Para manter um bichano feliz e longe de problemas que podem afetar sua qualidade de vida, cuidar da saúde do gato é fundamental. Além de garantir maior longevidade para os felinos, essa é uma tarefa obrigatória para todo tutor, afinal, não adianta nada resgatar ou adotar um gatinho se você não for cuidar dele e do seu bem-estar, né? Porém, existem algumas curiosidades sobre cuidar de gatos que são importantíssimas para manter a qualidade de vida do animal e que acabam passando despercebido pelos tutores.
Pensando nisso, o Patas da Casa trouxe 12 curiosidades sobre a saúde do bichano que precisam ser levadas em consideração na hora de levar um gatinho para casa. Confira!
1) Ração para gato só se for de qualidade
Embora muitas pessoas pensem que é besteira se preocupar com a alimentação do gato, esse é um cuidado muito importante para a manutenção da saúde do pet. É recomendado oferecer uma ração para gato de qualidade, rica em proteínas e nutrientes, que são essenciais para o desenvolvimento do animal. Uma boa ração, livre de corantes, mantém a saúde dos pelos do bichano, da pele e ainda melhora o sistema imunológico do pet.
Além disso, é importante estar atento às necessidades de cada bichano para oferecer o alimento mais adequado para ele. A ração para gato castrado, por exemplo, é importantíssima para manter o peso do animal e evitar um gato obeso e doenças decorrentes da obesidade.
Pensando dessa mesma forma, é preciso levar em consideração a idade do bichano na hora da escolha. Se for um filhotinho, a ração para gato filhote é a melhor opção porque permite que o animal tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O mesmo acontece com a ração para gatos idosos e adultos.
2) Hidratação adequada: como fazer o gato beber água?
Assim como para os humanos, a hidratação é um dos fatores mais importantes para o funcionamento adequado do organismo, pois permite o transporte de nutrientes, a eliminação de resíduos, reações metabólicas no corpo e vários outros fatores.
Porém, como os felinos não são tão fãs de se hidratar, pode surgir a dúvida de como fazer o gato beber água. Para tornar esse momento um pouco mais atrativo para o felino, que tal investir em uma fonte de água para gatos? Elas têm água corrente - que os bichanos amam -, então o líquido está sempre limpo e fresco. O sachê para gatos também é uma ótima opção para complementar a dieta do felino, já que esse é um alimento riquíssimo em água.
3) Consultas regulares no veterinário para gatos
As consultas regulares ao médico veterinário são uma obrigação do tutor. É durante esse serviço que o veterinário para gatos pode realizar exames e descobrir se está tudo ok com a saúde do animal. Essa medida, inclusive, é muito importante no diagnóstico precoce de doenças, como um tumor em gatos. Se algum outro tipo de problema de saúde for identificado durante as consultas, o bichano ainda pode ser encaminhado para um veterinário especialista em gatos.
4) Tabela de vacinas para gatos deve estar atualizada
As vacinas para gatos são essenciais para prevenir doenças que podem ser fatais para os felinos ou que podem afetar totalmente a qualidade de vida do animal. É o caso da vacina v5 para gatos, que protege o bichano da temida FeLV (ou leucemia felina), uma doença retroviral altamente transmissível que pode levar o animal à morte.
A vacina de raiva para gatos também é outro cuidado que livra os felinos desse terrível destino fatal. Por isso, é importantíssimo seguir a tabela de vacina para gatos, tomando cuidado em relação aos prazos e intervalos de tempo entre cada dose.
5) Castração de gato é um cuidado importante
Engana-se quem pensa que a castração de gato serve apenas para interromper o acasalamento dos gatos e a procriação. A esterilização previne doenças e ainda pode melhorar comportamentos indesejados dos felinos, como as fugidinhas para a rua e a marcação de território. A castração de gata, por exemplo, pode prevenir tumores de mama e de útero, enquanto a castração de gato macho previne contra a neoplasia testicular felina.
6) Enriquecimento ambiental para gatos
O enriquecimento ambiental para gatos nada mais é do que tornar o ambiente em que o pet vive mais atrativo para o felino. Esse é um cuidado necessário para direcionar os instinto selvagens da espécie, e evitar um gato estressado e triste. Os arranhadores, as prateleiras e as redes para gatos, por exemplo, estimulam o animal a utilizar seus instintos, mantendo a saúde física e mental em dia.
7) Brinquedos interativos para gatos
Os felinos ficam entediados quando estão sem nada para fazer e podem até desenvolver depressão e ansiedade devido a falta de estímulos. Por isso, investir em brinquedos interativos para gatos e passar um tempo de qualidade com o animal é fundamental para mantê-lo feliz e saudável. Dentre as opções favoritas dos bichanos, podemos destacar a varinha para gatos e os tapetes interativos.
8) Rotina de escovação regular evita bola de pelo em gatos
Quem tem um felino em casa sabe que é impossível não ter pelo de gato espalhado por todo o canto. Porém, escovar pelo de gato regularmente é um cuidado que pode evitar esse cenário. Além disso, a escovação regular ainda pode prevenir os perigos da bola de pelo em gatos, como a obstrução intestinal e problemas gastrointestinais.
9) Como escovar dente de gato?
Embora muitos tutores deixem de lado a escovação dos dentes dos bichanos, escovar dente de gato é um cuidado muito importante para evitar doenças como o tártaro. Mas como escovar o dente de gato? Primeiro, você vai precisar comprar uma escova de dente para gatos que seja adequada para a boca do felino e iniciar a escovação gradualmente, sem forçá-lo. Você pode começar massageando a gengiva do felino com uma pequena gaze, com bastante paciência, e oferecer um reforço positivo, como um petisco para gatos. Dessa forma, o bichano não irá estranhar tanto esse novo hábito.
10) Vermífugo para gatos
A vermifugação em gatos protege o animal de vermes e parasitas que podem acometer a saúde deles. Dentre os vermes mais comuns em gatos, podemos destacar a tênia, lombriga, giárdia e o verme do coração. Lembre-se que o vermífugo para gatos adultos é diferente do vermífugo para gatos filhotes. Enquanto os gatinhos maiores costumam tomar comprimidos, é preferível que os filhotes tomem o medicamento líquido.
11) Remédio para pulga de gato e carrapatos
O remédio para pulga de gato é fundamental na prevenção desses parasitas que podem causar a micoplasmose felina. O remédio de pulga para gato ainda protege o bichano da temida doença do carrapato. Vale lembrar que esses parasitas ainda trazem muito desconforto para o animal, como coceira em gatos e feridas pelo corpo.
12) Criação indoor é ótimo para a saúde do gato
Embora muitos tutores permitam que os bichanos deem voltinhas pela rua, esse é um hábito muito prejudicial para a saúde do gato. Além de estar suscetível a pulgas e carrapatos, ele corre o risco de contrair doenças transmissíveis, como a sarna em gatos. Outros perigos são o de sofrer acidentes e ainda se perder. Por isso, invista na criação indoor, que nada mais é do que criar o animal somente em casa, em um ambiente seguro e controlado por você.