Cuidados dos animais

Shih tzu tosado: qual corte é indicado para a raça no verão?

Publicado - 04 Dezembro 2023 - 15h42

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Com a chegada do verão e o calor, manter o Shih Tzu tosado é essencial para o bem-estar e qualidade de vida do animal. Se você já tem familiaridade com essa raça de cachorro, sabe que existem diversos tipos de tosa. Tosa bebê Shih Tzu, tosa japonesa Shih Tzu, tosa Shih Tzu curto… a variedade de cortes é imensa, mas qual será a melhor tosa para o verão?

Muitos tutores ficam em dúvida sobre como proceder durante esse período do ano, principalmente porque o Shih Tzu é um cão de pelo longo. O Patas da Casa reuniu informações importantes para resolver essa questão. Confira abaixo!

Pode tosar o Shih Tzu?

A tosa Shih Tzu é indicada para todos os cães da raça. O tipo de corte que pode variar, e isso vai depender da escolha do tutor. No geral, os filhotes costumam fazer a tosa bebê. Shih Tzu adulto, por outro lado, costuma usufruir de outros tipos de tosa, como a tosa verão, tosa inverno, tosa japonesa, tosa ursinho, tosa higiênica ou tosa específica da raça.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quais são os tipos de tosa para Shih Tzu?

Tosa bebê - Shih Tzu fica com aparência de filhote com esse tipo de tosa. O corte apara bem os pelos do corpo, e pode deixar os pelos da cabeça com um tamanho alto, médio ou baixo. 


Tosa higiênica - Shih Tzu fica com uma aparência mais limpinha, mas sem deixar de ser peludo. É um corte que foca em aparar os pelos da barriga, órgãos genitais e patas. 


Tosa japonesa - Shih Tzu fica com uma aparência inspirada no oriente. Esse corte consiste em deixar o pelo do focinho do cachorro mais curto, enquanto das patas e orelhas ficam mais longos.


Tosa ursinho - Shih Tzu fica com aparência de ursinho, como o próprio nome já diz. Também chamado de tosa teddy bear, esse tipo de corte faz com que os pelos fiquem com cerca de 3 cm rente ao corpo (mas sem afetar o subpelo).


Tosa verão - Shih Tzu não fica com os pelos tão curtos, nem tão longos. É ideal para o verão, pois não deixa o cachorro com calor e nem totalmente desprotegido.


Tosa inverno - Shih Tzu, nesses casos, fica com os pelos um pouco mais compridos. É ideal para o inverno, pois ajuda a manter o cãozinho aquecido e pouco exposto às baixas temperaturas.


Tosa para o rosto - Shih Tzu fica com a aparência normal, a única mudança é em relação à franjinha da raça, que é levemente aparada. Com esse tipo de tosa Shih Tzu, rosto não pode ter os pelos muito cortados para não haver uma mudança expressiva, pois eles ajudam a proteger os olhos do animal.

Qual o melhor tipo de tosa para Shih Tzu?

Um dos tipos de tosa Shih Tzu preferidos entre os tutores é a tosa bebê, que mantém uma aparência jovial no pet, independentemente da idade. A tosa higiênica é outra que costuma ser adotada, pois é fácil de cuidar. Além disso, no geral, a tosa Shih Tzu fêmea preferida dos tutores é a mais longa; enquanto para os machos é a mais curta.

No verão, a tosa para Shih Tzu mais indicada é a de comprimento médio para longo. Muita gente pensa que o certo é aparar completamente os pelos do animal, mas não é verdade. Isso acaba a pele mais exposta aos raios solares, portanto não é indicado. Em outras épocas do ano, as tosas para Shih Tzu vão de acordo com a preferência do tutor. 

Como é feita a tosa higiênica em Shih Tzu?

Para deixar o Shitzu tosado, esse tipo de tosa consiste em retirar o excesso de pelos de regiões bem específicas, como as patinhas, barriga e órgãos genitais. Nessa tosa de Shih Tzu, o comprimento dos fios de outras áreas não sofre nenhuma alteração.

Qual a idade certa para tosar um Shih Tzu?

Uma das principais dúvidas sobre o cachorro Shih Tzu tosado é: quando o primeiro corte pode ser feito? Segundo a comunidade veterinária, a primeira tosa de Shih Tzu pode ser feita a partir dos 6 meses de idade. Mas antes de tudo é importante que o tutor do pet complete todo o esquema de vacinação do animal.

Quando filhote, a tosa bebê Shih Tzu é mais indicada, pois preserva a aparência de sua idade com o pelo curtinho. 

Por que não pode tosar Shih Tzu antes de 1 ano?

As tosas para Shih Tzu não precisam esperar até que ele tenha 1 ano, pois podem começar a partir dos 6 meses de idade. Antes disso não é indicado porque pode aumentar as chances do animal contrair algum problema dermatológico, já que ainda não está com a imunidade fortalecida. Quando filhote, a tosa bebê Shih Tzu é mais indicada, pois preserva a aparência de sua idade com o pelo curtinho.

Shih tzu em parque ao ar livre com língua de foraShih tzu preto e branco deitado no chão de madeiraShih Tzu branco e marrom tendo os pelos aparadosTesoura cortando a franja de Shih tzuShih tzu tosado com tesouraShih tzu caramelo e marrom com pelos longos sendo tosadoShih tzu branco e cinza em cima de mesa tendo os pelos das patas aparadosShih tzu cinza recebendo a tosa bebê

É necessário tosar o Shih Tzu no calor?

A raça de cachorro Shih Tzu é conhecida por sua pelagem longa e sedosa, o que pode demandar um grande cuidado no verão. Mas será que a tosa Shih Tzu é realmente necessária para o calor? A resposta é sim. Manter o Shih Tzu tosado é muito importante, não só no verão, como em todas as outras estações. Por motivos de higiene e saúde, o cachorro da raça deve receber o corte regularmente.

A tosa Shih Tzu ajuda a melhorar a qualidade de vida do pet. No entanto, é importante não deixar o Shih Tzu raspado totalmente, pois o aumento da exposição aos raios solares pode favorecer o câncer de pele. Como existem vários tipos de tosa para Shih Tzu, é só escolher o mais adequado para o seu pet sem deixá-lo totalmente sem pelos.

Como tosar Shih Tzu no verão?

Afinal de contas, como tosar Shih Tzu no verão? Muita gente opta pela tosa Shih Tzu curto no verão. Não é recomendado deixar os pelos muito curtos nos dias mais quentes, pois dessa forma a pele do cachorro pode ficar desprotegida do sol. Mesmo que os tutores imaginem que os pets sofram com os pelos longos durante o verão, a maior dica é encontrar um meio termo entre o curto e longo.

O Shih Tzu tosado para o calor deve estar com os pelos em tamanho médio. Vale lembrar que o cachorro da raça Shih Tzu é originário do Tibete, local em que o clima quente e frio variam, o que leva esse pet a se adaptar a ambas situações.

Quanto tempo demora para crescer o pelo do Shih Tzu tosado?

O pelo do Shih Tzu cresce aproximadamente 1 centímetro por mês. No entanto, é algo que depende de vários fatores como: alimentação, idade, saúde, genética e cuidados que o cachorro recebe. Em geral, demora cerca de um ano para que a raça atinja o comprimento de pelos longos após uma tosa para Shih Tzu.

Quantas vezes tem que tosar o Shih Tzu?

Dependendo do tipo de tosa, Shih Tzu pode ser tosado a cada dois ou três meses. É necessário observar o crescimento dos pelos para saber quando é a hora certa de apará-los. Já se você pretende alternar os tipos de tosa Shih Tzu entre curta e longa, o intervalo de tempo pode ser um pouco maior.

Pode tosar Shih Tzu na máquina?

Alguns tipos de tosa de Shih Tzu podem ser feitos tanto na máquina quanto na tesoura, desde que sejam auxiliadas por um profissional. A tosa com a máquina, no geral, não é muito indicada porque pode cortar demais os pelos do cachorro. Antes de pedir por um Shih Tzu tosado na máquina 2, é importante que a pessoa responsável pelo corte Shih Tzu tenha experiência com isso e seja bem cuidadosa, evitando uma tosa muito radical.

Por que não cortar o bigode do Shih Tzu?

O bigode de cachorro funciona como um receptor tátil. Ele é repleto de terminações nervosas que melhoram a noção espacial do Shih Tzu e facilita a locomoção. Dessa maneira, ao cortar os bigodes de um cão, ele acaba ficando desorientado, esbarrando nas coisas e ainda corre o risco de se machucar. Por isso, durante a tosa, Shih Tzu jamais pode cortar os bigodes (também chamados de vibrissas).

Publicada originalmente em: 27/11/2021
Atualizada em: 04/12/2023

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Adote um animal

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia: 10 curiosidades para conhecer um dos cachorros pequenos mais populares do Brasil

O Spitz Alemão é famoso por ser um cachorro pequeno e peludo bem fofo e simpático. Ele surgiu na Alemanha e é considerado uma das ra...

Cachorro

Cinomose: 7 fatos para entender melhor uma das doenças de cachorro mais graves que existem

A cinomose é uma das doenças caninas mais perigosas e sérias que existem. Altamente contagiosa e frequentemente fatal, essa doença p...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas