Cuidados dos animais

Melhor shampoo para cachorro: 5 dicas valiosas de como escolher!

Publicado - 22 Setembro 2023 - 13h35

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Embora o banho não seja um dos momentos preferidos de alguns peludos, gastar um tempinho escolhendo o melhor shampoo para cachorro é fundamental para deixar o pet com a pelagem saudável, cheirosa e limpinha. Pode até parecer que essa é uma tarefa fácil, mas quem tem um pet em casa sabe que cuidar de cachorro exige muita cautela em cada detalhe, incluindo a hora de escolher produtos para o banho. O shampoo de cachorro deve ser escolhido com bastante atenção pelos tutores, porque os pets são sensíveis a componentes de alguns produtos e podem sofrer com alergias e incômodos. Além disso, também é preciso ficar de olho nas recomendações para a cor e tipo de pelo do animal. Para isso, o Patas da Casa separou 5 dicas que vão te ajudar a não errar na hora de escolher o melhor shampoo para cachorro. Confira! 

1)  Melhor shampoo para cachorro de acordo com a pelagem 

Você sabe quais são os tipos de pelo de cachorro? Cada peludo tem características físicas diferentes e a textura dos pelos pode variar bastante de acordo com a raça. Por exemplo, existe raça de cachorro com pelo cacheado, como é o caso do Poodle, de pelo longo, como o Shih tzu, e também liso, curto e ondulado. Existem ainda cachorros caramelo, preto, branco e de diferentes colorações. O que muita gente não sabe é que a cor e a densidade do pelo do animal podem ser afetadas se o produto escolhido não respeitar as especificidades do pelo do cachorro. Por isso, uma dica na hora de escolher um shampoo para banho, é optar por aqueles formulados de acordo com a cor do pelo do animal e também tipo.

O cachorro preto, por exemplo, precisa de um shampoo que contenha componentes que ajudem a manter o brilho do pelo, como óleos naturais e aminoácidos. Já os shampoos indicados para cães de pelo claro normalmente não contém em sua composição ingredientes pigmentados para não comprometer o tom natural dos fios. Vale lembrar que uma alimentação animal balanceada também é muito importante para manter a pelagem do cachorro saudável e brilhante.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Qual o melhor shampoo para cachorro com base no pH

O pH é uma escala de 0 a 14 desenvolvida para determinar os níveis de acidez de uma solução, que pode variar entre básica, neutra e ácida.  O pH 7 indica uma solução neutra, enquanto qualquer pH abaixo desse valor é considerado ácido e, acima disso, básico. Mas como saber qual o melhor shampoo para cachorro de acordo com o PH do produto? A pele do cachorro normalmente é mais ácida que a dos humanos, e para ser considerado um produto balanceado, o ideal é que o pH dos shampoos dos cães fique entre 6,5 a 7,5. Respeitar esse parâmetro é fundamental para preservar a barreira protetora da pele e manter os peludos longe de irritações e alergias. É por essa razão que não se pode dar banho em cachorro com sabonete e shampoo de uso humano, pois o pH desses produtos costuma ser muito mais ácido do que os indicados para cães. Para prevenir alergias em cachorro, escolha um shampoo específico para cão, de preferência neutro. Agora, se você quer dar um up nos pelos do seu amigo de quatro patas, a dica é escolher o melhor shampoo profissional para cachorro que seja neutro. Normalmente os componentes de shampoos profissionais são mais concentrados, o que garante um melhor resultado para as madeixas dos peludos.

3) O melhor shampoo para cachorro com dermatite vai aliviar os quadros de alergia

cachorro da raça Dachshhund na banheira
O melhor shampoo para cachorro com dermatite deve ter componentes específicos para aliviar a coceira e descamação

Como a pele dos pets é muito mais sensível que a dos humanos, não é muito difícil se deparar com casos de dermatite em cachorro, um problema de pele bem frequentemente que pode ser provocado por uma infinidade de razões, como o uso de produtos inadequados no banho de cachorro. A dermatite mais comum entre os pets é a dermatite atópica canina, uma doença de origem genética que normalmente se manifesta após o contato direto do animal com alérgenos, como produtos químicos. Algumas raças são mais propensas a desenvolver a doença, como o Pastor Alemão e o Dachshund, os famosos salsichinhas. 

Os principais sintomas da dermatite atópica canina são a coceira intensa, vermelhidão, queda de pelos localizada e descamação da pele. Por isso, o shampoo para dermatite canina normalmente possui peróxido de benzoíla, um componente de ação bactericida utilizado para tratar inflamação, reduzir a coceira, infecções e a descamação. Mas qual o melhor shampoo para cachorro com dermatite? É aquele que possui em sua composição o digluconato de clorexidina, um agente antimicrobiano utilizado para tratar infecções provocadas por fungos e bactérias e prevenir infecções na pele. Esse tipo de shampoo também é muito indicado para  a piodermite em cães, um problema de pele que se assemelha muito a dermatite. Por isso, se o seu doguinho tem predisposição genética para doenças de pele, é importante levá-lo ao veterinário para que ele examine o peludo e indique o melhor produto de acordo com sua condição de saúde. 

4) Sempre leia o rótulo para descobrir o melhor shampoo para cachorro

Agora que você já sabe os riscos de escolher qualquer produto para dar banho no cão e já sabe qual é o melhor shampoo antialérgico para cachorro, é hora de entender como alguns componentes presentes em shampoos podem afetar a saúde dos pelos e da pele do animal. 

  • Sulfatos: produzem espuma na hora do banho e ajudam a limpar os pelos, no entanto, podem ser irritantes para a pele de alguns animais, além de removerem óleos essenciais que evitam o ressecamento da pele. 
  • Parabenos: conservantes químicos utilizados em alguns shampoos para que durem mais tempo. Podem provocar reações alérgicas no cão, por isso o recomendado é optar por fórmulas sem parabenos.
  • Fragrâncias artificiais: embora alguns shampoos para cachorro sejam super cheirosos, as fragrâncias artificiais colocadas nos produtos para dar um cheirinho podem irritar a pele do pet e provocar rinite alérgica em cães.

Para garantir o bem estar do cachorro e evitar alergias, considere escolher um shampoo hipoalergênico. A maioria é desenvolvida com ingredientes naturais, como óleos essenciais de aloe vera e melaleuca, e substâncias orgânicas com propriedades relaxantes, hidratantes e antioxidantes. Além do peludo ficar livre de problemas de pele, eles vão ficar super cheirosos com as fragrâncias suaves e com os pelos hidratados. 

5) O melhor shampoo para cachorro filhote é o neutro

A pele do cachorro filhote é muito mais sensível do que a dos adultos, por isso existem shampoos específicos para sua idade. A formulação desses shampoos costuma ter ingredientes mais suaves para não agredir os olhos e a pele do peludo, possuem também o pH balanceado e poucos produtos químicos, como as fragrâncias artificiais. Dessa forma, é possível evitar o desenvolvimento de alergias na pele e reduzir o risco de ressecamento. Vale dizer que os shampoos neutros, sem corantes e fragrâncias, são liberados para os filhotes de cachorros, e podem ser a melhor opção para o seu doguinho. 

Se você não se recorda com quantos dias pode dar banho em filhote de cachorro, saiba que os médicos veterinários recomendam dar o primeiro banho após o animal completar dois meses de idade, pois a pele desses cães é muito frágil no início da vida. Por esse mesmo motivo, não é recomendado dar banhos frequentes em filhotes, em geral precisam respeitar o intervalo de 15 dias no verão e 30 no inverno.

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas