A tosa Shih Tzu é muito mais do que estética: ela também é um cuidado que todo tutor desta raça deve ter com seu cãopanheiro de quatro patas. Existem diferentes tipos de tosa para Shih Tzu, desde cortes que simplesmente cuidam do bem-estar do animal até aqueles que são usados para concursos de beleza e exposições. Quer saber mais sobre o Shih Tzu tosado? Então dá só uma olhada no infográfico que o Patas da Casa preparou para você com todos os cortes para Shih Tzu mais indicados!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Bloco informativo mostrando os diferentes tipos de tosa Shih Tzu

Quais são os tipos de tosa em Shih Tzu?

A tosa Shih Tzu é algo que deve fazer parte da rotina. Mas como escolher os melhores cortes de pelo para Shih Tzu? Quais são as diferenças entre as tosas, e qual é a que melhor se encaixa no seu amigo de quatro patas? Veja abaixo as principais características de cada corte para cuidar da pelagem do cachorro:

  • Tosa Shih Tzu padrão - Esse é o tipo de tosa mais popular para a raça. O ideal é que o tamanho dos pelos não fiquem muito compridos nem muito curtos para garantir o bem-estar do animal. Na finalização da tosa padrão, Shih Tzu também pode fazer uma hidratação e escovação dos fios.


  • Tosa bebê - Shih Tzu fica com a aparência de um eterno filhotinho com esse tipo de tosa. Os pelos ficam bem baixinhos em todo o corpo e ao redor das patas, mas sem deixar o cachorro pelado. O corte bebê Shih Tzu pode ser feito tanto com máquina ou com tesoura e o comprimento dos pelos da cabeça pode ser escolhido pelo tutor


  • Tosa longa - Nesse tipo de tosa Shih Tzu, a ideia é manter o comprimento dos fios mais longo. Então, não se tira muito do comprimento e esse corte Shih Tzu serve apenas para aparar os pelos superficialmente como uma forma de evitar nós e embaraçados.


  • Tosa leão - A ideia dessa tosa em Shih Tzu é deixá-lo com uma “juba” de leão. O corte também leva o nome de tosa ursinho: Shih Tzu fica com com o pelo curto por todo o corpo, exceto pelos fios da cabeça do cachorro que formam a juba.


  • Tosa japonesa - Shih Tzu, nesse caso, tem referências orientais para ter o corte definido. Embora não seja tão comum por aqui, com a tosa japonês, Shih Tzu normalmente fica com os pelos do focinho mais curtos comparados ao das patas e das orelhas, que ficam mais longos.


  • Tosa higiênica - Esse tipo de corte é indicado para todo tipo de cachorro, e não só para o Shih Tzu. Tosa higiênica consiste em aparar os pelos da barriga, órgãos genitais e patas do cachorro, deixando-o mais confortável. É uma tosa Shih Tzu "curto" apenas em algumas regiões do corpo, sem mexer no comprimento geral dos fios.


  • Tosa verão - É uma tosa que se assemelha bastante à tosa Shih Tzu padrão, pois consiste em deixar o animal com uma pelagem média. Ou seja, o comprimento não é tão curto, nem tão longo, sendo o corte para Shih Tzu ideal para aguentar as temperaturas do verão.

Shih Tzu: tosa é capaz de trazer vários benefícios para os cães da raça

Ter um Shih Tzu tosado vai melhorar muito a qualidade de vida do pet. Primeiro, porque ele não vai correr o risco de tropeçar ou escorregar nos próprios pelos; e segundo porque essa é uma forma de eliminar sujeiras da pelagem e reduzir a proliferação de fungos e bactérias. 

Além disso, todo mundo sabe que cachorro sente calor e frio, mas poucas pessoas entendem que a pelagem é algo que influencia na proteção térmica do animal. Por isso, mantê-la em um bom estado com a tosa Shih Tzu é um cuidado que não deve ser deixado de lado.

Por último, mas não menos importante, a ação de tosar cachorro é uma boa aliada da higiene diária do animal. Assim, depois que você decide qual corte para cachorro Shih Tzu adotar, a qualidade de vida do pet também melhora consideravelmente. No Shih Tzu, tosa ursinho, padrão e longa são as mais comuns.

Dos tipos de tosa para Shih Tzu a outros cuidados com a aparência e higiene do pet

Já deu para perceber que existem muitos tipos de tosa. Shih Tzu pode ficar com os pelos mais curtinhos, ou mais compridos, dependendo da vontade do tutor. Mas sabia que além do corte de cachorro Shih Tzu, também é importante ficar atento a outros cuidados com o bem-estar e a higiene do seu pet?

Pois é: além dos cortes, Shih Tzu precisa manter uma rotina de banhos, escovação dos pelos, escovação dos dentes e corte de unhas. Também é necessário verificar o ouvido do cachorro regularmente, realizando a limpeza com um produto de uso veterinário. Outra dica é ficar de olho em qualquer alteração física e/ou comportamental do seu pet: se encontrar um Shih Tzu se coçando muito, por exemplo, não hesite em levá-lo ao veterinário. Os diferentes cortes de Shih Tzu ajudam a afastar problemas de pele, mas essa é uma raça bastante suscetível a alergias e dermatites.

Publicado originalmente em: 27/07/2023

Atualizado em: 01/12/2023