Adoção animal

Shih Tzu filhote: do nascimento até 1 ano de idade, tudo sobre os primeiros meses de vida da raça de cachorro pequeno

Publicado - 28 Dezembro 2023 - 14h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Shih Tzu é um dos cachorros mais populares do Brasil e do mundo. Para quem pensa em ter um cãozinho da raça desde filhote, é importante saber quais são os cuidados mais importantes nesta fase. O Shih Tzu filhote precisa de uma atenção especial, tanto na parte de alimentação e higiene quanto na parte de adestramento e socialização. Para conhecer tudo sobre o filhote de Shih Tzu (preço, cuidados e comportamento), o Patas da Casa preparou um guia especial. Confira abaixo!

Shih Tzu recém-nascido: os principais cuidados no nascimento e primeiros dias de vida

Muitos tutores têm dúvidas sobre o cachorro recém-nascido. No caso do filhote de Shih Tzu, é importante ter em mente que esses cães não podem sair de perto da mãe durante os dois primeiros meses de vida. Além disso, não se assuste se o cãozinho ficar com os olhos grudados no início. Pode demorar entre 10 e 14 dias após o nascimento para o filhote de cachorro abrir os olhos.

Outro ponto importante é que não pode pegar filhote de cachorro no colo assim que ele nasce. O ideal é que esse tipo de manejo só seja feito depois que o Shih Tzu filhote tiver completado um mês de vida, pois no período de recém-nascido ele ainda é muito frágil. Apesar de não poder pegar ainda no filhote, essa é uma boa fase para começar a pensar em nomes para Shih Tzu!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro Shih Tzu?

A gestação de cachorro (Shih Tzu ou outras raças) dura geralmente entre 58 e 68 dias, independentemente do porte ou raça. Já quantos filhotes nascem em cada ninhada é um número que pode variar. No caso das cadelas da raça Shih Tzu, a gestação pode chegar a 10 filhotes por vez.

Como deve ser a alimentação de um filhote de Shih Tzu com 30 dias ou mais?

A alimentação de filhotes de cachorro passa por diferentes etapas. 

  • Amamentação — Até completar 30 dias de vida, o ideal é que o Shih Tzu filhote tenha a amamentação como base da dieta. O leite materno contém um nutriente importantíssimo, chamado colostro, para o desenvolvimento do animal nessa fase inicial. O colostro é responsável por aumentar a imunidade dos filhotes de Shih Tzu e prevenir alguns problemas, como a diarreia canina.

  • Leite artificial (quando não é possível amamentar) — Se, por algum motivo, não for possível amamentar o filhote de Shih Tzu com leite materno, outra opção é comprar fórmulas de leite artificial que vendem em pet shops. Dar leite de vaca para cachorro e derivados não é recomendado porque pode fazer mal ao animal.


  • Transição alimentar com papinha — Após o Shih Tzu completar 30 dias, é possível dar início ao processo de desmame com a papinha. Tem algumas que já vêm prontas, mas também é possível fazer você mesmo: basta misturar 30% de leite artificial com 70% de ração para filhotes e amassar bem. O período de desmame pode perdurar até os 45 dias de vida do filhote de Shih Tzu.


  • Ração para filhotes — Quando os filhotes de Shih Tzu completam 45 dias, já é possível fazer a introdução alimentar com a ração. A única atenção, nessa hora, é com o tipo de ração que você compra. O Shih Tzu filhote precisa de uma ração de cachorro específica para essa fase da vida, então preste bastante atenção à embalagem do produto!

Qual a diferença entre a ração para cães filhotes e adultos?

A ração para cachorro filhote Shih Tzu é fortalecida por vitaminas e minerais que ajudam no processo de formação de tecidos e da estrutura óssea dele. Além disso, tem maior quantidade de proteínas e carboidratos, importantes para o desenvolvimento do pet. Já uma ração para cães adultos normalmente é mais balanceada, já que as necessidades nutricionais nessa fase são bem diferentes das dos filhotes.

Shih Tzu filhote com pote na frenteDois Shih Tzu filhotes interagindoShih Tzu filhote correndoShih Tzu filhote deitado perto de cortina azulDois Shih Tzu filhotes juntosShih Tzu filhote deitado em cima da camaShih Tzu filhote deitado com um brinquedinho roxo do ladoVários Shih Tzu filhotes juntos

Shih Tzu filhote: conheça as principais características físicas da raça

O cachorro Shih Tzu tem características bem particulares. Para começar, ele faz parte das raças braquicefálicas, então tem o focinho achatado. Também é um cachorro pequeno e peludo que, na fase adulta, pode atingir entre 25 e 30 centímetros de altura; e pesar de 4 a 8 kg.

O Shih Tzu, filhote e adulto, também tem pelos longos e densos que podem ser lisos ou levemente ondulados. Quanto às cores de Shih Tzu, basicamente várias tonalidades são aceitas. No entanto, as versões mais “comuns” da raça são branco e dourado, branco e cinza, branco e marrom e branco sólido. 

Como é o Shih Tzu filhote?

Um filhote de Shih Tzu é sempre muito alegre, curioso, amável e brincalhão. Ele gosta de estar perto da família e tem uma grande facilidade de aprendizado nessa fase. Por isso, apostar no adestramento e na socialização é uma boa pedida!

O comportamento geral do Shih Tzu é muito tranquilo, mas na fase de filhote esse cãozinho tem energia de sobra para brincar e se divertir. É importante estimular esse lado do animal com brinquedos, brincadeiras e outras atividades.

O Shih Tzu filhote também tende a ser muito apegado com a família. Isso tem um lado bom, para quem procura raças de cachorros mais dóceis, mas também pode se tornar um problema se ele ficar muito dependente da família. O ideal é apostar em estratégias para evitar a ansiedade de separação, mas também sem deixar o filhote de Shih Tzu sozinho por muito tempo.

Adestramento do Shih Tzu precisa de reforços positivos

Para fazer o adestramento de filhotes de Shih Tzu do jeito certo, invista no adestramento positivo! Embora tenha um temperamento teimoso, os cães dessa raça — especialmente os filhotes — reagem bem aos treinamentos com recompensas. Os petiscos e outras estratégias, como carinho e elogios, incentivam o bom comportamento do animal, o que faz com que o Shih Tzu filhote aprenda ainda mais facilmente.

Vale lembrar que é possível ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, por exemplo, mas também outros truques básicos, como ensinar o cachorro sentar, deitar e dar a patinha. O Shih Tzu é uma raça de cachorro inteligente se for bem estimulada!

Shih Tzu filhote não tem problemas em socializar

A socialização é um processo indispensável para qualquer filhote. Shih Tzu, inclusive, é um cão que não oferece qualquer resistência a isso: a raça é naturalmente pacífica e sociável, então tem tudo para se dar bem com outros pets e pessoas. Inclusive, o Shih Tzu gosta de crianças e se dá muito bem com os menores.

Em alguns casos, porém, é possível que o filhote de Shih Tzu fique com medo. Se isso acontecer, o tutor deve trabalhar a socialização com cautela e de forma gradual para não traumatizar o doguinho. Respeite sempre os limites do animal, e tente fazer associações positivas.

O cachorro filhote Shih Tzu só pode passear depois de vacinado e vermifugado

Os passeios costumam ser uma das melhores formas de aprender como socializar o cachorro Shih Tzu filhote com outros animais. Para quem tem dúvidas em como passear com um filhote de cachorro pela primeira vez, algumas dicas são: 

  • Ter todas as vacinas e vermífugos em dia antes do primeiro passeio;
  • Acostumar o cãozinho com a coleira e guia para cachorro;
  • Treinar passeios dentro de casa antes de ir para a rua;
  • Começar com trajetos curtos e recompensas apetitosas (petiscos).
Shih Tzu filhote no sol andando em direção à câmeraShih Tzu filhote em cima do tapetinho higiênicoShih Tzu filhote com ursinho de pelúciaShih Tzu filhote abraçado com criança loiraShih Tzu recém-nascido dormindoShih Tzu filhote sendo tosadoShih Tzu filhote com a língua de foraShih Tzu filhote pretinho no sol

Como cuidar de um cachorro da raça Shih Tzu?

O Shih Tzu, assim como qualquer outro cãozinho, precisa de alguns cuidados básicos com a sua rotina (especialmente quando ele ainda é filhote). A tosa Shih Tzu, bem como o primeiro banho, são algumas atividades que precisam de atenção especial. Veja abaixo:

  • Banho e tosa — Pode dar banho em filhote de cachorro a partir de dois meses de idade, sempre com produtos específicos para a espécie. Já para deixar o Shih Tzu tosado, o ideal é que a primeira tosa só aconteça depois de seis ou sete meses de idade para evitar problemas de pele e um Shih Tzu se coçando muito. Algumas ideias de corte nessa fase são a tosa bebê Shih Tzu e a tosa japonesa Shih Tzu. 

  • Escovação dos pelos — As escovações do pelo de um Shih Tzu adulto deve ser praticamente diária, por isso o ideal é que os tutores acostumem o Shih Tzu filhote com esse processo o quanto antes, escovando seus pelos ao menos uma vez por dia.


  • Olhos e orelhas — Por ser um cachorro braquicefálico, o filhote de Shih Tzu tem os olhos levemente esbugalhados. Essa exposição do globo ocular pode ser um problema para a raça, por isso é importante ter um cuidado especial com a região e limpar os olhos de Shih Tzu com soro fisiológico desde cedo. As orelhas também devem ser verificadas e higienizadas regularmente.


  • Unhas e dentes — O ideal é acostumar os filhotes de Shih Tzu a cortarem as unhas depois que eles completarem dois meses de idade. Já a escovação dos dentes é outro cuidado importante, mas que só deve acontecer após sete meses de idade, que é normalmente a fase em que o filhote de cachorro troca de dente.

Saúde do Shih Tzu filhote: o que você precisa saber sobre o assunto

  • Vacinas — A vacina para cachorro filhote deve ser aplicada a partir dos 45 dias de vida, após a vermifugação. Existem duas opções de vacinas polivalentes que podem ser escolhidas: a V8 e a V10. Elas são dadas em três doses, com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma delas (e não podem sofrer atrasos). Outra vacina obrigatória nessa fase é a vacina contra raiva, que precisa ser aplicada a partir de 4 meses e reforçada anualmente.

  • Vermífugo — Saber como vermifugar filhotes de Shih Tzu não é difícil: o ideal é fazer isso quando o animal completar 30 dias de vida, com doses de reforço a cada 15 dias por um período estipulado pelo veterinário. 


  • Castração — Geralmente, uma Shih Tzu filhote entra no cio pela primeira vez com 6 meses de idade. Para evitar uma gravidez indesejada e doenças como o câncer de mama, é recomendado realizar a castração de cachorro filhote Shih Tzu no intervalo entre o primeiro e o segundo cio de cachorro.


  • Doenças comuns — Quando filhote, Shih Tzu fica mais propenso a algumas doenças e problemas de saúde. A coprofagia canina é um deles, que pode se estender até a vida adulta do animal se não for tratada. Outras enfermidades que exigem atenção nos filhotes (especialmente nos não vacinados) são a cinomose, parvovirose, dermatofitose, verminoses, entre outras.

Qual o valor de um filhote de Shih Tzu?

Para adquirir um filhote de Shih Tzu, preço varia entre R$ 1.500 e R$ 5.500, de acordo com os principais criadores brasileiros. Geralmente, o valor varia de acordo com características do animal como o sexo, cores e linhagem genética.

  • Quanto custa um filhote de Shih Tzu macho? Preço dos machos geralmente é de R$ 1.500 a R$ 4.500.
  • Quanto custa um filhote de Shih Tzu fêmea? Preço das fêmeas geralmente é de R$ 2.000 a R$ 5.500.

Além de procurar um canil de cachorro confiável e que cuide bem dos animais, outra possibilidade para adquirir um cãozinho da raça é procurar filhotes de Shih Tzu para adoção. Embora seja difícil de encontrar cães de raça para adotar, existem grupos, ongs e até páginas nas redes sociais que divulgam casos assim..

Como saber se o cachorro Shih Tzu é puro?

Se você pensa em comprar um Shih Tzu filhote, é importante estar atento a alguns critérios que ajudam a identificar se ele é puro ou não. Além das características físicas do animal, o tutor deve solicitar o pedigree de cachorro no ato da compra. Criadores regulamentados disponibilizam esse documento que serve para comprovar a descendência do animal.

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas