A receita de como acabar com pulgas no cachorro vai variar de caso para caso, mas normalmente o remédio para pulgas e carrapatos é suficiente para tratar o pet e até mesmo prevenir novas pulgas. No entanto, nem sempre tratar apenas o cachorro com pulga será suficiente, isso porque elas podem se alojar no ambiente, tornando quase impossível impedir a reprodução. Inclusive, alguns lugares da casa são o esconderijo perfeito para esses parasitas. Então, além do remédio de pulga para cachorro, é preciso resolver o problema também dentro de casa.
Para descobrir como acabar com pulgas, entenda o ciclo desses parasitas
Antes de usar qualquer remédio para pulga no pet ou na casa, é preciso entender que a pulga possui quatro fases diferentes: ovos, larvas, pupa e pulga adulta. Tudo começa assim que ela se aloja entre os pelos do cachorro. Após se alimentar do sangue do animal, ela irá depositar seus ovos ali. Uma pulga pode botar cerca de 40 ovos por dia. Uma curiosidade é que somente 5% das pulgas ficam presas entre a pelagem do pet, o que explica a facilidade com que se espalham pelo ambiente externo. E o mesmo acontece com os seus ovos, que facilmente caem do corpo do cachorro.
Por isso é fácil que os ovos das pulgas se percam em carpetes, tapetes, estofados e também nos vãos do piso. Mas, independente do lugar onde estejam, as larvas nascem dias depois e permanecem no mesmo lugar, se alimentando de sujeiras espalhadas pelo chão, como restos de poeira. Após se alimentarem bastante, vem a fase da pupa, a mais resistente. Ela pode ficar nesse estágio por cerca de um ano até virar uma pulga adulta. Normalmente essa transformação acontece em períodos mais quentes.
Como acabar com pulgas dentro de casa?
Para dar um fim a esse ciclo e acabar com pulgas de cachorro, o ideal é fazer uma boa higienização no ambiente assim que a primeira pulga aparecer no seu pet. Ou seja, não adianta apenas usar remédio de pulga para cachorro e não fazer uma limpeza, principalmente nos locais onde o animal tem acesso. Além disso, é também importante retirar o cachorro do ambiente. Para a limpeza da casa, o indicado é o tutor usar os produtos que já está habituado e caprichar na higienização, com bastante atenção nos tapetes, carpetes e nos vãos entre o piso.
Se o cão tem o hábito de subir no sofá ou até mesmo na cama, esses móveis também precisam ser higienizados, assim como os lençóis. O mesmo vale para a caminha do pet, se for o caso. Depois de tudo limpo, o tutor deve passar um inseticida em todo o ambiente, principalmente nos cantos dos cômodos, laterais, embaixo dos móveis e em qualquer tipo de fresta.
E o cachorro? Remédio para pulga é suficiente para evitar a infestação?
Existem muitas formas de cuidar do seu pet nesse tipo de situação. Há inúmeros remédios para pulgas, mas é importante consultar um veterinário ou pelo menos se informar em um pet shop para escolher o mais adequado para o seu amigo de quatro patas. Há também sprays e coleiras antipulgas para cachorro, ideal para um tratamento mais longo. Esse cuidado em conjunto com a higienização correta do ambiente deixará as pulgas bem longe da sua casa.
Redação: Victor Viana