O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por ser considerado um gato gigante. O porte do felino doméstico realmente impressiona, assim como o corpo robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o gato da Floresta com uma aparência bem fofa e apertável. A raça é super gentil e carinhosa, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. Que tal conhecer um pouco melhor o Noruguês da Floresta? Preço, características físicas, comportamento do gato e todos os cuidados necessários com a raça são apenas algumas das informações que separamos sobre o bichano. Veja a seguir e se apaixone!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Qual é a origem do gato Norueguês da Floresta?

Como o próprio nome já indica, o gato Norueguês é originário da Noruega e teve os padrões reconhecidos oficialmente pela Fédération Internationale Féline na década de 1970. Apesar do reconhecimento recente, esse é um gatinho que já está na história há muito tempo. O que não faltam são mitos e lendas nórdicas que incluem o “gato da Floresta Norueguesa” - - ou simplesmente gato da Floresta - como um de seus personagens. A raça também é comumente associada às embarcações vikings, que seriam as responsáveis por espalhar exemplares do bichano por todo o continente europeu.

No ano de 1979, o gato Norueguês da Floresta chegou aos Estados Unidos e começou a despertar os olhares de vários gateiros. Foi apenas uma questão de tempo até que a raça fosse também reconhecida por todo o mundo. Por isso, alguns anos mais tarde o gato Norueguês conquistou um espaço definitivo nos lares de muitas pessoas, principalmente de quem se interessa por concursos e exposições de felinos ou tem uma grande admiração por gatos grandes.

O Norueguês da Floresta tem características físicas inconfundíveis

Não é difícil reconhecer o gato Norueguês quando se vê um. Para começar, essa é uma raça de gato grande que pesa entre 4 e 9 kg, e tem uma altura que varia de 25 a 35 cm. O porte por si só já chama bastante atenção, já que a maioria dos felinos costuma ter um tamanho menor. Além disso, a pelagem longa, lisa, densa e brilhante cobre o corpo musculoso e robusto, deixando o gato Norueguês da Floresta com um aspecto bem felpudo. Por causa da espessura dos pelos, muitas vezes as pessoas têm a impressão de que o gatinho é maior do que ele realmente é.

Quanto às cores do gato Norueguês, são aceitos diferentes padrões, com exceção da pelagem característica do gato Siamês. Sendo assim, o animal pode ter uma cor sólida e única, mas também pode ser bicolor ou malhado. As tonalidades do Norueguês da Floresta são diversas: vermelho, bege, prata, azul, entre outras. Na maioria das vezes, o bichano apresenta manchas brancas espalhadas pelo corpo.

Norueguês da Floresta: gato tem temperamento calmo e é muito inteligente

  • Convivência

Apesar do tamanho, o Norueguês da Floresta é um gato extremamente gentil, amoroso e carinhoso. Com uma personalidade bastante sociável e brincalhona, o bichano adora interagir e estar perto dos seus humanos em todos os momentos, seguindo o tutor pela casa ou chamando para brincar. O gato Norueguês também tende a se adaptar bem às situações adversas do dia a dia e poucas coisas o tiram do sério. Ele está sempre bem-humorado e é muito paciente.

Guiado pelos instintos naturais, a raça de gato Norueguês da Floresta tem comportamentos verticais. Isso quer dizer que esses bichanos são mais atléticos e adoram viver nas alturas, escalando prateleiras ou qualquer móvel que seja mais elevado. Por conta disso, é importante ter uma casa bem gatificada para atender às necessidades do gato Norueguês. 

  • Socialização

A raça de gato Norueguês é super indicada para famílias com crianças. O bichano é muito divertido e gosta de estar sempre por perto, então ele vai ser uma companhia e tanto para os pequenos. Outro ponto positivo é que o gato Norueguês da Floresta também se dá super bem com outros animais de estimação e diferentes tipos de pessoas. Ele só demora um pouco para se acostumar e confiar em estranhos, mas depois que a confiança é conquistada, é só amor! Para garantir que não haverá problemas na fase adulta, o ideal é fazer a socialização correta do Norueguês da Floresta enquanto filhote.

  • Inteligência e adestramento

O gato da Floresta é super inteligente! Esse lado mais sociável, comunicativo e a curiosidade natural são claros sinais disso. Para estimular ainda mais as habilidades do animal, o adestramento do gato é uma possibilidade. O Norueguês da Floresta consegue aprender vários truques bem rapidinho, como dar a pata e sentar. Além disso, são pacientes e se adaptam bem em qualquer ambiente. No entanto, é importante levar em consideração que o processo de aprendizado dos felinos é bem diferente dos caninos. 

 

O gato Norueguês pode ser encontrado em diferentes coresGentil, o Norueguês da Floresta conquista a todos com seu jeitinhoO gato Norueguês tem uma pelagem abundante que chama a atençãoNorueguês da Floresta: gato é calmo e tranquiloGato Norueguês da Floresta: preço da raça não é tão baratinho

 

6 curiosidades sobre o gato Norueguês da Floresta 

 

1) O desenvolvimento completo do Norueguês da Floresta é mais lento do que outras raças de gato. Geralmente eles levam mais de 3 anos para atingirem a idade de um gato adulto.

2) A raça de gato Norueguês é muito resistente ao frio.

3) Esqueça a ideia de que os felinos não gostam de água, porque com o Norueguês da Floresta isso está longe de ser verdade. Essa raça adora o ambiente aquático!

4) Além dos típicos miados de gato, o Norueguês da Floresta também emite outros ruídos e sons - alguns deles, inclusive, lembram os sons que os guaxinins fazem.

5) Por conta do seu porte grande e robusto, muitas pessoas acreditam que o gato Norueguês e o Maine Coon tem algum grau de parentesco, embora isso não seja comprovado cientificamente.

6) O gato da Floresta foi declarado o gato oficial da Noruega pelo rei norueguês Olaf V.

Cuidados básicos com a rotina do gato Norueguês

• Escovação dos pelos e higiene:

Como o gato Norueguês tem um pelo bastante denso e comprido, é necessário investir em uma rotina de cuidados com a pelagem dele. O ideal é escovar o bichano pelo menos três vezes na semana para desembaraçar possíveis nós e remover pelos mortos. Durante a primavera, o gato Norueguês da Floresta pode soltar mais pelo do que o normal, um processo natural de troca de pelagem da espécie. Nesse período, o ideal é que a escovação seja feita diariamente para evitar que os pelos se espalhem pela casa. Vale lembrar que o banho não é recomendado para o gato Norueguês. Mesmo que eles gostem de água, são capazes de cuidar da própria higiene sozinhos.

• Unhas, dentes e ouvido:

Não esqueça de aparar as unhas do gato Norueguês regularmente. Embora os arranhadores ajudem a diminuir o tamanho das garras, o cortador de unhas ainda é necessário para evitar que elas fiquem muito compridas e possam machucar o bichano e quem convive com ele. Também é importante escovar os dentes do gato Norueguês da Floresta de vez em quando para reduzir as chances de problemas bucais, como o tártaro. O mesmo vale para os ouvidos do gato, que devem ser higienizados para eliminar sujeiras e prevenir a otite.

• Gatificação da casa e exercícios físicos:

O Norueguês da Floresta é um escalador nato que adora estar em movimento, por isso ele precisa ser estimulado todos os dias, tanto fisicamente quanto mentalmente. A gatificação da casa é super importante: com a instalação de nichos e prateleiras, é possível garantir a qualidade de vida que o seu bichano merece. Os brinquedos para gatos também são super bem-vindos, já que o instinto caçador do gato Norueguês é super aflorado. Ele não vai pensar duas vezes na hora de correr atrás de um ratinho de cordinha ou qualquer coisa que se mexa. Então, fica a dica: arranhadores, nichos, prateleiras, varetas, laser. Tudo isso promove um espaço bem enriquecido para o seu gatinho. Caso ele não receba esses cuidados, o Norueguês da Floresta pode sofrer com um quadro de obesidade.

O que esperar do comportamento do Norueguês da Floresta filhote e como cuidar?

Os filhotes de gato Norueguês dormem bastante e são bem preguiçosos nas primeiras semanas de vida, mas viram exploradores natos conforme crescem. Eles demoram bastante tempo para atingirem a fase adulta, então é bom se acostumar com esse espírito curioso por algum tempo, pois o Norueguês da Floresta filhote vai querer conhecer cada cantinho de onde mora. Inclusive, vai amar subir e escalar os vários móveis da casa.

Um cuidado importante, porém, é garantir que o gato da Floresta tome todas as vacinas e seja vermifugado depois de completar 2 meses. Isso ajuda a prevenir uma série de doenças perigosas para os felinos. Se for possível, também considere a possibilidade de castrar gato Norueguês o quanto antes: isso ajuda a evitar um comportamento territorialista na fase adulta e também garante que o animal não fuja de casa.

Ah, e lembre-se: antes de comprar um Norueguês da Floresta, preço é algo importante, mas você também deve lembrar de outros gastos que os filhotes exigem, tanto nessa etapa inicial quanto durante todo o resto da vida. 

 

O filhote de Norueguês da Floresta é charmoso e curiosoO Norueguês da Floresta, filhote ou adulto, precisa de cuidados com a sua saúdeO gato Norueguês demora alguns anos para atingir a maturidadeNorueguês da Floresta filhote adora explorar o mundoO gato Norueguês da Floresta deve ser socializado quando ainda for um filhotinhoNorueguês da Floresta: preço vai depender de fatores como a cor e o sexo do animal

 

A alimentação do Norueguês da Floresta deve ser apropriada para o seu tamanho

 

Todo gatinho precisa de uma alimentação adequada, e com o gato Norueguês da Floresta isso não é diferente. Dentre as opções disponíveis, as rações Premium e Super Premium são as mais recomendadas porque contém todos os nutrientes necessários para cuidar da saúde do gatinho. Os sachês para gatos também são uma deliciosa opção, e o gato da Floresta ama! Só é importante ter um cuidado especial com a quantidade oferecida para não ultrapassar o limite indicado. Não esqueça de verificar também se a ração escolhida é apropriada para o porte e a idade do Norueguês da Floresta (se achar necessário, converse com o veterinário antes).

Quanto à hidratação, o gato Norueguês é uma das raras exceções que gosta de água. Ainda assim, é importante se certificar de que ele está ingerindo a quantidade ideal. Uma boa dica é investir em fontes de água para gatos ou deixar potinhos espalhados pela casa para incentivar a hidratação do gato da Floresta.

Gato Norueguês da Floresta: preço é mais elevado do que o normal

Se for bem tratado e bem cuidado, o gato Norueguês da Floresta tende a ser bem forte e saudável. Contudo, é necessário ter atenção a alguns problemas de saúde, pois a raça tem predisposição genética para doenças como a cardiomiopatia dilatada e pode sofrer com a deficiência de enzimas de glicogênio. Por via das dúvidas, é possível identificar quando o gato Norueguês é portador dessas doenças com exames passados pelo médico veterinário.

Outro problema comum em raças de gatos grandes - como o Norueguês da Floresta - é a displasia coxofemoral, uma condição na qual a cabeça do fêmur (osso da perna) não se encaixa perfeitamente em uma área da pelve. Isso provoca um deslizamento do fêmur sempre que o animal se movimenta e pode desencadear uma inflamação incômoda e dolorosa nos ossos de gato.

Para cuidar bem da saúde do gato Norueguês, é importante visitar o médico veterinário anualmente para checkups de rotina. Além disso, não esqueça de manter o calendário de vacinação do pet sempre em dia, assim como o vermífugo. 

Gato Norueguês da Floresta: preço é mais elevado do que o normal

Se você se apaixonou completamente pelo gato Norueguês da Floresta, comprar um  exemplar exige um bom planejamento financeiro. O bichano está entre as raças de gato mais caras que existem. Normalmente, quando se trata gato Norueguês, preço de um filhote varia entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Vários fatores influenciam no valor final, como o sexo e a cor da pelagem do animal. 

gatil escolhido faz muita diferença na hora de adquirir um gato da Floresta Norueguesa. Preço é definido pelos criadores, mas é bom procurar um lugar de confiança e que seja bem avaliado por outros clientes para evitar cair em ciladas ou financiar estabelecimentos que maltratam os animais. Quando se trata de um gato “Floresta Norueguesa”, preço muito barato às vezes é um sinal de alerta.

Raio-x do gato Norueguês da Floresta

  • Pelagem: longa, lisa e densa
  • Cores: vermelho, bege, prata, azul, preto e marrom - podendo ser cor sólida, bicolor ou malhada
  • Personalidade: sociável, apegado, brincalhão, dócil, curioso e inteligente
  • Nível de energia: moderado
  • Saúde: cardiomiopatia dilatada, deficiência de enzimas de glicogênio, displasia coxofemoral e obesidade são comuns
  • Expectativa de vida: 14 a 16 anos

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 21/05/2021

Atualizada em: 27/09/2021