Você talvez já tenha visto um cachorro policial de alguma raça como Pastor Alemão ou Doberman em aeroportos ou missões de resgate. É cada vez mais comum encontrar cães sendo usados para trabalhos, pois esses animais têm habilidades incríveis que são de grande ajuda para os humanos. Assim como o cão-guia e o cachorro de suporte emocional, o cachorro policial é como uma “profissão”. O animal passa por um treinamento especial e, ao terminar esse processo, passa a atuar ao lado da polícia, seja na busca e apreensão de drogas, no resgate de vítimas ou em patrulhas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A verdade é que todo cão pode ser policial. Porém, existem algumas raças que naturalmente se dão melhor nesse tipo de trabalho por causa de determinados fatores, como o faro apurado, obediência e disciplina. O Patas da Casa te mostra as 10 raças de cachorro policial mais recomendadas para esse trabalho. Saiba mais sobre os cachorros policiais, raças e muito mais!

1) O Pastor Alemão é um excelente cachorro policial por conta de suas habilidades únicas

 

Um cachorro policial da raça Pastor Alemão é muito competente no que faz

Um cachorro policial da raça Pastor Alemão é muito competente no que faz

Quando falamos de cachorro policial, a raça Pastor Alemão é, sem dúvidas, o primeiro que nos vem à cabeça. Seja na ficção (como no filme “K9 - Um Policial Bom Pra Cachorro”) ou na vida real, já estamos bem acostumados a ver o cão dessa raça ao lado da polícia. Muito obediente, corajoso e extremamente inteligente, o Pastor Alemão é um ótimo cão policial. Raças da categoria de pastores possuem um faro excepcional, o que permite que o trabalho em aeroportos e rodovias na buscas por drogas ilícitas. 

 

Esse cachorro de polícia também aproveita sua capacidade farejadora em operações de resgate, pois consegue encontrar vítimas com facilidade. O Pastor Alemão é conhecido como cachorro policial capa preta, por conta da faixa de pelos bem escura que cobre suas costas que dá a impressão de que o animal está mesmo vestindo uma capa. Por isso, se você ouvir o termo “cachorro policial capa preta”, saiba que está se referindo a um Pastor Alemão. 

2) O instinto protetor do Rottweiler o torna um verdadeiro cachorro de polícia

 

O Rottweiler é um cachorro de polícia super protetor e leal

O Rottweiler é um cachorro de polícia super protetor e leal

O Rottweiler é muito recomendado para ser um cachorro de polícia por conta de seu grande instinto protetor. O cão não tem medo de enfrentar qualquer tipo de perigo e defender quem precisa. Essa raça de cachorro policial possui ainda um corpo muito forte e musculoso, o que ajuda ainda mais na sua profissão. O faro do cachorro Rottweiler também é impressionante. Outras características que fazem o Rottweiler ser um cachorro de policial exemplar são sua inteligência, capacidade de aprender comandos com facilidade e disciplina.

 

3) Bloodhound é uma raça de cachorro policial com olfato muito apurado

 

O Bloodhound é um excelente cachorro de polícia por causa da habilidade farejadora

O Bloodhound é um excelente cachorro de polícia por causa da habilidade farejadora

 

 

A raça de cachorro Bloodhound não é tão conhecida como o cachorro policial capa preta Pastor Alemão ou como o Rottweiler. Porém, esse cão também é um dos mais indicados para trabalho de cachorro policial. A raça Bloodhound é dona de um faro que permite que ele fareje rastros mais antigos com grande facilidade. Por ser um exímio cachorro farejador, o Bloodhound é ideal para missões de resgate de pessoas e apreensão de drogas. Além disso, o porte físico também é uma vantagem para esse cachorro de policial. A raça é naturalmente forte e muito resistente.

 

4) O Pastor Belga Malinois é uma das primeiras escolhas para atuar como cachorro policial

 

Uma raça de cachorro policial muito conhecida é o Pastor Belga Malinois

Uma raça de cachorro policial muito conhecida é o Pastor Belga Malinois

Uma das raças de cachorro policial mais vistas por aí é o Pastor Belga Malinois. O motivo é simples: esse cão reúne todos os principais requisitos para cumprir esse papel. Além de ser corajoso, inteligente e obediente, o Pastor Belga Malinois tem uma se adapta com facilidade a diferentes situações. A atenção que esse cão dá aos mínimos detalhes também é um traço marcante da raça. Cachorro policial Pastor Belga Malinois está sempre atento a tudo ao seu redor e não deixa nada passar despercebido. O olfato do cachorro é surpreendente, o tornando um cão farejador nato, ideal para rastrear substâncias e drogas ilícitas. Ou seja: o Pastor Belga Malinois é uma raça de cachorro policial completa que pode atuar desde a apreensão de drogas até missões patrulhas e resgates. 

 

5) O Doberman é um cachorro de policial que está sempre muito atento ao seu redor 

 

O cachorro policial Doberman não deixa nenhum detalhe passar despercebido

O cachorro policial Doberman não deixa nenhum detalhe passar despercebido

O Doberman é mais um exemplo de excelente cachorro de policial! Raça também conta com um faro apurado além de uma disciplina exemplar. Ele está sempre atento a tudo e pronto para proteger quem precisar, como um verdadeiro segurança. Muito leal e obediente, um cachorro policial da raça Doberman pode atuar tanto como cão de guarda como cão de resgate, pois se adapta bem a qualquer situação. Vale ressaltar ainda o porte musculoso e atlético da raça. Cachorro policial Doberman tem uma grande resistência física, o que contribui ainda mais para o seu trabalho. 

 

6) Ao contrário do que muitos pensam, o Labrador é um excelente cachorro policial

 

O Labrador é um ótimo cachorro de policial, apesar de seu jeitinho dócil e divertido

O Labrador é um ótimo cachorro de policial, apesar de seu jeitinho dócil e divertido

Quem olha um Labrador todo alegre e brincalhão nem imagina que a raça também pode trabalhar com a polícia! O cachorro Labrador é um cão multitarefas: pode atuar como cachorro de suporte emocional, cão-guia e também como cachorro policial. A raça possui olfato apurado que é muito útil na busca e apreensão de drogas ilícitas. Além disso, o Labrador também é ótimo em missões de resgates de pessoas. Essa raça de cachorro policial é naturalmente muito obediente e paciente, o que garante que o Labrador tenha a disciplina necessária para atuar na polícia. 

 

7) O Beagle é um exemplo de cachorro de polícia de porte médio 

 

O Beagle é um cachorro policial com um faro super apurado

O Beagle é um cachorro policial com um faro super apurado

 

 

O Beagle é a prova de que nem sempre o policial cão precisa ter um porte grande. Mesmo com o tamanho médio, o Beagle é um excelente cão de trabalho e um dos mais utilizados na polícia. O motivo está no seu faro poderoso capaz de identificar os mais diferentes tipos de cheiros. Essa raça de cachorro policial costuma ficar em aeroportos e rodoviárias farejando substâncias ilícitas para apreensão. Outra vantagem de se ter um Beagle como cachorro de polícia é sua agilidade e determinação, que fazem com que o cãozinho nunca descanse antes de terminar uma tarefa. 

8) Um cão policial que pode surpreender é o Boxer

 

Cachorro policial Boxer

O cachorro Boxer é um bom exemplo de cão da polícia. Mesmo que seja grandão e pareça meio bobão, a raça pode ser usada para diferentes trabalhos como cão-guia, cão de guarda e cachorro policial. Isso porque o Boxer tem bastante força física, agilidade e inteligência para a função. Não é à toa que, durante as duas Guerras Mundiais, essa raça foi muito utilizada pelas forças armadas.

9) Cachorro de policial: raça Foxhound é uma das que fazem parte da lista

 

Cachorro policial Foxhound

Uma das possibilidades de cachorros de policiais é o Foxhound. O faro dos cachorros da raça é excelente, tanto é que ela, originalmente, era utilizada para caça de raposas. Graças a esse olfato apurado, o Foxhound pode servir muito bem como um cachorro de polícia. O único cuidado, porém, é fazer o adestramento adequado da raça desde filhote. Se for bem treinado desde a infância, o Foxhound pode ser um dos cachorros policiais mais surpreendentes! 

10) O Pastor Holandês é outra raça que comumente é usada como um cachorro da polícia

 

Cachorro policial Pastor Holandês

Ao ver um policial com cachorro, também pode ser que o animal seja da raça Pastor Holandês. Mesmo que não seja tão popular entre os brasileiros, esse "cachorro polícia" é bem conhecido lá fora. Não faltam motivos para isso, uma vez que o Pastor Holandês é dono de um bom olfato e é muito obediente também. Esses cães costumam estar envolvidos, principalmente, em tarefas antibombas, operações de resgate e equipes de narcóticos.

 

Publicado originalmente em: 18/11/2022

Atualizado em: 19/10/2023