Cuidados dos animais

Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?

Publicado - 23 Novembro 2021 - 17h35

Atualizado - 15 Maio 2024 - 17h38

Mais que uma questão estética, aprender como cortar unha de cachorro é essencial para a saúde e bem-estar do bichinho. Uma unha bem aparada pode evitar infecções, facilitar a locomoção, além de impedir que o seu amigo de quatro patas machuque pessoas da sua família ou outros animais domésticos. A não ser que o seu cão seja extremamente ativo e passeie muito, é improvável que a unha de cachorro se desgaste por conta própria. Obviamente, você pode levá-lo a um profissional, mas às vezes é preciso aparar as unhas com uma frequência maior que o esperado (alguns tutores providenciam o corte assim que ouvem o “tic tic tic” das patinhas no chão).

Assim, vale a pena investir em um cortador de unha para cachorro e realizar você mesmo o procedimento em casa. O acessório facilita a vida do tutor, evitando idas frequentes ao pet shop - que significa gastos - e economizando dinheiro. Veja, a seguir, como escolher o melhor cortador de unha pet para o seu cãozinho!

Por que é importante cortar unha de cachorro?

As unhas de cachorro grandes podem prejudicar bastante a qualidade de vida do bichinho. Além de afetar a locomoção e a forma de pisar no chão, quando a unha de cachorro está grande, favorece infecções no local e causa grande incômodo para os pets. Por isso, se você está em dúvida se pode cortar unha de cachorro, a resposta é sim: as garras do animal precisam ser aparadas regularmente.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

E a partir de quando isso pode ser feito? Essa é outra pergunta comum, já que todo pai de pet de primeira viagem tem dúvidas se pode cortar unha de cachorro filhote ou não. Quanto antes você inserir esse cuidado na rotina com o seu doguinho, melhor. A única atenção é com a idade do pet, portanto antes de se perguntar se “posso cortar as unhas do meu filhote de cachorro”, certifique-se de que o cãozinho já tem mais de dois meses. Antes disso, o corte não é recomendado.

Cortador de unha para cães: quais os principais modelos disponíveis?

Cuidar da unha de cachorro está longe de ser uma tarefa agradável e relaxante, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. É plenamente possível descobrir como cortar unha de cachorro em casa. No entanto, caso você não se sinta seguro, converse com o veterinário do seu pet. Ele poderá orientar você sobre como exercer a atividade com segurança e até fazer uma demonstração de como usar o cortador de unha.

Existem diferentes tipos de alicate de unha para cães. Alguns são próprios para cachorros pequenos, enquanto outros atendem às raças maiores - e na escolha profissional devemos levar em consideração isso. O cortador ideal não precisa ser caro, mas você precisa estar atento à qualidade dos materiais que eles são feitos, assim como o design. Com o modelo adequado de cortador de unha, cachorro nenhum ficará com as “garras” compridas e afiadas. Confira os principais tipos:

1) Cortador de unha de cachorro tipo alicate

Um dos modelos mais populares é, sem dúvidas, o alicate de cortar unha de cachorro. Ele permite que você exerça força mecânica nas unhas do seu cão, atuando como uma espécie de tesoura. Basta segurar as patinhas do animal com firmeza, posicionar a unha de cachorro entre as lâminas e cortar rapidamente (na primeira chance, de preferência). Normalmente esse acessório vem com cabo ergonômico, trava de segurança e um protetor que ajuda a reduzir a chance de um corte excessivo. Certifique-se de escolher o tamanho certo para o seu pet.

2) Cortador de unha de cachorro tipo guilhotina

No cortador guilhotina, você coloca a unha de cachorro dentro do orifício na parte superior do acessório e, então, aperta as hastes. Como o nome já entrega, uma lâmina é acionada verticalmente para cortar a unha, simulando uma guilhotina realmente. Esse tipo de cortador de unha para cachorro está disponível em uma variedade de tamanhos, e é preciso levar isso em consideração antes de comprar o melhor acessório para o seu doguinho.

 

Pessoa cortando unha de cão amarelo, peludo e grande com cortador especial
A unha de cachorro preta precisa de atenção e cuidado redobrado!

 

3) Cortador de unha de cachorro com recursos

Para elevar as chances de fazer um corte preciso na unha dos cães, existem modelos com alguns recursos que são bem interessantes e facilitam bastante na hora de cortar a unha de cachorro. Um exemplo disso são os cortadores com luz de led embutida, aumentando a nitidez e tornando o corte mais preciso. Também existem modelos que possuem lente de aumento e ampliam a visão em até cinco vezes, sendo muito melhor do que cortar unha de cachorro com cortador normal.

4) Lixa automática para unha de cachorro

Com essa ferramenta fácil de manusear, você pode aparar a unha do seu pet e ainda dar um acabamento perfeito. Enquanto alguns cachorros podem se incomodar com o barulho da rotação do acessório, outros vão relaxar e aproveitar o momento “pedicure”. A lixa automática geralmente funciona com pilhas, mas é possível encontrar versões recarregáveis via USB. Caso seu amigo se sinta incomodado com esse tipo de cortador de unha de cachorro, a associação positiva com recompensas é uma técnica muito válida.

Unha de cachorro precisa de outros cuidados no dia a dia

Os cuidados que devemos ter com as unhas dos cães são bem básicos, mas valem muito para o conforto dos pets! Para começar, a frequência é um ponto importante: o tutor deve observar o crescimento das unhas para saber quando é o momento certo de cortá-las. Geralmente, a recomendação é a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês, mas isso varia de acordo com cada cãozinho. 

Saber como cortar unha de cachorro - seja ele filhote ou adulto - também é algo que faz muita diferença. Um dos grandes perigos é cortar a unha no sabugo, o que pode causar muita dor ao cãozinho (especialmente no caso de animais que possuem essa região mais escura e, portanto, fica mais difícil de visualizar o sabugo). Por isso, é bom ficar atento para não ir longe demais e sempre procurar as melhores técnicas de como cortar unha preta de cachorro.

Por fim, o último cuidado importante é ficar de olho em possíveis infecções no local. A unha de cachorro inflamada às vezes pode ser tratada em casa, mas dependendo do nível do machucado, é bom marcar uma consulta veterinária. O profissional vai avaliar a situação e indicar o melhor tratamento para cuidar do problema.

Como cortar unha de cachorro (filhote, adulto ou idoso): veja um passo a passo

Agora que você já sabe quais são os tipos de alicate de unha, chegou a hora de aprender como cortar unha de cachorro com o acessório! É só seguir essas dicas:

Passo 1: separe tudo que você precisa para cortar unha de cachorro: tesoura, alicate e lixa;

Passo 2: escolha um momento em que seu pet esteja tranquilo;

Passo 3: segure ele com firmeza, imobilizando-o para que ele não faça movimentos bruscos, mas sem apertá-lo demais;

Passo 4: corte a unha de cachorro aos poucos (principalmente se ele tiver a unha preta, para garantir que não vai pegar no sabugo);

Passo 5: não se esqueça do esporão, aquela unha de cachorro que fica escondida;

Passo 6: para dar um bom acabamento, é só finalizar com a lixa (automática ou não);

Passo 7: ofereça uma recompensa pelo bom comportamento do pet no final (é assim que funciona a associação positiva!). Pode ser um petisco que ele gosta muito!

Redação: Guilherme Segal e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 13/04/2020

Atualizada em: 23/11/2021

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas