quesito, pois é uma raça de gato que parece uma pantera e o único padrão aceito é justamente o preto. Além dele, outros felinos que podem ter esse tipo de pelagem são o gato Persa, gato de Pelo Curto Inglês, Maine Coon e Angorá.

4 curiosidades sobre gatos pretos que você nem imaginava

1) Do ponto de vista místico e espiritual, o gato preto simboliza proteção e purificação do ambiente.

2) Sonhar com gato preto pode significar muitas coisas, mas normalmente está associado a uma ideia de ansiedade e insegurança. Pode ser que alguma situação esteja te deixando com o pé atrás, mas também é importante analisar o contexto do sonho e do que você está vivendo.

3) A melanina é a proteína responsável pela pigmentação dos pelos do gato. Ela é definida pela quantidade de eumelanina e feomelanina do organismo. Para ter um gato preto, a eumelanina é a grande responsável pelos fios escuros do pet.

4) Alguns nomes para gatos pretos que fazem referência à pelagem do animal são: Dark, Thunder, Pantera, Pretinho (a), Neko, Ônix e Eclipse.

Redação: Juliana Melo