Adoção animal

Mastim Napolitano: saiba tudo sobre a raça de cachorro italiana

Publicado - 07 Novembro 2023 - 17h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Mastim Napolitano é um cachorro gigante, de postura imponente e que pode ser assustador em um primeiro momento, principalmente por causa da sua grandeza. A raça é uma das mais antigas do mundo e o Mastim é muito popular na Itália, seu país de origem. Apesar do seu porte físico ser um tanto quanto intimidante, muitos tutores se surpreendem com o temperamento e a personalidade do Mastim Napolitano. Filhote ou adulto, o cachorro é sempre uma companhia agradável e que vai trazer bons momentos à família.

Se você está pensando em abrir as portas de casa para um cachorro Mastim, é importante conhecer mais a fundo esta raça. Por isso, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você deve saber sobre o Mastim Napolitano: preço, cuidados, características e várias outras curiosidades importantes. Vem com a gente!

Raio-X do cachorro Mastim Napolitano

  • Origem: Itália
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossoides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curto, denso e brilhante
  • Cores: cinza, preto, mogno, fulvo, tigrado
  • Personalidade: corajoso, protetor, determinado, leal e territorialista
  • Altura: 60 a 75 cm
  • Peso: 50 a 70 kg
  • Expectativa de vida: de 8 a 10 anos

A história da origem do Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano surgiu no sul da Itália, próximo a região de Nápoles - é daí, inclusive, que vem o nome da raça - e é considerado um dos cachorros mais antigos do mundo. Acredita-se que ele esteja ao lado dos humanos desde 100 a.C, pois registros arqueológicos apontam que o cachorro Napolitano existe desde a Roma Antiga. Ou seja, seriam, no mínimo, mais de 2 mil anos do doguinho andando por aí!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda assim, a espécie sofreu um grande baque com a Segunda Guerra Mundial. O Mastim Napolitano só não entrou em extinção porque em 1947 alguns criadores decidiram investir na raça e se dedicaram à reprodução de novos exemplares. Em 1956, a raça foi reconhecida oficialmente pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Ao longo dos anos, o Mastim - ou Mastiff Napolitano - exerceu diferentes funções. Ele é um excelente cão de guarda, mas também já ajudou forças policiais e tropas do exército durante as guerras. Além disso, por ser um cachorro gigante, o animal também participava de rinhas, que hoje são proibidas.

Os tipos de cachorro Mastim

O Mastim Napolitano tem origem italiana. No entanto, também existem outros cachorros do grupo Mastiff bastante populares! É o caso do Mastim Tibetano (o cachorro mais caro do mundo), o Mastiff Inglês e Mastim Espanhol. Além deles, ainda tem o Boerboel, o Pastor do Cáucaso e o Cane Corso (ou Mastim Italiano). Todos fazem do grupo de cães Mastim (ou Mastiff).

O cachorro Mastim tem uma postura imponente

Para definir o Mastim Napolitano, gigante é a melhor palavra. Com uma aparência robusta, musculosa e pesada, o cãozinho não passa despercebido nos lugares. Ele, assim como o Bulldog Inglês, possui toda a extensão do corpo cheia de dobrinhas, especialmente na barriga e no dorso. Fisicamente, ele também é muito forte, ágil, com uma mandíbula resistente e uma cabeça larga.

Os números da raça são impressionantes. Para se ter uma ideia sobre o Mastim Napolitano, tamanho pode chegar de 58 a 77 cm; e pesar entre 50 e 70 kg. Por isso, de todas as raças de cachorro, Mastim Napolitano é uma das que mais chama a atenção por causa do seu porte.

A pelagem do cachorro é curta, densa e brilhante, com comprimento uniforme por todo o corpo de, no máximo, 1,5 cm. Não pode haver nenhum tipo de franja. Já as cores do Mastim Napolitano aceitas são o cinza, preto, mogno e fulvo, todas podendo ser tigradas ou não. Além disso, a presença de pequenas manchas brancas no peito e na ponta dos dedos também são liberadas.

Personalidade do Mastim Napolitano é marcado por lealdade e instinto protetor

  • Convivência

O Mastim Napolitano é um cão muito leal e tem um temperamento calmo. Ele não é reativo e nem age de forma agressiva sem necessidade, mas é um cachorro protetor que não mede esforços para defender quem ele ama ou a propriedade onde vive. Por isso, é um excelente animal para tomar conta de casa, já que está sempre alerta para situações estranhas.

Com a família, o Mastim é muito dócil e gentil. O doguinho se apega e demonstra toda a sua fidelidade, mas também pode ser um pouco teimoso de vez em quando. Para treiná-lo e transformá-lo em um cachorro obediente, o adestramento de cães é fundamental.

Mesmo sendo um animal enorme, o nível de energia da raça de cachorro Mastim Napolitano é bastante moderado. Ele não é um cão super agitado, mas precisa de um espaço adequado para viver. Além disso, deve ser incentivado a se movimentar com caminhadas e passeios, principalmente para evitar quadros de sobrepeso.

Apesar de não ser um animal destruidor, o Mastim gosta de morder e tem uma mandíbula poderosa. Por isso, a escolha de brinquedos de cachorro feitos com materiais mais resistentes e mordedores é a melhor maneira de direcionar essa necessidade para os acessórios certos.

Cachorro Mastim Napolitano visto de ladoMastim Napolitano de frente para um portão azulCão Mastim Napolitano correndo na gramaMastim Napolitano sentado pegando solHomem fazendo carinho no Mastim NapolitanoTrês cães Mastim Napolitano juntos

 

  • Socialização

 

Por ter um instinto protetor bem aguçado e por causa do seu passado como cão de guarda, o Mastim Napolitano não é muito receptivo com estranhos. Ele fica em constante estado de vigia, e pode adotar uma postura mais agressiva com quem não conhece. Para evitar que isso aconteça e transformar o pet em um animal mais amigável, a socialização do cachorro Mastim é indispensável.

A relação com crianças, por outro lado, é muito tranquila. A raça de cachorro Mastim Napolitano é paciente, gentil e tolerante com os menores. Não tem reações brutas ou agressivas, mas por ser um cachorro muito grande, é importante supervisionar essas interações. O Mastim também pode se adaptar com outros animais, mas para isso é importante que o filhote de Mastim Napolitano aprenda desde cedo a conviver com outros pets.

  • Adestramento

Adestrar um cachorro da raça Mastim Napolitano não é uma das tarefas mais difíceis, mas requer paciência e estímulos positivos. O animal aprende melhor quando é recompensado com petiscos, brinquedos, elogios e carinhos. É importante trabalhar a obediência do cãozinho logo nos primeiros anos de vida, até mesmo para mostrar a hierarquia da casa. Apesar de ser um cachorro tranquilo, o Mastim Napolitano não deve ser incentivado a ser agressivo, o que pode acabar acontecendo com reforços negativos - isto é, com castigos e punições -, portanto o tipo de adestramento de cães é algo que conta muito nessas horas.

4 curiosidades sobre o cachorro Mastim Napolitano

1) O Mastim é aquele cachorro que baba bastante! Por isso, é importante ter uma toalhinha ou lenço sempre por perto.

2) Além de babar, esse é um cachorro que ronca, mas não é algo preocupante (na maioria dos casos).

3) Algumas pessoas cortam as orelhas do Mastim Napolitano, prática conhecida como conchectomia. No Brasil, isso é proibido e se enquadra em um crime de maus-tratos aos animais.

4) Para quem gosta de filmes de cachorro, o Mastim Napolitano participou da saga de Harry Potter. Nos filmes, o cão se chamava Canino e pertencia ao Rúbeo Hagrid.

Mastim Napolitano filhote: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

O filhote de Mastim Napolitano é como qualquer outro filhote de cachorro, sempre curioso, ativo e brincalhão. Essa é a fase em que ele está conhecendo e descobrindo o mundo, então não se assuste com a agitação do cãozinho nos primeiros anos de vida. Por ser um cachorro gigante, o Mastim Napolitano filhote leva cerca de 18 a 24 meses para atingir a fase adulta, então é um período bem prolongado de um filhotinho correndo pela casa.

Além dos cuidados com a alimentação do filhote de cachorro, o tutor deve se programar para comprar alguns itens básicos para acomodar o Mastim Napolitano filhote. Isso inclui uma caminha, tapetes higiênicos, comedouro, bebedouro, ração, brinquedos e ter um dinheirinho reservado para as consultas veterinárias.

Logo nos primeiros meses, já se recomenda aplicar todas as vacinas para cachorro filhote necessárias, respeitando o intervalo entre as doses e evitando atrasos. O mesmo vale para os vermífugos. Caso haja dúvidas, converse com um médico veterinário para maiores esclarecimentos.

Filhote de Mastim Napolitano em cima de tronco olhando para o ladoDois Mastim Napolitano filhotes brincandoMastim Napolitano preto olhando para o ladoMastim Napolitano filhote escondido atrás de árvoreDois Mastim Napolitano olhando para o ladoMastim Napolitano adulto em campo florido

 

Principais cuidados com a rotina do Mastim Napolitano

 

  • Escovação: o cachorro Mastim Napolitano não solta muito pelo, por isso a manutenção não precisa ser tão frequente. Uma sessão de escovação semanal é suficiente.
  • Banho: como babam muito, pode acumular sujeira com mais facilidade pelo corpo do Mastim. Por isso, os banhos devem ser mais frequentes, cerca de uma vez a cada semana ou a cada quinze dias.
  • Dentes: a melhor forma de não permitir o acúmulo de placa bacteriana - e, claro, o tártaro em cães - é escovar os dentes de cachorro Napolitano no mínimo três vezes na semana.
  • Unhas: é importante saber como cortar unha de cachorro Mastim, e fazer isso pelo menos uma ou duas vezes por mês (conforme a necessidade do animal). O ideal é que a unha nunca esteja muito comprida.
  • Calor: o cachorro Mastim Napolitano tem baixa tolerância ao calor. Ele convive melhor em regiões com temperaturas amenas, e durante o verão é importante redobrar os cuidados com ele.

O que você precisa saber sobre a saúde da raça Mastim?

Ainda que seja um cachorro forte e saudável na maior parte do tempo, o cachorro Napolitano requer uma atenção especial com as dobrinhas espalhadas pelo corpo e outras condições de saúde. As dobrinhas (ou rugas) podem acumular muita umidade e facilitar o aparecimento de problemas dermatológicos, como alergias e fungos, por isso devem ser inspecionadas regularmente e o tutor deve limpá-las com certa frequência.

Além disso, a raça Mastim Napolitano tende a sofrer com a displasia coxofemoral em cães, uma condição muito comum em animais de porte grande ou gigante. A condição é caracterizada pelo encaixe inadequado do fêmur na superfície articular (acetábulo). Isso compromete a mobilidade do animal, causando incômodo e dores. Outros problemas que podem ser frequentes são a deficiência de cálcio e o olho de cereja em cachorro.

Por esses motivos, o Mastim Napolitano, filhote e adulto, devem visitar o veterinário com certa regularidade. Quanto antes for o diagnóstico de um desses problemas, melhor será o prognóstico. Por fim, não esqueça de manter as vacinas para cachorro sempre em dia, bem como a vermifugação e desparasitação do animal.

Mastim Napolitano: preço pode chegar a R$ 6 mil

Se você está decidido em ter um cãozinho da raça Mastim, deve procurar um canil de cachorro de confiança para exercer a compra. Os preços variam de R$ 3500 a R$ 5 mil para os machos, e de R$ 4500 a R$ 6 mil para as fêmeas (podendo ser um pouco a mais ou a menos do que isso). Além do sexo, outras características que contribuem para a diferença de preço são a linhagem genética do animal e as cores da pelagem. Caso o doguinho já tenha sido vacinado e vermifugado, também pode custar mais caro.

Lembramos que se a ideia é ter um cachorro de raça, como o Mastim Napolitano, é fundamental solicitar toda a documentação do pet (ou seja, o pedigree de cachorro). É isso que vai garantir que o animal é realmente de raça pura, e não derivado de uma mistura. Também é importante se certificar de que o canil escolhido é comprometido com o bem-estar dos animais, tem boas referências e cuida do jeito certo dos pais e dos filhotes.

Perguntas e respostas sobre o Mastim Napolitano

Quanto custa um cachorro mastim?

O preço de um cachorro Mastim vai depender do tipo. No caso do Mastim Napolitano, por exemplo, o preço é de até R$ 6.000. Já o Mastim Tibetano, que é o cachorro mais caro que existe, pode custar mais de R$ 1 milhão!

Qual a diferença entre mastiff e mastim?

Mastiff é o nome em inglês de Mastim. Ou seja, é possível se referir à raça de cachorro Mastim Napolitano como Mastiff Napolitano. Esse grupo de cães molossoide é caracterizado pelo corpo robusto e musculoso, além da cabeça grande e o focinho encurtado.

Qual é o maior cão do mundo?

Apesar da fama de gigante do Mastim Napolitano, tamanho do cachorro não se compara ao do Dogue Alemão, que é o maior cachorro do mundo. Enquanto o Mastim chega a 75 cm de altura e 75 kg de peso; o Dogue Alemão pode ter até 90 cm de altura e 90 kg de peso. O maior cão que já existiu foi justamente dessa raça, chamado de Zeus e que tinha altura de 111 cm.

Qual é a força de mordida do Mastim?

O Mastiff Inglês tem uma força na mandíbula de até 556 PSI e por isso é um dos cachorros mais fortes do mundo. Já quanto ao Mastife Napolitano, não se sabe exatamente quanto de força ele tem na mordida.

Publicado originalmente em: 12/07/2022
Atualizado em: 07/11/2023

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas