É comum nos depararmos com remédios caseiros para tratar uma infinidade de condições nos pets, como para se livrar da doença dos carrapatos, gripes e resfriados, e para o tratamento da sarna.  Entre as recomendações mais indicadas de remédio caseiro para sarna de cachorro estão os banhos medicinais, aplicação de ervas no corpo do animal, infusão de camomila para limpeza do ambiente e vinagre para sarna de cachorro

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Embora algumas dessas opções possam oferecer alívio dos sintomas, o uso incorreto de remédios naturais pode agravar ainda mais a situação do seu pet. Pensando nisso, será que usar vinagre para sarna de cachorro é realmente seguro? O Patas da Casa responde para você! 

Sarna de cachorro: o que é? 

A sarna em cachorro, também conhecida como escabiose, é uma doença provocada por ácaros que atingem a pele do animal, causando um grande incômodo e forte coceira. Como existem alguns tipos de sarna, os sintomas vão depender de qual atingir o seu cão. Dentre as mais comuns, destaca-se:

Sarna sarcóptica: mais comum entre elas, é uma doença transmissível que atinge principalmente o peito, barriga e ouvidos do cachorro, formando erupções na pele que podem se agravar e infeccionar. 

Sarna otodécica: conhecida como sarna de ouvido, ela atinge as orelhas do cachorro, causando coceira e um grande acúmulo de cera, que causam mau cheiro.

Sarna demodécica: conhecida como sarna negra, ela se manifesta em pontos específicos do corpo do cachorro, como cotovelo, focinho e calcanhar, causando queda de pelo, descamação e pele áspera. 

Como curar sarna de cachorro?

Independente de todas as opções de remédios caseiros indicados para sarna, vale lembrar que nenhum deles substitui o tratamento tradicional indicado pelo veterinário, que vai depender de qual tipo de sarna seu cachorro foi infectado. Normalmente, o tratamento é feito a partir de medicamentos tópicos, como cremes, pomadas ou para ouvidos,  e remédios orais. Além disso, é importante também saber como dar banho em cachorro com sarna e usar shampoos específicos.

Sarna de cachorro: coceira intensa é um dos principais sintomas

Afinal, o vinagre pode fazer mal para o cachorro?

Quanto se trata de saúde animal, é preciso ficar atento a todas as escolhas feitas para o seu pet, desde a ração para cachorro até tratamentos alternativos. No caso do vinagre de maçã, ele pode até trazer vários benefícios para a saúde dos humanos, como suas propriedades antimicrobianas que ajudam no combate de fungos e bactérias, mas não há nenhuma garantia de que eles também tenham os mesmos benefícios para os cachorros. 

O organismo do cachorro é diferente do humano, e pode ser que o uso do vinagre de maçã no animal, seja na pele ou nos ouvidos, acabe agravando ainda mais os sintomas da sarna. Como não existe nenhum estudo clínico que comprove a eficiência do vinagre no tratamento da escabiose, o mais indicado é que ele não seja utilizado em hipótese alguma. 

Por isso, a melhor forma de combater a sarna é seguindo as orientações indicadas pelo médico veterinário. Lembre-se que o bem-estar e a saúde do seu animal devem ser prioridade!