Raças

Shar Pei: personalidade, características e saúde... saiba tudo sobre a raça de cachorro

 Saiba mais sobre o Shar Pei,  essa raça de cachorro cheia de dobrinhas pelo corpo!
Saiba mais sobre o Shar Pei, essa raça de cachorro cheia de dobrinhas pelo corpo!

Ainda que carregue a fama de cachorro triste e melancólico pelo formato da cabeça e focinho, o Shar Pei tem personalidade para se tornar um grande companheiro de vida. Muito conhecido pela aparência do corpo cheio de dobrinhas, essa raça de cachorro costuma ser muito amorosa e protetora com a família. Por outro lado, é um cachorro que precisa de atenção em relação a socialização e obediência, pois tem a tendência de ser bem teimoso. De origem chinesa e descendente do famoso Chow Chow, o Shar Pei é uma das mais raras e antigas raças do mundo. Se você tem interesse nesse cãozinho, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o Shar Pei dog no nosso guia, desde a origem do animal até os cuidados que precisa ter no dia a dia. 

Origem do Shar Pei acompanha a história da China

Acredita-se que o cachorro da raça Shar Pei surgiu na China Antiga durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.). A teoria é baseada na descoberta de estátuas próximas a cidade de Hong Kong, semelhantes ao cão enrugado e datadas desse período histórico. Assim como o seu suposto ancestral, o Chow Chow, o Shar Pei também era usado no país asiático como cão de guarda e em práticas de rinha, briga e caça. Por ser considerado um animal da alta sociedade, a linhagem do cachorro desta raça foi quase dizimada após a criação da República Popular da China, o que fez com que o Shar Pei entrasse para o Guinness World Records como a raça mais rara do mundo nos anos 60. Para evitar a sua extinção, alguns criadores se refugiaram em partes da China consideradas ainda capitalistas, como Hong Kong. Hoje, o cãozinho dessa raça está longe de desaparecer, mas continua sendo uma raça rara e, consequentemente, difícil de encontrar.

Shar Pei: cachorro da raça se destaca pela pele enrugada e com dobras

Mesmo que o Shar Pei também seja um cachorro de língua azulada, o que costuma chamar atenção assim que você bate o olho nele é a aparência da pele. Com muitas dobrinhas e rugas por todo o corpo, essa característica é a grande responsável pela fama de cachorro triste e melancólico e, ao mesmo tempo, muito fofo que o Shar Pei tem. Em relação à pelagem, a cor mais comum é o caramelo, mas isso não impede que você encontre diferentes tipos de Shar Pei por aí: existem mais de oito combinação de cores para a raça, que vão desde o Shar Pei branco ao Shar Pei marrom. Nesse caso, vale ressaltar que a tonalidade costuma ser sólida, mas alguns cães podem apresentar coloração mais clara na cauda e na parte posterior da coxa.

Outros pontos que também se destacam no animal são a cabeça larga e as narinas bem abertas. O focinho do cachorro costuma ser longo e os lábios são extremamente volumosos. Assim como o cachorro Chow Chow, o Shar Pei também possui a língua, o céu da boca e as gengivas em de tom azulado, algo que é considerado muito raro no universo canino. As orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas. Quanto ao tamanho do cão, ele tem o porte médio, com uma altura aproximada de 50 centímetros e cerca de 30 quilos.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A raça de cachorro Shar Pei pode ter diferentes cores de pelagem
    A raça de cachorro Shar Pei pode ter diferentes cores de pelagem

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Shar Pei: personalidade tranquila e calma é uma das marcas do animal

    As raças de cachorro Shar Pei podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Calmo e dócil, esse cãozinho costuma desenvolver uma relação de muito apego e proteção com os donos. Justamente por isso, o Shar Pei tende a ser um ótimo cão de guarda. Além disso, ele não perde a oportunidade de se divertir ao lado dos seus humanos. Mas, ao contrário de algumas raças, como Pinscher e Chihuahua, dificilmente você o verá latindo por qualquer motivo.

    Por outro lado, o Shar Pei pode se mostrar um cãozinho bem teimoso. Como é uma raça muito inteligente, costuma fazer as coisas ao seu modo, o que pode ser um grande problema para os tutores. Nesse caso, é importante que o tutor assuma a posição de mestre e tente, aos poucos, ensinar ao seu amigo quem é que manda. Caso contrário, o animal não vai atender sua voz de comando e vai fazer o que bem entender. O resultado nós já sabemos, né?

    A socialização desde os primeiros dias de vida é fundamental para o cachorro da raça Shar Pei

    Reservado, dominador e extremamente protetor, a socialização, que já é importante para todas as raças de cachorro, é indispensável para o Shar Pei adulto ou filhote. Isso porque o cão dessa raça tende a agir com agressividade quando sente que ele ou alguém da sua família está em perigo. Com estranhos, é comum que o cachorro da raça Shar Pei assuma uma postura protetora e fechada. Sendo assim, o ideal é deixar as visitas sempre avisados e evitar a proximidade do animal com crianças sem supervisão enquanto o treinamento dele não tiver sido finalizado.

    Para impedir esse comportamento, o ideal é que o seu amigo cresça acostumado com outras pessoas, pets e, principalmente, com o movimento da sua casa e da rua. Além disso, é fundamental que o tutor invista no adestramento positivo para garantir uma boa convivência. Por ser um pouco teimoso, o Shar Pei pode enfrentar uma certa dificuldade em aceitar regras e comandos contrários a sua vontade. Ainda assim, com os estímulos corretos, como brinquedos e petiscos, você certamente conseguirá ensinar o que quiser para o seu pet da raça.

    Shar Pei: cachorro da raça costuma ser bastante carinhoso, dócil e protetor com seus humanos
    Shar Pei: cachorro da raça costuma ser bastante carinhoso, dócil e protetor com seus humanos

    Os cuidados necessários com a raça de cachorro Shar Pei

    Se você está pensando em ter um Shar Pei, é importante ter em mente que o cachorro da raça requer alguns cuidados específicos. Por ter muitas rugas, dobrinhas e uma pelagem densa, é necessário ter uma atenção redobrada com a higiene do seu amigo. Nesse caso, o ideal é que os banhos sejam dados semanalmente. Mas, lembre-se de que, é preciso secar o animal muito bem, já que a umidade pode favorecer o surgimento de diversos problemas de pele, como alergias e proliferação de micro-organismos. Além disso, o pelo duro e denso do Shar Pei requer uma escovação frequente - o que, além de ser um ritual de carinho para o seu pet, também é uma forma de ficar atento a qualquer sinal que mostre que a pele do seu cãozinho não está saudável.

    O tipo de pelagem e o excesso de dobrinhas também são fatores que fazem do cachorro dessa raça um animal pouco tolerante ao calor. Sendo assim, é importante que o tutor mantenha o animal confortável nos meses mais quentes. Para isso, lembre-se de trocar sempre a água e, ao passear com ele, opte sempre pelo caminho com sombra. Um tapete gelado também pode ajudar no verão. 

    Shar Pei: raça de cachorro pode desenvolver problemas de pele

    Por trás de toda a fofura e peculiaridade das dobrinhas do Shar Pei podem existir fatores que favorecem alguns problemas de pele. O fato desse cãozinho possuir uma camada de gordura mais grossa que outras raças, somado aos sulcos que originam as dobras, favorece a proliferação de fungos e bactérias na região. Doenças como a dermatite e alergias podem afetar o seu amigo quando não há uma rotina de cuidados adequada. Para prevenir esses quadros, o tutor deve sempre observar o estado de saúde do seu bichinho e visitar o médico veterinário regularmente. Além disso, é indispensável manter a carteirinha de vacinação do seu pet sempre atualizada para evitar outros tipos de doenças graves.

    Shar Pei: preço do filhote exige planejamento financeiro

    Se o seu objetivo é ter um cachorro da raça Shar Pei, é preciso ter o mínimo de planejamento. Isso porque o preço de um filhote dessa raça não é dos mais baixos e pode chegar a até R$7.500. Busque por canis e criadores confiáveis e certificados. Antes de tomar a decisão, é importante visitar o local para garantir que a criação respeita os animais e segue todas as normas de saúde. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >