Cuidados dos animais

Quando escovar os dentes do cachorro? Saiba como fazer a higiene bucal do cão

Publicado - 02 Agosto 2023 - 15h59

Atualizado - 18 Abril 2024 - 12h40

Será que você sabe como escovar o dente do cachorro corretamente e qual o melhor momento para começar a fazer isso? Assim como em humanos, os cães precisam manter os dentes limpos, sem tártaro e saudáveis. Para isso, nada melhor do que a escovação regular dos dentinhos dos nossos pets. O ideal é acostumar o cachorro com a higiene dental desde filhote para que ele deixe você mexer na boca dele tranquilamente.

Porém, o processo de como escovar os dentes de cachorro pode gerar muitas dúvidas, ainda mais para quem virou pai de pet recentemente. Se você é novo no assunto e quer saber mais sobre a saúde bucal canina, o Patas da Casa te explica. Vem com a gente!

Saiba porquê escovar os dentes do cachorro é tão necessário

A escovação é importante não só para afastar o mau hálito, mas também para evitar o acúmulo de comida entre os dentes. Esse cuidado ajuda a prevenir bactérias, assim como o surgimento de tártaro e cáries. Além disso, é capaz de evitar a perda precoce de dentes.  Então, nada de preguiça! Arrume 10 minutinhos por dia, pelo menos três ou quatro vezes na semana, para fazer esse ato de cuidado com o seu cachorro. Aproveite também para incluir outros cuidados básicos na lista, como escovar pelos de cachorro, higienizar as patinhas, cortar as unhas e limpar as orelhas!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O que acontece se não escovar os dentes do cachorro?

Poucos sabem, mas cachorro perde dente na velhice quando não existe uma rotina regular de escovação dentária. O problema é que a queda dos dentes pode surgir antes mesmo da terceira idade. Isso porque o acúmulo de tártaro em cachorro pode desencadear quadros mais graves, como a gengivite e doença periodontal, que fragilizam a região e deixam os dentes moles, sem muita fixação na boca. Como consequência, os dentes caem. Além disso, problemas de cárie e mau hálito também são comuns em cães que não escovam os dentes.

Passo a passo de como escovar os dentes de cachorro

Passo 1) Escolha o melhor momento.

Com o cachorro calmo e tranquilo, escolha um lugar que ele vá se sentir confortável e que você consiga ficar de frente ou na lateral dele.

Passo 2) Separe tudo o que precisa.

Você vai precisar uma escova de dente para cachorro (ou dedeira) e creme dental. Os dois precisam ser específicos para cachorro, combinado? Não estranhe se o sabor da pasta for de carne, frango ou outro. Lembre-se que tem que ser agradável para o cachorro e não para você.

Passo 3) Acostume o cachorro com a pasta de dente.

Já com a pasta de dente no sabor preferido do seu bichinho, deixe ele cheirar e lamber um pouco. Dessa forma, o cão associa a pasta a algo gostoso e vai facilitar muito o processo de escovação. Nessa etapa, você também pode massagear a gengiva do cachorro.

Passo 4) Faça movimentos circulares.

Depois que o cachorro começar a se acostumar com o seu dedo na gengiva, pode começar a escovação. Coloque quantidade suficiente e escove dente por dente em movimentos de cima para baixo. É normal a gengiva sangrar um pouco no início, mas logo para.

Passo 5) Recompense o cachorro.

Assim como em várias situações de adestramento, o cachorro precisa ser recompensado pelo bom comportamento durante o processo. Para isso, nada melhor do que um snack ou um pouco de ração. Dessa forma, ele vai associar a escovação como algo positivo. Mesmo que o agrado seja comestível, o custo-benefício de limpar os dentes direitinho vale os farelos de logo depois.

Pode usar escova de dente de humano em cachorro?

O ideal é usar uma escova de dente para cachorro que seja própria para pets, já que existem vários modelos nos pet shops. No entanto, também existe a possibilidade de usar uma escova de dente de humanos em cães. O único cuidado é se atentar com as cerdas do produto, que devem ser macias. Caso contrário, elas podem machucar a gengiva do animal.

 

Tutora escovando os dentes de sua cadelinha no banheiro

 

Quando posso começar a escovar os dentes do meu cachorro?

Os primeiros dentes de cachorro que nascem são os de leite. Depois eles caem e são substituídos pela dentição permanente. Mesmo que aconteça esse processo de troca, o ideal é aprender como escovar os dentes de cachorro ainda com os dentes de leite, logo no início da vida do pet. Assim ele cresce acostumado com o cuidado, e não vai estranhar a escovação na fase adulta.

Quantas vezes escovar os dentes do cachorro?

 

Para manter a saúde bucal em ordem, com dentes e gengivas limpos, o ideal é escovar todos os dias, mas sabemos que inúmeros fatores podem atrapalhar o planejamento. Se não conseguir todos os dias, tente escovar de 3 a 4 vezes na semana. Além de evitar germes que causam um cheiro ruim, previne o surgimento de tártaro de cachorro e cáries. 

O acúmulo de tártaro pode atrapalhar a mastigação e fazer com que o cachorro seja submetido a tratamento dentário. A limpeza de tártaro em cachorros é feita com anestesia geral, sabia? Então, antes de adiar a escovação, pense como esses minutinhos podem ser preciosos para evitar todos os riscos. 

Petiscos para cachorro também ajudam na limpeza de dentes

Além do combo tradicional da escova com pasta de dentes, existem outras maneiras para manter a saúde bucal do seu animal de estimação em dia. É aqui que entram os famosos petiscos para cachorroAlém de muito saborosos e apreciados pelos cães, hoje é possível encontrar petiscos específicos de higiene dental. Existem várias opções no mercado e o recomendado é apenas um snack, do tamanho indicado para seu cão, por dia.

O que é bom para limpar os dentes do cachorro?

Os melhores produtos para a limpeza dos dentes é a escova de dente para cachorro e o creme dental para pets, que podem ser encontrados com facilidade nos pet shops. Além disso, brinquedos mordedores e alguns petiscos para cachorro também contribuem com a higiene bucal dos cães. No entanto, eles não devem substituir a escovação.

Publicado originalmente em: 01/08/2019
Atualizado em: 02/08/2023

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Raças

Bull Terrier, um cachorro misterioso e encantador: 8 curiosidades impressionantes sobre a raça de focinho "estranho"

O Bull Terrier é uma raça de aparência exótica que nunca passa despercebida. Isso porque o cãozinho tem uma cabeça com formato oval ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas