Adoção animal

O Poodle está realmente sumindo do Brasil? Entenda o que aconteceu com a raça

Publicado - 18 Abril 2024 - 09h57

Atualizado - 18 Abril 2024 - 19h15

O Poodle já foi considerado um dos cachorros mais populares do Brasil alguns anos atrás. Porém, a raça acabou perdendo esse “posto” para outros pets que ganharam o coração dos brasileiros, como Shih Tzu, Pugs e Golden Retriever. Hoje, está cada vez mais difícil encontrar um cachorro Poodle nas ruas — mas, quando isso acontece, é impossível não se encantar.

Para entender melhor o que vem acontecendo com o cão Poodle e quais são as perspectivas sobre a raça no futuro, o Patas da Casa conversou com alguns tutores e o criador Felipe Valles, do canil Track Dog, especializado em cães dessa raça. Dá só uma olhada!

O Poodle está realmente sumindo?

Várias pessoas têm reparado que os Poodles estão cada vez mais difíceis de serem vistos caminhando pelas ruas. “Faz um tempo que não vejo Poodle entre as pessoas que convivo. Todos que conheci faleceram bem velhinhos. Mas sempre comento com outros amigos tutores de pets sobre o sumiço dessa raça. O que ainda vejo, bem pouco, passeando pelas ruas são alguns Poodles “misturados”, com um pelo característico, mas sempre já idosos”, comenta Nayanne Louise, que era tutora de um Poodle chamado Puffy.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

cachorro poodle na praia com a língua de fora
Esse cachorro Poodle da foto é o Puffy (Créditos: Nayanne Louise)

As poucas pessoas que ainda têm um cachorro da raça, como a tutora Jéssica Cristina, também enfrentam dificuldades em encontrar “aumigos” parecidos com o seu cão. “Infelizmente não conheço pessoas que tenham Poodle, e tenho notado que realmente [a raça de cachorro] tem sumido.”

Por que a popularidade do Poodle diminuiu nos últimos anos?

De acordo com o criador Felipe Valles, os Poodles tiveram o auge nas décadas de 80 e 90. “A maioria das pessoas que queriam um cãozinho peludo automaticamente pensava no Poodle. Quase todas as casas tinham um deles, ou alguém conhecia alguém que tinha um exemplar. No entanto, a popularidade da raça começou a declinar por volta dos anos 2000.”

O que poucas pessoas sabem é que até existe explicação por trás disso, com duas causas principais. É o que Felipe comenta: “Primeiramente, houve cruzamentos inadequados realizados por criadores inexperientes, o que resultou na disseminação de vários cachorros Poodles que não seguiam o padrão da raça, com ausência das características físicas e comportamentais esperadas. Além disso, houve um aumento na popularidade de outras raças no Brasil, como Shih Tzu, Yorkshire, Pug, entre outras. Com isso, os Poodles deixaram de ser os favoritos de muitos brasileiros.”

Conforme o criador do Track Dog revela, hoje em dia quem busca um cachorro Poodle, no geral, é alguém que já teve ou tem um exemplar da raça e, assim, já possui um vínculo. Por outro lado, quem nunca teve esse pet costuma escolher outras raças.

Por onde andam os tutores de cachorro Poodle?

Como o Poodle já foi muito popular, mas não é mais tanto assim, muitos cachorros da raça já estão velhinhos ou até faleceram. No caso de Manuela Cancella, a tutora tinha um Poodle toy chamado Natasha, mas que faleceu com 20 anos em 2020. “Ela era linda demais. A pelagem e a longevidade me chamaram mais atenção na hora de adotar”, conta.

foto de uma foto de cachorro poodle deitado no chão
Poodle toy: a Natasha viveu até os 20 anos (Créditos: Manuela Cancella)

Já Nayanne, que era tutora do Puffy, revela que ele era um Poodle toy branco que tinha 15 anos quando faleceu, em 2022. “Quando compramos o Puffy, eu era adolescente e minha irmã, bem criança. A gente já tinha criado cachorros de porte médio e grande, todos vira-latas, nunca havia aparecido um de raça. Até o dia que uma moça ofereceu um filhote de Poodle na rua e nos apaixonamos por ele, que parecia um ursinho de pelúcia.”

A tutora Jéssica, por outro lado, tem um Poodle que se chama Nina. “É meu primeiro cão da raça, tem 11 anos e pelo que sabemos ela é Poodle número 1. Foi um presente para a minha mãe. Quando escolhemos, ela tinha menos de 1 mês de vida, e essa é uma das raças que gostamos muito”, revela. 

Outra tutora que ainda tem um cachorro da raça é Rita Santos, que já teve um cachorrinho da raça chamado Baby, e resolveu abrir as portas para Florzinha recentemente. Segundo ela, o Baby ficou com a família por longos anos, até virar um cachorro idoso. Já a Florzinha ainda é bem nova, tem apenas 3 anos. Sobre a escolha pela raça, Rita alega: “Essa raça é muito inteligente e que não tem a maioria das doenças de outros pets”.

poodle cinza em cima de brinquedo de criança
O Baby, Poodle que já faleceu, era super esperto (Créditos: Rita Lima)

Procura por Poodles pode voltar a crescer no país

Felipe, que é proprietário do canil Track Dog, tem sido um criador de Poodle por mais de 10 anos. Apesar disso, a história dele com esses cães vem de muito mais tempo. “Minha ligação com a raça começou há mais de 20 anos, quando ganhei meu primeiro cachorro da minha mãe, uma Poodle branca. Convivi com ela por 5 anos, mas infelizmente ela partiu cedo devido a complicações de saúde. Quando adulto, ao tentar adquirir outro exemplar da raça, deparei-me com grandes dificuldades devido à escassez de canis sérios e dedicados.”

Foi por isso que o criador decidiu compreender o que havia acontecido com os Poodles no Brasil, e passou a se dedicar à criação especializada desses pets no país. Com bastante tempo no mercado, Felipe acredita que o cachorro Poodle tem tudo para ascender novamente. “A busca pela raça no Brasil está gradualmente aumentando, em comparação com os últimos 5 anos, já observamos um aumento significativo. A expectativa é que a raça volte a ganhar popularidade entre os brasileiros”

cachorro poodle branco sentado
O cachorro Poodle pode voltar a se tornar popular (Créditos: Felipe Valles)

Poodle é um cachorro inteligente, amável e cheio de qualidades

Não importa se é um Poodle toy ou um Poodle gigante: esses cãezinhos são bem parecidos no comportamento e personalidade. Considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo, o Poodle aprende tudo com uma facilidade impressionante e é um cãopanheiro para todas as horas. “A maioria das pessoas que procura um Poodle é devido ao comportamento da raça, dócil, fiel e inteligente”, destaca Felipe.

A percepção de tutores também é muito parecida nesse aspecto. Conforme Manuela conta, os Poodles são uma companhia maravilhosa e, por serem cães muito domesticáveis e espertos, eles têm facilidade de se adaptar a diferentes lares. Por isso, eles são ótimos cachorros para idosos e famílias com crianças. 

A tutora Nayanne concorda que essa é “uma raça adorável, que gosta de ter você por perto, muito companheira, mas não gosta de muito chamego, como beijo e abraço. Se contentam em deitar perto de você.” Já Jéssica lembra que tudo depende da criação, e a idade do cachorro também pode interferir no comportamento dele. “Agora que a Nina está mais velha, também está bem mais calma e um pouco mais carente.”

poodle branco sentado olhando para a foto
Cão Poodle é uma companhia incrível (Créditos: Jéssica Cristina)

Quantos anos vive um Poodle?

A expectativa de vida dos Poodles é alta, de 12 a 18 anos. Em alguns casos, os cães dessa raça podem chegar até os 20 anos ou mais, como foi o caso da Natasha, cadelinha da Manuela. Para que tenha uma boa longevidade, alguns cuidados são indispensáveis. “Acho que o mais importante é manter os check-ups e cuidado veterinário em dia, além de criar um ambiente saudável em casa pro animalzinho viver”, conta Manu.

Manter a higiene canina em dia também é fundamental, principalmente com os pelos do cachorro Poodle. É o que lembra Nayanne: “O pelo requer uma atenção especial. É importante tosar, principalmente no calor, e nunca deixar de secar cuidadosamente depois do banho ou de uma chuva. Eles adquirem odor rapidamente, além de ser um cuidado essencial para evitar doenças de pele. Fora isso, os cuidados são os mesmos como com qualquer outro cão de raça ou SRD, como exames de rotina, uma boa ração, passeios diários, coleira de identificação, vermífugo e vacinas em dia.”

Quanto custa um Poodle?

O filhote de Poodle geralmente custa mais caro do que um cachorro adulto, e os valores podem chegar a R$ 6.000. Além disso, características físicas e genéticas também podem interferir no preço de um cão da raça, bem como o canil de cachorro escolhido. O mais recomendado é buscar criadores especializados e que sejam credenciados em órgãos de cinofilia — CBKC e outros —, como é o caso do canil Track Dog. Lembre-se que criadores responsáveis devem fornecer uma criação apropriada, com todos os cuidados que o Poodle filhote ou adulto necessitam. 

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas