Cachorro

Remédio para sarna em cachorro: qual usar e como é o tratamento da doença?

Publicado - 11 Maio 2022 - 19h19

Atualizado - 06 Fevereiro 2025 - 11h07

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

sarna em cachorro é uma das doenças de pele que mais trazem desconforto ao cãozinho. Podendo acontecer de três maneiras diferentes, a sarna de cachorro sempre deixa a pele do animal com feridas e causa muita coceira. A condição é mais comum do que se imagina, existindo até mesmo a possibilidade de contágio da sarna de cachorro em humanos. Mas o que fazer caso seu animal contraia essa doença? Qual é o remédio para sarna em cachorro ideal? O Patas da Casa te explica tudo sobre o tratamento da sarna em cachorro a seguir!

Sarna em cachorro: tratamento depende do tipo da doença que seu pet tem

Para saber a melhor forma de como tratar sarna em cachorro é preciso primeiro entender qual tipo de sarna canina seu cão apresenta. Apesar de frequentemente associarmos a sarna de cachorro a uma doença só, podemos classificá-la em três tipos. Eles são causados por ácaros diferentes e cada um afeta principalmente uma parte do corpo. Os tipos de sarna em cachorro são:

Sarna sarcóptica: chamada de escabiose, é a sarna de cachorro mais comum e também a mais leve. O ácaro causador da sarna sarcóptica ataca principalmente barriga, peito e ouvidos. Os sintomas incluem erupções, manchas e bolhas na pele, coceira e queda de pelos do cachorro. A sarna de cachorro sarcóptica é muito contagiosa, sendo transmitida por meio do contato direto com objetos e animais contaminados. Vale ressaltar que essa sarna de cachorro pega em humano.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Sarna otodécica: conhecida como sarna de ouvido, recebe esse nome pois afeta o ouvido do cachorro. O animal apresenta grande acúmulo de cera, coceira, vermelhidão e feridas. Além disso, balança bastante a cabeça na tentativa de aliviar o incômodo. A sarna em cachorro otodécica lembra a otite canina e, por isso, muitas vezes não é tratada corretamente. A principal diferença é que a sarna de cachorro causa uma quantidade muito maior de cera. Você não vai ver esse tipo de sarna de cachorro em humanos, mas é bem contagiosa entre cães.

Sarna demodécica: chamada de sarna negra, esse tipo de sarna de cachorro é transmitida de mãe para filhote. O ácaro que causa a sarna negra já se encontra no corpo de todos os cães, mas se prolifera quando o sistema imunológico do animal está enfraquecido. Causa feridas na pele, queda de pelos, vermelhidão, descamação e coceira. A sarna em cachorro demodécica pode ser localizada (afeta cabeça e membros inferiores) ou generalizada (afeta qualquer lugar do corpo de uma vez, sendo assim mais grave). Por ser hereditária, não é contagiosa e você também não encontra essa sarna de cachorro em humanos.

Remédio para sarna em cachorro sarcóptica: pomadas e cremes são fundamentais

Na sarna de cachorro sarcóptica, a pele fica bem prejudicada. Por isso, o foco deve ser tratar essas feridas, manchas e erupções. Normalmente, o tipo de remédio para sarna em cachorro sarcóptica mais indicado é o de uso tópico, como cremes e pomadas. Basta passar nas feridas do cachorro na frequência e quantidade indicada pelo veterinário. O tratamento da sarna em cachorro sarcóptica costuma ser bem eficiente, deixando o animal curado em cerca de quatro semanas (mas as feridas podem levar um pouco mais de tempo para cicatrizar). Apenas se lembre que essa sarna de cachorro pega em humano. Portanto, tenha cuidado na hora de manipular um cãozinho infectado.

 

Cão peludo preto e branco sendo segurado por tutor enquanto é tratado por veterinário
O remédio para sarna em cachorro de uso tópico ajuda a tratar as feridas causadas pela doença

 

Remédio para sarna em cachorro otodécica: os produtos devem ser específicos para a região do ouvido

O procedimento de como tratar sarna em cachorro do tipo otodécica é parecido com o da escabiose. Também são usados remédios de uso tópico, mas eles devem ser específicos para a região do ouvido. O tratamento também dura cerca de um mês. Além do remédio para sarna em cachorro, o veterinário pode indicar outros medicamentos dependendo de cada caso. Se a sarna em cachorro evoluir para uma otite canina, por exemplo, será necessário tratar esse problema com remédios específicos. Por isso é tão importante conversar com um especialista e jamais automedicar.

Remédio para sarna em cachorro demodécica: acompanhamento veterinário é a melhor forma de tratar a doença sem cura

A sarna de cachorro demodécica não tem cura. Ela tem origem hereditária e sempre que o animal estiver com a imunidade baixa a doença pode se desenvolver. Assim, não existe um remédio para sarna em cachorro demodécica. Com tratamento adequado, porém, ela pode ser controlada. No geral, shampoos e cremes anti ácaros ajudam bastante, mas o veterinário também pode indicar medicamentos orais, principalmente no caso da sarna em cachorro generalizada. O animal precisa de acompanhamento veterinário por toda a vida para evitar que a doença prolifere. Além disso, como a sarna de cachorro demodécica aparece quando o sistema imunológico está fraco, é preciso adotar medidas que ajudem a fortalecer a imunidade do cachorro. Alimentação balanceada e atividades físicas regulares são fundamentais.

Como tratar sarna em cachorro: shampoos e sabonetes anti ácaros 

O remédio para sarna em cachorro de uso tópico não é a única forma de tratar a doença: os banhos anti ácaros são fundamentais no seu combate. Eles são feitos com shampoos e sabonetes específicos que ajudam a controlar a sarna em cachorro, pois matam os ácaros já existentes e evitam que eles se proliferam mais. Os banhos também são importantes no tratamento da sarna de cachorro negra. Apesar de ela não ter cura, o banho anti ácaro vai ajudar a aliviar o incômodo e prevenir o agravamento da condição. 

Higiene e dieta balanceada ajudam a prevenir a sarna em cachorro

É fundamental que o cachorro com sarna tenha uma alimentação balanceada, principalmente no caso da sarna negra. Uma boa dieta aumenta a imunidade do cão, melhorando sua capacidade de combater e prevenir doenças. Além disso, a boa higiene do animal e do ambiente evita a proliferação de ácaros causadores da sarna em cachorro. Uma rotina de banho no cachorro com shampoos e sabonetes específicos podem fazer toda a diferença, assim como a limpeza frequente do ambiente. Se seu pet tem o tipo de sarna de cachorro demodécica, o acompanhamento veterinário desde filhote é fundamental para manter a situação sob controle. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

Seu cachorro vomitou a ração? Descubra o que isso pode revelar sobre a saúde dele, segundo veterinários

Ver o seu cachorro vomitando ração é uma situação que preocupa qualquer tutor. Mas o que será que isso pode revelar sobre a saúde do...

Cachorro

O truque de um adestrador que fez meu cachorro filhote parar de morder tudo em poucas semanas

Quem já teve um filhotinho em casa sabe que o cachorro mordendo a mão do tutor ou os móveis da casa é uma situação super comum. Dura...

Cachorro

Essas são as 10 raças de cachorro que precisam de boia para nadar, segundo especialistas

A maioria dos cães adora brincadeiras na água, mas algumas raças de cachorro precisam de cuidados especiais quando vão nadar em pisc...

Cachorro

6 mitos sobre cães que já te contaram e podem estar prejudicando seu pet (e você precisa parar de acreditar agora)

Existem muitos mitos que rodeiam a criação de um cachorro, e que podem acabar prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida do seu ...

Alimentação

Gato pode comer frango? Essa é a opinião de especialistas sobre ofertar ou não a proteína para o seu pet

Saber o que o gato pode comer ou não é muito importante para manter a boa saúde do pet. Alguns alimentos humanos podem ser prejudici...

Cachorro

Seu cachorro vomitou a ração? Descubra o que isso pode revelar sobre a saúde dele, segundo veterinários

Ver o seu cachorro vomitando ração é uma situação que preocupa qualquer tutor. Mas o que será que isso pode revelar sobre a saúde do...

Comportamento

6 coisas que aprendi na convivência com um gato frajola

Os gatos frajolas são conhecidos por terem uma pelagem charmosa em tons de preto e branco. Eles conquistam corações por onde passam,...

Comportamento

Esse é o jeito certo de usar o catnip para deixar seu gato mais feliz e relaxado

Todo gateiro já deve ter ouvido falar no catnip alguma vez, conhecido também como erva de gato. Essa plantinha, que é da mesma famíl...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?