Cachorro

Shih tzu se coçando muito: quais são as causas e como lidar?

Publicado - 25 Outubro 2023 - 17h01

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

William Klein / Médico veterinário especializado em dermatologia

CRMV 17782-PR

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (Unimar - 2005), pós-graduado em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi-Morumbi em 2009. Imersão em Dermatologia Veterinária pela Equalis-12012, aperfeiçoamento em Dermatologia Veterinária pelo Instituto Ibvet em 2013. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Há mais de 10 anos oferecendo serviço especializado em casos de Dermatologia Veterinária.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Existem vários motivos que causam coceira em cachorro e podem deixar o Shih tzu se coçando muito. Investigar a raiz do problema é o ponto de partida para saber como lidar com a situação da melhor forma. Casos de alergia em Shih tzu são bem comuns, mas outras causas também podem estar relacionadas. Por isso, ter o auxílio de um profissional qualificado é fundamental para chegar ao diagnóstico correto do cachorro. Veja abaixo as principais explicações do por que o Shih tzu se coça tanto e saiba o que fazer!

Shih tzu se coçando muito: o que pode causar isso?

O Shih tzu é uma raça com maior predisposição a problemas dermatológicos. Por isso, é de se esperar que esses cães sofram bastante com reações alérgicas e outros quadros que provocam coceira em cachorro, como a dermatite canina. Shih tzu precisa passar por uma avaliação profissional para saber qual é o diagnóstico correto.

As principais causas por trás de um cachorro Shih tzu coçando muito são:

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Dermatite atópica — A dermatite atópica canina é um problema de origem genética que não tem cura. Ela é desencadeada por meio do contato direto com certos alérgenos, como poeira, ácaros e pólen. É uma dermatite em Shih tzu bem comum!

  • Dermatite de contato — Um cachorro com alergia de contato fica com a pele inflamada e coçando depois de entrar em contato com substâncias nocivas para cães, como produtos de limpeza, perfumes e alguns tecidos (como lã e poliéster).

  • Alergia à picada de pulgas e carrapatos — A presença de pulgas e carrapatos também pode deixar o Shih tzu se coçando muito, principalmente se ele tiver alergia a um componente presente na saliva desses parasitas.

  • Alergia alimentar em cães — Outro cuidado é com a alergia alimentar em cães, que provoca coceira no Shih tzu e vermelhidão da pele quando o cachorro ingere algum alimento ao qual ele é alérgico.

  • Infecção bacteriana ou fúngica — Infecções bacterianas ou fúngicas na pele são outro ponto de atenção, pois deixam o Shih tzu com coceira. Elas podem causar um prurido, além de ter um aspecto inflamado e úmido com mau cheiro.

  • Ansiedade e estresse — Um cachorro ansioso e/ou estressado também pode se coçar bastante. Nesse caso, o Shih tzu se coçando muito faz isso como forma de “amenizar” o estresse e ansiedade.

O que fazer quando o cachorro está com muita coceira?

Ao suspeitar de qualquer problema de saúde — como uma dermatite —, o Shih tzu deve consultar imediatamente um médico veterinário de confiança. Essa consulta é necessária tanto para ter o diagnóstico, quanto para dar início ao tratamento mais adequado. Seja uma simples dermatite de contato ou algo de origem genética, como a dermatite atópica em Shih tzu, como tratar é algo que deve ser indicado sempre por um especialista.

Como identificar alergia em Shih Tzu?

Além de um Shih tzu se coçando muito mais do que o normal, é importante ligar o alerta ao observar qualquer alteração física e/ou comportamental do seu pet. Os cães costumam demonstrar quando estão incomodados com algo, e essa observação do tutor é fundamental para identificar uma alergia ou dermatite em cachorro Shih tzu. 

Geralmente, em quadros de alergia, Shih tzu pode apresentar vermelhidão em uma determinada região, queda de pelos, descamação e até mesmo feridas, dependendo da intensidade com que ele coça o local. Além disso, a presença de erupções cutâneas, lambedura excessiva e até quadros de vômitos e diarreias são sinal de atenção.

Vale dizer que as feridas no Shih tzu demandam muito cuidado, pois podem infeccionar. Se for o caso, não hesite em agendar uma consulta veterinária o quanto antes para o cãozinho. Se puder, faça registros fotográficos da situação e acompanhe a evolução do quadro clínico. Isso poderá ajudar o veterinário a chegar a um diagnóstico mais rapidamente.

Shih tzu se coçando muito sendo avaliado por veterinário
Em casos de coceira e alergia, Shih tzu precisa ser examinado por um veterinário

Alergia em Shih tzu: como tratar?

O Shih tzu com alergia na pele pode ter diferentes causas por trás da reação alérgica. O tratamento vai depender da origem do problema. Geralmente, a forma de como tratar alergia em Shih tzu pode englobar antibióticos, remédios antiparasitários, shampoos específicos, dieta prescrita (no caso de alergia alimentar) e até mesmo antialérgicos para cachorro.

O mesmo vale para um quadro de dermatite em Shih tzu: como tratar vai variar conforme o tipo de dermatite apresentado. Já se você tiver um Shih tzu com feridas na pele, e essas feridas infeccionarem, também será necessário combater a infecção. Mas lembre-se: automedicar o animal é algo muito perigoso, portanto não deixe de consultar um profissional para indicar o tratamento mais adequado para o caso.

Qual melhor antialérgico para Shih tzu?

O tratamento de qualquer alergia em Shih tzu deve ser sempre orientado por um profissional. A administração equivocada de medicamentos pode ser bem prejudicial à saúde dos cães, por isso deve ser evitada.

Sobre o uso de antialérgico para cachorro, o médico veterinário Willaim Kleim explica: “Os antialérgicos mais usados em cães são os que incluem ação antagonista dos receptores h1 e h2 , ou seja, eles vão ocupar os receptores específicos da histamina, provocando a diminuição de reações alérgicas”.

Como aliviar coceira de Shih Tzu? 

Casos leves a moderados de um Shih tzu coçando muito normalmente podem ser resolvidos com uso de medicamentos prescritos pelo veterinário e produtos de higiene. Já se ele estiver sofrendo com uma infestação de parasitas, também será necessário saber como acabar com pulgas de cachorro.

Shih tzu com problemas dermatológicos
Dermatite em Shih tzu: fotos mostram a pele do animal avermelhada

Shih tzu coçando muito pode ter outras causas menos comuns

Além da alergia, Shih tzu pode ter outros quadros associados à coceira. Não são problemas que acontecem com tanta frequência quanto as doenças dermatológicas, mas vale ficar atento às seguintes possibilidades:

  • Pele seca
  • Hipotireoidismo
  • Pioderma de dobras cutâneas
  • Reação a medicamentos
  • Linfoma (câncer de pele)

Em todo caso, a avaliação de um profissional é imprescindível para fechar o diagnóstico do paciente. Vale lembrar também que é sempre bom fazer check-ups anuais para acompanhar o estado de saúde do animal, mesmo que ele esteja bem.

Publicado originalmente em: 03/08/2023
Atualizado em: 25/10/2023

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas