Ainda que carregue a fama de cachorro triste e melancólico, a personalidade do Shar Pei tem tudo para conquistar muitos fãs e ele pode se tornar um grande companheiro de vida. Conhecido pela aparência cheia de dobrinhas, essa raça de cachorro costuma ser muito amorosa e protetora com a família. Por outro lado, é um cachorro que precisa de atenção em relação a socialização e obediência, pois tem a tendência de ser bem teimoso.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

De origem chinesa e descendente do cachorro Chow Chow, o Shar Pei é uma das mais raras e antigas raças do mundo. Se você tem interesse nesse cãozinho, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o Shar Pei no nosso guia, desde a origem do animal até os cuidados que precisa ter no dia a dia. 

Raio-X do cachorro Shar Pei

  • Origem: China
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, dura e eriçada
  • Cores: todas as cores sólidas são aceitas, exceto o branco
  • Personalidade: afetuoso, independente, teimoso, reservado e desconfiado
  • Altura: 46 a 51 cm
  • Peso: 18 a 30 kg
  • Expectativa de vida: 9 a 11 anos

Origem do Shar Pei acompanha a história da China

Acredita-se que o cachorro da raça Shar Pei tenha surgido na China Antiga durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.). A teoria é baseada na descoberta de estátuas próximas à cidade de Hong Kong semelhantes ao cão enrugado e que datam desse período histórico.

Assim como o seu suposto ancestral, o Chow Chow, o Shar Pei também era usado no país asiático como cão de guarda e em práticas de rinha, briga e caça. Por ser considerado um animal da alta sociedade, a linhagem do cachorro desta raça foi quase dizimada após a criação da República Popular da China, o que fez com que o Shar Pei entrasse para o Guinness World Records como a raça mais rara do mundo nos anos 60.

Para evitar a sua extinção, alguns criadores se refugiaram em partes da China consideradas ainda capitalistas, como Hong Kong. Hoje, o cãozinho dessa raça está longe de desaparecer, mas continua sendo uma raça rara e, consequentemente, difícil de encontrar. Em 1988, a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club.

Shar Pei: cachorro da raça tem pele enrugada e com dobras, além de língua azul

O Shar Pei é um cachorro de língua azul, mas o que costuma chamar atenção nele é a aparência da pele. Com muitas dobrinhas e rugas por todo o corpo, essa característica é a grande responsável pela fama de cachorro triste e, ao mesmo tempo, muito fofo que o Shar Pei tem.

Em relação à pelagem, a cor mais comum é o caramelo, mas isso não impede que você encontre diferentes tipos de Shar Pei por aí: existem mais de oito combinação de cores para a raça, que vão desde o Shar Pei branco ao Shar Pei marrom. Vale lembrar que o padrão branco não é reconhecido oficialmente pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK), mas existe.

No Shar Pei, tamanho é considerado de porte médio, embora ele seja um cão bem musculoso. Um SharPei adulto pode alcançar uma altura aproximada de 46 a 51 centímetros e pesar de 18 a 30 kg. Outros pontos que também se destacam no animal são a cabeça larga e as narinas bem abertas. O focinho do cachorro costuma ser longo. As orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas.

Shar Pei de pé de lado na gramaShar Pei com bola na bocaTrês cachorros Shar Pei lado a lado de cores diferentesShar Pei cheio de dobrinhas andando pela grama olhandoUm Shar Pei branco e um Shar Pei pretoShar Pei preto andando pelo sol

Shar Pei: personalidade tranquila e calma é uma das marcas do animal

 

  • Convivência

As raças de cachorro Shar Pei podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Calmo e dócil, esse cãozinho costuma desenvolver uma relação de muito apego e proteção com os donos. Justamente por isso, o Shar Pei tende a ser um ótimo cão de guarda. Além disso, ele não perde a oportunidade de se divertir ao lado dos seus humanos. Mas, ao contrário de algumas raças, como Pinscher e Chihuahua, dificilmente você o verá latindo por qualquer motivo.

Por outro lado, o Shar Pei pode se mostrar um cãozinho bem teimoso. Reservado, dominador e extremamente protetor, a socialização, que já é importante para todas as raças de cachorro, é indispensável para o Shar Pei. Isso porque o cão dessa raça tende a agir com agressividade quando sente que ele ou os donos estão em perigo. Para o Shar Pei, família é muito importante!

  • Socialização

Com estranhos, é comum que o cachorro da raça Shar Pei assuma uma postura protetora e fechada. O ideal é deixar as visitas sempre avisados e evitar a proximidade do animal com crianças sem supervisão enquanto o treinamento dele não tiver sido finalizado. Para impedir esse comportamento, o ideal é que o seu amigo cresça acostumado com outras pessoas, pets e, principalmente, com o movimento da sua casa e da rua. A socialização da raça de cachorro Shar-Pei deve acontecer desde filhote.

  • Adestramento

A raça de cachorro Shar Pei costuma fazer as coisas ao seu modo, o que pode ser um grande problema para os tutores. Nesse caso, é importante que o tutor assuma a posição de mestre e tente, aos poucos, ensinar ao seu amigo quem é que manda. Caso contrário, o animal não vai atender sua voz de comando e vai fazer o que bem entender.

É fundamental que o tutor invista no adestramento positivo para garantir uma boa convivência. Por ser um pouco teimoso, o Shar Pei pode enfrentar uma certa dificuldade em aceitar regras e comandos contrários a sua vontade. Ainda assim, com os estímulos corretos, como brinquedos e petiscos, você certamente conseguirá ensinar o que quiser para o pet da raça.

4 curiosidades sobre o cachorro Shar Pei

  1. Em 1966 e em 1978, o Shar Pei 'dog' apareceu no Guinness Book como a raça de cachorro mais rara do mundo. 
  2. O nome "Shar Pei" significa pele de areia ou pelo áspero, que é uma das características físicas da raça.
  3. Para quem gosta de conhecer cachorros famosos, um cão da raça Shar Pei que ficou muito popular na internet foi Paddington. Ele acumula mais de 86 mil seguidores no Instagram.
  4. O Shar Pei não é o único cachorro com dobrinhas que existe. Outras raças que também tem essa aparência peculiar são o Bulldog Inglês, PugDogue de Bordeaux, Mastiff Inglês e Mastim Napolitano.

Shar Pei filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Quando falamos do cão enrugado, raça Shar Pei já mostra suas ruguinhas desde filhote — e é ainda mais fofo nessa fase. No entanto, é importante ter alguns cuidados antes de levar um pet desse para casa. O ideal é que o filhote de Shar Pei permaneça os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos, tanto para a amamentação quanto para a socialização com outros animais. Só depois disso é que ele pode conhecer sua nova família.

Quando falamos do Shar Pei, cachorro filhote é um pouco mais energético e ativo do que um cão adulto. Por isso, estímulos e brincadeiras devem fazer parte da rotina. Os passeios, por outro lado, só devem ser iniciados depois que ele já tiver tomado todas as doses de vacinas para cachorro e vermífugos. Além do mais, uma dica importante é montar um enxoval para cachorro com o que ele precisa (o que inclui comedouro, bebedouro, ração, tapete higiênico e brinquedos).

Shar Pei filhote andando pela gramaShar Pei recém-nascidos dentro de cestinhaShar Pei cinza andando por campo floridoShar Pei filhote no colo de homemFilhote de Shar Pei branco olhando para frenteShar Pei filhote preto deitado na grama

Os cuidados necessários com a raça de cachorro Shar Pei

 

  • Banho: o ideal é que os banhos sejam semanais ou quinzenais. Lembre-se  que é preciso secar o animal muito bem, já que a umidade pode favorecer o surgimento de diversos problemas de pele, como alergias.
  • Escovação: o pelo duro e denso do Shar Pei requer uma escovação frequente, de pelo menos duas ou três vezes por semana.
  • Unhas: observe o crescimento das unhas do Shar Pei e, quando necessário, apare. Garras muito compridas podem incomodar e até machucar (tanto o pet, quanto quem convive com ele).
  • Dentes: escove os dentes do cachorro pelo menos duas ou três vezes por semana. Isso vai reduzir as chances de ele sofrer com alguns problemas bucais, como o tártaro.
  • Orelhas: faça uma limpeza a cada 15 dias na orelha do cachorro Shar Pei. Use sempre um produto específico para cães nessas horas.
  • Olhos: para cuidar do Shar Pei, animal deve ter uma atenção especial com os olhos também. Faça uma limpeza semanal com soro fisiológico na região.
  • Calor: o tipo de pelagem e o excesso de dobrinhas fazem o cão dessa raça ser pouco tolerante ao calor. Por isso, é necessário saber como refrescar cachorro no calor.

O que você precisa saber sobre a saúde do Shar Pei?

Por trás de toda a fofura e peculiaridade das dobrinhas do Shar Pei, é bom lembrar que essa é uma das podem existir raças com mais predisposição genética para ter problemas de pele. O fato desse cãozinho possuir uma camada de gordura mais grossa que outras raças, somado aos sulcos que originam as dobras, favorece a proliferação de fungos e bactérias na região.

Doenças como a dermatite e alergias podem afetar o seu amigo quando não há uma rotina de cuidados adequada. Para prevenir esses quadros, o tutor deve sempre observar o estado de saúde do seu bichinho e visitar o médico veterinário regularmente. Além disso, é indispensável manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada, de preferência sem atrasar a vacina do cachorro para evitar outros tipos de doenças graves.

Shar Pei: preço do filhote exige planejamento financeiro

Se o seu objetivo é ter um cachorro da raça Shar Pei, é preciso ter o mínimo de planejamento. Isso porque o preço de um filhote dessa raça não é dos mais baixos e pode chegar até R$ 7.500. Alguns fatores que influenciam no preço é o sexo, cor e linhagem genética do animal. Busque por um canil de cachorro e criadores confiáveis e certificados. Antes de tomar a decisão, é importante visitar o local para garantir que a criação respeita os animais e segue todas as normas de saúde. 

Perguntas e respostas sobre o cachorro SharPei

Qual é o valor de um Shar-Pei?

Para adquirir um Shar Pei no Brasil, o preço do filhote varia entre R$ 2.500 e R$ 7.500. O ideal é verificar se o criador é confiável e certificado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) para não cair em ciladas nem financiar situações de maus-tratos.

Como é ter um Shar-Pei?

O Shar Pei é um cachorro tranquilo, no geral, mas que pode ser bem desconfiado com estranhos e tem um temperamento um tanto teimoso. Ele é protetor e muito apegado com a família, mas precisa ser adestrado e socializado corretamente.

Como cuidar de um Shar-Pei?

Por ser uma raça de cachorro enrugado, o Shar Pei precisa de cuidados especiais, como:

  • Secá-lo muito bem após os banhos;
  • Limpar a região das dobrinhas regularmente;
  • Não tosar os pelos;
  • Evitar grande exposição ao sol;
  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Ter todas as vacinas em dia.

Como saber se o Shar Pei é original?

Existem algumas características que são típicas dessa raça. Cachorro enrugado é um traço do Shar Pei, por exemplo. Para completar, ele tem a língua azul, porte médio, uma cabeça larga, focinho longo e orelhas triangulares e dobradas para frente. Por precaução, uma dica é pedir o pedigree de cachorro.

Qual o tempo de vida de um Shar Pei?

O cachorro enrugadinho da raça Shar Pei tem uma expectativa de vida média de 9 a 11 anos. Saber como cuidar da raça, bem como fazer um acompanhamento veterinário adequado, são algumas atitudes que podem ajudá-lo nessa longevidade.

Quais os tipos de Shar Pei?

Os tipos de Shar Pei variam apenas de acordo com a cor da pelagem. Em alguns casos, até é possível encontrar a raça de cachorro enrugado com uma pelagem maior do que o habitual, mas essas versões geralmente derivam de uma mistura com outras raças e por isso não são reconhecidas oficialmente.

Publicado originalmente em: 31/07/2020

Atualizado em: 07/12/2023