Comportamento animal

Cachorro ciumento: as 10 raças de cachorro que mais sentem ciúmes do dono

Publicado - 15 Maio 2024 - 09h02

Atualizado - 15 Maio 2024 - 11h10

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Embora o comportamento de um cachorro ciumento possa parecer fofo, é preciso ter muito cuidado com esse sentimento. Muitas pessoas acreditam que o ciúme é algo positivo, indicando que o outro se importa e ama você, porém, no universo canino não é exatamente assim que funciona. Se o ciúmes canino não for trabalhado pelo tutor e comportamentalistas, esse sentimento pode deixar o cachorro estressado, agressivo e infeliz. Para evitar que isso aconteça, é preciso iniciar a socialização desde cedo na vida do animal, especialmente nas raças que carregam uma personalidade mais ciumenta. 

Isso mesmo! Assim como alguns humanos tendem a ser mais ciumentos que outros, é natural que algumas raças de cachorro sejam mais ciumentas, e isso pode ser percebido pela maneira como o peludo trata o tutor. Mas que raças são essas? O Patas da Casa vai te mostrar quais são as 10 raças de cachorro ciumento, como identificar esse sentimento e o que fazer para amenizá-lo.

Principais sintomas de cachorro com ciúmes

Se você pensava que o ciúmes era um sentimento único e exclusivo dos humanos, vai se surpreender com o estudo “Ciumes em cães”, realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2004, pesquisadores da universidade decidiram fazer um experimento com 36 cães para ver se o ciúmes fazia parte das emoções caninas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para isso, eles colocaram os tutores para interagir com uma pelúcia para cachorro, que se movia como se fosse de verdade, e o resultado demonstrou que os os cães se sentiram enciumados com a interação entre os dois. Para identificar um cachorro ciumento, os sintomas ficam bem claros e podem ser reconhecidos pelo comportamento canino. Confira os principais sinais que podem indicar que o pet está com ciúmes: 

1) O Chihuahua é um cachorro ciumento

Chihuahua latindo e rosnando

Se existe um prêmio para o cachorro mais ciumento do mundo, com certeza o Chihuahua ganharia o primeiro lugar. Pesando no máximo 3 quilos, esses peludos não se sentem intimidados por ninguém que se aproxime ou seja uma ameaça para o tutor. Por trás desse tamanho todo, o Chihuahua é uma raça extremamente apegada ao dono, o que pode resultar em bastante ciúmes. E não é só dos humanos que eles sentem ciúmes não, viu?! Esses pequenos não gostam de dividir seus brinquedos para cachorro e podem demonstrar comportamentos mais agressivos quando alguém tenta tomar deles. Geralmente, eles demonstram esse descontentamento latindo bastante para a pessoa que o incomoda,  podem rosnar e até mostrar os pequenos dentinhos. 

2) O Dachshund é conhecido por ser temperamental

Dachshund passeando com coleira e latindo

Por trás de toda fofura do corpo de cachorro comprido e rebaixado do Dachshund, existe uma valentia sem igual. Eles são donos de um temperamento um pouco difícil, o que não significa que são agressivos, mas com certeza bastante teimosos. Apesar do cachorro salsicha ser simpático com as pessoas, ele demonstra um apego especial pelo tutor, o que pode resultar em comportamentos ciumentos ao lado de outros animais e até humanos. Quando se sentem incomodados com a proximidade de outros, eles vão demonstrar isso por meio dos latidos excessivos, a marca registrada desses peludos temperamentais. Para evitar esse comportamento na raça, é fundamental que eles sejam socializados desde cedo.

3) Pug é um cãozinho apegado ao tutor 

Pug deitado no chão com carinha triste

O Pug é um dos cães mais populares e queridinhos no Brasil e no mundo todo. Talvez devido à personalidade tranquila, amável e companheira da raça que deixa qualquer um apaixonado. Contudo, uma característica do cachorro Pug é que eles são bem apegados aos tutores. Por essa razão, quando se sentem excluídos e sem receber a atenção que desejam, podem ser bem ciumentos. Para demonstrarem que estão insatisfeitos, esses peludos podem choramingar e fazer xixi de cachorro por toda parte só para chamar atenção. 

4) O Chow Chow é leal ao dono 

Chow Chow ao ar livre usando coleira para passeio

A personalidade do Chow Chow, peludos que parecem até um leão da selva, é marcada pela independência e lealdade. Na antiguidade, esses cães de origem chinesa eram muito usados como cão de guarda, o que explica o forte instinto protetor da raça. É justamente devido a esse instinto aliado à lealdade que esses peludos podem sentir ciúmes dos tutores. Como foram criados para vigiar e proteger, eles podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados ou percebem algum tipo de risco aos donos. Mas é importante lembrar que o Chow Chow não é um cachorro agressivo, apenas dominante. Então para evitar que ele assuma uma postura agressiva, é fundamental que ele seja adestrado e receba a socialização correta com crianças e outros animais.

5)  O Lulu da Pomerânia é um pequeno de personalidade forte

 Lulu da Pomerânia filhote latindo em cima de sofá

O Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro pequena que mede no máximo 22 cm. Esse tamanico, porém, não é documento para o cão. Eles são dóceis, carinhosos e extremamente leais ao dono, mas quando o assunto são estranhos, a menor versão do Spitz Alemão tende a ser desconfiado devido ao forte instinto protetor. Então quando pessoas desconhecidas se aproximam do dono, eles podem estranhar e latir bastante para indicarem que não estão confiantes com a situação.

6) O Poodle tende a ser um peludo possesivo

Poodle latindo

Com rostinho angelical e pelos fofinhos que lembram até algodão, o Poodle pode até parecer ser um cãozinho de boa, que não tem nenhum problema em dividir a atenção do tutor. Mas essa aparência engana! O temperamento do Poodle, na verdade, é um pouco possessivo e ciumento. Eles são cães extremamente sensíveis e companheiros dos tutores, e por essa razão podem sentir ciúmes quando outros animais recebem a atenção que eles desejam. Mas esse traço de personalidade pode ser resolvido facilmente: basta socializar o Poodle enquanto ele ainda for um filhote de cachorro.

7) O Beagle é um cão territorialista

cachorro Beagle sentado ao ar livre latindo com o rosto virado para cima

Conhecido por ser cheio de energia e disposição para aprontar, o Beagle é um pet simpático, dócil e carinhoso. Geralmente, se dão super bem com crianças e outros animais na rua, mas podem ser bem territorialistas em casa. Devido ao poderoso faro do cachorro Beagle, eles são excelentes caçadores e eram usados para caçar coelhos e lebres desde a antiguidade. Esse instinto, porém, ainda permanece presente na raça, e é por essa razão que eles podem se tornar um cachorro ciumento quando alguém ou algum animal está invadindo o seu espaço. 

8) Pastor Alemão é dotado de um forte instinto protetor

Pastor Alemão sentado dentro de carro de polícia, apoiado na janela

Por trás de toda imponência do Pastor Alemão, existe um cachorro carismático, inteligentíssimo, amoroso e bem divertido. Mas o que mais chama a atenção mesmo na raça é o forte instinto protetor do animal em relação ao tutor. Eles são extremamente leais e fiéis, e criam uma relação de muito apego ao dono. É por essa razão que ele tende a ser bem territorialista e um cachorro ciumento, e pode demonstrar um comportamento agressivo quando sentem que  precisam proteger o tutor. Não é atoa que essa raça é a preferida para um cachorro policial, né?!

9) O Labrador é fiel ao tutor e pode sentir ciúmes

cachorro labrador latindo ao ar livre

Dóceis, amigáveis, inteligentes e bem divertidos, o Labrador é uma das raças de cachorro mais queridas para quem busca um companheiro fiel e extrovertido. Porém, justamente devido a esse forte vínculo que criam com os tutores, cães dessa raça podem desenvolver o ciúmes. A boa notícia é que esse cachorro ciumento não tende a ser agressivo, mas pode latir ou destruir brinquedos para chamar a atenção do tutor. Para que isso não aconteça, eles precisam ser treinados quando filhotes, mas o processo de adestramento de cães dessa raça é extremamente tranquilo.

10) Shih Tzu é um cachorro ciumento e pode se sentir ameaçado por novas pessoas e animais 

Shih Tzu deitado nos braços em um humano

O Shih Tzu é uma das melhores raças para quem tem criança em casa, além de ser super indicada para quem mora em apartamento. Mas será que o Shih Tzu é um cachorro ciumento? Por serem bastante amorosos e apegados aos donos, cães da raça Shih Tzu podem desenvolver ciúmes por novos animais e até pessoas no ambiente, como se eles considerassem essa “invasão” uma ameaça à relação que possuem com o tutor. Contudo, esse comportamento pode ser facilmente evitado se o cão for socializado desde filhote com outros animais e pessoas. 

Cachorro com ciúmes do outro, o que fazer?

Agora que você já viu quais são as raças mais ciumentas, é hora de descobrir como agir  em caso de cachorro com ciúmes do outro. O que fazer para evitar uma possível briga de cachorro ou estranhamento? Veja algumas dicas para acostumar o cão com a presença do outro:

  • Deixe os cachorros juntos: se os cães não forem agressivos, deixe eles ficarem próximos um do outro sem a presença do tutor. Para maior segurança, você pode manter cada animal dentro da caixa de transporte para cachorro, e deixá-las bem pertinho uma da outra. 
  • Contrate um adestrador: o adestrador  é o profissional mais adequado para lidar com um cachorro ciumento. É ele que vai definir a origem do ciúmes, conhecer a personalidade de cada animal e definir qual é a melhor forma de agir. 
     

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas