Cuidados dos animais

Banho no cachorro em casa com efeito de pet shop: os segredos que não te contaram!

Publicado - 27 Fevereiro 2024 - 16h58

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O banho no cachorro é um cuidado essencial na rotina. Quem não adora receber o peludo em casa todo cheirosinho e bem cuidado após um dia de spa no pet shop? Contudo, quando o bolso do tutor aperta, o dia de rei e rainha do cão nem sempre é uma alternativa viável. Por isso, muitos se arriscam em dar banho em cachorro em casa mesmo, buscando alcançar o mesmo resultado do pet shop, mas na grande maioria das vezes, isso não acontece. Determinado a desvendar os mistérios por trás de um banho no cachorro perfeito, o Patas da Casa decidiu revelar os segredos de como dar banho em cachorro igual pet shop.

Se preparando para o banho no cachorro 

A primeira coisa que o tutor deve fazer antes do banho é observar atentamente o comportamento canino. Se o pet estiver agitado, é muito recomendado passear com cachorro antes do banho para que ele fique menos agitado e mais relaxado.

Depois de acalmar o peludo, é hora de separar todos os objetos que você vai utilizar durante o processo de dar banho em cachorro, como toalha, shampoo, escova de dente, cortador de unhas, algodãozinho e uma escova de pelos. Essa medida é importante para evitar deixar o doguinho sozinho esperando enquanto o tutor vai buscar algo que esqueceu.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Se você tiver um cachorro peludo, como o Shih Tzu, é importante realizar uma escovação dos pelos para desembaraçar os nós e retirar o excesso de pelos mortos antes do banho. O indicado é utilizar uma escova rasqueadeira para retirar os emaranhados superficiais e depois um pente para desembaraçar os pelos mais profundos. Depois disso, é hora de partir para o banho!

Cuidados na hora de dar banho em cachorro

Os pet shops possuem uma estrutura planejada para proporcionar um banho no cachorro seguro e adequado, com tanques de tamanhos variados, mesas para escovação e secadores de pelo próprios para pets. Então, como deve ser o banho do seu pet em casa? Como o tutor não tem esses equipamentos na residência, ele vai precisar se adaptar para um banho de cachorro seguro. 

O primeiro passo é escolher um local para dar banho que não tenha risco do pet cair - o box do banheiro é uma boa opção. O mesmo vale para a hora de secar e escovar a pelagem do cachorro. Outro ponto importante é manter a temperatura da água agradável, nem muito quente para não queimar a pele do animal, nem muito gelada, pois a água fria pode deixar o cachorro gripado

Banho no cachorro: escolha produtos de qualidade

Muitos tutores se questionam porque em casa o pet não fica com o mesmo cheirinho que o do pet shop. Para deixar seu cachorro com cheiro de pet shop, o primeiro passo é investir em produtos de qualidade profissional - além disso, o melhor shampoo para cachorro precisa respeitar as necessidades de cada pet, como idade, tipo e cor do pelo. Lembre-se que em hipótese alguma o tutor pode dar banho no cachorro com shampoo de gente, assim como não pode dar banho em cachorro com sabonete de uso humano. O Ph desses produtos são inadequados para a pele do doguinho, e o uso pode provocar alergias em cachorro.

cachorro na banheira com espuma na cabeça de olhos fechados
Um segredo para o banho em cachorro estilo pet shop é utilizar shampoos de uso profissional

Hora do banho: veja como deixar seu cachorro com cheiro de pet shop

Se você quer descobrir como dar banho no cachorro igual pet shop, precisa conhecer alguns segredinhos que eles não te contam por trás de todo o processo. O primeiro deles é utilizar mais de um tipo de shampoo para cachorro.

Veja o passo a passo de como dar banho no cachorro para atingir o resultado de pet shop: 

  1. Segurança é tudo: antes do banho, coloque um tufo algodão dentro das duas orelhas do peludo para evitar a otite canina;
  2. Molhe todo o corpo do pet: molhe bastante o pelo de cachorro antes de passar os produtos;
  3. Shampoo neutro: primeiro lave o pet com um shampoo neutro de qualidade para retirar todas as impurezas do pelo. Deixe agir por aproximadamente 3 minutos e depois enxague muito bem; 
  4. Misture shampoos: quer saber como deixar o cachorro cheiroso em casa igual no pet shop? Faça como eles e misture dois tipos diferentes de shampoo: o primeiro deve ser um de hidratação específico para o tipo de pelo de cachorro (cacheado, liso, curto, longo), para deixar os pelos sedosos e macios. Já o segundo shampoo deve respeitar a cor do pelo do animal Por exemplo, se você tiver um Bichon Frisé, o ideal é misturar o shampoo hidratante para raça de cachorro com pelo cacheados com o shampoo para pelos brancos. Desta forma, os fios ficam mais definidos e a cor do pelo com aspecto mais brilhante e saudável. Deixe a mistura agir por 5 minutos no pet;
  5. Escove os dentes: aproveite esses cinco minutinhos para escovar os dentinhos do doguinho. Se você não sabe como escovar o dente do cachorro, fica tranquilo pois é bastante simples. Você vai precisar de uma escova de dente para cachorro, pasta de dente e um pouco de paciência. Se é a primeira vez do peludo, você pode optar pelas dedeiras que se adaptam ao dedo do tutor. Antes de começar a escovação, deixe o pet cheirar e lamber  a pasta e a escova para se acostumar com o produto. Depois disso, basta levantar a gengiva do doguinho e fazer movimentos circulares bem sutis nos dentinhos;
  6. Enxágue correto: após os 5 minutos de ação, enxague bem os pelos do cão para retirar todo o shampoo do corpo;
  7. Condicionador é um aliado: o condicionador para cachorro não é obrigatório na hora do banho, mas é muito importante para os cachorros de pelo longo. Além disso, o uso do condicionador é mais um segredinho dos pet shops. Além de facilitar na hora de pentear os pelos, o condicionador deixa o peludo ainda mais cheiroso. O ideal é deixar agir entre 3 a 5 minutos, dependendo do tamanho do pelo do cão. Após o processo, enxágue bem os pelos e retire todo o excesso de produto para não provocar nenhuma irritação na pele do cachorro.

 Pós banho em cachorro: o que fazer depois da lavagem?

Após o banho em cachorro, é hora de secar bem o peludo para que ele não sinta frio nem fique doente. Utilize uma toalha para tirar o excesso de água do corpo do cachorro, mas lembre-se de não esfregar, apenas pressionar para não embolar os pelos nem deixar o cachorro estressado. Após tirar todo o excesso, utilize um secador em temperatura fria para secar a pelagem do animal e, ao mesmo tempo, use uma escova para desembaraçar os pelos e retirar os pelos mortos. Lembre-se de secar bem as patinhas do peludo para evitar a pododermatite em cães e outras alergias. 

Após a secagem dos pelos, é hora de limpar o ouvido do cachorro. É bem simples, você só vai precisar de um produto removedor de cera para pets e uma gaze ou discos de algodão. Em hipótese alguma utilize um cotonete no ouvido do cão para não correr o risco de perfurar o tímpano, ok? Umedeça o algodão com o produto e esfregue delicadamente o ouvido do cão até retirar a sujeira. Faça a limpeza apenas na área visível. 

Banho no cachorro: tutora secando o pet com uma toalha cinza
Banho em cachorro: seque o pet com uma toalha e secador de cabelo em temperatura fria

 Como cortar as unhas após o banho em cachorro?

Quando o animal estiver totalmente seco e escovado, aproveite esse momento para utilizar o cortador de unha para cachorro. Após o banho, a unha do peludo fica mais molinha pelo contato com a água e é bem mais fácil de aparar. É preciso tomar muito cuidado na hora de cortar unhas pretas do cachorro, se for o caso, para não atingir o sabugo e causar dor e sangramento. O recomendado é aparar bem pouquinho para evitar acidentes.

Já as unhas claras é bem mais fácil distinguir a veia da unha que deve ser cortada, pois a parte em que circula o sangue é bem rosinha, enquanto a parte da unha é totalmente branca. 

Pode dar banho em filhote de cachorro?

Dar banho em filhotes de cachorro não tem nenhum problema, mas eles só podem acontecer após o segundo ou terceiro mês de vida do animal. Antes disso, o banho no doguinho não é recomendado porque os filhotes têm dificuldade em regular a temperatura e ainda têm a imunidade baixa, o que pode comprometer a saúde do animal. Se precisar limpar um filhote, opte por paninhos úmidos e lenços umedecidos próprios para pets.

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas