Os felinos têm várias maneiras de se comunicar com outros animais e humanos, e o miado de gato é uma delas. No entanto, você já se perguntou se existem raças de gatos que são mais falantes que as demais? Embora não seja uma regra, existem sim algumas raças de gatinho falante que se destacam quando o assunto é miado, como é o caso do Siamês. A seguir, o Patas da Casa vai te mostrar quais são as raças que mais gostam de conversar com os tutores. Confira! 

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato falante: quais são as raças que mais vocalizam?

Algumas raças de gatos falam mais do que outras. Isso porque o miado de gato está muito ligado à personalidade de cada um deles — e a raça pode influenciar bastante nesse aspecto, embora não seja uma regra. Normalmente, um pet mais sociável tende a ser um gato falante, enquanto os mais tímidos tendem a não se comunicar tanto.

As principais raças que têm o miado de gato mais expressivo são: 

  • Gato Siamês: o Siamês é conhecido por ser brincalhão, agitado e também por ser um gato que fala bastante. Essa característica deve-se ao fato de que esses bichanos são mais comunicativos e interativos com seus donos. O som desse gato miando é bem característico, e costuma ser comparado a um choro de bebê.
  • Gato Tonquinês: o Tonquinês é conhecido por ser um gato carente, que não gosta de ficar muito tempo sozinho. Por essa razão, não é muito difícil encontrar gatos miando excessivamente pedindo atenção, especialmente porque o gato Tonks é super apegado ao dono.
  • Sphynx: conhecido por não ter pelos, o Sphynx também é uma raça muito apegada, inteligente e comunicativa. Dessa forma, o Sphynx é um gato que fala bastante para chamar a atenção do tutor, seja para brincar ou receber carinho.  
  • Maine Coon: conhecido por ser um gigante, o miado de gato Maine Coon é surpreendente. Super comunicativos e falantes, as cordas vocais desses gatinhos são super potentes e emitem um som enfático.
  • Bengal: um felino que se parece com uma onça, o gato Bengal impressiona não apenas pela sua beleza exótica e única, mas também devido a sua comunicação diferenciada. Esses bichanos conseguem se comunicar com outros felinos e humanos através de miados de gato bem característicos. 
  • Birmanês: super apegado aos humanos, o Birmanês pode se empolgar e miar bastante em busca de atenção dos tutores. Como são muito afetuosos e sociáveis, eles se destacam pela vocalização frequente e por ser um gato falante. 

Miado de gato: a cor do pet também pode influenciar no lado "tagarela"

Sabia que os gatos laranjas são conhecidos por serem super tagarelas? Surpreendente, a cor da pelagem do gato pode ajudar a determinar a personalidade dele, inclusive, o comportamento vocal e a capacidade de comunicação. Os gatos laranjas são simpáticos e adoram ser o centro das atenções, dessa forma, se o bichano achar que não está recebendo a devida atenção que merece, você com certeza vai se deparar com um miado de gato incessante, até ele conseguir o que deseja. O gato vira-lata laranja e o Bobtail americano são bons exemplos de gatos falantes. 

Miado de gato

Por que os gatos olham quando fazemos psps?

Quando utilizamos a técnica de emitir o som “pss pss” para chamar a atenção de um bichano, dificilmente somos ignorados. Isso porque esse som remete a ruídos e barulhos que as presas fazem, instigando o comportamento do gato de caçador.  

É verdade que o gato escolhe seu dono?

Assim como os cachorros, os felinos também têm uma pessoa preferida dentro de casa. Então sim, é verdade que o gato escolhe seu dono, porém, diferente dos cães, os felinos não enxergam os tutores como líderes da matilha, mas de igual para igual.

É por isso que não é incomum se deparar com gatos conversando com seus tutores como se eles fossem melhores amigos. Então, se você já se fez o questionamento “por que meu gato conversa comigo?”, fique tranquilo: essa é uma das formas como os gatos dizem eu te amo para os tutores, demonstrando que estão absolutamente confortáveis ao seu lado.

Como o gato sabe que o dono está chegando?

 audição do gato é extremamente potente e aguçada, e eles conseguem detectar vários tipos de sons, até os que os humanos não percebem. O olfato também ajuda os bichanos a detectarem quando o dono está prestes a chegar em casa.

Como se diz eu te amo na língua dos gatos?

Compreender a linguagem dos gatos é essencial para entender melhor o que os pets estão querendo dizer.  Se você já sabe que seu pet te ama e quer retribuir esse carinho descobrindo como se diz eu te amo na língua dos gatos, fique atento a essas dicas: