Alimentação animal

Tem que colocar água no sachê de gato? Entenda se essa prática é benéfica para os felinos

Publicado - 06 Outubro 2025 - 08h56

Atualizado - 07 Outubro 2025 - 19h07

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

O sachê para gatos é uma das melhores maneiras de complementar a alimentação diária dos felinos. Além de prático, ele é uma opção saborosa e com textura atrativa, que agrada até os pets mais exigentes, e ainda contribui para o controle do peso, já que tem menos calorias do que a ração seca.

No entanto, uma das características mais importantes desse tipo de alimento é que ele possui um alto teor de umidade, o que ajuda a manter o gato hidratado e previne problemas sérios de saúde – principalmente aqueles relacionados com a saúde dos rins, como a doença renal crônica.

Nesse sentido, muita gente ainda reforça esse efeito hidratante do sachê adicionando água ao alimento na hora de dar ao gatinho. Mas será que essa prática é realmente segura ou ela pode alterar a qualidade do sachê? Será que ela oferece algum benefício real para os gatos? O Patas da Casa responde isso tudo a seguir!

Afinal, posso colocar água no sachê do meu gato?

Não só pode, como deve! Especialistas recomendam colocar um pouco de água no sachê para estimular ainda mais a ingestão diária de água, especialmente no caso de gatos que não costumam beber água com frequência. Essa prática contribui para o bom funcionamento dos rins e até evita problemas urinários nos felinos, como a cistite e a formação de cristais.

Misturar água morna no sachê também pode deixar o alimento mais apetitoso, já que o aroma do conteúdo tende a se intensificar quando aquecido levemente. E essa textura mais úmida também pode ser particularmente mais palatável para gatos idosos, com dentes sensíveis ou em recuperação de alguma doença.

O importante é que a água usada para isso seja sempre filtrada e adicionada na quantidade certa, sem exageros, para não diluir demais o sabor do alimento – o que pode ter o efeito contrário, deixando o gato desinteressado pelo sachê.

Gato comendo ração úmida
Adicionar água ao sachê estimula ainda mais a hidratação diária do gato, prevenindo problemas renais

Quanto de água devo colocar no sachê para gato?

A proporção ideal é pequena, apenas o suficiente para deixar o alimento um pouco mais líquido, mas sem transformá-lo em uma “sopa”. Em geral, adicionar de 1 a 3 colheres pequenas de água filtrada ao sachê é o bastante para garantir mais hidratação sem comprometer o sabor e o valor nutricional do produto.

Aqui, vale reforçar que os gatos são exigentes quando o assunto é comida e cada animal tem suas preferências. Alguns preferem o sachê mais pastoso, enquanto outros aceitam melhor quando fica levemente líquido. O ideal é observar a reação do felino e ajustar a quantidade de água conforme a aceitação. Também é importante oferecer o sachê logo após o preparo, evitando que o alimento fique exposto por muito tempo, o que pode atrair insetos ou favorecer a proliferação de bactérias.

Como dar sachê para gato?

Mesmo sabendo de todos os benefícios do sachê para gato, muitos tutores ainda têm dúvidas sobre a forma de oferecer esse alimento para os pets. E a primeira coisa que você precisa saber é que os gatos podem comer sachê todos os dias, desde que isso aconteça de forma equilibrada, alternando com a ração seca. O tutor também pode alimentar o gato apenas com sachê, mas é importante consultar um veterinário antes de adotar essa prática.

Além disso, é fundamental escolher produtos de boa qualidade, específicos para a idade e o perfil do felino, que sejam definidos como “alimento completo” ou “ração balanceada”, pois são mais nutritivos, como é o caso dos sachês Purina® Pro Plan®. Com opções específicas para filhotes, adultos e gatos castrados, o alimento úmido de Pro Plan® é livre de corantes e ainda contém prebióticos em sua composição, favorecendo a saúde felina como um todo.

Qualquer que seja o alimento úmido que você oferecer ao seu pet, lembre-se que também é preciso armazená-lo corretamente: se o sachê não for consumido por completo no mesmo dia, o restante precisa ser mantido na geladeira e oferecido em até 24 horas.

Com essa dica para fazer seu gatinho consumir mais água todo dia, você transforma o sachê em uma refeição ainda mais completa, que auxilia o gato a se manter saudável e satisfeito. Se o pet não aceitar de primeira o alimento diluído, experimente oferecer sachês de outros sabores e até de outras marcas para compreender (e agradar) o paladar do animal.

Comportamento

Gatos territorialistas: como saber se seu pet é assim e como lidar com esse comportamento

O comportamento felino é marcado por instintos muito bem definidos, desenvolvidos ao longo de milhares de anos. Mesmo vivendo em amb...

Cachorro

Fisioterapia para animais: quando ela é indicada e 7 benefícios que ela oferece para cães e gatos

A fisioterapia para animais vem ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária por oferecer uma abordagem eficiente, segura e...

Gato

Quanto tempo a dermatofitose felina fica no ambiente? É perigoso para humanos?

A dermatofitose é uma micose superficial causada por fungos que se alimentam de queratina, atingindo principalmente a pele, os pelos...

Alimentação

Por que um gato castrado não pode comer ração normal? Veja o que dizem os veterinários

A castração é um dos procedimentos mais importantes para a saúde e o bem-estar dos gatos, pois ajuda a prevenir doenças do sistema r...

Cachorro

Quer começar a correr com seu cachorro? Veja quais sãos os cuidados que você deve ter

Correr com o cachorro pode ser uma excelente forma de estimular a saúde física e mental do pet, além de fortalecer o vínculo entre t...

Cachorro

Quanto tempo um Yorkshire pode ficar sozinho?

O Yorkshire é um cãozinho pequeno no tamanho, mas enorme em personalidade. Conhecido por ser inteligente, ativo e extremamente apega...

Comportamento

Gatos territorialistas: como saber se seu pet é assim e como lidar com esse comportamento

O comportamento felino é marcado por instintos muito bem definidos, desenvolvidos ao longo de milhares de anos. Mesmo vivendo em amb...

Cachorro

Tipos de ração seca para cachorro: como escolher na hora de comprar?

A ração seca é um dos alimentos mais utilizados na rotina dos cachorros por oferecer praticidade, segurança nutricional e longa dura...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?