Cuidados dos animais

8 coisas que todo tutor deve saber sobre as almofadinhas da pata de cachorro

Publicado - 29 Novembro 2023 - 17h37

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você sabe como se chamam as almofadinhas da pata do cachorro? Conhecido como coxim, as almofadinhas são uma estrutura bem fofinha que se assemelha a uma bolinha de couro, localizada na pata de cachorro. Elas desempenham um papel importantíssimo na vida do animal, desde a locomoção até a proteção e regulação térmica. Que tal conhecer melhor essa parte do corpo do cachorro? O Patas da Casa reuniu 8 curiosidades que envolvem o coxim, cachorro e suas patinhas. Vem conferir! 

1) Coxim de cachorro: para que serve?

As almofadinhas são estruturas firmes e resistentes, formados por uma camada de queratina e gordura animal, localizadas na parte inferior das patas do pet. Mas para que serve o coxim do cachorro? Essas pequenas bolinhas apelidadas de almofadinhas têm a função de proteger as articulações do peludo e absorver o impacto de caminhadas e corridas. Elas funcionam como uma espécie de amortecedor e impedem que o cão escorregue. 

2) Coxins: cachorro transpira pelas patinhas

Os coxins das patas de cachorro possuem outra funcionalidade muito curiosa: regular a temperatura corporal dos pets. Isso porque as glândulas sudoríparas dos cachorros ficam localizadas nas patinhas. Ou seja, é através das patas que os cães transpiram. Vale lembrar que a temperatura normal do cachorro varia entre 38ºC e 39,3ºC, e é por meio do suor que o corpo consegue resfriar e reduzir a temperatura em dias mais quentes. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) A coloração das almofadinhas da pata de cachorro pode variar

Você já reparou que a cor das almofadinhas costuma combinar com o pelo de cachorro? Por exemplo, se você tiver um Shih Tzu todo branquinho, é bem provável que as almofadinhas do pet sejam rosadas e clarinhas. Por outro lado, se você tiver um cachorro Doberman preto, vai notar que seus coxins são bem escuros. Isso acontece porque a melanina, um pigmento que dá cor à pele e pelo do animal, também influencia na coloração das patinhas. 

4) Queimaduras nos coxins: tutor deve redobrar a atenção no verão

Embora as almofadinhas sejam estruturas que funcionam como isolante térmico, há um limite de temperatura que o animal consegue sustentar. Por isso existem algumas recomendações para passear com cachorro durante o verão, pois o contato da patinha com o asfalto quente pode provocar queimaduras gravíssimas que causam dor e desconforto no animal. O mesmo vale para o cachorro que anda na neve. Por isso, para evitar queimaduras nos coxins, cachorro deve passear nos horários de menos sol, bem cedinho ou no final da tarde.

tutor passando hidratante nas patas do cachorro

5) É preciso ter alguns cuidados com a pata de cachorro

Como as patinhas estão sempre em contato direto com o chão, é preciso saber cuidar dessa região para evitar problemas que afetam o bem-estar do pet, como um machucado na almofada da pata do cachorro. Dentre as principais orientações, podemos destacar:

6) Problemas mais comuns com a pata de cachorro

O chão é um local bem perigoso para as patinhas dos cães e por isso é muito importante estar atento onde o animal pisa. Além do risco de pisar em objetos perfurantes, como vidro e prego, o chão é um local sujo e propício para a proliferação de micro organismos prejudiciais para a saúde do cachorro.

A própria anatomia do cachorro e de suas patinhas favorece o surgimento de micro organismos como fungos e bactérias. O fungo na almofada da pata do cachorro, por exemplo, pode ser provocado devido a umidade, contato com superfícies contaminadas e a falta de higiene.  

Um sintoma que atinge bastante as almofadinhas é a pododermatite em cães, inflamação que provoca vermelhidão e coceira intensa nas patinhas. A almofada da pata do cachorro descascando também é um outro sintoma que pode estar associado a problemas como alergias em cachorro, queimaduras ou devido ao ambiente em que o pet vive. 

7) O tamanho da pata de cachorro varia de acordo com a raça

Você sabia que as almofadas da pata de cachorro funcionam como impressão digital? Assim como os humanos, cada doguinho tem uma impressão digital única. Além disso, as raças de cachorro possuem formatos e tamanhos diferentes para as patinhas. Isso significa dizer que cachorros pequenos, como o Bichon Frisé, vão possuir uma patinha menor do que um cachorro grande

8) A pata de cachorro tem chulé?

Toda patinha de cachorro em determinado momento fica com aquele cheirinho desagradável de salgadinho, mas isso não significa que os cães tem chulé igual os humanos. Embora eles transpirem pela pata, a principal forma de regulação térmica dos cães é através da respiração. Os odores desagradáveis presentes nas patinhas dos cães, na verdade, ocorrem devido a presença de bactéria e fungos, e uma rotina de higienização correta da região pode evitar o mau cheiro. 

Almofadinha pata de cachorro

Como tratar ferida na almofada da pata do cachorro? 

Saber exatamente como cuidar da almofadinha da pata do cachorro vai depender da origem do problema. Por isso, em caso de anormalidades na região, o indicado é levar o cãozinho para uma consulta, para que o veterinário possa diagnosticar o problema e determinar o que passar nas almofadinhas do cachorro.

Mas como tratar ferida na almofada da pata do cachorro? Se o veterinário identificar feridas nas almofadinhas da pata do cachorro, ele vai realizar a limpeza do local, indicar o uso de medicamentos tópicos, e caso apresente sinais de infecção, pode receitar antibiótico para cachorro

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Raças

Bull Terrier, um cachorro misterioso e encantador: 8 curiosidades impressionantes sobre a raça de focinho "estranho"

O Bull Terrier é uma raça de aparência exótica que nunca passa despercebida. Isso porque o cãozinho tem uma cabeça com formato oval ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas