Ainda que carregue a fama de cachorro triste e melancólico pelo formato da cabeça e focinho, o Shar Pei tem personalidade para se tornar um grande companheiro de vida. Muito conhecido pela aparência do corpo cheio de dobrinhas, essa raça de cachorro costuma ser muito amorosa e protetora com a família. Por outro lado, é um cachorro que precisa de atenção em relação a socialização e obediência, pois tem a tendência de ser bem teimoso. De origem chinesa e descendente do famoso Chow Chow, o Shar Pei é uma das mais raras e antigas raças do mundo. Se você tem interesse nesse cãozinho, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o Shar Pei dog no nosso guia, desde a origem do animal até os cuidados que precisa ter no dia a dia.
Origem do Shar Pei acompanha a história da China
Acredita-se que o cachorro da raça Shar Pei surgiu na China Antiga durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.). A teoria é baseada na descoberta de estátuas próximas a cidade de Hong Kong, semelhantes ao cão enrugado e datadas desse período histórico. Assim como o seu suposto ancestral, o Chow Chow, o Shar Pei também era usado no país asiático como cão de guarda e em práticas de rinha, briga e caça. Por ser considerado um animal da alta sociedade, a linhagem do cachorro desta raça foi quase dizimada após a criação da República Popular da China, o que fez com que o Shar Pei entrasse para o Guinness World Records como a raça mais rara do mundo nos anos 60. Para evitar a sua extinção, alguns criadores se refugiaram em partes da China consideradas ainda capitalistas, como Hong Kong. Hoje, o cãozinho dessa raça está longe de desaparecer, mas continua sendo uma raça rara e, consequentemente, difícil de encontrar.
Shar Pei: cachorro da raça se destaca pela pele enrugada e com dobras
Mesmo que o Shar Pei também seja um cachorro de língua azulada, o que costuma chamar atenção assim que você bate o olho nele é a aparência da pele. Com muitas dobrinhas e rugas por todo o corpo, essa característica é a grande responsável pela fama de cachorro triste e melancólico e, ao mesmo tempo, muito fofo que o Shar Pei tem. Em relação à pelagem, a cor mais comum é o caramelo, mas isso não impede que você encontre diferentes tipos de Shar Pei por aí: existem mais de oito combinação de cores para a raça, que vão desde o Shar Pei branco ao Shar Pei marrom. Nesse caso, vale ressaltar que a tonalidade costuma ser sólida, mas alguns cães podem apresentar coloração mais clara na cauda e na parte posterior da coxa.
Outros pontos que também se destacam no animal são a cabeça larga e as narinas bem abertas. O focinho do cachorro costuma ser longo e os lábios são extremamente volumosos. Assim como o cachorro Chow Chow, o Shar Pei também possui a língua, o céu da boca e as gengivas em de tom azulado, algo que é considerado muito raro no universo canino. As orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas. Quanto ao tamanho do cão, ele tem o porte médio, com uma altura aproximada de 50 centímetros e cerca de 30 quilos.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
Shar Pei: personalidade tranquila e calma é uma das marcas do animal
As raças de cachorro Shar Pei podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Calmo e dócil, esse cãozinho costuma desenvolver uma relação de muito apego e proteção com os donos. Justamente por isso, o Shar Pei tende a ser um ótimo cão de guarda. Além disso, ele não perde a oportunidade de se divertir ao lado dos seus humanos. Mas, ao contrário de algumas raças, como Pinscher e Chihuahua, dificilmente você o verá latindo por qualquer motivo.
Por outro lado, o Shar Pei pode se mostrar um cãozinho bem teimoso. Como é uma raça muito inteligente, costuma fazer as coisas ao seu modo, o que pode ser um grande problema para os tutores. Nesse caso, é importante que o tutor assuma a posição de mestre e tente, aos poucos, ensinar ao seu amigo quem é que manda. Caso contrário, o animal não vai atender sua voz de comando e vai fazer o que bem entender. O resultado nós já sabemos, né?
A socialização desde os primeiros dias de vida é fundamental para o cachorro da raça Shar Pei
Reservado, dominador e extremamente protetor, a socialização, que já é importante para todas as raças de cachorro, é indispensável para o Shar Pei adulto ou filhote. Isso porque o cão dessa raça tende a agir com agressividade quando sente que ele ou alguém da sua família está em perigo. Com estranhos, é comum que o cachorro da raça Shar Pei assuma uma postura protetora e fechada. Sendo assim, o ideal é deixar as visitas sempre avisados e evitar a proximidade do animal com crianças sem supervisão enquanto o treinamento dele não tiver sido finalizado.
Para impedir esse comportamento, o ideal é que o seu amigo cresça acostumado com outras pessoas, pets e, principalmente, com o movimento da sua casa e da rua. Além disso, é fundamental que o tutor invista no adestramento positivo para garantir uma boa convivência. Por ser um pouco teimoso, o Shar Pei pode enfrentar uma certa dificuldade em aceitar regras e comandos contrários a sua vontade. Ainda assim, com os estímulos corretos, como brinquedos e petiscos, você certamente conseguirá ensinar o que quiser para o seu pet da raça.

Os cuidados necessários com a raça de cachorro Shar Pei
Se você está pensando em ter um Shar Pei, é importante ter em mente que o cachorro da raça requer alguns cuidados específicos. Por ter muitas rugas, dobrinhas e uma pelagem densa, é necessário ter uma atenção redobrada com a higiene do seu amigo. Nesse caso, o ideal é que os banhos sejam dados semanalmente. Mas, lembre-se de que, é preciso secar o animal muito bem, já que a umidade pode favorecer o surgimento de diversos problemas de pele, como alergias e proliferação de micro-organismos. Além disso, o pelo duro e denso do Shar Pei requer uma escovação frequente - o que, além de ser um ritual de carinho para o seu pet, também é uma forma de ficar atento a qualquer sinal que mostre que a pele do seu cãozinho não está saudável.
O tipo de pelagem e o excesso de dobrinhas também são fatores que fazem do cachorro dessa raça um animal pouco tolerante ao calor. Sendo assim, é importante que o tutor mantenha o animal confortável nos meses mais quentes. Para isso, lembre-se de trocar sempre a água e, ao passear com ele, opte sempre pelo caminho com sombra. Um tapete gelado também pode ajudar no verão.
Shar Pei: raça de cachorro pode desenvolver problemas de pele
Por trás de toda a fofura e peculiaridade das dobrinhas do Shar Pei podem existir fatores que favorecem alguns problemas de pele. O fato desse cãozinho possuir uma camada de gordura mais grossa que outras raças, somado aos sulcos que originam as dobras, favorece a proliferação de fungos e bactérias na região. Doenças como a dermatite e alergias podem afetar o seu amigo quando não há uma rotina de cuidados adequada. Para prevenir esses quadros, o tutor deve sempre observar o estado de saúde do seu bichinho e visitar o médico veterinário regularmente. Além disso, é indispensável manter a carteirinha de vacinação do seu pet sempre atualizada para evitar outros tipos de doenças graves.
Shar Pei: preço do filhote exige planejamento financeiro
Se o seu objetivo é ter um cachorro da raça Shar Pei, é preciso ter o mínimo de planejamento. Isso porque o preço de um filhote dessa raça não é dos mais baixos e pode chegar a até R$7.500. Busque por canis e criadores confiáveis e certificados. Antes de tomar a decisão, é importante visitar o local para garantir que a criação respeita os animais e segue todas as normas de saúde.
Redação: Úrsula Gomes
