Cuidados dos animais

Tosa higiênica: saiba em quais casos é mais indicada

Publicado - 30 Agosto 2021 - 18h29

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A tosa higiênica em cachorro é um cuidado indispensável para várias raças. Mais do que uma questão estética, o banho e tosa higiênica ajudam o cãozinho que tem muitos pelos a ter mais conforto no dia a dia. Em alguns casos, por exemplo, o corte dos pelos na região dos olhos faz com que eles enxerguem melhor. Esse é o caso da importância da tosa higiênica em Shih Tzu, Yorkshire e tantas outras raças — além de fornecer outros inúmeros benefícios e facilitar o processo de higiene.

A tosa higiênica é feita em partes específicas do corpo do animal. Ela é ideal até mesmo para raças de cachorro que não têm pelagem tão densa. Conheça agora um pouco mais sobre o que é tosa higiênica e como realizá-la - além de aproveitar para descobrir se o seu cão precisa dela!  

O que é tosa higiênica?

A principal diferença entre a tosa higiênica e a tosa de cachorro comum é a restrição de áreas em que ela é feita. Como o próprio nome deixa claro, a tosa higiênica serve para melhorar a higiene no cotidiano do animal. Ela funciona, principalmente, para garantir que o cão permaneça limpo, não importa quantas vezes precise fazer xixi e cocô num dia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, com a tosa higiênica, cachorro fica com os pelos menos propensos a embolar ou enroscar em algum objeto. Esse tipo de tosa ainda ajuda a impedir a proliferação de diferentes tipos de fungos e bactérias. A tosa higiênica costuma focar na barriga, no ânus, na região íntima e nas patas do pet. Entre as almofadinhas da pata de cachorro, inclusive, aparar os pelos ajuda a melhorar a qualidade da caminhada dele, já que os pelos que crescem ali podem fazer com que ele escorregue ao andar. Isso explica porque a tosa higiênica em Yorkshire, Spitz Alemão e outras raças de pelos longos é tão fundamental. 

Qual a importância da tosa em cachorro e quando fazer? 

O principal papel da tosa higiênica em cachorro é garantir que o pet esteja sempre com a higiene em dia e prevenir problemas e acidentes causados pelo excesso de pelos. Aparar com frequência a pelagem do seu pet garante que ele fique sempre limpinho e que não sofra com pelos nos olhos atrapalhando a visão ou com pelos nas patas dificultando a locomoção. Ou seja, é uma necessidade do peludo. O banho e tosa higiênica em cães precisa ser frequente. O ideal é realizar ao menos uma vez por mês.

Muitas pessoas acham que a tosa higiênica deve ser feita apenas nos meses de calor, pois no frio a pelagem é importante para esquentar o bichinho. Porém, é uma questão de saúde e ela não vai retirar completamente o pelo, apenas o excesso. Por isso, banho e tosa higiênica devem ser feitos em qualquer época do ano nas raças que mais precisam. Para saber se a tosa higiênica é necessária no seu cão, repare se os fios estão caindo nos olhos, se há presença de nós ou se o cãozinho está com dificuldade de andar por tropeçar nos fios. 

Dá para fazer tosa higiênica em casa ou apenas no pet shop?

Assim como a tosa comum, a tosa higiênica em casa também pode ser feita! Porém, o ideal é que você tenha algum tipo de qualificação para isso antes de iniciar o trabalho. O processo de como fazer tosa higiênica é realizado com máquina de tosar cachorro e tesoura. Então, se você não souber exatamente o que está fazendo, pode causar algum acidente e machucar o animal. Caso se sinta inseguro para fazer a tosa higiênica em casa sozinho, é melhor contar com a ajuda de um profissional qualificado. Procure um pet shop de confiança e converse com seu veterinário para descobrir a melhor frequência de tosa para a raça do seu cachorro. 

 

Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia
Banho e tosa higiênica são fundamentais para manter a higiene dos pets peludos em dia

 

 

Quais são as raças que mais precisam da tosa higiênica?

 

Qualquer raça de cachorro pode precisar da tosa higiênica dependendo da situação em que o animal se encontra. O cuidado facilita os períodos pré e pós-operatórios, ajuda no parto de fêmeas grávidas, na amamentação dos filhotes e ainda torna mais simples os cuidados com a higiene de animais com deficiências motoras. Ainda assim, a tosa higiênica é necessária em certas raças por causa da grande quantidade de pelos, mesmo quando o animal não se enquadra em nenhuma dessas situações. É o caso da tosa higiênica em Spitz Alemão, Chow Chow, Poodle e muitas outras. Se você tem uma delas, vale a pena ficar atento e manter a limpeza do seu pet sempre em dia. Dá uma olhada nas principais: 

  • Tosa higiênica em Shih Tzu: 

Os pelos longos do Shih Tzu muitas vezes dão até a impressão de que o peludo está flutuando! Por mais que seja fofo, é importante tomar cuidado para que os fios longos não acabem fazendo o cãozinho tropeçar. O mesmo vale para os fios que caem em cima dos olhos e podem dificultar sua visão. Por isso, a tosa higiênica em Shih Tzu é muito importante para evitar acidentes, além de ajudar na higiene. 

  • Tosa higiênica em Yorkshire: 

Os pelos longos e lisos de um Yorkshire são sua marca registrada! Porém, os pelos crescem muito rápido e precisam de cuidados pois, além de poder fazê-los tropeçar, tem um grande risco de se tornar um local propício para o acúmulo de fungos e sujeiras. Por isso, a tosa higiênica em Yorkshire é fundamental para que os pelos longos mantenham o charme, mas que sejam aparados de maneira saudável.

  • Tosa higiênica em Spitz Alemão: 

O Spitz Alemão - ou Lulu da Pomerânia - possui uma jubinha característica que é impossível não se encantar. Porém, seus pelos, além de longos, são densos, correndo grande risco de embaraçar facilmente. A tosa higiênica em Spitz Alemão é uma boa maneira de manter a juba em dia e, ao mesmo tempo, evitar o aparecimento de nós.

  • Tosa higiênica de Poodle:

Os pelos encaracolados do Poodle são super fofos e sua marca registrada. Porém, há uma grande facilidade de embaraçar se os fios estiverem muito longos. Além disso, podem se tornar um local de acúmulo de sujeira, fazendo-o, muitas vezes, se coçar bastante. Para evitar que isso aconteça, é muito recomendada a tosa higiênica. Poodle fica com pelagem aparada sem perder a fofura dos seus cachos. 

  • Tosa higiênica em Chow Chow:

O doguinho conhecido por parecer um leão tem longos pelos que, muitas vezes, se acumulam na frente dos olhos. Para evitar problemas ao enxergar, a tosa higiênica em Chow Chow é muito recomendada. Além disso, a região da juba do Chow Chow possui um enorme acúmulo de pelos que pode acabar reunindo muita sujeira. Por isso, o banho e tosa higiênica são essenciais.

  • Tosa higiênica em Golden Retriever:

Por ser um cão de raça grande, é preciso ter um cuidado extra nos pelos que podem aglomerar nas almofadinhas na parte inferior das patinhas, dificultando o andar. Para evitar esse problema, além do acúmulo de fungos - já que a raça possui tendência a problemas de alergia -, pode ser necessária a tosa higiênica. Golden Retriever vai ter mais firmeza ao andar além de ficar com a pelagem mais limpa.

  • Tosa higiênica em Lhasa Apso:

O Lhasa Apso tem longas franjas lisas de pelo. Apesar de garantir toda a beleza da raça, é preciso ter um cuidado especial na região próxima aos olhos. Os cães Lhasa Apso podem ter dificuldade de enxergar, caso os pelos fiquem caindo por cima da vista. A tosa higiênica em Lhasa Apso é a mais recomendada, principalmente nos filhotes.

Outros tipos de tosa em cachorro

Além da tosa higiênica, cachorro pode fazer outros tipos de tosa. A Tosa Grooming é um modelo de tosa que pode ser feito de três maneiras: a tosa bebê (opção perfeita para quem não quer perder tempo com escovação e surgimento de nós, pois deixa os pelos bem aparados); tosa com máquina (uma das preferidas entre tutores por deixar o visual bem aparado e estiloso) e tosa com tesoura (a mais clássica e ideal para cães com alergia à máquina ou que se incomodam com seu barulho). Existe também a Tosa Trimming, realizada principalmente em cães que participam de shows e espetáculos, porque, além da tosa, inclui penteados e uma valorização do próprio volume do pelo do cachorro, como forma de exaltar sua pelagem.

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 14/10/2019

Atualizada em:30/08/2021

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas