Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

Publicado - 18 Julho 2024 - 18h16

Atualizado - 19 Julho 2024 - 08h53

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Provocada por ácaros, a doença que atinge a pele do animal causa bastante incômodo por conta da coceira intensa e formação de feridas. Mas o que poucos sabem é que a sarna canina é causada por diferentes tipos de ácaros, com sintomas diferentes e necessidade de tratamentos específicos. Nem sempre é tão fácil diagnosticar a doença adequadamente, por isso, saber identificar quais são os sinais da doença de pele em cachorro pode ser um facilitador. Entenda a seguir as principais características e sintomas da sarna em cachorro.

Conheça os três tipos de sarna em cachorro

Antes de mais nada é preciso entender que existem três tipos de sarna em cachorro: sarcóptica, otodécica e demodécica. Cada uma delas é provocada por um tipo de ácaro que atinge diferentes áreas do corpo e possui sintomas próprios. Confira as principais informações sobre cada uma delas:

  • Sarna Sarcóptica: conhecida como escabiose, a sarna sarcóptica em cães é provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e é transmitida pelo contato direto de um animal infectado. Os ácaros responsáveis por essa sarna de cachorro agem principalmente no peito, barriga e ouvidos. Vale dizer que ela é uma zoonose, ou seja, a sarna de cachorro pega em humano, mas com o devido cuidado e tratamento adequado, isso pode ser evitado.
  • Sarna Otodécica: conhecida como sarna de ouvido, a sarna otodécica é causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que é maior e pode ser visto a olho nu. Essa sarna em cachorro atinge a região auricular do pet e o contágio acontece pelo contato direto com um animal infectado.
  • Sarna demodécica: também conhecida como sarna negra, a sarna demodécica é causada pelo  ácaro Demodex Canis. Ela pode se manifestar no corpo todo do animal, mas não é contagiosa como os outros tipos de sarna canina. Na verdade, esse ácaro já está presente no corpo do cachorro, e só se manifesta quando há uma queda na imunidade do animal. 

Sintomas que vão te ajudar no diagnóstico da sarna em cachorro

1) Vermelhidão e coceira na pele são sinais de sarna em cachorro

A coceira é um dos sintomas que mais incomodam o cachorro com sarna, e isso acontece por um motivo. Os ácaros que se alojam no animal após o contágio se alimentam da pele dele, provocando extrema coceira e vermelhidão na região afetada. Esse sinal é comum a todos tipos de sarna canina, já que todos os ácaros se alimentam do tecido epitelial do cão.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Manchas escuras indicam a presença de sarna em cachorro

Quando acontece a contaminação pela sarna, cachorro apresenta alguns sintomas que ficam evidentes na pele. A sarna demodécica, por exemplo, é responsável por causar manchas escuras na pele do animal. É por isso que ela é popularmente conhecida como sarna negra em cachorro. Isso acontece porque a proliferação dos ácaros em excesso inflamam a pele do animal, e como consequência, a reação inflamatória escurece a pele.

cachorro deitado em escada com pele vermelha e queda de pelo
A sarna negra em cachorro é o nome popular para a sarna demodécica 

3) A sarna em cachorro provoca descamação e erupções cutâneas na pele

Tanto a sarna demodécica quanto a sarna sarcóptica provocam os sintomas mais evidentes na pele do animal. Como dito anteriormente, os ácaros se alimentam da pele do animal, provocando uma intensa coceira. A resposta inflamatória a essa manifestação provocada pelos ácaros resulta na descamação, pequenas feridas provocadas pela coceira e erupções cutâneas, que nada mais são do que feridas semelhantes a picadas de insetos.

4) Excesso de cera de ouvido e mau cheiro também são sinais de cachorro com sarna

O  excesso de cera escura no ouvido do animal é outro sintoma clássico da sarna canina, mais especificamente a sarna otodécica. Os ácaros se proliferam no canal auditivo do cão, provocando extremo incômodo. Esse é um dos motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas desenfreadamente. Ele também pode sacudir a cabeça com bastante frequência, como se tivesse algo o incomodando. Além da cera, o acúmulo desses ácaros no ouvido provoca mau cheiro.

5) Descamação e queda de pelos indicam presença dos ácaros causadores da sarna canina

A sarna em cachorro demodécica e sarcóptica provocam dois sintomas bem aparentes no animal: a descamação da pele e a queda de pelos. Isso acontece porque a proliferação excessiva dos ácaros em cães com sistema imunológico comprometido leva à inflamação dos folículos pilosos, causando alopecia canina e também a descamação. Visualmente, o cachorro com sarna fica com a pele mais ressecada, com crosta e algumas áreas sem pelo.

cachorro caramelo deitado com queda de pelo
O cachorro com sarna pode apresentar queda de pelos concentrada em algumas áreas

Como é o tratamento de cada tipo da sarna de cachorro?

Como cada tipo de sarna em cachorro é provocada por um ácaro diferente, é preciso focar em tratamentos específicos. Se você notar qualquer um dos sintomas citados acima, é importante levar imediatamente o animal ao médico veterinário para que ele seja examinado por um profissional que indique um tratamento adequado para o tipo de sarna que ele possui. Por isso, nada de procurar por ai como curar sarna de cachorro rápido na internet, pois o médico veterinário é o único capaz de examinar e diagnosticar corretamente o seu pet. Confira quais são os tratamentos que geralmente são indicados para tratar sarna em cachorro:

  • Sarna sarcóptica: o tratamento do cachorro com sarna sarcóptica é considerado o mais simples. Ele requer soluções atopicas, como cremes e pomadas, que devem ser aplicadas na pele do animal. Além disso, como a sarna sarcóptica afeta a pele do pet, também são recomendados banho em cachorro com um shampoo específico para a doença. Em casos mais graves, pode ser necessário prescrever remédio para sarna em cachorro
  • Sarna otodécica: o cachorro com sarna otodécica produz uma quantidade considerável de cera escura e com mau cheiro no ouvido. Por essa razão, é recomendado limpar ouvido do cachorro para retirar o excesso de cera e ácaros, além da aplicação de remédios otológicos. Em caso de desenvolvimento da otite canina, também pode ser necessário remédios para tratar essa condição secundária. 
  • Sarna demodécica: as pomadas e cremes também são indicados para tratar o cachorro com sarna demodécica, além do banho com shampoos específico para sarna. Contudo, como o ácaro Demodex Canis já faz parte do corpo do animal, também é recomendado terapias para fortalecer o sistema imunológico.

Qual a melhor maneira de prevenir a sarna em cachorro?

Tanto a sarna sarcóptica quanto a sarna otodécica são transmitidas pelo contato direto do animal infectado com outro saudável. Por isso, para prevenir esses dois tipos de sarna em cachorro, é importante evitar o contato do seu pet com um animal que esteja com sintomas da doença. No caso da sarna sarcóptica, por ser uma zoonose, ela também pode atingir os humanos, então é importante que o tutor use luvas para realizar os cuidados necessários com o animal. Além disso, como esses pequenos ácaros sobrevivem no ambiente, é importante saber como limpar o local em que seu pet vive adequadamente.

Já no caso da sarna demodécica, a melhor forma de prevenir é cuidando da saúde do cachorro para que a imunidade dele esteja sempre alta. Para isso, o tutor deve manter em dia a vacinação, vermífugo e remédios anti-parasitários. Além disso, como já foi comprovado que o cachorro estressado pode sofrer com a baixa imunidade, não deixe de lado os cuidados com o bem-estar animal. Passear com o cachorro diariamente, investir em brinquedos estimulantes e sempre tirar um tempinho para ficar com ele vão fazer toda a diferença nesse quesito. 

Cachorro

O truque de um adestrador que fez meu cachorro filhote parar de morder tudo em poucas semanas

Quem já teve um filhotinho em casa sabe que o cachorro mordendo a mão do tutor ou os móveis da casa é uma situação super comum. Dura...

Cachorro

Essas são as 10 raças de cachorro que precisam de boia para nadar, segundo especialistas

A maioria dos cães adora brincadeiras na água, mas algumas raças de cachorro precisam de cuidados especiais quando vão nadar em pisc...

Cachorro

6 mitos sobre cães que já te contaram e podem estar prejudicando seu pet (e você precisa parar de acreditar agora)

Existem muitos mitos que rodeiam a criação de um cachorro, e que podem acabar prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida do seu ...

Cachorro

Pit Monster: 7 fatos curiosos para conhecer o cachorro brasileiro que é "primo" do Pitbull

O Pit Monster é uma raça de cachorro relativamente nova que tem despertado a curiosidade de muitas pessoas. Para começar, ele é um d...

Cachorro

O truque de um adestrador que fez meu cachorro filhote parar de morder tudo em poucas semanas

Quem já teve um filhotinho em casa sabe que o cachorro mordendo a mão do tutor ou os móveis da casa é uma situação super comum. Dura...

Comportamento

Essas são as 7 raças de gatos mais fortes do mundo: eles misturam porte atlético, resistência e muita agilidade

Os gatos podem ter uma força extraordinária - e essa não se mede apenas pelo tamanho do animal, mas também pela combinação de uma mu...

Cachorro

Essas são as 10 raças de cachorro que precisam de boia para nadar, segundo especialistas

A maioria dos cães adora brincadeiras na água, mas algumas raças de cachorro precisam de cuidados especiais quando vão nadar em pisc...

Cachorro

6 mitos sobre cães que já te contaram e podem estar prejudicando seu pet (e você precisa parar de acreditar agora)

Existem muitos mitos que rodeiam a criação de um cachorro, e que podem acabar prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida do seu ...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?