close
Raças

Shar Pei: personalidade, características e saúde... saiba tudo sobre a raça de cachorro

Atualizado · 31 de julho de 2020 · 18h25

Publicado · 31/07/2020 · 18h25

 Saiba mais sobre o Shar Pei,  essa raça de cachorro cheia de dobrinhas pelo corpo!
Saiba mais sobre o Shar Pei, essa raça de cachorro cheia de dobrinhas pelo corpo!

Ainda que carregue a fama de cachorro triste e melancólico pelo formato da cabeça e focinho, o Shar Pei tem personalidade para se tornar um grande companheiro de vida. Muito conhecido pela aparência do corpo cheio de dobrinhas, essa raça de cachorro costuma ser muito amorosa e protetora com a família. Por outro lado, é um cachorro que precisa de atenção em relação a socialização e obediência, pois tem a tendência de ser bem teimoso. De origem chinesa e descendente do famoso Chow Chow, o Shar Pei é uma das mais raras e antigas raças do mundo. Se você tem interesse nesse cãozinho, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o Shar Pei dog no nosso guia, desde a origem do animal até os cuidados que precisa ter no dia a dia. 

Origem do Shar Pei acompanha a história da China

Acredita-se que o cachorro da raça Shar Pei surgiu na China Antiga durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.). A teoria é baseada na descoberta de estátuas próximas a cidade de Hong Kong, semelhantes ao cão enrugado e datadas desse período histórico. Assim como o seu suposto ancestral, o Chow Chow, o Shar Pei também era usado no país asiático como cão de guarda e em práticas de rinha, briga e caça. Por ser considerado um animal da alta sociedade, a linhagem do cachorro desta raça foi quase dizimada após a criação da República Popular da China, o que fez com que o Shar Pei entrasse para o Guinness World Records como a raça mais rara do mundo nos anos 60. Para evitar a sua extinção, alguns criadores se refugiaram em partes da China consideradas ainda capitalistas, como Hong Kong. Hoje, o cãozinho dessa raça está longe de desaparecer, mas continua sendo uma raça rara e, consequentemente, difícil de encontrar.

Shar Pei: cachorro da raça se destaca pela pele enrugada e com dobras

Mesmo que o Shar Pei também seja um cachorro de língua azulada, o que costuma chamar atenção assim que você bate o olho nele é a aparência da pele. Com muitas dobrinhas e rugas por todo o corpo, essa característica é a grande responsável pela fama de cachorro triste e melancólico e, ao mesmo tempo, muito fofo que o Shar Pei tem. Em relação à pelagem, a cor mais comum é o caramelo, mas isso não impede que você encontre diferentes tipos de Shar Pei por aí: existem mais de oito combinação de cores para a raça, que vão desde o Shar Pei branco ao Shar Pei marrom. Nesse caso, vale ressaltar que a tonalidade costuma ser sólida, mas alguns cães podem apresentar coloração mais clara na cauda e na parte posterior da coxa.

Outros pontos que também se destacam no animal são a cabeça larga e as narinas bem abertas. O focinho do cachorro costuma ser longo e os lábios são extremamente volumosos. Assim como o cachorro Chow Chow, o Shar Pei também possui a língua, o céu da boca e as gengivas em de tom azulado, algo que é considerado muito raro no universo canino. As orelhas são pequenas e possuem um formato triangular com as pontas arredondadas. Quanto ao tamanho do cão, ele tem o porte médio, com uma altura aproximada de 50 centímetros e cerca de 30 quilos.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A raça de cachorro Shar Pei pode ter diferentes cores de pelagem
    A raça de cachorro Shar Pei pode ter diferentes cores de pelagem

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    Shar Pei: personalidade tranquila e calma é uma das marcas do animal

    As raças de cachorro Shar Pei podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Calmo e dócil, esse cãozinho costuma desenvolver uma relação de muito apego e proteção com os donos. Justamente por isso, o Shar Pei tende a ser um ótimo cão de guarda. Além disso, ele não perde a oportunidade de se divertir ao lado dos seus humanos. Mas, ao contrário de algumas raças, como Pinscher e Chihuahua, dificilmente você o verá latindo por qualquer motivo.

    Por outro lado, o Shar Pei pode se mostrar um cãozinho bem teimoso. Como é uma raça muito inteligente, costuma fazer as coisas ao seu modo, o que pode ser um grande problema para os tutores. Nesse caso, é importante que o tutor assuma a posição de mestre e tente, aos poucos, ensinar ao seu amigo quem é que manda. Caso contrário, o animal não vai atender sua voz de comando e vai fazer o que bem entender. O resultado nós já sabemos, né?

    A socialização desde os primeiros dias de vida é fundamental para o cachorro da raça Shar Pei

    Reservado, dominador e extremamente protetor, a socialização, que já é importante para todas as raças de cachorro, é indispensável para o Shar Pei adulto ou filhote. Isso porque o cão dessa raça tende a agir com agressividade quando sente que ele ou alguém da sua família está em perigo. Com estranhos, é comum que o cachorro da raça Shar Pei assuma uma postura protetora e fechada. Sendo assim, o ideal é deixar as visitas sempre avisados e evitar a proximidade do animal com crianças sem supervisão enquanto o treinamento dele não tiver sido finalizado.

    Para impedir esse comportamento, o ideal é que o seu amigo cresça acostumado com outras pessoas, pets e, principalmente, com o movimento da sua casa e da rua. Além disso, é fundamental que o tutor invista no adestramento positivo para garantir uma boa convivência. Por ser um pouco teimoso, o Shar Pei pode enfrentar uma certa dificuldade em aceitar regras e comandos contrários a sua vontade. Ainda assim, com os estímulos corretos, como brinquedos e petiscos, você certamente conseguirá ensinar o que quiser para o seu pet da raça.

    Shar Pei: cachorro da raça costuma ser bastante carinhoso, dócil e protetor com seus humanos
    Shar Pei: cachorro da raça costuma ser bastante carinhoso, dócil e protetor com seus humanos

    Os cuidados necessários com a raça de cachorro Shar Pei

    Se você está pensando em ter um Shar Pei, é importante ter em mente que o cachorro da raça requer alguns cuidados específicos. Por ter muitas rugas, dobrinhas e uma pelagem densa, é necessário ter uma atenção redobrada com a higiene do seu amigo. Nesse caso, o ideal é que os banhos sejam dados semanalmente. Mas, lembre-se de que, é preciso secar o animal muito bem, já que a umidade pode favorecer o surgimento de diversos problemas de pele, como alergias e proliferação de micro-organismos. Além disso, o pelo duro e denso do Shar Pei requer uma escovação frequente - o que, além de ser um ritual de carinho para o seu pet, também é uma forma de ficar atento a qualquer sinal que mostre que a pele do seu cãozinho não está saudável.

    O tipo de pelagem e o excesso de dobrinhas também são fatores que fazem do cachorro dessa raça um animal pouco tolerante ao calor. Sendo assim, é importante que o tutor mantenha o animal confortável nos meses mais quentes. Para isso, lembre-se de trocar sempre a água e, ao passear com ele, opte sempre pelo caminho com sombra. Um tapete gelado também pode ajudar no verão. 

    Shar Pei: raça de cachorro pode desenvolver problemas de pele

    Por trás de toda a fofura e peculiaridade das dobrinhas do Shar Pei podem existir fatores que favorecem alguns problemas de pele. O fato desse cãozinho possuir uma camada de gordura mais grossa que outras raças, somado aos sulcos que originam as dobras, favorece a proliferação de fungos e bactérias na região. Doenças como a dermatite e alergias podem afetar o seu amigo quando não há uma rotina de cuidados adequada. Para prevenir esses quadros, o tutor deve sempre observar o estado de saúde do seu bichinho e visitar o médico veterinário regularmente. Além disso, é indispensável manter a carteirinha de vacinação do seu pet sempre atualizada para evitar outros tipos de doenças graves.

    Shar Pei: preço do filhote exige planejamento financeiro

    Se o seu objetivo é ter um cachorro da raça Shar Pei, é preciso ter o mínimo de planejamento. Isso porque o preço de um filhote dessa raça não é dos mais baixos e pode chegar a até R$7.500. Busque por canis e criadores confiáveis e certificados. Antes de tomar a decisão, é importante visitar o local para garantir que a criação respeita os animais e segue todas as normas de saúde. 

    Redação: Úrsula Gomes

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >