Comportamento animal

Chow Chow: saiba mais sobre a personalidade e temperamento da raça

Publicado - 05 Outubro 2022 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Chow Chow é um cachorro originário da China que tem como principal característica a língua azul (ou roxa). Além disso, existem outras características marcantes no Chow Chow: de porte médio, esse é um cão com pelagem densa e abundante que lembra um ursinho. Você já deve ter visto um Chow Chow filhote e se derretido com a fofura, mas você sabe como é a personalidade desse cachorro? Essa é uma raça que tem um comportamento mais dominante, independente e até um pouco teimoso, o que pode ser inesperado para muitos tutores que confiam na aparência fofinha do cachorro Chow Chow.

Quando falamos do Chow Chow, personalidade é algo que se destaca por vários motivos - e é importante que os interessados em ter um cachorrinho da raça pesquisem bem sobre o assunto. Separamos algumas informações importantes sobre o temperamento dos Chow Chows para te ajudar a decidir se você é o tutor certo para eles!

O que define a personalidade de cachorro?

Entender o comportamento canino e os diferentes tipos de personalidade que acompanham cada pet não é uma tarefa difícil. Algumas questões genéticas estão envolvidas nesse processo: há raças de cachorro que carregam comportamentos bastante instintivos e que estão atrelados à sua origem, como é o caso de um cão de guarda ou um cão de pastoreio. Mas sabia que não é só isso que define a personalidade canina? A maneira como cada cão é criado também influencia no “resultado final”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O cachorro Chow Chow, por exemplo, é uma raça naturalmente mais reservada e com fama de teimoso. O jeitinho mais quieto pode até permanecer, mas a teimosia pode ser corrigida com técnicas de adestramento. Ou seja, você pode deixar o cachorro de língua azul mais obediente, se souber educá-lo corretamente! As diferentes relações também sofrem impacto da criação: quanto antes o cão for socializado e acostumado a conviver com grupos de fora do seu convívio diário, melhor ele se relaciona.

Personalidade do Chow Chow: tudo que você precisa saber

A personalidade do Chow Chow (o famoso cachorro da língua azul) é uma das questões que mais intrigam os apaixonados pela raça. Para começar, mesmo que pareça um cão muito fofinho e amigável, o Chow Chow tem um humor variável. Às vezes ele quer estar perto, às vezes prefere ficar no cantinho dele - e está tudo bem. Para o Chow Chow, família tem lá sua importância, mas ele também valoriza a própria independência e individualidade.

Em questão de energia, a raça não é das mais ativas. São cães extremamente tranquilos, sem hábitos destrutivos e que quase não latem. A raça Chow Chow é uma das fáceis de serem criadas por quem tem uma rotina mais corrida, e se encaixa como um ótimo cachorro para apartamento (mesmo não sendo exatamente pequeno). Outras características que se destacam no Chow Chow são sua teimosia e territorialismo acentuado. Contudo, a raça pode ser adestrada e socializada com as artimanhas certas.

Uma dúvida que pode surgir - e que pode interferir na personalidade da raça - é como saber se o Chow Chow é puro. A resposta é bem simples: basta analisar a cor da língua do animal. Se tiver uma coloração mais rosada é porque ele foi cruzado com outra raça que alterou sua genética. No Chow Chow, azul e roxo são as únicas cores de língua possíveis. Outra tática é observar quantos dentes o animal tem, pois essa é a única raça com 44 dentes (as demais têm 42), e o porte: não existe um cachorro Chow Chow pequeno e muito menos um Chow Chow gigante, por exemplo, apenas cães de porte médio para grande.

A seguir, confira um panorama com tudo sobre a raça Chow Chow e sua personalidade!

O Chow é agressivo?

É difícil não reconhecer um cachorro Chow Chow: peludo e fofo, a raça se destaca em qualquer lugar e desperta olhares. Com a pelagem densa e impressionante, o Chow Chow é um cachorro imponente, mas, se for bem treinado, não é particularmente agressivo. Eles são muito leais aos tutores, mas não gostam muito de serem agarrados ou manipulados quando não estão afim. Por isso, são mais indicados para famílias com crianças mais velhas, com mais noção dos limites na hora de lidar com animais.

Basicamente, o Chow Chow mantém uma boa relação familiar, mas não é tão chegado com quem ele não conhece e tende a ser um pouco impaciente com crianças muito pequenas. As visitas devem ser avisadas para não serem muito invasivas com o espaço do animal, que pode despertar um comportamento mais bruto (mas não necessariamente violento). Dito isso, os Chow Chows costumam se dar bem com crianças, desde que sejam acostumados a elas desde filhotes.

A convivência entre o Chow Chow e seu tutor

A lealdade da raça Chow Chow está mais com uma pessoa do que com várias. Diversas raças de cachorro se afeiçoam ao tutor imediato e suas famílias com intensidade parecida, mas não os Chow Chows. Ainda que seja possível que ele forme laços amistosos com toda a família do tutor, essa raça tende a escolher uma pessoa para se dedicar. Por isso, não espere que o cachorro Chow Chow - grande que só - obedeça a qualquer morador: ele provavelmente vai ter uma relação mais próxima apenas com uma pessoa.

Tendo isso em mente, o Chow Chow é uma boa pedida para quem mora sozinho e quer um grande amigo peludo. Ele sempre será muito leal e fiel a você, e não sairá do seu lado nos momentos em que você precisar.

Cachorro Chow Chow é independente e reservado

O Chow Chow é o cachorro ideal para quem aprecia a independência de seu pet, mas que, ao mesmo tempo, é capaz de delimitar limites. Isso porque, se depender do cãozinho, ele segue as próprias regras. É necessário saber conduzir a situação para que tudo dê certo com o cachorro da língua roxa e, ao mesmo tempo, entender que o Chow Chow é um animal que gosta de ter seu espaço e momentos mais reservados de vez em quando, sem ninguém forçar a barra.

No geral, uma advertência verbal de forma severa é suficiente para que o Chow Chow pare de fazer alguma traquinagem. A dinâmica ideal entre um tutor e seu Chow Chow é aquela na qual a independência do pet é respeitada, desde que ele siga as regras delimitadas pelo tutor.

Como é a convivência do Chow Chow com crianças e pessoas estranhas?

Chow Chows não são particularmente sociáveis. Portanto, se você está à procura de um doguinho para levar no parque e fazer novos amigos caninos, o Chow Chow pode não ser a melhor opção, já que eles tendem a apresentar um comportamento agressivo com outros cachorros. A raça é conhecida por ser mais reservada e não gostar que ninguém invada seu espaço, por isso a relação do cachorro com a língua azul e outros animais tende a ser conturbada. A socialização é uma forma de amenizar isso e melhorar a convivência com a raça de cachorro Chow Chow.

Em relação a outras pessoas, ou seja, que não sejam parte de sua família, os Chow Chows tendem a ignorar as investidas afetuosas. Além disso, o cachorro de língua roxa costuma ficar bem desconfiado. É bom avisar as visitas que, apesar de ter um cãozinho, a raça Chow Chow não gosta de ser incomodada por quem não conhece. Por esses motivos, o cachorro também não é muito indicado para famílias com crianças (a não ser que eles cresçam acostumados com essa relação).

 

Chow Chow: se você tem experiência com cachorros e mora sozinho, terá um grande amigoA raça do cachorro Chow Chow é extremamente leal e protetoraChow Chow: língua azul é uma das principais características da raçaChow Chow pequeno não existe, mas o filhotinho é muito fofo e amigávelChow Chow: raça de cachorro pode ser um tanto teimosa, mas adestramento ameniza issoAs imagens de Chow Chow mostram um ladoChow Chow: brasileiros, no geral, precisam se acostumar com o temperamento forte da raçaO Chow Chow é aquele cachorro que escolhe um dono para ser fiel e dedicadoChow Chow: cachorro precisa de passeios regulares para se exercitarO Chow Chow bebê está na fase certa para ser adestrado e socializado

 

Raça Chow Chow não costuma ser destrutiva

 

Muitos tutores estão acostumados a chegar em casa e encontrar chinelos, controles remotos e outros objetos da casa mastigados. Com o cachorro da raça Chow Chow, esse risco tende a ser menor, já que eles costumam ser calmos e reservados, não demonstrando agressividade até a hora que eles sentem que estão sendo ameaçados ou incomodados. Isso quer dizer que, no que depende do Chow Chow, cachorro não tem comportamentos destrutivos por causa de tédio ou qualquer outro motivo.

Geralmente, o filhote de Chow Chow (preto ou fulvo) é um pouco mais curioso e explorador, mas não vai destruir sua casa por isso. O Chow Chow adulto, por outro lado, é bem calmo e costuma se adaptar bem em qualquer espaço, podendo ficar sozinho por várias horas sem causar um alvoroço.

A raça de cachorro Chow Chow late muito?

Dentre as raças de cachorro, o Chow Chow se destaca como um cão que quase não late! Apesar da sua teimosia, dificilmente o cãozinho vai vocalizar se não houver um bom motivo para isso. É comum que os latidos ocorram quando o animal está incomodado com alguma situação ou se alguém tentar invadir seu espaço, por exemplo. Mas, tirando essas ocasiões, no dia a dia é muito raro encontrar um Chow Chow latindo.

Para facilitar a comunicação com seu amigo de quatro patas, é importante entender o mínimo da linguagem canina. Os latidos de cachorro podem ter diferentes significados, e para saber exatamente o que a raça Chow Chow (filhote ou adulto) quer transmitir, o tutor deve estar atento aos sinais e conhecer muito bem o próprio pet.

Chow Chow: teimosia é um traço forte na personalidade do cachorro de língua azul

Uma das características mais marcantes na personalidade de um Chow Chow primitivo é a sua teimosia. Isso vem muito do comportamento dominante, típico da raça: esse é um cachorro que simplesmente tem dificuldade em acatar ordens e que sempre tenta tomar as rédeas da situação, como se ele fosse o líder. Eles fazem o que acham certo, e por isso é importante impor limites e demonstrar quem é que “manda” em casa, como falamos anteriormente. A raça de cachorro Chow Chow é muito determinada, e por isso recomenda-se que o adestramento aconteça quando ele ainda for filhote.

É possível adestrar um Chow Chow?

O adestramento de cães é importante para conter algumas tendências do Chow Chow. O cachorro é indicado para tutores com alguma experiência, já que podem ter algumas tendências incômodas de comportamento. Originalmente um cão de guarda, o Chow Chow pode se tornar extremamente territorialista, latindo para tudo e até mesmo demonstrando agressividade com outros animais e/ou pessoas estranhas. O ideal é investir no adestramento desde cedo!

O Chow Chow não está entre os cachorros mais inteligentes do mundo, mas pode aprender comandos de obediência se o tutor tiver pulso firme e souber educá-lo. Reforços positivos ajudam a atingir bons resultados nesse aspecto, por isso use e abuse de recompensas como petiscos, carinho, elogios e brinquedos para atrair o interesse do seu pet. No entanto, tenha em mente que, por ser teimoso, o cachorro com língua azul não aceita ordens de primeira e você deve ter muita paciência e persistência no processo. O adestramento de Chow Chow não é impossível, só é um pouco mais trabalhoso.

Chow Chow não tem tanta energia, mas precisa se exercitar com frequência

Além de ser conhecido como o cachorro “língua azul”, o Chow Chow está entre as raças de cachorro mais preguiçosas! E essa fama tem um fundo enorme de verdade: a raça, de fato, não é muito movimentada e prefere bem mais passar uma tarde descansando do que correndo pela casa e brincando. Mas não se deixe levar por essa preguicinha deles: o cachorro Chow Chow, mesmo sendo pouco ativo, precisa de estímulos físicos e mentais na sua rotina.

O sedentarismo é um grande problema na vida dessa raça de cachorro. Sem exercícios e atividades físicas, o Chow Chow tem grandes chances de se tornar obeso. Para evitar que isso aconteça, passear com o cachorro em curtas distâncias e promover enriquecimento ambiental para o pet são atitudes que ajudam - e muito - a deixar o cachorro Chow Chow saudável.

A socialização correta do filhote de Chow Chow é super importante

Receber um Chow Chow bebê em casa é uma das maiores maravilhas! Mas além de toda a fofura do filhote, o tutor deve ter cuidados especiais. É nessa fase que a personalidade do cãozinho começa a se moldar. Portanto, fazer a socialização e o adestramento correto do animal são deveres da família. Se a raça de cachorro Chow Chow crescer acostumada com uma certa movimentação de diferentes pessoas e animais no seu dia a dia, ela se sentirá menos desconfortável e desconfiada na vida adulta. Ou seja, o Chow Chow se torna muito mais receptivo - dentro do limite dele - quando é socializado desde cedo.

Dicas para conviver melhor com a raça Chow Chow

Agora que você já sabe tudo sobre Chow Chow, chegou a hora de saber qual a melhor maneira de conviver com a raça e adaptá-la à casa nova! Separamos algumas dicas valiosas para manter uma boa convivência entre vocês:

1) Adestramento do Chow Chow deve ser logo nos primeiros meses. Quando o cachorro se torna adulto, a personalidade teimosa se sobressai e o processo se torna mais difícil.

2) Na hora de treinar um cachorro da raça Chow Chow, o tutor deve investir em estímulos positivos. Ao invés de castigá-lo quando ele não obedecer, ofereça recompensas quando o Chow Chow tiver uma reação desejada.

3) A socialização do cachorro Chow Chow deve iniciar após a aplicação das vacinas. Com o cãozinho totalmente imunizado, ele já pode começar a conviver com pessoas de fora do seu ciclo familiar para não ficar tão desconfiado.

4) É bom avisar as visitas que o Chow Chow não é fã de toques e muita proximidade. Mesmo que dê aquela vontade de abraçar a raça, é importante respeitar o espaço do animal e evitar toques que possam ser incômodos para ele.

5) Não se deve deixar o Chow Chow a sós com crianças. O cachorro não é agressivo, mas algumas brincadeiras feitas pelos pequenos podem desagradar a raça Chow Chow e, como consequência, o animal vai reagir.

Redação: Gerhard Brêda e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 28/10/2019
Atualizado em: 04/10/2022

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas