Gato

Miado de gato: aprenda a identificar o que os felinos querem expressar!

Publicado - 04 Abril 2024 - 11h02

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O miado de gato é uma das várias formas que os bichanos têm de se comunicarem com os humanos e outros animais. Mas você sabe o que significa o som de gato miando? Mesmo que eles pareçam todos iguais, não são. Os felinos utilizam a vocalização para expressar o que sentem e o que querem, então cada miado de gato tem um significado diferente - basta ter um ouvido mais atento para entender o que o barulho representa.

O gatinho miando pode indicar várias situações diferentes, como fome, dor, raiva, no cio ou apenas que o animal quer atenção e carinho. Por isso, é fundamental entender o que o seu amigo quer expressar no dia a dia. Para desvendar quais são os vários tipos de miados e como identificá-los, reunimos tudo que você precisa saber sobre o gato miando: o que significa, como identificar cada som e mais. Confira!

Miado de gato: o que significa?

Todo mundo se pergunta por que os gatos ronronam, mas você sabe por que eles miam? O som de gato miando é muito familiar para qualquer pai de pet, porém poucas pessoas são capazes de identificar o que o som representa no universo felino.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O miado de gato é uma forma de expressão que pode acontecer por diferentes motivos, como para sinalizar algo de errado ou que ele simplesmente quer atenção. Às vezes, só ronronar ou se esfregar nos donos não é suficiente para ele indicar como se sente. Além disso, também existem gatos mais independentes que só se dirigem ao seu humano quando estão precisando de alguma coisa. Nesse caso, o gato mia para que ele seja compreendido.

Outro ponto importante é observar a linguagem corporal felina em conjunto com o tom do gato miando para saber exatamente o que o animal quer. Isso facilita bastante na comunicação entre o tutor e o pet e, consequentemente, melhora a convivência com ele.

Gato preto e branco com a boca aberta soltando um miado de gato
O gato miando é uma forma de comunicação animal

Som de gato miando: descubra o significado dos tipos de miados

Agora chegou a hora de falar sobre um ponto muito importante sobre os miados dos gatos: significado de cada som. Para entender por que o gato mia e o que cada um desses sons representa, o tutor deve ter um ouvido aguçado, mas também precisa conhecer muito bem o comportamento do seu amigo de quatro patas.

Além disso, é importante ter em mente que o miado de gato adulto muitas vezes é diferente do de um filhote, que ainda não sabe se expressar. Veja abaixo quais são os principais tipos de miado de gato e o que cada um quer dizer: 

Miado de gato com fome

Os felinos podem ser bem gulosos e costumam utilizar toda a potência vocal para indicar que querem comida - especialmente quando ouvem o barulho de um pacote de petisco ou sachê se abrindo. É um miado mais alto, quase desesperado, que é aguçado quando o animal quer comida. É bom verificar o pote de ração do pet, que pode estar vazio.

Gato miando alto do nada

Esse é um dos tipos de miados de gato típicos de quando o bichano quer atenção por algum motivo. É um som alto e que não cessa enquanto o tutor não resolver o problema do pet, que pode estar em apuros, preso em algum lugar ou simplesmente querendo carinho. Ao ouvir o gato miando alto, significado pode ser desde uma "emergência" até algo mais simples de resolver, como encher o potinho de comida ou dar atenção ao pet.

Miado de gato com dor

Um gato miando muito também pode ser sinal de que ele está sentindo dor ou incômodos. Os miados são altos, repetitivos e demorados, totalmente diferente do ruído tranquilo e calmo que o animal faz no dia a dia. Por isso, quando o miado de gato é alto e muito frequente, é bom checar se ele está com algum problema de saúde.

Miado de gato chorando

Os felinos não têm o hábito de choramingar, mas o barulho que eles fazem quando choram é bem típico. É um miado com tom mais agudo, que não cessa e deixa o animal com comportamento inquieto. O miado de gato filhote é como um choro e pode representar que ele está com fome ou com saudade da mamãe gata.

Grunhido de gato

É bem fácil de identificar um gato grunhindo porque os ruídos não têm nada a ver com os miados de gato tradicionais. É um som mais arisco e raivoso, demonstrando que o gatinho não está satisfeito com alguma coisa e quer ser deixado em paz. Pode ser um grunhido de gato mais longo ou mais curto.

Miado de gato carinhoso

Em alguns casos, o gato miando é um simples ato de amor. É um som mais suave e carinhoso, como se ele estivesse te cumprimentando. Nesse tipo de miado de gato, os felinos costumam também “amassar” pãozinho com as patinhas, um ato bem comum para expressar carinho.

Miado de gato no cio

Algumas pessoas normalmente relatam que “meu gato está com miado estranho” quando os felinos estão no cio. De fato, o miado de gato no cio é bem diferente do que estamos acostumados: as fêmeas miam sem parar em um tom melancólico e estridente. Às vezes o som vem acompanhado de choro. Esse miado é facilmente identificado por um gatinho do sexo masculino, que mia em resposta para tentar achar a fêmea. O barulho pode ser ensurdecedor, e durante a reprodução é ainda pior.

Miado de gato rouco

O gato com miado rouco pode ser algo normal e refletir o timbre do animal. Porém, também pode ser um miado de gato que "deu errado", se for uma situação isolada. Já se o gatinho nunca miou assim, e de repente ficou rouco, isso pode significar algo mais sério, como a presença de doenças respiratórias, como gripes, resfriados ou até um quadro de bronquite. São quadros comuns no inverno, por isso é bom ficar atento.

Gato miando estranho

O som de gatos miando é muito típico e fácil de ser reconhecido. Mas e quando você tem um gato miando estranho? O que significa? Esse barulho "estranho" normalmente é num tom mais grave e às vezes pode até se assemelhar a outra língua. É comum que o animal faça isso quando está incomodado ou estressado com alguma coisa, mas também há relatos de que o som antecede vômitos em gatos. Também há quem acredite que seja uma forma de o animal tentar reproduzir a fala humana — embora não haja comprovação científica disso. 

Miado de gato bravo vem acompanhado de rosnados

O som de gato bravo não é difícil de ser percebido. Na verdade, esse é um miado bem característico e que costuma acontecer principalmente quando invadem o espaço do pet. Como todos sabem, é da natureza dos felinos serem territorialistas e brigarem para proteger o que consideram deles.

Além disso, esse miado de gato também pode ser usado como uma tática defensiva quando um outro animal “ameaça” o gato, indicando que o felino vai atacá-lo para se proteger. As principais características do miado de gato bravo são:

  • O gato miando bravo costuma ter um tom agudo e mais longo do que o normal
  • Os miados de gatos bravos vêm acompanhados de rosnados, grunhidos e até mesmo de patadas
  • O barulho que o gato faz quando está bravo é um som único produzido em momentos de raiva e estresse
  • O som de gato bravo sempre tem um motivo e nunca acontece à toa
  • No caso de um gato miando para cachorro, o miado é alto e pode ou não vir acompanhado de rosnados

Ao ouvir o miado de gato bravo, procure a causa e tente resolver a situação. Em seguida, dê um tempo para o seu gatinho se acalmar e não brigue com ele, afinal, se ele está se expressando desta forma é porque algo o está incomodando. 

Gato filhote miando no matoMiado de gato Siamês em cima de uma mesaGato peludo miando na janela de casaGato branco e amarelo miando olhando para cimaGato peludo cinza e branco com a boca aberta miando

Gato miando muito: saiba o que fazer nesses casos

O miado do gato sempre vai acompanhar os bichanos, pois é a forma que eles têm se de comunicar. Há pets que são naturalmente mais comunicativos, e outros que são menos. De toda forma, às vezes pode acontecer de você ter um gato miando muito sem motivo aparente. Nesse caso, os tutores vivem se perguntando o que fazer para amenizar.

E o que significa o gato miando muito? Espiritismo normalmente diz que esse tipo de comportamento está associado a um alerta. Pode ser que o ambiente não esteja em total harmonia, e o gato, que é um animal mais sensitivo, consegue captar isso. A mensagem que ele quer passar vai depender da crença individual de cada um.

Por outro lado, existem outros motivos porque os gatos miam que não tem nada a ver com o espiritismo. O som pode significar situações como fome, medo, frio, necessidade de atenção, falta de estímulos ou até dores/incômodos. O fato é que o tutor precisa identificar a causa do gato miando alto para saber como resolver o problema.

Então como fazer gato parar de miar? Algumas dicas são:

  • Fazer check-ups regulares com o veterinário;
  • Apostar no enriquecimento ambiental (brinquedos, arranhadores, nichos, prateleiras, etc);
  • Estabelecer uma rotina com o animal;
  • Definir um horário certo para as refeições;
  • Mimar o bichano com alguns petiscos ocasionais;
  • Separar um tempinho para brincar com o gato todos os dias.

Além do miado de gato, também existem outros sons típicos dos felinos

Existem vários sons de gato que a gente precisa saber reconhecer. Um gato ronronando geralmente faz esse barulho quando gosta muito de alguém — e o comportamento pode vir acompanhado de outras atitudes expressivas, como lambidas, mordidas, passar entre as pernas e amassar pãozinho.

Já quando o gato murmura, que é uma mistura de ronronado com miado, é porque ele está satisfeito e agradecido. É algo que acontece muito quando o animal está feliz, como durante as refeições. Também existe o chilrear, que não tem nada a ver com o miado de um gato normal. Esse, na verdade, é o barulho que o os felinos fazem para reproduzir o som das suas presas e atraí-las. É um instinto de caça.

Por outro lado, um som de gato não muito agradável é quando o animal bufa. Ele abre a boca e solta o ar, como se fosse um alerta para a pessoa se afastar. Significa que ele não quer muita conversa e muitas vezes é um comportamento defensivo.

Originalmente publicado em: 21/10/2019
Atualizado em: 04/04/2024

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Ver todas