Gato

Tudo sobre pelo de gato: cuidados, função, troca de pelagem e muito mais

Publicado - 05 Junho 2020 - 18h32

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Gatos peludos, quase ou sem nenhum pelo, com a pelagem mais densa ou bem fina: são muitas variações! Que o pelo de gato faz parte da vida (e das roupas) dos gateiros de plantão não é novidade para ninguém, mas a principal função da pelagem é manter a temperatura do corpo do animal, mesmo com as variações de clima das estações, e protegê-lo de agentes externos, como o sol e alguns parasitas. Mas como isso funciona com o Sphynx, por exemplo, que não tem pelos? Como a pelagem tem relação com a comunicação felina? Quais são os cuidados principais? Como funciona a troca de pelagem? Para responder essas e outras questões, preparamos um guia completo para você entender tudo sobre pelo de gato. Dá uma olhada!

Pelo de gato: entenda como ele se forma e a sua função

Todo mundo sabe que existem diferentes raças de gato mundo afora e, com isso, diferentes cores de gatos também. Gato branco, preto, gato laranja, cinza, chocolate, bege e malhadinho são os mais comuns. E ainda tem uma curiosidade por trás disso: a cor da pelagem pode determinar alguns traços de personalidade no felino. Mas, para a surpresa de alguns, a pelagem dos gatos não está ali apenas para deixar o seu bichano mais fofinho. Antes de tudo, os pelos possuem alguns papéis fundamentais para a saúde do animal, como garantir a temperatura ideal para o seu bichano ficar confortável.

Outra função importante da pelagem dos gatos é a de comunicação. Sim, isso mesmo! Os pelos do seu gatinho também podem expressar como ele está se sentindo e até mesmo ajudá-lo como “medida de defesa”. Gato com pelos do dorso e da cauda arrepiados, por exemplo, criam a ilusão de que o animal é maior e, por isso, é uma ótima tática utilizada para lidar com ameaças. Já gato com pelo do corpo arrepiado pode significar que o seu bichano está com medo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, eles também funcionando como defesa contra os raios solares. Sendo assim, na ausência de pelos, como é o caso do gato Sphynx, é necessário ter alguns cuidados específicos. O uso de protetor solar todos os dias e as roupas no inverno são os principais deles.

A troca da pelagem de gatos é comum durante a primavera

Se você tem um felino, já deve ter percebido que em uma época específica do ano a quantidade de pelo de gato pela casa parece triplicar. Isso é um sinal claro de que o seu bichano está fazendo a troca da pelagem. Geralmente, o processo ocorre durante a primavera, que marca o aumento gradativo da temperatura e prepara o animal para o verão. Nessa fase, é comum reparar na queda de pelo em gatos justamente porque é quando o animal troca a pelagem mais espessa por uma mais leve. Não se preocupe, é um processo natural: os fiapos que se perdem não serão necessários durante as altas temperaturas do verão.

O que você pode fazer é tentar amenizar os efeitos para o animal e para a sua casa. Nesse caso, vale investir em uma escova ou luva para tirar pelo de gato. Além disso, é importante aumentar a frequência de escovações para uma vez por dia durante essa fase.

pelo de gato: sphynx, gato sem pelo

Bola de pelo: gato pode sofrer bastante com esse problema

 

Os felinos são animais extremamente higiênicos e o ato de fazer a própria limpeza com a língua comprova isso. Ainda assim, esse simples hábito pode resultar em bolas de pelo vomitadas pela casa quando o gatinho não é escovado com frequência. Por isso, adotar a escovação constante dos pelos do seu gato é o primeiro passo para evitar que ele sofra com esse incômodo. Nesse caso, a escova para gatos pode (e deve!) ser a sua maior aliada. Vale também checar a alimentação do seu gato: uma ração de qualidade tem uma quantidade equilibrada de fibras e outros nutrientes que ajudam a estimular a digestão e, consequentemente, evita as bolas de pelo.

Pelo de gato caindo pode estar ligado à alimentação do bichano

Engana-se quem pensa que cuidar do pelo de gato se resume a escovação. A qualidade da ração que você oferece ao seu felino também pode afetar a qualidade da pelagem e, consequentemente, aumentar a sensibilidade da pele do animal. Para evitar esse quadro, manter uma dieta equilibrada e saudável é fundamental. As proteínas, por exemplo, ajudam no o crescimento dos pelos e, por isso, não deve faltar na alimentação do seu bichano. As vitaminas A, H, E e as dos complexos B também ajudam a manter a saúde da pelagem do animal.

Além da pelagem do corpo, o bigode do gato também precisa de uma atenção especial

Para a surpresa de muita gente, o bigode do gato é tão importante quanto à pelagem do corpo do animal. É graças a ele, inclusive, que o seu bichano tem a capacidade de se equilibrar em prateleiras e perceber as mudanças no ambiente mesmo no escuro ou à distância. Por isso, ao contrário dos pelos do corpo, ele deve ser mantido e jamais cortado. Um gatinho com o bigode aparado se sentirá perdido e desorientado. Além disso, é preciso ter alguns cuidados com esses pelos para evitar que qualquer contato possa ser sentido pelo gato. Nesse caso, o uso de comedouros e bebedouros rasos e largos é muito importante. 

dono escovando pelo de gato

Queda de pelo em gatos pode significar que algo não vai bem com a saúde dele

 

Seu gato está perdendo mais pelos do que o normal? É importante ficar atento! Além da dieta inadequada, queda de pelo em gatos pode ter diferentes causas, que vão desde as mais comuns até as que precisam de uma atenção especial e até mesmo tratamentos indicados por um veterinário. Confira as principais abaixo:  

Fique atento a outros sintomas que o gatinho pode manifestar associados com a queda de pelos. Se ele apresentar fraqueza, vômitos e diarreia ou feridas pelo corpo, leve-o ao veterinário o quanto antes.

Alergia a pelo de gato: como amenizar os efeitos e conviver melhor com os felinos

Um problema bastante comum aos humanos é a alergia a pelo de gato. A boa notícia é não há necessidade de se desfazer do seu gatinho caso você descubra que é alérgico. Alguns cuidados básicos e simples podem ajudar a amenizar os efeitos e garantir uma boa convivência entre você e os bichanos. Procurar um alergologista, por exemplo, é o primeiro deles. Esse profissional é capacitado para diagnosticar a alergia e indicar o tratamento mais eficaz para o seu caso. Limitar o acesso do seu gatinho a determinados lugares da casa, como a sua cama, também é importante. Além disso, manter uma rotina de escovação com o uso de escova de gato ajuda a diminuir a queda de pelos no ambiente e, consequentemente, as crises alérgicas. 

 

Redação: Úrsula Gomes

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas