Cachorro

Sarna em cachorro: o que é, como se desenvolve, tipos de sarna, quais os sinais, tratamento e prevenção

Publicado - 23 Março 2022 - 16h35

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Um dos problemas de saúde mais conhecidos entre os tutores é a sarna de cachorro. Essa doença de pele gera muito incômodo, e pode ser dividida em três tipos: sarna sarcóptica, sarna otodécica ou sarna demodécica (também chamada de sarna negra). Cada uma dessas manifestações têm diferentes causas e vai afetar o seu cão de uma forma específica. Por isso, é importante saber diferenciá-las para prestar toda a assistência que seu doguinho demanda se estiver com sarna.

Para entender melhor sobre os tipos de sarna em cachorro, como a doença se desenvolve e atinge o organismo canino, preparamos uma matéria especial. Veja abaixo um guia com tudo que você precisa saber sobre a sarna em cachorro: como tratar, causas, principais tipos, sintomas e melhores formas de prevenção. É só continuar lendo!

O que é sarna em cachorro? Como o problema se desenvolve e é transmitido?

A sarna em cachorro é uma doença que atinge a pele dos animais e é causada por diferentes espécies de ácaros. Os ácaros, por sua vez, são pequenos aracnídeos de tamanho minúsculo - geralmente menores do que um milímetro de comprimento - e que podem habitar ou não a pele dos animais de forma natural. Ou seja, em alguns casos o pet já tem esse ácaro na pele, mas por algum motivo ocorre uma proliferação exagerada desses parasitas que causa a sarna de cachorro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em todo caso, o desenvolvimento da doença sempre segue a mesma lógica: o parasita se aloja na pele do cachorro e passa a se alimentar dela, o que provoca muita coceira e vermelhidão na região afetada. No entanto, como existem diferentes tipos de sarna em cachorro, cada forma da doença vai atingir o animal de um jeito e apresentar sintomas específicos.

Vale destacar que nem toda sarna canina é transmitida, necessariamente, a partir do contato de um cão infectado com outro saudável. Quando se trata da sarna demodécica - ou sarna negra -, por exemplo, a transmissão ocorre de mãe para filho durante o período da amamentação. "O ácaro Demodex, causador dessa sarna, é parte da microbiota da pele normal, mas em situações de fragilidade do sistema imunológico (no cão, é uma condição genética), ele pode multiplicar demais e super popular a pele", conta a veterinária dermatologista Márcia Lima.

Já se é um cachorro com sarna otodécica ou sarcóptica, o contágio acontece a partir do contato com animais contaminados. O cuidado deve ser ainda maior com a sarna sarcóptica, que pode até afetar os humanos: "Sentar-se no mesmo local que alguém parasitado ou compartilhar roupas e utensílios de difícil higienização (tecidos, papelão, pelúcia etc) pode também favorecer a transmissão da sarna em humanos".

Quais são os tipos de sarna em cachorro?

Existem três tipos de sarna em cachorro que são mais comuns: sarna sarcóptica (escabiose), sarna otodécica (sarna de ouvido) e sarna demodécica (sarna negra). Nem todos os quadros são considerados contagiosos, e é muito importante entender as especificidades de cada doença. Além de causas distintas, vale destacar que os tipos de sarna canina se diferenciam pelas regiões do corpo que afetam e pelos sintomas que apresentam.

1) Sarna sarcóptica

A sarna sarcóptica em cães, também conhecida como escabiose, é uma das manifestações mais comuns da doença. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, a sarna sarcóptica é transmitida principalmente por meio do contato direto ou indireto (por meio de produtos de higiene, cama e outros objetos compartilhados) de um animal infectado com outro saudável. Ou seja, essa é uma doença transmissível e que precisa de muito cuidado, principalmente se você tem mais de um doguinho em casa.

Sobre as regiões afetadas, o ácaro responsável por esse tipo de sarna de cachorro age principalmente no peito, barriga e ouvidos do cão causando diferentes erupções na pele que podem se transformar em infecções.

2) Sarna otodécica

A sarna otodécica, popularmente chamada de sarna de ouvido, costuma ser muito confundida com a otite canina por um simples motivo: ambos os quadros atingem a região auricular (isto é, a orelha do cachorro). Causada pelo ácaro Otodectes cynotis, essa é uma outra doença considerada contagiosa, de forma que o contágio ocorre a partir do contato direto de um animal doente com um saudável.

Os parasitas responsáveis por esse tipo de sarna de cachorro são de cor branca e têm um tamanho um pouco maior do que os outros ácaros, podendo ser visto a olho nu em algumas ocasiões. Esse tipo de sarna geralmente causa um grande acúmulo de cera no ouvido do animal, além de também coçar bastante, e precisa de tratamento adequado para não evoluir para uma inflamação mais séria.

3) Sarna demodécica

Também conhecida como sarna negra em cachorro, a sarna demodécica é uma doença de pele atribuída à proliferação do ácaro Demodex Canis. Ao contrário dos demais tipos, esse é um ácaro que habita naturalmente o corpo do animal. Ou seja, todo cão possui ele. A grande questão é que se o cachorro estiver com uma imunidade baixa, isso pode desencadear um crescimento acelerado e exagerado do ácaro, ocasionando a sarna demodécica.

Também não é uma doença contagiosa, mesmo que haja contato entre um animal doente e outro saudável. A transmissão normalmente acontece da mãe para o filhote. No cachorro, a sarna negra costuma se manifestar no corpo todo do animal ou em pontos específicos, como cotovelos, calcanhares, queixo e focinho ou perto dos olhos e da boca.

 

Veja algumas fotos de cachorro com sarna a seguirA sarna sarcóptica costuma provocar coceira e vermelhidão na peleA sarna otodécica ou sarna de ouvido é bem contagiosa e gera um excesso de cera no localA sarna demodécica de cachorro é transmitida de mãe para filhoteSarna em cachorro demodécica generalizada precisa de atenção especial

 

O que causa sarna em cachorro?

 

A sarna de cachorro tem causas variadas. No caso das sarnas sarcóptica - causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei -  e otodécica - causada pelo Otodectes cynotis -, o contato com animais infectados é a principal forma de transmissão. Já quando se trata da sarna demodécica ou sarna negra em cachorro, o assunto é um pouco mais complexo, pois tem muito mais a ver com a baixa imunidade do animal do que com o contato com o ácaro em si.

Qualquer estresse sistêmico pode desencadear a sarna demodécica, pois afeta o sistema imunológico do pet e abre portas para a proliferação descontrolada do ácaro Demodex Canis, causador da doença. De uma maneira geral, pode-se dizer que mudanças muito bruscas na rotina - como uma mudança de casa ou chegada de um novo membro na família - às vezes já é suficiente para o quadro se manifestar. Além disso, doenças pré-existentes que deixam o cachorro debilitado, como infecções e inflamações, também podem propiciar a sarna negra.

Sarna de cachorro pega em humano?

A resposta é sim, mas não são todos os tipos. A única sarna canina que pode ser transmitida para o ser humano é a sarna sarcóptica (escabiose), e por isso é considerada uma zoonose. A preocupação é grande, pois a sarna de cachorro em humanos é igualmente incômoda e pode ser transmitida com muita facilidade. É o que alerta Márcia: "Esse ácaro passa fácil pelo contato de pessoa para pessoa, para o cão, para o gato e para vários outros animais".

Além de cães e gatos, esse tipo de sarna também atinge roedores e equinos. Por isso, é importante ter um cuidado ainda maior quando um cachorro com sarna é diagnosticado com essa doença. A sarna negra em cachorro e a sarna otodécica, por outro lado, não são transmissíveis para humanos.

Como é sarna em cachorro: conheça os principais sintomas de cada tipo

As fotos de cachorro com sarna já mostram por si só como essa doença pode se manifestar de diferentes maneiras, e isso é algo que vai depender principalmente do tipo de sarna. Então como identificar qual é o caso do seu amigo? Para saber exatamente como é sarna de cachorro, é só ficar de olho nos sintomas abaixo:

1) Sarna sarcóptica

  • coceira
  • vermelhidão na pele
  • queda de pelos
  • perda de apetite
  • crostas grossas e amareladas
  • erupção cutânea (manchas e bolhas)
  • surgimento de infecções bacterianas ou fúngicas

2) Sarna otodécica

  • coceira
  • excesso de cera
  • feridas
  • mau cheiro
  • cachorro balançando ouvido com frequência

3) Sarna demodécica

  • oleosidade
  • queda dos pelos
  • infecções
  • inchaço
  • descamação
  • vermelhidão da pele
  • manchas escuras
  • pele áspera e grossa

Algumas dúvidas comuns sobre a sarna de cachorro

Pode surgir sarna em filhote de cachorro? 

Sim. Assim como animais adultos, os filhotes de cachorro também podem contrair sarna, principalmente porque seu sistema imunológico ainda é muito frágil. Uma forma de fortalecê-lo e evitar a proliferação de ácaros e outros parasitas é com uma boa alimentação e acompanhamento veterinário. Lembre-se que essa é uma idade que precisa de atenção redobrada, pois o animal ainda está em fase de desenvolvimento.

Quanto tempo dura a sarna em cachorro? 

Isso vai depender do tipo de sarna de cachorro. No caso da otodécica e sarcóptica, por exemplo, o problema pode durar entre três e quatro semanas com tratamento adequado. Algumas feridas em cachorro, porém, podem continuar presentes no corpo do animal por mais tempo. Já no caso da sarna negra, como não existe cura, o ideal é tentar fazer o controle dos sintomas e fortalecer sua imunidade.

sarna em cachorro: cachorro no veterinário

Sarna em cachorro: tratamento vai variar de acordo com a causa

 

Depois que o animal for diagnosticado, como tratar sarna em cachorro? Essa é uma pergunta frequente, mas que vai depender principalmente da avaliação feita pelo veterinário. Afinal, é necessário entender qual é o tipo de sarna presente para que seja indicado o melhor tratamento. Se você deseja saber como acabar com sarna em cachorro, saiba quais são as recomendações para cada caso:

Sarna sarcóptica: geralmente são indicados medicamentos tópicos, como cremes ou pomadas, para serem aplicados na região afetada. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de remédio para sarna em cachorro oral ou injetável.

Sarna otodécica: medicamentos tópicos também costumam ser indicados, mas eles devem ser especificamente para os ouvidos do cachorro.

Sarna demodécica: produtos tópicos, como um creme antiácaro e shampoos específicos, costumam ser a solução mais apropriada para a sarna demodécica localizada. No caso de quadros generalizados, alguns medicamentos também podem ser indicados.

Um ponto importante é que isso não vai ser, necessariamente, uma forma de como curar sarna de cachorro. Em alguns casos, como na sarna sarcóptica ou otodécica, o uso de medicamentos e produtos acaricidas funciona muito bem e são capazes de curar completamente o quadro. Porém, quando se trata da sarna negra, cachorro não atinge a cura. "Apesar de eliminar os ácaros e controlar as alterações da pele, o remédio para sarna canina não é capaz de curar a fragilidade/característica genética do animal. Nesse caso, temos cura clínica e parasitológica, mas não a cura genética, e em algum tempo, a pele pode voltar a ficar parasitada novamente". 

Lembre-se: independentemente de qual seja o caso do seu amigo, é imprescindível levá-lo ao veterinário. A automedicação jamais deve ser uma opção, porque pode acabar prejudicando a saúde do animal (mesmo que seja com a melhor das intenções). Então nada de tentar procurar um remédio caseiro para sarna de cachorro na internet, combinado?!

6 formas de prevenir a sarna em cachorro

Ninguém gosta de ver o próprio bichinho doente. Então, para evitar a sarna em cachorro, alguns cuidados podem (e devem!) ser tomados, a fim de diminuir as chances de o seu cãozinho adoecer. É só seguir as orientações abaixo:

  • Controle os locais que seu cachorro frequenta e animais que ele tem contato para evitar contágio;
  • Mantenha o ambiente onde o pet vive sempre limpo para eliminar ácaros que possam provocar a sarna de cachorro;
  • Cuide da higiene do seu cão com banho e tosa frequentes;
  • Não esqueça de limpar o ouvido do cachorro e aparar unhas regularmente;
  • Com uma boa alimentação, o cachorro ficará com a saúde mais resistente e pode não pegar sarna;
  • Evite situações muito estressantes para o pet, principalmente para evitar a sarna negra;

Redação: Juliana Melo

Publicado em: 4 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 22 de março de 2022

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas