Gato

Ração para gato filhote: como escolher a melhor? Tudo sobre a composição e tipos do alimento

Publicado - 22 Abril 2022 - 13h58

Atualizado - 18 Maio 2024 - 11h43

Uma das tarefas mais difíceis para um tutor de primeira viagem de um filhote é escolher a melhor ração para gatos que será oferecida. A partir dos dois meses de idade, aproximadamente, ocorre o desmame e a comida sólida precisa começar a fazer parte do cardápio do gato. Esse tipo de ração vai ser servida até que o gato complete 1 ano, quando começa a fase adulta e outro tipo de dieta entra em cena.

Vale lembrar que gato é carnívoro. Portanto, as proteínas animais são essenciais na dieta da espécie. Com tantas opções de ração para filhote de gato nas prateleiras de pet shops e supermercados, é super compreensível não saber por onde começar. Mas não se preocupe! Esse guia vai te ajudar a escolher a melhor ração para gatos filhotes, para que seu animalzinho fique bem alimentado e possa crescer com saúde.

Do que é feita a ração para gato filhote? Quais nutrientes ela contém?

As rações - tanto de gatos quanto de cachorros - são formuladas para suprir as necessidades nutricionais dos animais de forma equilibrada, trazendo praticidade para os tutores e características capazes de despertar o apetite dos animais.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cada fabricante e cada versão de ração de gato vai utilizar uma receita diferente, mas carnes, grãos, cereais, frutas, legumes e verduras quase sempre estão presentes na composição do alimento. As fórmulas também podem ser enriquecidas com vitaminas e minerais, se tornando ainda mais completas.

Rações de filhote de gato precisam ser ricas em proteínas, que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de tecidos, músculos, cartilagens, ossos e pelos. Não se esqueça que o gato doméstico é parente de tigres, leões e outros felinos carnívoros e, portanto, tem necessidades semelhantes. O cálcio e aminoácidos como a arginina e a taurina também são fundamentais para o gato, principalmente em seu primeiro ano de vida.

No processo de produção da ração de gato, ingredientes como vísceras, carnes bovinas, de aves e de peixes, raízes e outras partes de vegetais e farinhas são moídos separadamente. Depois são misturados, para que a ração seja equilibrada nutricionalmente. Em seguida, podem ser adicionados corantes, palatabilizantes (substâncias que estimulam o paladar dos animais) e conservantes. A última etapa é a formação do grão que na ração de gato filhote, particularmente, é bem pequeno e macio. 

Além de alimentar o bichano com os nutrientes que ele precisa para se manter saudável, esperto e ativo, a ração para gato ainda cumpre a função de reduzir o odor das fezes do gato, que pode ser bem desagradável.

 

Gato comendo ração em pote de plástico

 

Ração para filhote de gato: conheça os tipos disponíveis no pet shop

Variedade é o que não falta quando o assunto é ração para gato! Mesmo quando analisamos somente as que são voltadas para filhotes, são muitas opções para escolher.

O primeiro ponto a se observar é a classificação da ração: padrão, premium ou super premium. Apesar de ter um valor mais elevado, a última opção acaba sendo a mais vantajosa, pois contém uma maior quantidade de nutrientes em sua composição. Se você quer ver o seu gato crescendo forte, com pelos brilhantes e energia de sobra, vale a pena investir um pouquinho mais!

Alguns tutores preferem, ainda, a ração para gato 100% natural. Essas fórmulas são criadas por veterinários e feitas com ingredientes selecionados de acordo com a necessidade dos gatos, sendo bastante nutritivas. Esse tipo de ração é livre de conservantes, corantes, ingredientes transgênicos e outros aditivos artificiais. 

A ração de gato seca, que vem em grãozinhos, pode começar a ser oferecida assim que os dentes do filhotinho nascem. Esse é um passo que vai estimular a mastigação, educando o gato para toda a vida. No começo, pode ser uma boa ideia umedecer a ração com um pouco de água, para que quebre com mais facilidade. Uma outra opção é misturar a ração seca com a ração úmida.

Sachê para gatos filhotes faz bem ao felino?

Muitos tutores se perguntam se pode dar sachê para gato filhote, já que essa opção parece a mais óbvia para a introdução alimentar depois de dois meses de amamentação exclusiva: atrai o olfato e o paladar, é mais fácil de mastigar e ainda fornece água para o organismo do gatinho (nessa fase eles raramente procuram se hidratar).

Não existem contraindicações em oferecer ração úmida para filhotes, desde que a opção escolhida seja voltada para essa faixa etária. Mas existem alguns cuidados que merecem atenção. Gatos recém desmamados podem estranhar o sabor acentuado dos sachês e rejeitarem o alimento. Além disso, ao optar por alimentar o gato exclusivamente com esse tipo de ração, é possível que ele se acostume à textura e não se interesse pela ração seca. Sirva sachê, mas com equilíbrio!

 

Gatinho filhote comendo em pote branco

 

Filhotes podem comer ração para gato castrado?

A fórmula de uma ração de gatos castrados é feita especialmente para acompanhar as mudanças hormonais e metabólicas do animal que passa por essa cirurgia. Quando castrado, o gato fica um pouco mais lento. Esse é o completo oposto do que se espera de um gato filhote, que está no auge da sua energia. Portanto, a resposta é não: evite dar ração de gato castrado a um filhote, principalmente se ela for formulada para adultos, ok? 

Hoje em dia já é fácil encontrar rações bem específicas, como a ração para gato filhote castrado. Se o seu gatinho vai passar pela castração ainda filhote, consulte o veterinário sobre o tipo de alimento que você poderá oferecer. 

Afinal, qual a melhor ração para gatos filhotes?

Existem muitas opções de ração para gato filhote boa e barata. O segredo está em conferir as informações nutricionais da embalagem, comparando as marcas. Lembre-se que os ingredientes do topo do lista são encontrados em maior quantidade na fórmula. Vale destacar que, às vezes, o gato pode rejeitar uma ração simplesmente por não gostar dela. Então pode ser necessário que ele experimente algumas opções até que você faça a escolha definitiva.

Redação: Mariana Fernandes

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Adoção

Casal atravessa o oceano para tirar férias relaxantes e acaba resgatando um gato de rua machucado

O Dia dos Namorados Pet não é só um momento para celebrar o amor que você sente pelo seu gato ou cachorro. É também época para recon...

Comportamento

Com quantos anos você descobriu que os gatos no Egito eram divindades e símbolos de proteção?

Você sabia que os gatos no Egito eram adorados e vistos como criaturas místicas? A relação entre humanos e gatos ao longo da históri...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas