Gato

12 curiosidades sobre a saúde do gato que você precisa saber para oferecer mais qualidade de vida a ele

Publicado - 19 Outubro 2023 - 16h38

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Para manter um bichano feliz e longe de problemas que podem afetar sua qualidade de vida, cuidar da saúde do gato é fundamental. Além de garantir maior longevidade para os felinos, essa é uma tarefa obrigatória para todo tutor, afinal, não adianta nada resgatar ou adotar um gatinho se você não for cuidar dele e do seu bem-estar, né? Porém, existem algumas curiosidades sobre cuidar de gatos que são importantíssimas para manter a qualidade de vida do animal e que acabam passando despercebido pelos tutores.

Pensando nisso, o Patas da Casa trouxe 12 curiosidades sobre a saúde do bichano que precisam ser levadas em consideração na hora de levar um gatinho para casa. Confira!

1) Ração para gato só se for de qualidade

Embora muitas pessoas pensem que é besteira se preocupar com a alimentação do gato, esse é um cuidado muito importante para a manutenção da saúde do pet. É recomendado oferecer uma ração para gato de qualidade, rica em proteínas e nutrientes, que são essenciais para o desenvolvimento do animal. Uma boa ração, livre de corantes, mantém a saúde dos pelos do bichano, da pele e ainda melhora o sistema imunológico do pet.  

Imagem Quiz:Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, é importante estar atento às necessidades de cada bichano para oferecer o alimento mais adequado para ele. A ração para gato castrado, por exemplo, é importantíssima para manter o peso do animal e evitar um gato obeso e doenças decorrentes da obesidade.

Pensando dessa mesma forma, é preciso levar em consideração a idade do bichano na hora da escolha. Se for um filhotinho, a ração para gato filhote é a melhor opção porque permite que o animal tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O mesmo acontece com a ração para gatos idosos e adultos. 

2) Hidratação adequada: como fazer o gato beber água? 

Assim como para os humanos, a hidratação é um dos fatores mais importantes para o funcionamento adequado do organismo, pois permite o transporte de nutrientes, a eliminação de resíduos, reações metabólicas no corpo e vários outros fatores.

Porém, como os felinos não são tão fãs de se hidratar, pode surgir a dúvida de como fazer o gato beber água. Para tornar esse momento um pouco mais atrativo para o felino, que tal investir em uma fonte de água para gatos? Elas têm água corrente - que os bichanos amam -, então o líquido está sempre limpo e fresco. O sachê para gatos também é uma ótima opção para complementar a dieta do felino, já que esse é um alimento riquíssimo em água. 

3) Consultas regulares no veterinário para gatos

As consultas regulares ao médico veterinário são uma obrigação do tutor. É durante esse serviço que o veterinário para gatos pode realizar exames e descobrir se está tudo ok com a saúde do animal. Essa medida, inclusive, é muito importante no diagnóstico precoce de doenças, como um tumor em gatos. Se algum outro tipo de problema de saúde for identificado durante as consultas, o bichano ainda pode ser encaminhado para um veterinário especialista em gatos. 

4) Tabela de vacinas para gatos deve estar atualizada

As vacinas para gatos são essenciais para prevenir doenças que podem ser fatais para os felinos ou que podem afetar totalmente a qualidade de vida do animal. É o caso da vacina v5 para gatos, que protege o bichano da temida FeLV (ou leucemia felina), uma doença retroviral altamente transmissível que pode levar o animal à morte.

A vacina de raiva para gatos também é outro cuidado que livra os felinos desse terrível destino fatal. Por isso, é importantíssimo seguir a tabela de vacina para gatos, tomando cuidado em relação aos prazos e intervalos de tempo entre cada dose. 

gato vacinando
As vacinas para gatos protegem os bichanos de doenças que podem ser evitadas

5) Castração de gato é um cuidado importante

Engana-se quem pensa que a castração de gato serve apenas para interromper o acasalamento dos gatos e a procriação. A esterilização previne doenças e ainda pode melhorar comportamentos indesejados dos felinos, como as fugidinhas para a rua e a marcação de território. A castração de gata, por exemplo, pode prevenir tumores de mama e de útero, enquanto a castração de gato macho previne contra a neoplasia testicular felina

6) Enriquecimento ambiental para gatos

O enriquecimento ambiental para gatos nada mais é do que tornar o ambiente em que o pet vive mais atrativo para o felino. Esse é um cuidado necessário para direcionar os instinto selvagens da espécie, e evitar um gato estressado e triste. Os arranhadores, as prateleiras e as redes para gatos, por exemplo, estimulam o animal a utilizar seus instintos, mantendo a saúde física e mental em dia. 

7) Brinquedos interativos para gatos

Os felinos ficam entediados quando estão sem nada para fazer e podem até desenvolver depressão e ansiedade devido a falta de estímulos. Por isso, investir em brinquedos interativos para gatos e passar um tempo de qualidade com o animal é fundamental para mantê-lo feliz e saudável. Dentre as opções favoritas dos bichanos, podemos destacar a varinha para gatos e os tapetes interativos.

8) Rotina de escovação regular evita bola de pelo em gatos

Quem tem um felino em casa sabe que é impossível não ter pelo de gato espalhado por todo o canto. Porém, escovar pelo de gato regularmente é um cuidado que pode evitar esse cenário. Além disso, a escovação regular ainda pode prevenir os perigos da bola de pelo em gatos, como a obstrução intestinal e problemas gastrointestinais. 

9) Como escovar dente de gato?

Embora muitos tutores deixem de lado a escovação dos dentes dos bichanos, escovar dente de gato é um cuidado muito importante para evitar doenças como o tártaro. Mas como escovar o dente de gato? Primeiro, você vai precisar comprar uma escova de dente para gatos que seja adequada para a boca do felino e iniciar a escovação gradualmente, sem forçá-lo. Você pode começar massageando a gengiva do felino com uma pequena gaze, com bastante paciência, e oferecer um reforço positivo, como um petisco para gatos. Dessa forma, o bichano não irá estranhar tanto esse novo hábito. 

gatinhos brincando
O enriquecimento ambiental para gatos mantém os bichanos entretidos e longe do estresse

10) Vermífugo para gatos

A vermifugação em gatos protege o animal de vermes e parasitas que podem acometer a saúde deles. Dentre os vermes mais comuns em gatos, podemos destacar a tênia, lombriga, giárdia e o verme do coração. Lembre-se que o vermífugo para gatos adultos é diferente do vermífugo para gatos filhotes. Enquanto os gatinhos maiores costumam tomar comprimidos, é preferível que os filhotes tomem o medicamento líquido.

11) Remédio para pulga de gato e carrapatos

O remédio para pulga de gato é fundamental na prevenção desses parasitas que podem causar a micoplasmose felina. O remédio de pulga para gato ainda protege o bichano da temida doença do carrapato. Vale lembrar que esses parasitas ainda trazem muito desconforto para o animal, como coceira em gatos e feridas pelo corpo. 

12) Criação indoor é ótimo para a saúde do gato

Embora muitos tutores permitam que os bichanos deem voltinhas pela rua, esse é um hábito muito prejudicial para a saúde do gato. Além de estar suscetível a pulgas e carrapatos, ele corre o risco de contrair doenças transmissíveis, como a sarna em gatos. Outros perigos são o de sofrer acidentes e ainda se perder. Por isso, invista na criação indoor, que nada mais é do que criar o animal somente em casa, em um ambiente seguro e controlado por você.
 

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas