Adoção animal

Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão): um guia definitivo sobre essa raça fofa + 30 fotos para você se apaixonar

Publicado - 12 Julho 2023 - 18h13

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Lulu da Pomerânia é bom para apartamento e é uma das companhias mais populares entre os pais de pet que vivem em grandes centros urbanos. A versão anã do Spitz Alemão (Zwergspitz) - ou simplesmente Lulu da Pomerânia (sim, eles são o mesmo cachorro!) - é apaixonada pelo dono, com um jeito bem brincalhão, cheio de energia para gastar e protetor. Mesmo que o cãozinho seja um tanto receoso com estranhos, se encantar por esse animal fofo e apertável com a convivência diária é praticamente impossível.

Para conhecer mais sobre as características do cachorro Lulu da Pomerânia ou cachorro Spitz Alemão, é só continuar com a gente: preparamos uma matéria bem completa com tudo que você precisa saber sobre a raça.

Raio-x do cachorro Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão, Zwergspitz)

  • Origem: Alemanha
  • Grupo: Spitz e cães de tipo Primitivo
  • Pelagem: dupla, longa e densa
  • Cores: branco, preto, marrom, dourado, alaranjado, cinza e mesclado
  • Personalidade: dócil, brincalhão, extrovertido, teimoso e desconfiado com estranhos
  • Altura: 18 a 22 cm
  • Peso: 1,9 a 3,5 kg kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos
  • Preço: Lulu da Pomerânia pode custar entre R$ 3.000 e R$ 15.000

Conheça a origem do Lulu da Pomerânia ou Spitz

Como o próprio nome já sugere, o Spitz Alemão é um cão originário da Alemanha, mais especificamente do extremo norte do país. Por lá ele é conhecido como Zwergspitz. Inclusive, atualmente, uma parte do território em que o cãozinho surgiu pertence à Polônia, que é a região da Pomerânia - é daí que também vem o nome Lulu da Pomerânia. Spitz Alemão, portanto, tem uma origem bem definida, e são descendentes de cães que vieram da Islândia e da Lapônia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A grande questão é que a raça se desenvolveu em diferentes tamanhos, e é por isso que hoje em dia muitos ficam confusos e tentam entender a diferença entre Lulu da Pomerânia e Spitz Alemão. No entanto, independentemente do porte, não dá para negar que esse é um dos cães mais populares que existem. O reconhecimento oficial da raça Zwergspitz - também chamado de Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia - ocorreu em 1900 pelo American Kennel Club.

Spitz Alemão x Lulu da Pomerânia: qual a diferença entre eles?

Muitos tutores acreditam que esses cachorros não pertencem à mesma raça por conta dos nomes diferentes, e por isso logo recorrem à internet e procuram por “diferença Spitz Alemão Lulu Pomerânia". Afinal, por serem cães tão parecidos, é natural querer saber exatamente qual a diferença entre Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão, certo?

Bom, se você faz parte do grupo de pessoas que sempre tentou descobrir se existe diferença entre Spitz Alemão e Lulu da Pomerânia, chegou a hora da verdade: não existe absolutamente nenhuma diferença entre os dois cãezinhos. Na verdade, o Spitz Alemão, Lulu da Pomerânia e Zwergspitz são a mesma raça de cachorro!

Mas se eles são iguais, por que não carregam o mesmo nome? Existe uma explicação para isso: no caso do Lulu da Pomerânia e Spitz Alemão, diferença está principalmente no tamanho deles. Para se ter uma ideia, enquanto outros exemplares da raça costumam medir entre 30 e 60 cm de altura, a diferença entre Spitz e Lulu é que a raça Lulu não passa de 22 cm. Ou seja, é um cachorro anão! Não existe Lulu da Pomerânia "grande", porque cães maiores seriam considerados Spitz. Cachorro pequeno é sempre Lulu!

Características físicas da raça de cachorro Lulu vão além da fofura

Agora que você já sabe basicamente qual a diferença entre Spitz Alemão e Lulu da Pomerânia, chegou a hora de conhecer melhor as características físicas desse lindo cãozinho! Como já foi dito, a raça de cachorro Lulu é a uma versão anã do Spitz Alemão e, portanto, tem um tamanho bem reduzido se comparado com outros tipos de Spitz. Então se você está na dúvida de como saber se o Spitz Alemão é anão, basta ficar atento ao tamanho dele: o Lulu da Pomerânia costuma medir, em média, 20 cm. No Zwergspitz, altura é a mesma, já que se trata da mesma variação de cachorro.

Mesmo sendo um cachorro pequeno peludo, o Spitz (ou Zwergspitz) tem um corpo forte e robusto, com olhos bem arredondados e escuros - na maior parte das vezes, preto. A pelagem é outro aspecto que chama muita atenção, fazendo com que o Spitz Alemão mini pareça bastante com um leãozinho. Quanto às cores, Lulu da Pomerânia pode ser bem diverso, como veremos mais adiante.

Condição física do Spitz Alemão: os exercícios físicos são importantes para a raça

Sobre o condicionamento físico do Lulu da Pomerânia anão, vale destacar que esse é um animal cheio de energia e que ama brincar, ou seja: ele precisa direcionar essa disposição toda para atividades físicas, ou pode acabar ficando com tédio ou ansioso. Mesmo que a raça de cachorro Lulu fique bem sozinha em casa quando você precisar se ausentar, assim que te ver, ele vai buscar chamar a sua atenção por dois motivos.

O primeiro é a necessidade de companhia do dono e o segundo é pela vontade de se movimentar. Esse é o momento ideal para passear com o cachorro da Pomerânia e brincar ao ar livre. A prática de esportes e atividades físicas leves também traz vantagens para a saúde do animal, já que ajuda a fortalecer a musculatura e evita a obesidade canina, que pode ser um problema ainda mais sério em animais de pequeno porte.

Spitz Alemão cresce até que idade?

É normal que surja a dúvida de até que idade cresce o Spitz Alemão (Zwergspitz). Diferente de cães maiores que têm o crescimento mais lento, cachorros de raça pequena - especialmente os mini ou anões, como é o caso do Lulu - têm um desenvolvimento acelerado logo no primeiro ano de vida. Então, o Lulu da Pomerânia cresce até quantos meses, afinal? A resposta de com quantos meses o Lulu da Pomerânia para de crescer é entre 6 e 12 meses. No geral, esse crescimento acontece mais rapidamente nos primeiros 6 meses, e depois desacelera - mas no caso do Lulu, cachorro ainda pode crescer alguns centímetros até completar 1 ano.

No entanto, é bom levar em consideração que quando se trata da curva de crescimento, Spitz Alemão (Zwergspitz) pode ter certa variação de acordo com o seu porte. No caso do Lulu da Pomerânia, crescimento mês a mês é muito mais evidente do que se fosse um Spitz Alemão grande, que leva mais tempo para atingir seu tamanho final.

 

O Lulu da Pomerânia é cheio de energia e ama brincarSobre o crescimento, Lulu da Pomerânia cresce até 12 meses de idadeLulu da Pomerânia branco ou caramelo são super popularesRaça de cachorro Lulu da Pomerânia fica bem sozinha, mas gosta de atençãoO Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) parece maior por causa do volume dos pelosSpitz preto na versão anão (Lulu da Pomerânia) não é tão comum, mas é lindoA diferença entre Lulu e Spitz é, basicamente, o tamanho dos cãesO cachorro Lulu da Pomerânia tem a estrutura óssea frágil e precisa de cuidadosO Lulu da Pomerânia branco é apaixonanteLulu da Pomerânia ou Spitz Alemão: ní­vel de energia do pet é altoCachorro Spitz Alemão branco precisa ser escovado duas vezes por semanaO Lulu da Pomerânia preto e marrom é um charmeO Spitz Alemão é um cachorro que precisa de socializaçãoO cachorro Spitz Alemão adora acompanhar sua famíliaO Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão tem a postura altiva e forteO Lulu da Pomerânia filhote costuma ser bem pequeno

 

Lulu da Pomerânia: como é a personalidade e o temperamento da raça?

 

  • Convivência:

As fotos do cachorro Lulu da Pomerânia (também chamado de Spitz ou Zwergspitz) não negam: esse é um bichinho super carismático e que conquista a todos com a sua aparência fofinha. Mas como será a personalidade e temperamento do Spitz Alemão no dia a dia? A verdade é que é muito prazeroso conviver com ele, pois a raça de cachorro Lulu da Pomerânia é marcada por doçura e companheirismo.

Para o Zwergspitz, família é muito importante e ele gosta sempre de estar por perto, além de ser um cão cheio de energia, brincalhão e extrovertido. O Spitz anão dificilmente fica parado por muito tempo, e interagir é com ele mesmo, especialmente se for com pessoas do seu ciclo de confiança. No entanto, a teimosia às vezes pode ser um empecilho, sendo necessário investir em um bom adestramento.

  • Socialização:

A socialização do cachorro Lulu da Pomerânia é necessária para que ele aprenda a lidar com estranhos. Isso porque quando se trata do Lulu, cachorro é bem dócil e carinhoso com os donos, mas tende a ser desconfiado e resistente na interação com estranhos. Com instinto protetor, coragem e a vocação de um cão de guarda, ele demora a confiar em uma pessoa que acabou de conhecer. Se achar que seus donos, sua casa ou ele mesmo estão numa situação de perigo, não vai hesitar em latir e sinalizar a intuição negativa. 

A socialização ajuda a amenizar e a equilibrar a relação do Spitz Alemão filhote e adulto nesses casos: quanto mais acostumado ele estiver, melhor vai conseguir julgar os momentos em que precisa reagir de forma defensiva ou não. Com crianças, o cachorro Spitz (Zwergspitz ou Lulu Pomerânia) costuma se dar bem, mas é sempre bom manter a supervisão quando ele estiver perto das mais novas para que nenhum dos dois saia machucado numa brincadeira que pode ser mais bruta. 

  • Adestramento: 

O Lulu da Pomerânia é um cachorro muito inteligente e atento a tudo o que acontece ao seu redor, mas a personalidade forte e desconfiada faz com que ele resista um pouco ao treinamento. Além disso, ele também é muito teimoso e tem dificuldade de aceitar ordens, ou seja: na hora de ensinar os comandos, truques e corrigir alguns comportamentos do seu amigo Spitz, você vai precisar de paciência e persistência. 

Justamente por causa da personalidade extrovertida e que tende à dominância, o adestramento é muito importante para a raça da Pomerânia. Cachorro precisa aprender e entender que não está no comando. O processo também vai facilitar o contato do Lulu com outros animais, já que ele não é tão chegado à amizade. Se precisar, conte com a ajuda de um profissional. 

5 curiosidades sobre o Lulu da Pomerânia

1) A raça de cachorro Lulu da Pomerânia é uma das preferidas das celebridades! E acredite se quiser, isso já ocorre há muito tempo: Mozart, rainha Vitória da Inglaterra e o pintor Michelangelo tinham um exemplar da raça. Outros famosos que também possuem um Lulu da Pomerânia são Paris Hilton e Ozzy Osbourne.

2) Há boatos de que Michelangelo era tão apegado com o seu cachorrinho Spitz Alemão (Zwergspitz) que o pet esteve presente enquanto ele pintava a Capela Sistina. Reza a lenda que o cãozinho ficou por perto o tempo todo deitado em um travesseiro de seda.

3) Um dos cachorros mais famosos do mundo era da raça Lulu da Pomerânia. Seu nome era Boo e ele tinha mais de 531 mil seguidores no Instagram e mais de 15 milhões de fãs no Facebook . O pet era tão famoso que já participou de vários programas de televisão. Infelizmente, ele faleceu em 2019, com 12 anos de idade.

4) Dois cães da raça Spitz Alemão conseguiram sobreviver ao naufrágio do Titanic, em 1912. Embora vários animais de estimação estivessem a bordo do navio, somente três sobreviveram, sendo dois da raça de cachorro Lulu da Pomerânia e um da raça de cachorro Pequinês.

5) O Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão ou Zwergspitz) pode mudar de cor conforme envelhece. Além disso, os cães desta raça tem as mais variadas cores: são até 23 combinações diferentes. Então além do cachorro Spitz Alemão branco ou caramelo, é possível encontrar cães mesclados com duas cores, como o Lulu da Pomerânia preto e marrom, por exemplo.

Cachorro Lulu da Pomerânia filhote: o que esperar do cãozinho?

Não é mistério que entre Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão, diferença é o tamanho que determina. Mas se o cachorro Lulu já é muito pequeno na fase adulta, imagina só quando filhote! Esses cães são ainda mais frágeis e vulneráveis nessa fase, por isso precisam de muita atenção e cuidados. Por serem mais sensíveis, eles podem sofrer com as mudanças bruscas de temperatura e se machucar facilmente, então é bom oferecer um lar com muito conforto para o Lulu da Pomerânia filhote.

Além disso, antes de começarem os passeios fora de casa, não esqueça de dar todas as vacinas para cachorro, bem como vermífugo. Essa é a melhor forma de garantir a saúde do Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia) em qualquer fase da vida, mas principalmente quando filhotes. A alimentação também deve ser adequada para a idade do pet, então esteja atento às orientações do médico veterinário. Vale lembrar que quando o assunto é valor, Lulu da Pomerânia vem acompanhado de vários gastos mensais com alimentação, higiene, saúde, entre outros.

 

O Lulu da Pomerânia é um cachorro pequeno peludo muito fofoO cachorro Lulu da Pomerânia filhote é muito frágilO Lulu da Pomerânia precisa ser bem seco depois do banhoO Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia pode ficar bem diferente depois de tosadoDiferença entre Lulu e Spitz só é percebida por quem reconhece cachorro anãoO cuidado com o Spitz Alemção filhote envolve tosa e alimentação corretaLulu da Pomerânia (Spitz Alemão) é muito extrovertido e brincalhãoNo caso do Lulu, cachorro tem pelos curtos próximo ao focinhoO Lulu da Pomerânia dourado e bege é um dos mais comunsO Lulu da Pomerânia branco parece uma nuvem no formato de cachorroSpitz Alemão ou Lulu da Pomerânia tem a pelagem longa como característicaO Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão) preto é um charme de cachorroO Lulu da Pomerânia branco é um dos únicos de uma cor sóSpitz Alemão e Lulu da Pomerânia podem ser amigáveis se socializados

 

Cuidados importantes com a rotina do Lulu da Pomerânia

 

  • Banho: a raça de cachorro Lulu da Pomerânia não precisa tomar banho toda semana. Às vezes uma vez por mês é suficiente para mantê-lo limpo, mas é necessário observar as necessidades de cada animal (se estiver muito sujo, não hesite em banhá-lo). 

  • Orelhas: recomenda-se limpar o ouvido do cachorro Lulu a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês para evitar problemas como a otite canina. Lembre-se de usar um produto apropriado para isso.

  • Unhas: sempre que as unhas do Spitz Alemão estiverem muito compridas, é bom aparar. Esse é um cuidado importante para manter o bem-estar do cãozinho e você pode fazer isso no pet shop ou em casa.

  • Dentes: escovar os dentes do cachorro Spitz Alemão (Zwergspitz) é a melhor maneira de evitar que problemas como o tártaro se instalem na região. O ideal é que essa escovação aconteça pelo menos uma vez por semana.

  • Alimentação: não esqueça de comprar uma ração para cachorro apropriada para a idade e porte do cachorro Lulu da Pomerânia. Investir em uma ração de boa qualidade, como Premium ou Super Premium, é uma forma de cuidar da saúde do pet.

A pelagem volumosa do Lulu da Pomerânia precisa de atenção especial

Para um cachorro que costuma ter, em média, 4 quilos, ao ser observado à distância o Lulu da Pomerânia pode parecer maior do que realmente é. A grande responsável por isso é a pelagem do animal: volumosa e longa, ela forma uma espécie de juba na região do peito e é do mesmo jeito no resto do corpo — os pelos só ficam mais curtos no rosto. 

O Lulu da Pomerânia é um cachorro peludo que precisa ser escovado com frequência. O ideal é duas vezes por semana, no mínimo. Além disso, é importante ter o Spitz Alemão tosado regularmente. Além disso, depois do banho, ele deve ser bem seco para evitar o desenvolvimento de dermatites e alergias no cachorro

Quanto as cores oficias do Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia/Zwergspitz) as opções são variadas: você pode encontrar o Spitz Alemão preto, branco marrom, dourado, alaranjado, cinza e com esses mesmos tons mesclados. Na hora de definir o preço de um Lulu da Pomerânia, cores são levadas em consideração.

 

@lilopomeranian 5 motivos para você ter um Lulu da Pomerânia #VozDosCriadores #luludapomerania #spitzalemao #cachorro #doguinho #trending #foryoupage #fofo #cute #coolkids #challenge #coolkidschallenge #ypfッ ♬ Cool Kids (our sped up version) - Echosmith

O que você precisa saber sobre a saúde do Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

Assim como outros cachorros pequenos, o Spitz Alemão anão tem uma saúde ótima, mas corre riscos relacionados à sua estatura. Por ser menor do que o normal, ele tem a estrutura óssea mais frágil e, por isso, traumas simples, acidentes ou pancadas podem ser consideravelmente mais graves. Fique atento no dia a dia, em casa, já que o Lulu tem a tendência de ficar por perto para aproveitar a sua companhia: ele pode acabar ficando entre as suas pernas enquanto você caminha e ser atingido sem querer. 

Doenças ortopédicas, como a luxação de patela e a displasia de quadril são as mais comuns entre essa raça: vale a pena fazer o acompanhamento com o veterinário desde a fase de filhote. Lulu da Pomerânia é um animal saudável e, com os cuidados certos, tem uma longa expectativa de vida: alguns passam dos 15 anos de idade. 

Lulu da Pomerânia: preço do filhote pode variar

Uma dúvida comum em todos os apaixonados pelo Zwergspitz: preço. Na hora de comprar um Spitz Alemão filhote, você precisa se preparar para gastar uma certa quantia de dinheiro, pois preço varia de acordo com as características físicas do animal. No caso do sexo, o Spitz Alemão macho costuma ser mais caro do que as fêmeas. A cor dos pelos é outro traço que influencia no valor final: um Lulu da Pomerânia preto, por exemplo pode custar até R$ 7 mil. No entanto, no geral, para adquirir um Lulu da Pomerânia, preço costuma ficar na faixa de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Outro ponto importante é que você precisa de cautela: tenha certeza que está fechando negócio com um canil de confiança, que cuida tanto dos pais quanto dos recém-nascidos da melhor forma. Visite, peça imagens e referências de outras pessoas. Na hora de comprar um Lulu da Pomerânia anão, preço não é tudo: você deve ter cuidado para não financiar um criador negligente ou que maltrata os pets. 

6 perguntas e respostas sobre o Lulu da Pomerânia

1) Qual é o preço de um Lulu da Pomerânia?

O preço de um Lulu da Pomerânia costuma oscilar entre R$ 3.000 e R$ 10.000, mas pode chegar a R$ 15.000 em alguns casos. Vai depender do canil escolhido e das características físicas e genéticas do Spitz Alemão. Preço normalmente é influenciado pelas cores do animal, assim como o sexo e ascendência. 

2) Por que o Lulu da Pomerânia é caro?

O Lulu da Pomerânia anão é mais caro do que outros tamanhos do Spitz Alemão porque os cães menores costumam fazer mais sucesso. Além disso, cachorros que têm uma cor sólida também costumam ser mais caros do que aqueles que têm mais de uma cor misturada.

3) O que preciso saber antes de comprar um Lulu da Pomerânia?

O Lulu da Pomerânia é um ótimo cão de companhia, mas também pode ser um ótimo cão de guarda. Isso porque ele está sempre atento a tudo que acontece e é muito protetor com os donos. Para ter um bom equilíbrio, é necessário socializar e adestrar a raça corretamente. 

4) Por que o Spitz late tanto?

O Lulu da Pomerânia mini, assim como qualquer Spitz Alemão, é muito alerta, característica herdada do seu passado como caçador e cão de guarda. Por isso, os latidos de cachorro costumam ser frequentes nas casas em que esses cães habitam. No entanto, é possível adequar isso com alguns treinamentos.

5) Quantas vezes o Lulu da Pomerânia come por dia?

O Lulu da Pomerânia deve comer porções adequadas à idade. Com 2 meses, o filhote deve se alimentar até seis vezes por dia; com 3 meses, quatro vezes por dia, entre 4 e 6 meses, até três vezes por dia e depois de completar 6 meses, apenas duas vezes por dia. Esse hábito deve perdurar também na fase adulta e sênior.

6) Quais os principais problemas de saúde de um Lulu da Pomerânia?

Se comparado a outras raças, o Lulu da Pomerânia tem uma saúde um pouco mais frágil. Por isso, alguns problemas de saúde comuns nesse cachorro são displasia coxofemoral, luxação de patela, alergias, problemas oculares e problemas dentários. É necessário fazer check-ups pelo menos uma vez por ano!

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 06/12/2019
Atualizado em: 12/07/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas